FERJ agenda nova reunião para tratar de direitos de transmissão em TV do Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) emitiu um comunicado em seu site sobre a reunião realizada com os clubes que compõem o Campeonato Carioca na tarde desta terça-feira (6) para tratar sobre os direitos de transmissão em 2023.

O evento contou com a presença de representantes dos quatro grandes clubes do Rio, além de Brax Sports, que é a empresa responsável em buscar interessados para exibir a competição.

Mais uma vez, a pauta girou em torno da divisão de receitas do torneio, que vem sendo um impasse público entre os clubes, após Vasco e Botafogo se mostrarem contrários a receber menos que o Flamengo.

“… Os clubes expuseram suas posições e houve grande evolução nas conversas no sentido do entendimento. Ainda esta semana os clubes voltarão a se reunir”, informou a FERJ, ainda sem uma posição final e sem um acordo concretizado com emissora de TV ou plataforma de conteúdo para exibir o Campeonato Carioca 2023.

ENTENDA O CASO

A novela dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2023 parece não ter fim e vem ganhando capítulos aceleradíssimos nas últimas horas. Após Vasco e Botafogo dizerem não à FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), o Flamengo pediu a interrupção da negociação para exibição em TV com a entidade.

Segundo informações do colunista Gilmar Ferreira, do Extra, o rubro-negro decidiu recuar após o imbróglio envolvendo os rivais. Os dois clubes informaram publicamente que não aceitam as condições de negociações estabelecidas.

Na semana passada, o jornal Extra trouxe um dado até então desconhecido: a expectativa, segundo Ferreira, é que o rubro-negro receba o dobro dos demais clubes considerados “grandes”, casos de Vasco e Botafogo, que tinham, até então, aceitado o modelo de negociação para direitos de transmissão em conjunto com a FERJ. Essa informação provocou uma reviravolta no caso.

Até então, os clubes de menor investimento deram ok à FERJ para fazer o contrato coletivo dos direitos de transmissão. Vasco e Botafogo sinalizaram positivamente, mas a autorização não tinha validade contratual. Ou seja, o poder é de representação junto ao mercado mediante a interessadas em exibir o Campeonato Carioca.

Extra ainda revelou que Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, teve um encontro com Rubens Lopes, presidente da FERJ, pouco antes de embarcar para o Catar. O executivo rubro-negro teria informado que não poderia aceitar uma oferta de R$ 9 milhões, abaixo do valor que a Globo quis pagar em 2020 e que o clube rejeitou a proposta.

Mediante o impasse com Vasco e Botafogo, Landin teria pedido à FERJ que interrompesse as negociações com a inclusão do Flamengo no contrato coletivo. A entidade informou ao Extra que não irá se manifestar, por ora.

CARIOCA-23: ONDE VAI PASSAR?

Faltando 1 mês e meio para a bola rolar no Carioca-23, os torcedores dos clubes do Rio ainda não sabem onde poderão assistir aos jogos dos seus times. Há meses, a FERJ vem buscando interessados na transmissão do torneio, através de representantes no mercado. Oficialmente, até aqui, nada foi assinado.

O contrato com a Record TV chegou ao fim este ano e a entidade não quis seguir trabalhando com a Sportsview, após inúmeras críticas dos assinantes. A própria FERJ chegou a reclamar publicamente da qualidade do serviço, durante o Carioca 2022.

Apesar da tabela do Campeonato Carioca e seu regulamento terem sido divulgados, um verdadeiro impasse vem tomando conta na relação dos grandes clubes do Rio de Janeiro por conta do televisionamento da competição. De um lado, estavam Flamengo e Fluminense, inicialmente contrários à maioria.

O tricolor segue trabalhando a questão televisiva junto ao seu marketing. Após não aceitar em um primeiro momento as condições do modelo de contrato coletivo, o Flamengo teria recuado e dado ok à FERJ para incluí-lo nas negociações das transmissões.

Em meio a tudo isso, duas emissoras de televisão se mostraram interessadas na competição, após a sinalização positiva do Flamengo à FERJ: o SBT, que confirmou a vontade de ter o Carioca; e a Band, que vem adotando silêncio e discrição sobre o assunto.

Imagem: Reprodução FERJ

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31