Globo exclui comentaristas de arbitragem no futebol: o fim da Central do Apito

A Globo decidiu encerrar com o quadro Central do Apito, que desde 2018 substituía o posto de comentarista de arbitragem em transmissões de futebol nos estádios.

A mudança ocorre em paralelo às saídas de Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo da emissora. Ambos não terão seus contratos renovados. Em fevereiro, Sálvio Spinola deixou o Grupo Globo.

Leia+: Band define narração de amistoso da seleção: Brasil x Marrocos

O fim do quadro foi atribuído ao avanço do uso do VAR nas transmissões de futebol, conforme revelado em comunicado:

“Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”

disse a Globo em texto enviado ao portal Notícias da TV.

O Central do Apito foi criado após o fim da Copa do Mundo 2018, na Rússia, após a aposentadoria de Arnaldo Cezar Coelho. O ex-árbitro foi o pioneiro a comentar jogos de futebol na Globo.

O ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira (foto capa) é o único que segue contratado da Globo e seguirá comentando apenas nos programas do sportv.

DEMISSÃO DE EX-ÁRBITROS

A Globo decidiu não renovar o contrato de Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem na TV aberta e no sportv. A informação foi revelada em primeira mão pelo colunista Flávio Ricco, do R7.

Além de Ricci, Fernanda Colombo, esposa de Sandro e que tem a mesma função nos canais, também não seguirá na emissora. As dispensas acontecem ao mesmo tempo que Fernanda Gentil, que também atuou no esporte, deixa a casa.

Ricci chegou à Globo em 2019, após encerrar a carreira como árbitro de futebol. Na ocasião, foi criado o quadro ‘Central do Apito’, após a saída de Arnaldo Cezar Coelho.

Leia+: Leo Dias detona: “Polícia do RJ deve estar sem trabalho”, sobre importunação no BBB e é rebatido

No currículo, o comentarista ostenta o posto de ter sido árbitro FIFA na Copa do Mundo de 2014, no Brasil e de 2018, na Rússia.

Fernanda Colombo deixou a arbitragem mais cedo, em 2017, e passou a escrever sobre futebol em um blog no Metrópoles. Em 2021, foi contratada pelo Grupo Globo e, no ano seguinte, dividiu transmissões de jogos na Copa do Mundo com Tiago Leifert, no Globoplay.

Ao portal R7, Sandro Meira Ricci informou que só falará do assunto em breve. Sandro e Fernanda são conhecidos por postarem vídeos bem humorados nas redes sociais.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV / Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31