Carioca-23: Vasco, Fluminense e Botafogo cogitam lei do mandante com a Globo, sem o Fla

A novela envolvendo os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, em 2023, segue com um novo capítulo. Com o clima quente na FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), onde clubes estão se negando a ganhar menos que o Flamengo, a trinca Vasco, Fluminense e Botafogo cogita usar a lei do mandante e oferecer seus jogos à TV Globo.

Segundo informações do jornalista e youtuber Victor Lessa, do Canal do Lessa, os bastidores das negociações contam com um novo fator. Vasco, Fluminense e Botafogo poderiam se juntar e, em breve, oferecer o torneio à Globo, que exibiu a competição pela última vez em 2020.

Na ocasião, os três formaram o “carro-chefe” de exibições na TV aberta, TV por assinatura e Premiere, já que o Flamengo não assinou com o Grupo Globo por desejar receber um valor maior que os outros três. A trinca de clubes tem a seu favor a lei do mandante, que o desobriga a negociar seus jogos em parceria com visitantes e a federação.

Caso a proposta entre os clubes e a Globo ocorra, a emissora teria 18 jogos possíveis em 11 rodadas: 6 com mando de campo do Vasco, 5 com mando de campo do Fluminense; e 6 com mando de campo do Botafogo.

Neste pacote estariam incluídos os clássicos envolvendo disputas diretasos três grandes entre si, além de Botafogo x Flamengo, no estádio Nilton Santos. O rubro-negro mandará os jogos contra Vasco e Fluminense na primeira fase.

A segunda reunião só nesta semana para tratar dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca estava marcada para ontem (8) e foi cancelada, segundo informações do jornal O Globo. A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) chegou a anunciar o novo encontro no seu site, mas, até aqui, não trouxe novas atualizações. A entidade acreditava, até a última terça (6), em uma possibilidade que agradasse aos quatro grandes.

A publicação de O Globo teve acesso a um comunicado onde revela que o encontro foi cancelado por conta do impasse que segue entre Botafogo e Vasco, que seguem irredutíveis em aceitar uma cota maior favorável ao Flamengo.

Os clubes de menor investimento aceitaram as condições de negociações em parceria com a FERJ. O Flamengo voltou a se aproximar da entidade, desde que receba um valor maior que os demais clubes. Segundo informações do jornal Extra, a proposta em favor do clube rubro-negro é 50% maior que os demais “grandes”.

ENTENDA O CASO

A novela dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2023 parece não ter fim e vem ganhando capítulos aceleradíssimos nas últimas horas.

Na semana passada, o jornal Extra trouxe um dado até então desconhecido: a expectativa, segundo o colunista Gilmar Ferreira, é que o rubro-negro receba o dobro dos demais clubes considerados “grandes”, casos de Vasco e Botafogo, que tinham, até então, aceitado o modelo de negociação para direitos de transmissão em conjunto com a FERJ. Essa informação provocou uma reviravolta no caso.

Até então, os clubes de menor investimento deram ok à FERJ para fazer o contrato coletivo dos direitos de transmissão. Vasco e Botafogo sinalizaram positivamente, mas a autorização não tinha validade contratual. Ou seja, o poder é de representação junto ao mercado mediante a interessadas em exibir o Campeonato Carioca.

Extra ainda revelou que Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, teve um encontro com Rubens Lopes, presidente da FERJ, pouco antes de embarcar para o Catar. O executivo rubro-negro teria informado que não poderia aceitar uma oferta de R$ 9 milhões, abaixo do valor que a Globo quis pagar em 2020 e que o clube rejeitou a proposta.

CARIOCA-23: ONDE VAI PASSAR?

Faltando pouco mais de um mês para a bola rolar no Carioca-23, os torcedores dos clubes do Rio ainda não sabem onde poderão assistir aos jogos dos seus times. Há meses, a FERJ vem buscando interessados na transmissão do torneio, através de representantes no mercado. Oficialmente, até aqui, nada foi assinado.

O contrato com a Record TV chegou ao fim este ano e a entidade não quis seguir trabalhando com a Sportsview, após inúmeras críticas dos assinantes. A própria FERJ chegou a reclamar publicamente da qualidade do serviço, durante o Carioca 2022.

Apesar da tabela do Campeonato Carioca e seu regulamento terem sido divulgados, um verdadeiro impasse vem tomando conta na relação dos grandes clubes do Rio de Janeiro por conta do televisionamento da competição. De um lado, estavam Flamengo e Fluminense, inicialmente contrários à maioria.

O tricolor segue trabalhando a questão televisiva junto ao seu marketing. Após não aceitar em um primeiro momento as condições do modelo de contrato coletivo, o Flamengo teria recuado e dado ok à FERJ para incluí-lo nas negociações das transmissões.

Em meio a tudo isso, duas emissoras de televisão se mostraram interessadas na competição, após a sinalização positiva do Flamengo à FERJ: o SBT, que confirmou a vontade de ter o Carioca; e a Band, que vem adotando silêncio e discrição sobre o assunto.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31