Vai na Fé tem buracos, mas traz um contexto social importantíssimo

Um dos melhores produtos televisivos na atualidade, Vai na Fé vai se destacando com louvor na programação da Globo. Além da boa audiência, a trama é recheada de bons momentos e expõe diversos contextos sociais que precisam ser ressaltados.

Contudo, verdade seja dita: apesar dos pontos altos, Vai na Fé tem defeitos. A trama deu uma travada e entrou em um ‘looping’ arrastado com o tal mistério “quem é o pai de Jenifer (Bella Campos)?”.

Afinal, estamos falando de um núcleo recheado de advogados e que poderiam acionar um simples teste de DNA, equacionando a problemática.

Só que Vai na Fé tem outros fatores interessantíssimos envolvendo pautas sociais. Prisão por fotografia, racismo, machismo e fraude no sistema de cotas em universidades são alguns dos assuntos que contextualizam fatos do noticiário.

Especialmente porque vivenciamos estas pautas na mídia, mas de forma fria, com pouca proximidade. A novela traz a oportunidade de sentirmos, ainda que não de forma real, como as pessoas reagem a assuntos tão sensíveis e como é a dinâmica que tais prejuízos podem causar.

A história de um jovem chapeiro, que perdeu uma vaga de cotas na universidade, graças a uma fraude de Tatá (Gabriel Contente), traz didaticamente os efeitos da corrupção em nossa sociedade. Este apenas um de alguns golaços sociais escritos por Rosane Svartman.

DESELEGANTE

O Jornal do Dança, no Dança dos Famosos do último domingo (23), foi muito bem feito. Entretanto, um detalhe passou bem despercebido pela produção do Domingão com Huck. O tapume de cenário foi colocado na frente de algumas pessoas da plateia. Observem:

Sandra e Fátima deram show de carisma no Dança dos Famosos - Imagem: Reprodução / TV Globo
Sandra e Fátima deram show de carisma no Dança dos Famosos – Imagem: Reprodução / TV Globo

Nada extremamente grave, mas chega a ser um pouco deselegante com algumas pessoas que se despendem a passar praticamente um dia todo à disposição da emissora.

Seria melhor ter inserido uma bancada móvel no meio do palco e usado o mega telão como fundo. Fica a dica para a próxima.

REJEIÇÃO 1?

Audiências do Encontro com Patrícia Poeta, em São Paulo, na semana passada. Atenção à terça-feira, dia da folga de Manoel Soares, por conta do Papo de Segunda (GNT), e que o programa costuma receber menos críticas pela falta de sintonia da dupla formada entre apresentadora e coapresentador.

  • 17/04, 2ª feira (7,7)
  • 18/4, 3ª feira (9,0)
  • 19/4, 4ª feira (7,4)
  • 20/4, 5ª feira (7,2)
  • 21/4, 6ª feira – feriado (7,7)
REJEIÇÃO 2?

Pesquisa do Insituto Ipsos, realizada um dia antes da final do BBB23, aponta o seguinte resultado: 75% dos espectadores seguem fiéis ao programa.

Contudo, outros detalhes também foram mapeados: 36% informaram que estão mais engajados em comparação ao início (janeiro); 32% acham que a qualidade do BBB 23 caiu e apontam a repescagem como principal fator.

Ao todo, foram ouvidas 102 pessoas durante três dias: todas maiores de 18 anos e espalhados pelas cinco regiões do Brasil, através da plataforma Conectad@s.

MASTERCHEF

Ana Paula Padrão estreia a 10ª temporada de Masterchef Amadores na próxima semana. Primeiramente, a estreia está marcada para a próxima terça-feira (2), na Band, com reprises no Discovery Home & Health, às sextas-feiras (19h).

Nesta disputa, Henrique Fogaça será substituído pelo chef Rodrigo Oliveira, que costuma dar expediente nas últimas temporadas como convidado especial.

Helena Rizzo e Erick Jacquin seguem no corpo de jurados. Fogaça tem previsão de voltar no segundo semestre, na disputa entre profissionais.

Na primeira parte do programa, 90 cozinheiros de todo o Brasil disputam 18 aventais para embarcarem em definitivo na disputa do programa.

DESPERCEBIDO

Se ao longo da semana o Balanço Geral RJ tem chegado a picos superiores a 10 pontos, no sábado, a situação é diferente. Em sua última edição (22), a atração, fechou com média de 3 pontos (13h-15h), segundo informou o portal Alta Definição.

Alguns fatores precisam ser considerados: recebe da programação da igreja, com a Escola do Amor (1,7), sábado é um dia mais “esvaziado” da TV, é totalmente gravado, e sua última edição caiu no meio de um feriadão.

Mesmo assim, a diferença é enorme. Aliás, fazer um jornal frio, sem nada ao vivo, é um fator muito complicado e ariscado para qualquer emissora.

DESTAQUES

Os destaques positivos da Record Rio neste dia (22/abr) foram: Jornal da Record – Edição de Sábado (4,9) e Reis (4,4). Em seguida, o negativo ficou com Brasil Caminhoneiro (0,7) e a Escola do Amor (1,7).

No SBT, os destaques positivos do sábado foram: SBT Brasil (3,3) e o Bake Off Celebridades (3,2). Negativos: Sábado Animado (1,8) e o Cariocou (2,2), excetuando sempre os produtos da madrugada.

A média-dia geral do sábado (22) no Grande Rio: Globo (11,5); Record (2,5); SBT (2,2); Band (0,6).

AUTOMOBILISMO

Além da Fórmula 1, o Bandsports passará a transmitir a Mitsubishi Cup, a partir do próximo sábado (29). A temporada 2023 estará no canal esportivo do Grupo Bandeirantes.

TRÊS TOQUES
  • Dr. Fred Nicácio receberá a medalha Pedro Ernesto das mãos da vereadora Thais Ferreira (PSOL). O ex-BBB também receberá um título de cidadão honorário da cidade. Nicácio é natural de Campos dos Goytacazes (RJ).
  • Em entrevista ao canal do R7 no Youtube, Celso Portiolli disse que, em 2009, recebeu, primeiramente, um apoio maciço de seguidores no Twitter para substituir Gugu no Domingo Legal, em um momento em que se encontrava em baixa no SBT;
  • Surpreendentemente, em uma atitude rara na TV, o SBT deixou que Téo José, sucessor momentâneo de Benjamin Back no Arena SBT, citasse a saída do antigo titular. A televisão e o rádio, infelizmente, ainda têm dessas coisas pavorosas: tiram profissionais e não dão a menor satisfação ao público;
  • Uma palavra define a volta de Débora (Grazi Massafera) em Travessia: medo. Essa coisa de uma pessoa morta em holograma pra final de novela, sei não…

BOMBOU! É impressionante olhar as redes sociais e perceber o quanto de comentários e memes há com Todas as Flores, que sequer foi ao ar na TV aberta. Cenário bem diferente de Travessia, que, ao menos, goza de melhor audiência nesta reta final. Sem esquecer, a atual trama das nove “furou” a fila de produções da Globo. Quem errou que se apresente.

FLOPOU! Silvio Santos, vem cá! O SBT cometeu dois erros clássicos nos últimos dias. Primeiramente, ao fazer uma edição gravada do Arena SBT, na última segunda-feira (24). Em segundo lugar, exibir um podcast da novela Poliana Moça no SBT News na TV, no último sábado (22). Inaceitável. Depois o telefone toca e a barca passa, aí já viu…

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

LEIA TAMBÉM:
Inscreva-se e ative o sininho e participe das nossas lives comentando.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: TV Globo / Divulgação

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31