Globo demite Cléber Machado, após narrador brilhar na Copa do Mundo

A semana está agitada na Globo. Após Fernanda Gentil, Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo deixarem a emissora, chegou a vez de Cleber Machado não ter o seu contrato renovado. O narrador estava na emissora há 35 anos e participou de oito Copas do Mundo.

A informação foi revelada em primeira mão pelo portal Notícias da TV e confirmada pela TV Globo: “O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro”, disse o texto da emissora.

URGENTE! Band fecha com mais futebol e terá superpacote de jogos na Série B

Em 2022, Cléber foi o grande destaque da transmissão esportiva da Copa do Catar, narrando direto do Brasil, viralizando nas redes sociais. A maioria das vezes que Cléber Machado narrava jogos do torneio, seu nome aparecia entre os assuntos mais comentados no Twitter.

CLEBER PERDEU ESPAÇO

Desde a Copa de 2018, na Rússia, Cléber Machado perdeu o posto de narrador número 2 para Luís Roberto. Na ocasião, foi Luís quem bombou nas redes sociais com a cobertura do mundial.

Luís Roberto de Múcio vem sendo tratado como “sucessor natural” de Galvão Bueno, que segue na Globo, mas não mais como narrador de transmissões esportivas. Caberá ao profissional conduzir os principais eventos esportivos da Globo.

DEFINIDO! Band define horários das finais do Carioca: “se cuidem”, JN, Travessia e Huck

Na emissora carioca, Cléber Machado marcou época com os bordões “Hoje não, Hoje sim”, “Pro gol”, “Pra você ligado na Globo”. No sportv, foi apresentador do extinto ‘Arena’ e atuava como comentarista nas mesas redondas da casa.

Fora do esporte, Cléber narrou por mais de uma década o desfile das escolas de samba dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A Globo ainda não informou quem será o narrador na praça paulista para os jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, a partir de abril.

MAIS DEMISSÕES NA GLOBO

A Globo decidiu não renovar o contrato de Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem na TV aberta e no sportv. A informação foi revelada em primeira mão pelo colunista Flávio Ricco, do R7.

Além de Ricci, Fernanda Colombo, esposa de Sandro e que tem a mesma função nos canais, também não seguirá na emissora. As dispensas acontecem ao mesmo tempo que Fernanda Gentil, que também atuou no esporte, deixa a casa.

Ricci chegou à Globo em 2019, após encerrar a carreira como árbitro de futebol. Na ocasião, foi criado o quadro ‘Central do Apito’, após a saída de Arnaldo Cezar Coelho.

Veja+: Demissão de Alexandre Garcia: “Alívio”, diz radialista

No currículo, o comentarista ostenta o posto de ter sido árbitro FIFA na Copa do Mundo de 2014, no Brasil e de 2018, na Rússia.

Fernanda Colombo deixou a arbitragem mais cedo, em 2017, e passou a escrever sobre futebol em um blog no Metrópoles. Em 2021, foi contratada pelo Grupo Globo e, no ano seguinte, dividiu transmissões de jogos na Copa do Mundo com Tiago Leifert, no Globoplay.

Ao portal R7, Sandro Meira Ricci informou que só falará do assunto em breve. Sandro e Fernanda são conhecidos por postarem vídeos bem humorados nas redes sociais.

FERNANDA GENTIL DEIXA A GLOBO

Fernanda Gentil está fora da TV Globo. A emissora confirmou a saída, após a jornalista ficar por 1 ano e 2 meses na geladeira. O último programa de Gentil na Globo foi o Zig Zag Arena, exibido entre outubro e dezembro de 2021.

A Globo informa que Fernanda “segue com as portas abertas para possíveis projetos, seguindo os novos modelos de contratação, como já acontece com outros talentos“.

Fernanda Gentil deixou o jornalismo da Globo, em 2018, após oito anos no segmento. Neste período, foi muito elogiada no comando de programas no sportv e na TV aberta, onde fez o Globo Esporte Rio e o Esporte Espetacular.

Seu maior destaque foi nas Copas do Mundo de 2014, quando cobriu a seleção brasileira para os programas matutinos da Globo, e em 2018, quando foi correspondente do Bom Dia Brasil, no mundial da Rússia. Os bons trabalhos renderam a promoção ao entretenimento no fim daquele ano.

Entretanto, a emissora não soube traduzir e encaixar o talento de Fernanda, sempre bem-humorada e dona de um improviso incomum no jornalismo, na área de criação. Após ficar nove meses na geladeira, a jornalista estreou o Se Joga, em setembro de 2019. O programa tinha a missão de vencer a Record TV, até então líder de audiência na faixa horária.

Com repercussão negativa, com direito a críticas do público e da mídia, o Se Joga saiu do ar na pandemia, em março de 2020, junto com outros produtos do entretenimento. Todos voltaram 2 meses depois.

O Se Joga só retornou em agosto de 2021, em um formato enxuto aos sábados e com prazo de validade. Classificado como “formato de temporadas”, deixou a grade em setembro daquele ano. Antes disso, para não ficar sem função na pandemia, fez um quadro estilo ‘home office’, no É de Casa e chegou a substituir Fátima Bernardes, no Encontro.

ZIG ZAG: O ÚLTIMO FRACASSO

Em outubro daquele ano, Fernanda Gentil recebeu a missão de comandar o Zig Zag Arena, uma espécie de Passa ou Repassa desorganizado. A confusão entre disputantes fez a Globo perder a liderança no horário para o SBT, com o Domingo Legal, e chegou a ficar na quarta posição do Ibope em um domingo de novembro de 2021, ao disputar com a Fórmula 1.

Após ficar o ano de 2022 inteiro na geladeira, nem a Copa do Mundo foi capaz de despertar na Globo o interesse por Fernanda Gentil. A jornalista chegou a tentar emplacar um quadro sobre a vida de uma família no Qatar dentro do Mais Você, mas a aposta só estreou após a eliminação do Brasil no Mundial.

Recentemente, Fernanda Gentil foi liberada pela Globo para criar um canal no Youtube. A emissora não costuma abrir este tipo de exceção a seus contratados. Meses depois, o fim do contrato foi confirmado.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31