No vitrolão, Rádio Manchete reage após fim inesperado e sem explicações

Quatro dias após, inesperadamente, pôr fim à sua programação, a Rádio Manchete emitiu um comunicado nas redes sociais neste domingo (10), informando que pretende futuramente redesenhar seu conteúdo.

A Rádio Manchete é aqui! Amigos, a Rádio Manchete continua aqui, no mesmo lugar de sempre! No seu rádio 760AM, no Instagram Manchete Rio, no site www.radiomanchete.com.br, no aplicativo e no seu coração! Voltamos à nossa programação musical de qualidade, enquanto preparamos muitas novidades e o começo das transmissões pelo dial 76,9 FM. Obrigada por sempre estar conosco”, disse a emissora, em resumo, em sua conta no Instagram.

+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA NOSSO CONTÉUDO

Enquanto isso, na prática, o ouvinte vê outro cenário

Embora faça novas promessas e deixe a entender que não chegou ao fim, a realidade para o público da Rádio Manchete é bem diferente do que se espera de uma rádio plenamente ativa, com informação, notícia, equipe e comunicadores. Desde quinta-feira (7), sem uma explicação detalhada, os ouvintes foram surpreendidos ao perceber que a programação operante da Manchete, no ar desde julho deste ano, foi trocada por um “vitrolão” (conteúdo musical).

+ Vem aí! Kelly Jorge entrega detalhe de programa na Tupi e fã dispara. “Ouvir essa tal rádio do índio”

Há seis meses, a emissora havia confirmado uma nova programação que, primeiramente, chamou a atenção dos amantes do rádio da praça. O projeto foi encabeçado pelo radialista Raphael de França, em parceria com as empresárias e irmãs Daniela Kapeller e Carla Kapeller, detentoras da marca.

Canal no Youtube da Manchete muda de nome, em seguida

Embora a Manchete, neste domingo, diga que a emissora “continua aqui, no mesmo lugar de sempre”, para o público, na prática, a situação é diferente. Algumas alterações foram notadas significativamente pelos ouvintes que vinham acompanhando a rádio. Caso, por exemplo, do canal no Youtube “Rádio Manchete Rio”, que foi alterado para “Rede MRio”.

Antigo canal da Rádio Manchete Rio no Youtube agora migra para a Rede MRio
Imagem: Youtube

Além disso, a grande maioria das postagens da própria conta da emissora no Instagram (@radiomancheterio) foi retirada do ar de uma hora para outra. Após ficar fora do ar na última quinta-feira, o site da Manchete foi reativado em uma roupagem totalmente diferente do que havia sido traçado, em julho deste ano.

Afinal, como fica a mudança do AM para o FM na Manchete?

Na prática, até aqui, não há movimentações que mirem uma nova programação, com formatos e profissionais gerando conteúdo em tempo real, em 760AM e na internet, primeiramente. Entretanto, segundo apurou o Audiência Carioca, a transição do AM para o sinal 76,9FM continua sendo tocado. Esta foi uma das bandeiras do relançamento da programação, que acabou não sendo cumprida naquele período.

+ Vai mudar! SBT Rio mudará de horário em breve. Isabele Benito terá que ‘se virar nos 30’. Entenda!

A equipe que estava tocando o projeto na Manchete, comandada por Raphael de França, então CEO da marca e agora à frente da Rede MRio, foi migrada para a novo produto anunciado. Alguns programas serão repaginados, caso, por exemplo, do ‘Manchete Esportiva’, que desde quinta-feira (7), passou a se chamar ‘Conexão Esportiva’.

Saída da Manchete e início da Rede MRio

Ao portal Tudoradio.com, Raphael de França confirmou o rompimento com a Manchete: “Eu tenho muito carinho pela marca Rádio Manchete, porém, algumas questões nos levaram a fazer esse encerramento de forma amigável”, contou o executivo na última sexta-feira (8). Entretanto, os motivos do rompimento da parceria não foram confirmados oficialmente até aqui por nenhuma das partes envolvidas.

Em seguida, França confirmou ao Tudoradio.com a possibilidade de levar o seu novo conteúdo a outra frequência do dial: “Ainda não podemos divulgar, pois estamos em fase de finalização de acordo. Vamos divulgar ao mercado nas próximas semanas”, disse, por fim, acrescentando que a programação esportiva segue no Youtube, no mesmo canal que estava a Manchete Rio nesta plataforma, e que novidades serão anunciadas.

Bastidores da nova programação da Manchete foram movimentadíssimos

Desde que foi lançada em julho, a Manchete vinha contando com bastidores intensos e movimentadíssimos. Primeiramente, pela volta da marca de uma das grifes mais famosas do rádio carioca. Alguns nomes famosos do público foram confirmados, como William Travassos, Fernando Ribeiro (Cabeção), Beto Junior, Vegeta e o narrador João Guilherme. Entretanto, nenhum deles se encontra mais na emissora.

Abriu o jogo! Lívia Torres abre o jogo sobre a polêmica demissão da Globo. “Foram mão de ferro”. Entenda o caso

Todavia, esta nova fase da Manchete também teve problemas. Além da entrada no FM não ter acontecido, alguns profissionais foram deixando, aos poucos, o projeto, cada qual por seu motivo. Também houve colaboradores ligados à produção dispensados pelo comando da rádio.

Essas mexidas geraram mudanças na programação ao longo do dia, especialmente no comando dos programas. Uma das promessas traçadas foi alcançada: a mudança para novos estúdios, na base que pertencia à JBFM, no Centro do Rio. Os primeiros dias da nova fase de programação da Manchete foram produzidos em um local com menor porte e estrutura.

Além das primeiras mudanças, o fator financeiro também impactou os bastidores da Manchete. Um caso que marcou o quadro funcional da rádio se deu sobre o primeiro salário, com vencimento em agosto de 2023, demorar a cair na conta e ser quitado de forma parcelada, segundo profissionais impactados.

+ Confirmado! Copa América nos EUA será exibida na Globo. Confira, em resumo o esquema de jogos. Saiba tudo!

Também há reclamações sobre outros pagamentos não quitados dentro do tempo prometido.  Todavia, com medo de sofrer represálias em futuras tentativas profissionais, prática ainda comum no mercado de comunicação, estas pessoas preferem não se identificar. Com as mudanças ocorridas inesperadamente nas últimas horas na emissora, fica a dúvida sobre estas pendências.

Afinal, o que diz o outro lado?

Até o fim desta matéria, não conseguimos o contato das empresárias Daniela Kapeller e Carla Kapeller, detentoras da marca “Rádio Manchete”. Elas são herdeiras do empresário Pedro Jack Kapeller, o Jaquito (1938-2022).

Um sócio que trabalhou com Jaquito também foi procurado e perguntado se estava apto a esclarecer e responder sobre o caso. Após perguntar do que se tratava e ser informado sobre a situação, não retornou nossas mensagens até o fechamento desta nota.

Desde a última quinta-feira (7), o site tenta conversar com Raphael de França sobre as mudanças inesperadas da Manchete e Rede MRio.

Por fim, o espaço segue aberto a todos, caso desejem se manifestar.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Rádio Manchete

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31