Botafogo segue o Vasco e desiste do contrato de transmissão de TV com a FERJ no Carioca

Horas após o Vasco desistir de negociar e fechar contrato coletivo de transmissão de TV para o Campeonato Carioca 2023 em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), chegou a vez do Botafogo seguir pelo mesmo caminho.

O clube emitiu nota oficial na tarde de hoje (3), confirmando a ação: “Em reunião de diretoria com a presença do acionista majoritário John Textor, neste sábado (3), em Londres, o Botafogo decidiu não assinar o modelo comercial proposto pela FERJ para a transmissão do Campeonato Carioca de 2023 e vai oficializar a decisão à entidade nas próximas horas”, informou o clube.

Diferente do Vasco, o alvinegro carioca não citou diretamente o Flamengo. Entretanto, deixou claro que não aceita diferenças nos valores pagos aos clubes pelos direitos de transmissão de TV.

“Botafogo lamenta a condução do processo e defende que os clubes se unam em prol de interesses coletivos, e que seja sempre esse o pilar fundamental de todas as decisões”, acrescentou.

CARIOCA-23: ONDE VAI PASSAR?

Faltando 1 mês e meio para a bola rolar no Carioca-23, os torcedores dos clubes do Rio ainda não sabem onde poderão assistir aos jogos dos seus times. Há meses, a FERJ vem buscando interessados na transmissão do torneio, através de representantes no mercado. Oficialmente, até aqui, nada foi assinado.

O contrato com a Record TV chegou ao fim este ano e a entidade não quis seguir trabalhando com a Sportsview, após inúmeras críticas dos assinantes. A própria FERJ chegou a reclamar publicamente da qualidade do serviço, durante o Carioca 2022.

Apesar da tabela do Campeonato Carioca e seu regulamento terem sido divulgados, um verdadeiro impasse vem tomando conta na relação dos grandes clubes do Rio de Janeiro por conta do televisionamento da competição. De um lado, estavam Flamengo e Fluminense, inicialmente contrários à maioria.

O tricolor segue trabalhando a questão televisiva junto ao seu marketing. Após não aceitar em um primeiro momento as condições do modelo de contrato coletivo, o Flamengo teria recuado e dado ok à FERJ para incluí-lo nas negociações das transmissões;

Na semana passada, o jornal Extra trouxe um dado até então desconhecido: a expectativa, segundo Ferreira, é que o rubro-negro receba o dobro dos demais clubes considerados “grandes”, casos de Vasco e Botafogo, que tinham, até então, aceitado o modelo de negociação para direitos de transmissão em conjunto com a FERJ. Essa informação provocou uma reviravolta no caso.

Em meio a tudo isso, duas emissoras de televisão se mostraram interessadas na competição, após a sinalização positiva do Flamengo à FERJ: o SBT, que confirmou a vontade de ter o Carioca; e a Band, que vem adotando silêncio e discrição sobre o assunto.

A nota oficial do Botafogo de Futebol e Regatas pode ser lida a seguir:

Botafogo se posiciona sobre a proposta comercial de transmissão do Campeonato Carioca 2023

Em reunião de diretoria com a presença do acionista majoritário John Textor, neste sábado (3), em Londres, o Botafogo decidiu não assinar o modelo comercial proposto pela FERJ para a transmissão do Campeonato Carioca de 2023 e vai oficializar a decisão à entidade nas próximas horas.

1. O futebol brasileiro vive um momento de profundas discussões sobre a constituição de uma Liga sob um novo modelo e fórmula de distribuição de receitas que incentive a chegada de investidores, corrija distorções, gere o equilíbrio esportivo e aumento da competitividade – para benefício de todo o ecossitema.

2. O Botafogo não vai aceitar participar de um acordo em que há obscuridão nas negociações, privilégios individuais e a manutenção de um modelo histórico que tanto prejudica o futebol no país. É incoerente com o que pensamos para o futuro e certamente uma decisão que contraria as melhores práticas.

3. O Botafogo lamenta a condução do processo e defende que os clubes se unam em prol de interesses coletivos, e que seja sempre esse o pilar fundamental de todas as decisões.

4. Diante disso, o Botafogo planeja o início de temporada visando administrar a utilização do elenco da maneira mais benéfica com foco na preparação para a Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileiro. Isso significa que o Botafogo vai disputar o Carioca e também viajar aos Estados Unidos para importantes jogos preparatórios contra times da MLS e da América do Sul.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31