Brasil Urgente Rio: saiba quem é João Paulo Vergueiro, o novo apresentador

A partir da próxima segunda-feira (20), a Band resgata o Brasil Urgente Rio, após um hiato de oito anos fora do ar. A primeira temporada do telejornal foi ao ar entre 2011 e 2015, comandada por Fábio Barreto. Agora, caberá a João Paulo Vergueiro, ex-apresentador do Primeiro Jornal e atual comandante do Linha de Combate, a assumir o posto.

O jornalista assume o desafio de apresentar durante 1h a versão fluminense do telejornal de José Luiz Datena. Os objetivos são claros: tentar recuperar a audiência perdida da emissora no Grande Rio, entregar conteúdo mais atrativo que a versão paulista do Brasil Urgente e ampliar o poderio comercial da emissora na praça.

João Paulo Vergueiro completou 40 anos, em 7 de janeiro, e, pela primeira vez, comandará um telejornal no Rio de Janeiro. O jornalista é natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e iniciou sua carreira em 2006, quando foi estagiário da EPTV, afiliada da Globo.

Ex-Globo será testado no Programa Livre

No ano seguinte, Vergueiro foi para a Record, onde ficou até 2009. Em 2010, teve sua primeira passagem pelo jornalismo da Band, onde ficou até 2012.

Em 2013, foi para RedeTV! onde atuou como repórter e chegou à função de apresentador. Uma das experiências foi comandar o extinto Bola na Rede. Sua passagem pelo canal de Osasco durou cinco anos.

Após se destacar na concorrente, a Band voltou a ter interesse no passe do jornalista e o contratou para ser o principal do dominical Agora é com Datena, até ser transformado em Agora É Domingo, em 2018.

Enfim, Record decide transmitir o Paulistão para o Rio de Janeiro

Em 2020, João Paulo Vergueiro recebeu a missão de apresentar o retorno do Primeiro Jornal, nas madrugadas da Band. Na ocasião, o telejornal era o primeiro do dia a entrar ao vivo na TV aberta:

“Foram quase três anos na madruga, trocando o dia pela noite. Um esforço surreal, lutando com o sono, o cansaço e o relógio biológico. Conheci pessoas incríveis num horário em que a empatia e a união são fundamentais. Nossa equipe sempre foi assim. Me despeço do 1º Jornal com o coração apertado, mas com a sensação de dever cumprido. Sei que ele será muito bem conduzido pelos apresentadores Israel Goldestein, Gustavo Carvalo e Maira Bati”, escreveu o âncora nas redes sociais. Vergueiro também acumula experiências interinamente nas apresentações do Jornal da Band, Bora Brasil e Bora SP.

Em 2023, a Band investiu na transmissão do Campeonato Carioca e busca investir na sede da emissora, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde pretende ampliar sua capacidade em produzir conteúdo local e até mesmo para a rede. Além de Vergueiro, a Band trouxe o repórter Adison Ramos, ex-Inter TV, afiliada da Band, para o noticiário na capital.

SONIA ABRÃO VENCE DATENA NO RIO

A dificuldade de emplacar o Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, no Rio de Janeiro já é conhecida há tempos. Perdendo com distância considerável para Sonia Abrão e seu A Tarde É Sua, a Band, agora, tentará retomar o Brasil Urgente Rio, arquivado há oito anos de sua programação.

A conta é simples para a emissora: sem receber a audiência do futebol, Datena não consegue emplacar seu telejornal na praça fluminense. Aos sábados, quando recebe do Carioca, o telejornal tem um respiro, conquistou médias de 2 a 3 pontos no Grande Rio.

Rádio Globo: “soberba” e “clima péssimo” no fim da era popular, revela comunicador

Sem futebol, a realidade é durae bem diferente: a audiência ronda com o traço. No último levantamento semanal do Kantar Ibope, entre 20 e 26 de fevereiro, o Brasil Urgente registrou 0,6 pontos. No sábado (25), o jornal teve um um melhor desempenho: 1,2 pontos de média, após suceder Fluminense 3 x 0 Portuguesa (3,2 pontos).

Vale lembrar que a semana referida acima compreende ao período de Carnaval. Entretanto, no Rio de Janeiro, a média semanal do Brasil Urgente, de segunda a sexta, costuma ser abaixo de 1 ponto. Entre 13 e 19 de fevereiro, 0,6 pontos; entre 6 e 12 de fevereiro, 0,8 pontos.

Bem diferente da Band, a RedeTV! ostenta público superior na faixa das 15h às 17h. Neste período, o A Tarde É Sua, de Sonia Abrão, encara o Brasil Urgente e consegue audiência superior, chegando a ter o dobro de público da Band, em algumas ocasiões.

Entre 20 e 26 de fevereiro, Sonia e sua Roda da Fofoca fecharam com 1,3 pontos. Nas semanas anteriores, o A Tarde É Sua foi melhor ainda: 13 e 19 de fevereiro, 1,6 pontos; e entre 6 e 12 de fevereiro, 1,5 pontos.

A missão do Brasil Urgente Rio, que deverá ocupar o horário das 16h às 17h, é recuperar a audiência da Band e diminuir a distância da RedeTV!, que não tem nenhum programa gerado no Rio e não produz nenhum formato local.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31