Sucesso na TV retorna, após ser reduzido a pó no governo Bolsonaro

Um dos programas mais bem produzidos da TV vai voltar a todo o vapor. O Sem Censura está no radar da TV Brasil para retornar em seu melhor estilo: ao vivo e diário.

O formato passou por diversas mudanças durante a gestão do governo Jair Bolsonaro (2019-2022). A emissora é conduzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Ministério das Comunicações.

Segundo informações do jornal O Globo, através da colunista Patrícia Kogut, o Sem Censura voltará a ser produzido do Rio de Janeiro. O programa saiu do ar em 2019 e voltou tempos depois, semanal e gravado.

Contudo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) procura uma novo apresentador para o programa. Durante 38 anos, o Sem Censura teve grandes comandantes no formato. Márcia Peltier (1993-1996), Liliana Rodrigues (1991-1996), Leda Nagle (foto, 1996-2016) e Vera Barroso (2017-2020) foram algumas delas.

Primeiramente, a diretora Antônia Pellegrino já se movimenta atrás de nomes. A documentarista Maria Augusta Ramos e o jornalista Marcos Uchôa, ex-Globo, já foram convidados. Entretanto, ainda não há data para a estreia da nova temporada.

MUITAS DEMISSÕES NA GLOBO

A Globo vive um verdadeiro clima de fortes mudanças, com direito a demissões e despedidas em diversos seguidores. Algumas delas têm o objetivo de restabelecer alterações significativas no jornalismo, entretenimento e como organização.

Primeiramente, a mexida impactante ocorreu no comando do entretenimento. Ricardo Waddington deixou a emissora, após 40 anos de serviços prestados. Desde 2020, ele comandava a pasta e a direção dos Estúdios Globo.

No seu lugar, Amauri Soares assume. Primordialmente, o executivo participa da transição com Waddington até junho.

Aliás, o ex-homem forte do jornalismo acumulará a função paralelamente ao comando da programação. Atualmente, Soares é quem cuida do que entra e do que sai na grade de rede e foi o responsável por trocar os horário do Encontro com o Mais Você, em 2022.

BAIXAS NO ENTRETENIMENTO

Horas após essa sacudida, outras dispensas foram confirmadas. Na última segunda-feira (20), Gabriela Duarte perdeu o contrato de exclusividade com a emissora, após 34 anos. Ela poderá ser chamada para projetos por obra.

No mesmo dia, Fernanda Gentil também foi dispensada da emissora. Após brilhar no jornalismo, a loira não conseguiu o mesmo sucesso no entretenimento.

Sem projetos no radar, Fernanda chegou a ser liberada para desenvolver seu canal no Youtube. O fato foi visto com surpresa, já que a Globo não costuma liberar seu elenco para projetos digitais fora de “seu chapéu”. Dias depois, a dispensa foi confirmada.

DISPENSAS NO ESPORTE

As mudanças não pararam por aí. Após estudos de público, a Globo decidiu encerrar o quadro Central do Apito. Depois disso, dois comentaristas da pasta foram demitidos. Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não tiveram seus contratos renovados.

“Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, disse a Globo em texto enviado ao portal Notícias da TV.

Contudo, Paulo Cesar Oliveira seguirá contratado da emissora para comentar nos programas do sportv. O ex-árbitro também poderá ser acionado em alguma ocasião especial, dentro do Grupo.

Surpreendentemente, Cléber Machado foi outro profissional a não ter seu contrato renovado. O jornalista tinha 35 anos de casa e vinha perdendo espaço no departamento.

Por exemplo, Cléber foi o substituto de Galvão Bueno por décadas. No entanto, após um sucesso retumbante na Copa-2018, Luís Roberto virou o narrador número 2 da Globo.

Assim, com a aposentadoria de Galvão nas narrações em TV aberta, Luís será o principal mestre de cerimônias na Globo. Depois disso, ele teve seu contrato renovado.

Concluindo, a Globo é uma panela de pressão em movimento intenso. Qual próximo profissional será afetado? O tempo vai dizer.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem (capa): Arquivo / Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31