Diretor da Globo explica corte em Malhação no VIVA: “poderiam se sentir ofendidos”

A informação de que o VIVA cortaria cenas das reprises de Malhação 1998, divulgada nesta segunda-feira (1), vem repercutindo nas redes sociais. Mais cedo, o canal anunciou que precisaria editar alguns capítulos da trama ‘teen’:

“As obras do Canal VIVA reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa”, disse um texto do VIVA nas redes sociais, mais cedo.

O canal é conhecido por manter fielmente os capítulos, sem cortes, da mesma forma que foi ao ar na TV aberta. Erick Bretas, diretor de conteúdo da Globo, explicou o motivo que fez o VIVA tomar a atitude.

+ Ator diz não à Globo para voltar às novelas

Os capítulos de Malhação 1998 desta semana tinham cenas de black face, consideradas, atualmente, equivocadas na luta antirracista. A prática envolve pessoas brancas pintando o rosto de preto para um personagem. Alguns ativistas consideram o uso desta pintura uma forma de “ridicularizar as pessoas”.

“Os episódios em questão mostram o plot de uma banda de rastafaris que deveria se apresentar em um concurso de bandas. A ausência da banda leva um grupo de meninos brancos a se pintarem de preto e se apresentarem no lugar da banda ausente. Um caso de black face“, iniciou o executivo.

“Em 1998 isso poderia ser tolerado. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas. Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios”, acrescentou.

VIVA: OS MOTIVOS DA DECISÃO

Erick Bretas reforça o trabalho do VIVA em preservar a memória da teledramaturgia brasileira, mas reforça que é preciso dosar com os valores atuais da sociedade:

Relembre a programação da Globo em 1º de maio de 1994: dia do adeus a Ayrton Senna

“Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do VIVA e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea”, considerou o diretor.

“Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de black face por vários capítulos. Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023. A trama principal pode ser compreendida com a continuação da história”, finalizou.

+Globo confirma data de estreia da substituta de O Rei do Gado

O que você precisa saber, em resumo:

  • Primeiramente, o VIVA anunciou que fará edições nos capítulos da reprise de Malhação 1998;
  • As mexidas valem para os capítulos de hoje (1º) até 5 de maio;
  • A mexida não altera a compreensão dos capítulos e mira trechos inadequados;
  • A decisão ocorre por conta de cenas que envolvem o ‘black face’, quando pessoas brancas pintando o rosto de preto para um personagem. Alguns ativistas consideram o uso desta pintura uma forma de “ridicularizar as pessoas”;
  • “Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do VIVA e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea”, informou Erick Bretas, diretor da Globo.
LEIA TAMBÉM:

Sikêra Jr fala sobre relação com donos da RedeTV!: “não sou amigo deles”

Repórter da Globo detona o Flamengo: “time decadente”

Relembre a programação da Globo em 1º de maio de 1994: dia do adeus a Ayrton Senna

Ator diz não à Globo para voltar às novelas

Globo confirma data de estreia da substituta de O Rei do Gado

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV / VIVA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31