Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 151 ao fim

Confira o resumo dos capítulos da novela Alma Gêmea.

Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 1 ao 50
Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 51 ao 100
Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 101 ao 150
Capítulo 151

Rafael fica emocionado com a fotografia de Luna que Cristina levou. Mais tarde, com a mãe, Cristina revela que teve vontade de jogar a foto na cara de Rafael. Hélio fica triste com a insistência de Ofélia e Divina para que ele não namore Sabina. Serena fala que ainda ama Rafael, mas tem medo das suas promessas. Agnes não crê que Cristina tenha mudado como afirma Adelaide. Ciro busca acalmá-la com um beijo, mas ela insiste que só o quer como amigo. Olívia e Vitório anunciam que se acertaram, mas em seguida voltam a brigar. Abílio dá conselho que Olívia se vista de forma discreta na audiência. Raul garante a Bernardo que tomará providências contra a formiga perigosa do roseiral. Ofélia faz insinuações sobre a reputação de Kátia e Ritinha chora. Kátia fala para Mirna que nunca teve interesse por casamento. Dalila solicita que Divina comunique Cristina que venha visitá-la. Cristina diz para Débora que não deseja mais ganhar o amor de Rafael, mas destruí-lo. Eduardo indica que ficará com Alexandra até que ela adormeça. Serena encontra José Aristides no roseiral, diz afirma que veio apenas para falar com Rafael. Débora insinua que Zulmira e Eurico estão velhos demais para o trabalho e indica que eles sejam dispensados.

Rafael não aceita. Raul se veste de maneira formal para a audiência. Olívia exagera e se veste como se fosse para uma festa. José Aristides revela para Terê que nunca esqueceu Serena. Rafael fala para Serena que Cristina está mais calma e que tem esperanças em se separar. Serena questiona se Rafael se deixou enganar por Cristina outra vez. O juiz reclama do atraso e Raul fala que Olívia é distraída com suas responsabilidades. A audiência inicia com um comentário de Raul sobre o decote de Olívia. Olívia fala besteira: revela que troca beijos com o cozinheiro na frente dos filhos. Felipe dá apoio à Mirella, mas Gumercindo arranja confusão com ele. Os dois se embolam no meio da rua. Olívia sai da audiência para ver a briga. Raul sorri feliz com a confusão. Serena garante a Rafael que Cristina não mudou, pois sempre desejou a vida que Luna teve. Ela se recorda quando Cristina cobiçou as jóias de Luna e sente um arrepio sem explicação. Rafael chama a sua atenção por não compartilhar da sua esperança. Serena fala para Rafael que está farta de promessas e comunica que não irá esperar a vida toda por ele. Débora dá conselho à Cristina a colocar as rosas em frente ao retrato de Luna. Cristina corta uma rosa e vê que do caule sai sangue. Nessa hora, Cristina vê o espírito de Guto gargalhando para ela.

Capítulo 152

Cristina berra e entra em choque. Ivan vai socorrê-la, mas não vê o sangue na rosa e nem o espírito de Guto. Débora pega a filha abraçada a Ivan e chama a atenção dos dois. Ivan está furioso, mas Cristina o controla. Olívia tenta apartar a briga de Felipe e Gumercindo e fala mais bobagens ao juiz. O juiz suspende a audiência. Dalila fala que não merece Roberval. Débora garante à Cristina que ela estava vendo coisas. Mas Cristina diz que era tudo muito real. José Aristides questiona à Serena se não acredita que deve ir embora dali, já que seu amor com Rafael não deu certo. Vitório fala que a audiência foi um fiasco. Raul comemora o vexame de Olívia e ainda repara nas pernas de Terezinha. Enternecido com os porquinhos no chiqueiro, Crispim se aproxima de Kátia e a beija. Rafael vê sua rosa cortada e se questiona quem fez aquilo. Divina fala para Cristina que Dalila precisa de forma urgente falar com ela.

Cristina só se convence quando fica sabendo que Agnes esteve antes com Dalila. Eurico fala para Rafael que jamais cortaria uma flor, mas fala que Cristina se encontrou na estufa e gritou. Rafael questiona à Débora qual foi o motivo do grito. Dalila diz para Cristina que Agnes lhe ofereceu dinheiro para que revelasse a verdade, e solicita que ela ofereça mais para ficar calada. Serena explica a José Aristides que não está preparada para ir embora e deixar seu sonho. José Aristides garante à Serena que irá esperar por ela. Terê revela que sonha escrever um livro. Débora esclarece a Rafael que Cristina cortou a rosa para dar a ele, e que berrou porque machucou o dedo. Confuso, Rafael se entrega às suas recordações. Felipe escuta os conselhos de Rafael e decide lutar por Mirella. Cristina diz para Dalila que vai lhe dar dinheiro. Rafael lamenta não ter lutado por Serena. Felipe dá conselho a Rafael para não cumprir a promessa que fez a Cristina de lhe dar outro filho. Rafael se questiona: se está mentindo onde Cristina quer chegar?

Capítulo 153

Cristina comunica à Dalila que vai destruí-la se prejudicá-la. Mal com a audiência, Olívia cogita a hipótese de se afastar de Vitório, mas fica arrependida. Kátia chama a atenção de Crispim por tê-la beijado. Eduardo fala com Alexandra que necessita de uma prova de que Cristina alterou o exame. Alexandra escuta uma voz ordenando falar com Cristina. Ivan ameaça dar uma surra em Hélio. O técnico fala que amostras indicam a presença de ferro na região, por isso o interesse dos donos da empresa naquelas terras. Abílio comunica a Vitório que Olívia talvez tenha que aceitar Raul de volta para não ficar sem grana e sem seus filhos. Vitório diz que abrirá mão de Olívia se for necessário. Débora aplica tortura psicológica aos empregados. Alexandra comunica à Cristina que ela ficará louca se não interromper as mentiras. Cristina fica mal quando ela fala da rosa que sangrou. Eduardo solicita que Cristina diga a verdade sobre sua gestação.

Serena escuta enquanto Cristina está próxima de revelar tudo. A loira vê Serena e acredita que Eduardo e Alexandra montam uma armadilha. Serena fala que sabe que Cristina está planejando uma armadilha para Rafael. Alexandra fala que nunca aconteceu gravidez alguma. Cristina exige provas e fala que quando não quiser mais Rafael, Serena pode ficar com ele. Alexandra e Eduardo confirmam para Serena que Cristina mentiu sobre sua gravidez. Serena fica mal e garante a Cristina que mostrará a verdade a Rafael. Cristina e Débora decidem preparar uma armadilha para Eduardo. Hélio questiona à Dalila porque tem recebido visitas de Cristina, mas ela se nega a responder. Roberval questiona a Hélio por que bateu boca com Dalila. Rafael fala para Cristina que não deseja ter um filho com ela. Cristina simula desapontamento, sai correndo e no caminho fala para a mãe que vai fingir uma crise para deixar Rafael culpado. Débora interrompe conversa de Eurico e Zulmira e depois aconselha Cristina a chantagear Rafael. Rafael fala para Cristina que um filho não salvará um casamento. Ela insiste que ele cumpra o que prometeu e chora. Rafael vai consolá-la e eles terminam se beijando.

Capítulo 154

Cristina seduz Rafael, que corresponde aos seus beijos. Débora festeja: nada como lágrimas para seduzir um homem! Um vento esquisito deixa Alexandra e Nair nervosa. Ciro comunica a Eduardo que o laudo sobre a morte de Guto irá sair. Cristina leva Rafael para a cama. Eduardo vai até a casa de Rafael e fala com Débora que o laudo está pronto. Rafael escuta e vai conversar com Eduardo, abandonando Cristina. Cristina fica irada. Eduardo fala ter algo para falar sobre a gravidez de Cristina. Débora fala para Cristina que elas necessitam dar um jeito de fazer com que Rafael perca a confiança em Eduardo. Crispim busca se desculpar com Kátia por tê-la beijado. Ela perdoa mas diz que não irá se casar com ele. Hélio não fala para Roberval o assunto que falava com Dalila, mas diz que ele muito melhor que a irmã. Roberval insiste, e Serena esclarece que Dalila talvez tenha cometido um erro. Roberval garante à Serena que fará Dalila acertar o que fez. Olívia se veste para agradar Vitório. Felipe fala para Mirella que ainda a ama.

Mirella sorri e Felipe se aproxima para beijá-la. Terezinha comunica Jorge que Raul deseja conversar com ele. Vitório questiona do que se trata, e Jorge desconversa. Roberval questiona a Dalila se ela fez alguma coisa de errado. Mirella impede que Felipe se aproxime dela. Olívia manda Felipe afastar-se de Mirella. Hélio suspeita que Dalila possua alguma relação com a mentira de Cristina. Dalila garante a Roberval que pode confiar nela. Sabina sente que algo irá acontecer com Alexandra e convence Julian a ir atrás dela. Alexandra é dominada pelo espírito mau. Olívia comunica aos empregados que só poderá pagar metade do salário. Raul adia outro encontro com Madalena. Olívia fala que não deseja perder Vitório. Kátia procura ovos para fazer os doces do noivado como Mirna ordenou. Eduardo lê o laudo e fica sabendo que nenhuma substância foi encontrada no corpo de Guto. Ciro fala com Rafael que há substâncias que não são detectáveis e que podem causar mortes e alucinações. Rafael se recorda da noite em que viu Serena no lugar de Cristina e fica espantado. Cristina lamenta ter sido interrompida quando estava com Rafael, mas fala que ele não consegue resistir quando se aproxima dele. Eduardo chama Rafael para uma séria conversa.

Capítulo 155

Eduardo comunica a Rafael que mais tarde falar com ele um assunto sério. O pessoal da pensão exige que Roberval divida igualmente os dois frangos que comprou. Alexandra volta a ser perturbada pelo espírito mau. Guto aparece para Cristina e fala que Eduardo vai desmascará-la. Hélio fala que vai fazer Dalila revelar a verdade para Rafael. Eduardo fala que talvez não seja necessário pois ele mesmo vai revelar que ela nunca se encontrou grávida. Eduardo solicita que Serena dê outra chance a Rafael. Serena explica que só poderá ficar com Rafael quando ele não tiver mais laços com Cristina. Cristina grita e atira um vaso no espírito de Guto. Rafael acha esquisito os gritos de Cristina. Débora diz para Rafael que Cristina ainda se encontra mal por conta do filho que perdeu. Rafael nota que Débora tenta deixá-lo culpado e diz que não suporta mais essa situação. Felipe fala para Rafael que não gosta de Débora porque ela é invejosa. Kátia não para de pensar na proposta de Rodriguez. Crispim fica bravo quando Bernardo fala que Kátia talvez não seja tão recatada como ele acredita.

Raul manda Carlito falar ao juiz que tem medo de Vitório. Roberval fala para Dalila que não vai perdoá-la se ela estiver camuflando algo. Alexandra bate de frente com Nair, que solicita auxílio. Julian escuta os gritos e corre para ver o que está ocorrendo. Influenciado por um espírito maligno, Alexandra atormenta Julian falando que ele também está apaixonado por ela. Débora e Cristina armam contra Eduardo. Alexandra se aproxima de Julian para beijá-lo. Julian se afasta de Alexandra e consegue expulsar o espírito. Ela desperta e não se lembra de nada. Raul leva um técnico até o roseiral de Rafael para que descubra se há minério de ferro no solo da região. Débora joga no ar para Rafael que Eduardo tem uma queda por Cristina. Rafael se recorda dos elogios que Eduardo fez a Cristina. Débora manda Ivan dizer a Eduardo que Cristina está passando mal. Julian aconselha Eduardo a dar mais apoio a Alexandra para que ela se livre do espírito obsessor. Cristina se prepara para receber Eduardo. Eduardo vai até o quarto de Cristina para examiná-la antes de conversar com Rafael. Cristina monta uma armadinha preparada: quando Eduardo chega, ela o beija. Depois berra por socorro. Rafael vem acudi-la e pega o médico todo manchado de batom.

Capítulo 156

Eduardo solicita que Serena dê outra oportunidade a Rafael. Serena esclarece que só poderá ficar com Rafael quando ele não tiver mais relação com Cristina. Cristina berra e joga um vaso no espírito de Guto. Débora diz para Rafael que Cristina ainda se encontra balançada por causa do filho que perdeu. Rafael nota que Débora está tentando deixá-lo culpado e diz que não aguenta mais essa situação. Raul manda Carlito dizer ao juiz que tem medo de Vitório. Roberval fala para Dalila que não vai perdoá-la se ela estiver escondendo alguma coisa. Alexandra bate de frente com Nair, que solicita ajuda. Julian escuta os gritos e corre para ver o que está ocorrendo. Alexandra atormenta Julian, mas ele expulsa o espírito. Raul leva um técnico até o roseiral de Rafael para que desvende se há minério de ferro no solo da região. Cristina insinua para Rafael que Eduardo tem interesse por ela. Débora manda Ivan falar para Eduardo que Cristina está passando mal. Eduardo vai até o quarto de Cristina para examiná-la. Kátia fala para Rodriguez que topa sua proposta. Cristina monta um golpe para Eduardo. Ela faz Rafael crê que o médico tem interesse nela e que traiu sua confiança.

Capítulo 157

Cristina fica grato com Rafael por ter ficado ao seu lado. Raul chama a polícia e ele e Vitório são levados à delegacia. Cristina garante a Débora que convencerá Rafael a vender o roseiral e depois encontrará uma forma de levá-lo à ruína. Vitório acusa Raul de ter sumido com o dinheiro de Olívia. O delegado esclarece que ele não pode acusar Raul sem provas. Serena solicitar à Dalila para revelar que fez o exame no lugar de Cristina. Dalila teme que Roberval não a perdoe quando souber a verdade. Serena esclarece a Hélio que só Dalila convencerá Rafael de que Cristina mentiu.

Raul fala para Cristina que deu a substância errada para Bernardo utilizar como veneno, para que as saúvas destruam o roseiral. Cristina solicita a Raul para convencer Dalila a ficar calada. Vitório vê Jorge na loja de Raul e desconfia de que ele seja um espião. Jorge nota que Vitório está desconfiando dele e fica preocupado. Terezinha diz para Dalila que Raul quer falar com ela. Hélio diz para Serena que Dalila desistirá de falar a verdade após conversar com Raul. Terê escuta. Rafael se aproxima de Cristina e Ivan, que se encontram no jardim.

Capítulo 158

Cristina se afasta de Ivan antes que Rafael os aviste juntos. Rafael comunica à Cristina que, se desvendar que ela nunca se encontrou grávida, terminará de vez as relações com ela. Terê fala para Vitório que Dalila colaborou com Cristina a enganar Rafael. Ciro solicita que Agnes utilize seus cabelos soltos como um presente de Natal para ele. Roberval põe um envelope embaixo da árvore de Natal da pensão e fala que é um presente para todos que moram lá. O pessoal da pensão fica decepcionado, acreditando que o presente não possui valor.

José Aristides nota que as formigas não morrem com o veneno. Mirna solicita uma roupa emprestada à Kátia para usar em sua festa de noivado. Vitório faz com que Roberval veja Dalila ir á loja de flores. Roberval vai atrás de Dalila. Raul dá dinheiro a Dalila e, em seguida, tenta recordar os velhos tempos. Alexandra escuta o espírito de Guto comunicando-a de que alguém corre perigo de vida. Zulmira vê Ivan e Cristina juntos.

Capítulo 159

Cristina se afasta de Ivan e comunica que necessita ter paciência. Roberval dá uma lição em Raul e leva Dalila para casa. Julian comunica à Alexandra que Guto buscará tomar conta de seu corpo. Serena vê a imagem de Luna no espelho que a comunica que está chegando a hora de ela salvar Rafael. Dalila revela a Roberval que fez o exame de gravidez no lugar de Cristina e que estava solicitando dinheiro para ficar calada. Roberval exige que Dalila fale tudo para Rafael e ela aceita. Débora indica à Cristina que terminem com a vida de Rafael, mas ela se nega.

Ivan implora que Zulmira não fale nada para Rafael. Bernardo fala para Rafael que as formigas estão destruindo o roseiral. Ciro vai atrás das joias na locomotiva abandonada. Adelaide chama Elias e Ritinha para passarem o Natal com ela. Cristina diz para Dalila que vai se arrepender se falar a verdade a Rafael. Zulmira não aguenta mais ser criticada por Débora. Serena vai ao roseiral ver José Aristides e vê Rafael.

Capítulo 160

Rafael chama Serena para conversar. José Aristides fica mal ao ver os dois juntos. Serena foge de Rafael e lhe pede para procurá-la somente quando não se encontrar mais casado com Cristina. Cristina diz para Dalila que ela cometeu um crime ao se fazer passar por outra pessoa e pode ser presa se revelar tudo. Roberval e Dalila ficam receosos. Débora demite Zulmira. Rafael se oferece para levar Serena em casa. Serena hesita, mas topa.

Cristina vê Rafael passando de carro com Serena e fica irada. Felipe diz para Débora que não admite que demita Zulmira. Mirna não cabe direito no vestido de Kátia, que vai ajustá-lo. Roberval confisca o dinheiro que Dalila ganhou de Cristina e promete que irá fazer algo de bom com ele. Sabina diz para Julian que tem conhecimento que ele gosta de Alexandra e fala que deveria esquecê-la se tem interesse em auxiliar em seu tratamento. Felipe diz para Rafael que vai embora de casa se Zulmira for demitida. Serena questiona ao espírito de Luna se Cristina gostava dela.

Capítulo 161

Luna chora e não dá respostas sobre nada. Serena decide fazer uma nova regressão para desvendar qual o papel que Cristina teve na vida de Luna. Rafael questiona à Zulmira porque se revoltou com Débora. Zulmira esclarece que não suportou ter conhecimento que a vida de Ivan poderia ser estragada. Julian admite para Sabina que ama Alexandra, mas que não deixará que isso interfira no tratamento. Cristina nota que Zulmira está prestes a contar sobre sua ligação com Ivan a Rafael e solicita que Débora esqueça tudo. Débora abraça Zulmira e simula que a perdoa. Cristina vai conversar com Ivan no quarto dele, mas escuta Rafael se aproximando e se esconde no armário.

Rafael sente o perfume de Cristina no quarto de Ivan e acha esquisito. Zulmira vê Cristina no quarto de Ivan e fica chocada. Cristina ameaça Zulmira, comunicando que vai prejudicá-la se contar revelar coisa. Zulmira indica a Ivan que não dirá nada. Serena esclarece para Julian que quer deseja ter conhecimento se Cristina teria sido capaz de fazer mal a Luna. Raul fala para Rafael que as terras do roseiral têm muito minério de ferro e a mineradora está querendo comprá-las. Rafael fica ofendido com a proposta de Raul. Cristina diz para Rafael aceitar a proposta. Rafael fica irado com Cristina.

Capítulo 162

Rafael esclarece para Cristina que jamais venderá o roseiral. Alexandra fala para Eduardo que Guto deseja revelar algo sobre as joias de Luna. Mirna dá uma boneca que ganhou de sua avó para Kátia presentear Ritinha no Natal. Kátia fica emocionada. Adelaide solicita que Débora e Cristina passem o Natal com ela. Agnes fica com medo que Cristina e Serena briguem na noite de Natal, mas Adelaide garante que não haverá problema. Felipe tenta dar um presente para Mirella, mas Olívia o impede. Felipe dá o presente de Mirella para Nina. Eduardo chama Ciro para ouvir o que Alexandra tem a dizer. Alexandra sente Guto se aproximando e se debate. Raul pede que Cristina o ajude a ganhar tempo até que as formigas destruam as rosas de Rafael. Rafael dá uma muda de rosa branca de presente a Serena. Roberval dá a casa da pensão de presente à família de Dalila. Serena fala para Rafael que ainda o ama e que vai esperá-lo.

Capítulo 163

Serena deseja que Rafael a ame não por ela representar a reencarnação de Luna. Rafael dá um beijo em Serena. Guto se afasta de Alexandra. Ciro solicita que Alexandra questione a Guto onde se encontram as joias. Vitório e Hélio mandam Olívia ir à cidade buscar roupas para eles. Roberval pega o dinheiro que Dalila ganhou de Cristina e o joga na praça para os habitantes da cidade. Vitório fica irado ao encontrar Carlito e o repreende. O Juiz escuta e critica a conduta de Vitório. Roberval dá presentes para as crianças pobres da vila. Agnes solta os cabelos na noite de Natal, para satisfazer o desejo de Ciro. Ciro fica encantado ao vê-la. Elias dá a Adelaide o anel que ia lhe dar quando quis pedi-la em casamento. Felipe manda restaurar a fotografia de Luna e o deixa no ateliê, como presente de Natal para Rafael. Cristina fica irada ao ver Serena na ceia de Adelaide e a acusa de desejar roubar seu marido. Serena acusa Cristina de ter falsificado o exame de gravidez.

Capítulo 164

Cristina vai embora, se fingindo de ofendida. Rafael avisa Cristina que vai tirar o assunto a limpo. Débora fala para Cristina que precisam acabar com Rafael antes que ele descubra tudo e queira se separar. Cristina explica para Débora que ainda ama Rafael e não quer se livrar dele. Felipe mostra o retrato de Luna a Rafael, que fica emocionado. Nina conta para Mirella que Felipe lhe deu um perfume, deixando-a arrasada. Rafael pede que Eduardo o ajude a descobrir a verdade. Mirna ouve Ritinha chamando Kátia de mãe. Eduardo leva Rafael para falar com Dalila. Olívia manda Mirella não se envolver com Gumercindo se não gostar realmente dele. Vera pede hospedagem a Adelaide e diz que precisa da ajuda dela. Raul diz a Débora que Cristina não deve sair da casa de Rafael, pois isso será considerado abandono do lar. Serena diz a Dalila que está na hora de dizer a verdade a Rafael. Cristina ouve a música de Luna e entra no ateliê. Ela encara o retrato com raiva.

Capítulo 165

Cristina pega uma espátula e cogita destruir o retrato de Luna, mas desiste ao ver Zulmira entrando no ateliê. Dalila revela a Rafael que fez o teste de gravidez no lugar de Cristina. Rafael fica em choque. Felipe solicita à Mirella para lhe dar outra oportunidade. Mirella o manda esquecê-la. Vera fala para Adelaide que está muito doente e acredita que não possuir muito tempo de vida. Rafael solicita que Eduardo o perdoe por ter desconfiado dele. Mirna promete a Kátia que não falará seu segredo a ninguém. Generosa fala para Olívia que viu Raul perto de sua casa no dia em que o dinheiro foi roubado. Olívia comunica a Raul que irá denunciá-lo ao delegado. Guto busca mostrar a Alexandra onde se encontram as joias, mas Eduardo ordena que se afaste dela. Rafael diz para Serena que se separará de Cristina. Serena solicita que Rafael lhe mostre uma prova de que sente amor por ela, e não só por Luna. Julian fala para Eduardo que Vera retornou e comunica que necessita dele. Alexandra escuta e chora. Rafael fala para Cristina que já tem conhecimento de tudo e a ordena que ela saia de sua casa.

Capítulo 166

Cristina se nega a ir embora, deixando Rafael em choque. Felipe busca falar com Cristina, mas ela o trata mal, falando que nunca gostou dele. Felipe fica mal, pois acredita que jamais foi amado por ninguém. Rafael apoia Felipe e diz que vão ter uma nova vida ao lado de Serena. Serena dá conselho à Olívia a não acusar Raul sem possuir provas, por conta disso magoará Mirella e Carlito. Vitório aceita, e Olívia fica feliz com a consideração dele. Vera apresenta a Eduardo os exames que realizou. Alexandra fica enciumada e deixa que Guto se aproxime dela. Julian nota que Guto está próximo de Alexandra e manda que ele vá embora. Agnes solicita para Ciro se afastar dela e diz que não deseja sofrer de novo. Bernardo fica interessado por Ofélia. Ermelino comunica à Débora que Rafael não necessita dar dinheiro algum a Cristina se desvendar que ela tem uma relação com outro homem. Serena vê a imagem de Luna diante do espelho.

Capítulo 167

Serena solicita que Cristina deixe Rafael em paz e siga com sua vida. Cristina fica irada e manda Serena afastar-se dela. Rafael diz para Cristina que a expulsará de sua casa. Cristina fala para Débora que deseja tirar Serena de seu caminho. Kátia fala para Crispim que Jorge lhe roubou um beijo. Crispim joga Jorge no chiqueiro. Mirna empurra Kátia no chiqueiro também e a festa de noivado vira uma grande confusão. Kátia deixa o sítio de Crispim e pede que Elias lhe dê abrigo. Elias não deseja abrigar Kátia, mas Adelaide intercede em favor dela. Mirna fala para Crispim que Ritinha é filha de Kátia e ele fica mal. Serena nota que Cristina é muito perigosa e decide fazer uma regressão para tomar conhecimento como era a relação dela com Luna. Vera fala para Rafael que pode estar muito doente. Vitório vê Raul dando um beijo em Olívia. Alaor leva flores para Mirna, que gosta. Adelaide solicita que Cristina e Débora saiam da casa de Rafael. Rafael solicita que Serena aceite seu amor. Os dois dão um beijo.

Capítulo 168

Serena solicita que Rafael desista de lutar pela casa e abandone Cristina, mas ele esclarece que não pode fazer isso. Serena comunica a Rafael que ele poderá perder tudo se der importância demais às coisas materiais. Adelaide fala para Cristina que ela a decepcionou muito. Cristina responde que jamais gostou da avó e Adelaide se sente mal. Olívia diz para Vitório que não deseja beijar Raul. Vitório expulsa Raul, que promete se vingar. Jorge pede desculpas à Mirna e dá de cara com Alaor. Kátia esclarece para Crispim que nunca foi a moça delicada que ele pensava. Mirna fala para Jorge que nunca irá perdoá-lo. Jorge solicita a aliança de volta, deixando Mirna furiosa. Bernardo oferece galinhas de presente a Ofélia. Ofélia esclarece para Bernardo que não tem interesse nele, mas ele garante que não irá desistir. Crispim busca roubar um beijo de Kátia. Elias fala para Crispim que ficou decepcionado com ele, pois acreditava que ele se casaria com Kátia. Crispim fala que Kátia não é boa o suficiente para se casar com ele. Vera solicita que Alexandra a perdoe. Cristina manda Ivan tirar Serena de sua vida. Rafael pede Serena em casamento, e ela topa.

Capítulo 169

Serena solicita que Rafael zele pelo roseiral, que está largado. Alexandra perdoa Vera, e as duas se acertam. Crispim não gosta de ver Alaor falando com Mirna e ameaça jogá-lo no chiqueiro. Mirna não permite e diz a Crispim que ele não vai mais atrapalhar sua vida. Adelaide solicita que Rafael deixe a casa para Cristina e vá ser feliz com Serena. Rafael se nega a desistir de sua casa. Um advogado, Santos, esclarece a Rafael que Cristina pode acusá-lo de ser amante de Serena, e o aconselha a realizar um acordo com Cristina.

Olívia fala para Abílio que vai pegar dinheiro emprestado com Rafael e acertar as dívidas antes da audiência. Jorge escuta o diálogo. Ofélia fala para Dalila e Roberval que irá morar com eles em seu novo apartamento. Kátia exige que Jorge namore firme com ela, e esclarece que pretende se casar. Zulmira se nega a obedecer às ordens de Débora. Rafael solicita ver a fatura da compra do veneno que Raul pediu para matar as formigas do roseiral. Serena e Terê vão nadar no rio. Ivan, com o rosto atrás de uma máscara, tenta pôr medo em Serena.

Capítulo 170

Terê solicita auxílio a José Aristides e Ivan escapa. Bernardo e José Aristides tiram Serena desmaiada de dentro da água. Luna guia o espírito de Serena de retorna até seu corpo. Débora fica irada ao tomar conhecimento que Cristina desejou afastar Serena de Roseiral, pois tem conhecimento que a suspeita do desaparecimento cairá sobre ela. Ela manda que Ivan tire Rafael do caminho de Cristina, pois assim sua filha ficaria com o dinheiro dele. Raul dala para Rafael que vai solicitar mais veneno para as formigas, mas não põe a solicitação no correio.

Guto apresenta a Alexandra onde as joias estão escondidas, mas ela não identifica o lugar. Roberval e Dalila não deixam que Ofélia vá morar com eles. Jorge fala para Raul que Olívia pretende pagar as dívidas antes da audiência. Rafael aceita emprestar o dinheiro a Olívia. Sabina diz para Hélio que seu ex-noivo deseja se casar com ela. Felipe solicita que Mirella volte para ele. Santos questiona a Cristina quanto ela deseja para assinar a separação, e ela quer uma fortuna. Julian inicia a sessão de regressão com Serena, e solicita que ela se concentre em Cristina.

Capítulo 171

Serena se recorda do momento em que Luna ganhou as joias, e nota que Cristina sempre as quis. Mirella esclarece para Felipe que não deseja namorá-lo nunca mais. Sabina esclarece para Hélio que gosta dele, mas que só negará o pedido de casamento do ex-noivo se tomar conhecimento quais são suas intenções. Hélio não tem conhecimento do que fazer, pois não crê que poderá sustentar uma família. Jorge fala para Kátia que não tem interesse nela e ela fica mal. Cristina fala para Rafael que, se ele vender o roseiral, poderá levantar o dinheiro que ela exige. Rafael se nega.

Cristina solicita que Rafael fique com ela mais uma noite e diz que, assim, esquecerá sua vingança. Rafael lembra que nunca passou a noite com Cristina. Ele manda que Cristina se afaste e ela fica irado. Ofélia fica muito tensa ao ver um mendigo. Rafael fala para Raul que deseja quitar as dívidas de Olívia. Felipe questiona se Nina deseja namorá-lo. Alexandra decide sair à atrás das joias, pois Guto não para de perturbá-la. Raul indica a Rafael que ele venda o roseiral para ter o dinheiro que Cristina deseja. Rafael questiona a Raul qual a vontade dele em vender o roseiral.

Capítulo 172

Ofélia fica muito irritada ao ver um mendigo na porta da igreja. Ela parece identificá-lo de algum lugar. Rafael fala para Raul que deseja pagar as dívidas de Olívia. Raul indica a Rafael que ele venda o roseiral para conseguir o dinheiro que Cristina deseja. Rafael questiona a Raul qual o interesse dele em vender o roseiral. Raul esclarece para Rafael que só estava tentando ajudá-lo a levantar o dinheiro que necessita. Rafael fala para Raul que vai mandar um profissional examinar os livros-caixa para compreender porque seus negócios têm dado tão pouca lucratividade. Ermelino aconselha Raul a desobedecer à ordem de Rafael e não quitar as dívidas de Olívia até após a audiência. Nina topa namorar com Felipe. Alexandra decide sair à procura das joias, pois Guto não para de atormentá-la.

Zulmira vê Ivan e Cristina falando e questiona se eles não têm vergonha. Yolanda fala com Osvaldo que um mendigo lhe questionou sobre Ofélia. Nina fala para Mirella que ela e Felipe se encontra namorando. Zulmira diz que Cristina de estar se aproveitando de Ivan e a manda deixá-lo em paz. Serena fala para Rafael que Cristina queria as joias de Luna. Rafael agride Cristina e ordena que ela e sua mãe saiam de sua casa.

Capítulo 173

Felipe tenta apagar o fogo, desesperado. Ivan entra no atelier e tira Cristina em meio ao fogo. Felipe solicita que Rafael saia. Rafael é atingido por um lustre que despenca e desmaia. Serena pressente que algo está ocorrendo com Rafael e vai até a casa dele. Os policiais apagam o fogo. Serena fica desesperada ao ver Rafael ferido e solicita que não a deixe. Ivan vê no atelier os restos do galão de gasolina que Cristina usou para iniciar o incêndio. Cristina põe Serena para fora da casa de Rafael e a humilha.

Serena solicita a Roberval para levá-la até o roseiral. Eduardo fica sabendo que o fogo afetou as córneas de Rafael e que ele pode não enxergar mais. Débora se aproveita do fato de Rafael estar no hospital e demite Eurico e Zulmira. Ivan tira o galão de gasolina do atelier e o esconde. Cristina esclarece para Ivan que irá cuidar dos negócios de Rafael enquanto ele estiver mal e fará de tudo para prejudicá-lo. Serena solicita a ajuda de José Aristides para salvar Rafael.

Capítulo 174

Felipe convence Eduardo a deixar José Aristides tratar de Rafael. José Aristides põe argila nos ferimentos de Rafael para que sua febre passe. Cristina busca entrar no quarto de Rafael, mas Felipe e Eduardo não a deixam. José Aristides manda a doença ir embora. Ivan fala para Cristina que viu Serena e José Aristides no hospital. José Aristides termina o tratamento e vai embora. Serena implora para Eduardo deixá-la ficar. Cristina entra no quarto de Rafael e não reconhece Serena, uniformizada de enfermeira. O mendigo fala para Generosa que está atrás de Ofélia. Ivan manda Débora desistir da demissão de Eurico e Zulmira. O delegado fala para Cristina que o incêndio parece não ter sido um acidente e questiona qual foi a participação dela. Rafael abre os olhos.

Capítulo 175

Cristina fica irritada ao pegar Serena no quarto de Rafael. Eduardo esclarece para Cristina que estão tentando auxiliar Rafael, mas ela não deseja escutar explicações. Cristina denuncia Eduardo, Serena e José Aristides para o diretor do hospital, que proíbe a entrada deles no local. Para ganhar a confiança de Cristina, Judith lhe fala que não concordou com a atitude de Eduardo. O delegado fica convencido de que o incêndio na casa de Rafael foi um acidente. Zulmira pensa em falar para o delegado que suspeita que Cristina iniciou o incêndio, mas teme prejudicar Ivan. Ciro diz para Agnes que Cristina se encontra envolvida na morte de Luna e fala que necessitam achar as jóias para comprovar isso. Crispim sente saudades de Kátia, mas não quer admitir. Um cobrador confisca as panelas do restaurante, e Olívia fica nervosa. Cristina expulsa Felipe de casa.

Capítulo 176

Cristina acusa Felipe de atrapalhar o tratamento de Rafael. Felipe fica indignado, mas não tem outra alternativa, se não, ir embora. Olívia manda Vitório usar uma velha bacia para fazer macarrão e veste seus funcionários de chineses. Mirna nota que Crispim ainda gosta de Kátia e decide auxiliá-lo. O juiz fica encantado com a noite chinesa do restaurante de Olívia, para ódio de Raul. Bernardo comunica a Raul que as formigas estão destruindo o roseiral e questiona se o veneno encomendado já chegou. Raul garante a Bernardo que o comunicará quando o veneno chegar. Jorge fala para Raul que Olívia cozinhou numa bacia e ele exige que ele diga isso ao juiz. Rafael é levado para casa. Débora comunica Zulmira que só ela e Cristina poderão entrar no quarto de Rafael. Serena fala para Hélio que ela necessita se aproximar de Rafael de qualquer forma.

Capítulo 177

Cristina diz para Rafael que mandou Guto roubar as joias de Luna porque sempre sentiu inveja dela. Rafael segue parada, mas uma lágrima cai de seu olho sem que Cristina perceba. Débora e Cristina acertam com Judith para cuidar de Rafael. Judith fala para Rafael que está ali para ajudá-lo. Adelaide e Agnes solicitam que Cristina deixe a casa de Rafael, mas ela as põe para fora. Eduardo fala para Serena que vai ajudá-la a entrar na casa de Rafael para ela vê-lo. Mirella fica mal ao tomar conhecimento que Felipe foi expulso de casa e vai consolá-lo. Mirna diz para Kátia que vai pedir que Crispim a perdoe para que eles namorarem. Crispim revela para Bernardo que está apaixonado por Kátia. Jorge depõe contra Olívia e o juiz dá a posse do restaurante para Raul. Alexandra vai até a locomotiva abandonada tentar encontrar as joias. Cristina dá um beijo em Ivan na frente de Rafael. Eduardo fala para Serena que Judith vai auxiliá-la a entrar na casa de Rafael.

Capítulo 178

Débora fala para Cristina que Rafael pode recobrar a consciência e lembrar de tudo que ela fez e disse na sua frente. Cristina diz para Débora que dará um jeito de Rafael estar arruinado quando despertar. Adelaide se nega a crer que Cristina tenha se envolvido na morte de Luna e decide falar com ela. Felipe solicita para reatar o namoro com Mirella, mas ela esclarece que eles não podem brincar com os sentimentos de Nina e Gumercindo. Alexandra, com a ajuda das crianças, procura pelas joias na locomotiva. Um policial vê Alexandra e tenta levá-la de volta para casa, mas ela reage. Alexandra é presa. Satisfeito, Raul toma conta de seu restaurante. Vitório acerta as contas com Jorge. O mendigo chega à pensão e questiona a Osvaldo se é ali que Ofélia vive. Ofélia vê o mendigo e dá um grito. Adelaide questiona à Cristina se ela tem algo a ver com a morte de Luna. Judith manda Serena se esconder na estufa até que Débora e Cristina durmam. Serena vê que as rosas estão morrendo.

Capítulo 179

Serena cai no choro ao perceber que as rosas estão murchas, sem os devidos cuidados de Rafael. Adelaide nota que Cristina foi responsável pela morte de Luna. A vilã, para não sair perdendo, inverte a situação e diz a avó que ela é a verdadeira culpada pela morte da bailarina, já que foi ela quem optou por dar as joias à Luna. Adelaide fica espantada com a atitude de Cristina. Débora sugere à filha que ela dê um jeito em Rafael e fuja. Cristina garante que quer ver Rafael passar por maus momentos. Débora teme que Cristina acabe sendo descoberta e, para acabar com a obsessão dela, decide dar um jeito em Rafael. Judith nota que Rafael está com um ferimento na boca que não tinha antes. Ofélia fala que o mendigo é o morto e que, por ele a ter abandonado por uma dançarina, preferiu dizer a todos que ele havia morrido. Vitório se nega a trabalhar para Raul, que não tem conhecimento onde vai encontrar outro cozinheiro para o restaurante. Adelaide fala para Agnes que, para que Cristina e Débora fiquem sem nada, vai passar tudo que tem para o nome de Serena. Judith auxilia Serena a entrar no quarto de Rafael. Rafael move um dedo e toca a mão de Serena.

Capítulo 180

Serena diz para Rafael que vai encontrar uma maneira de tirá-lo dali. Ela solicita a Rafael para não deixar ninguém desvendar que ele está melhorando. Cristina se dirige ao quarto de Rafael, mas Serena consegue se esconder. O falecido critica Osvaldo, pois não gosta de saber que Divina é obrigada a ter uma pensão para se sustentar. Ermelino diz para Raul que seu sobrinho, Baltazar, é cozinheiro. Raul o contrata para trabalhar no restaurante. O falecido esclarece que vai querer dormir ao lado de Ofélia, que já adianta que só dormirá com ele quando tiver um quarto. Vitório não permite que Jorge durma mais na pensão. Jorge solicita abrigo a Elias. Cristina come a comida de Rafael e o deixa com fome. Baltazar chega ao restaurante levando livros de culinária. Serena solicita que Bernardo a deixe esconder Rafael em seu sítio e ele aceita. Cristina diz para Raul que deseja vender as terras do roseiral o mais rápido possível.

Capítulo 181

Raul diz para Cristina que vai resolver tudo. Guto incorpora em Alexandra e fala que só irá embora quando achar as joias. Guto fala para Cristina que uma moça vai auxiliá-lo a desmascará-la. Cristina fala para Débora o que viu, mas ela não crê. José Aristides diz para Bernardo que o roseiral está sendo destruído pelas formigas e eles decidem solicitar de novo o veneno a Raul. Jorge solicita que Raul dê um emprego à Kátia e ele a contrata como ajudante de cozinha. Vitório decide vender algodão-doce para sobreviver. Baltazar não consegue cozinhar nada sem olhar antes nos livros. Raul diz para Bernardo e José Aristides que o roseiral vai ser vendido. Hélio pede Sabina em casamento e ela aceita. O falecido não concorda com o namoro de Hélio e Sabina. Serena reza e solicita a Deus que lhe dê uma ideia para salvar Rafael. Ela vê a imagem de Luna no espelho. Eduardo ameaça Débora com a polícia, se ela não permitir que Felipe veja Rafael. Luna manda Serena procurar Alexandra.

Capítulo 182

Luna esclarece à Serena que Alexandra sabe sobre as joias. Débora encontra Cristina e Ivan no quarto de Rafael. Ela manda que Ivan se esconda para não ser visto por Felipe e Eduardo. Ivan se esconde no quarto de Felipe e começa a mexer nas roupas dele. Eduardo nota que o estado de Rafael não está bom. Hélio esclarece que a família de Sabina tem posses e o falecido, imediatamente, a abraça. Felipe entra em seu quarto e encontra Ivan usando suas roupas. Carlito exige que Vitório lhe dê algodão-doce, mas eles não se acertam. Raul vê e leva Carlito para morar com ele. Ivan fala para Felipe que acreditou que ele não queria mais aquelas roupas. Felipe vai embora irado. Cristina não gosta da atitude de Ivan e o enfrenta. Ivan não se intimida e ainda chama a atenção de Cristina. Débora fala para Cristina que suspeita de Judith. Cristina não dá muito crédito às desconfianças da mãe. Dalila e Roberval saem da pensão. Olívia vai com Abílio até o restaurante para exigir Carlito de volta. Cristina acredita que Rafael se mexeu. Alexandra fala para Serena que escuta uma voz que lhe solicita para procurar as joias.

Capítulo 183

Alexandra fala para Serena que as joias estão escondidas perto da locomotiva. Cristina diz para Débora que Rafael vai aprender a amá-la, pois ele está sentindo a falta que seu amor lhe faz. Débora nota que Cristina está perdendo o juízo. Ofélia é obrigada a dormir ao lado do falecido, mas exige que Joli fique entre eles. Carlito diz para Olívia que só retornará a morar com ela se ela terminar com Vitório. Olívia fica irada e diz a Carlito que ele pode ficar com Raul. Raul não gosta, pois na realidade só queria tentar tira vantagem de Olívia. Baltazar revela para Kátia que não sabe cozinhar e, para que ninguém descubra sua fraqueza e não tenha coragem de reclamar, decide fazer um prato bem sofisticado. Os clientes, com vergonha de admitir que nunca comeram um prato chique, simulam gostar da comida de Baltazar. Sabina fica chateada com o preconceito da família de Hélio e decide partir sem avisar a ninguém. Judith fala para Eduardo que Cristina não está cuidando bem de Rafael. Raul e Cristina se preparam para vender o roseiral, mas o comprador diz que há um problema. Judith nota que Rafael está com muita febre. Serena fala para Eduardo que eles necessitam tirar Rafael de perto de Cristina.

Capítulo 184

Eduardo e Serena decidem remover Rafael naquela noite mesmo. O comprador esclarece para Cristina que Felipe deve assinar a venda das terras do roseiral, ou o documento não valerá nada. Vera fala com Felipe que perdeu a vontade de viver. Felipe solicita para Julian ajudar Vera. Vitório diz a Abílio que, se ele achar que a situação de Olívia está realmente desesperadora, ele a abandonará para que ela possa voltar para Raul. Serena e Hélio solicitam a ajuda de Roberval para remover Rafael. Dalila deseja ter conhecimento aonde Roberval vai, mas ele explica que é segredo. Raul diz para Felipe que Rafael está numa situação financeira difícil e afirma que a única solução é vender o roseiral. Julian faz outra sessão com Alexandra. Alexandra incorpora o espírito de sua mãe, que solicita para ela não se sentir culpada pelo que aconteceu. Alexandra fica emocionada ao tomar conhecimento da mensagem e fala para Julian que seu pai abandonou sua mãe quando ela nasceu. Felipe fala para Raul que necessita de pensar. Débora manda Ivan vigiar Judith. Crispim decide perdoar Kátia, mas desiste ao tomar conhecimento que Jorge está morando com ela. Eduardo e Serena chegam à casa de Rafael.

Capítulo 185

Serena, Eduardo, Hélio, Roberval e Vitório entram na casa de Rafael, tomando cuidado para não fazer barulho. Baltazar inventa pratos horríveis, mas como fala aos clientes que tudo é muito chique, todos simulam gostar da comida. Serena e Eduardo põem Rafael numa maca e o levam na direção da porta. Débora vê e grita por Cristina. Ivan e Cristina saem do quarto. Vitório bate de frente Ivan. Cristina ameaça telefonar para a polícia, mas Serena corta o fio do telefone. Eduardo e Roberval levam Rafael para o sítio de Bernardo. Serena, Vitório e Hélio escapem. Cristina denuncia ao delegado que Serena raptou Rafael. A polícia acha Serena, Hélio e Vitório na casa de Olívia, que confirma que eles passaram a noite toda na sua casa. Dalila exige que Roberval lhe diga onde se encontrava, mas ele diz que é segredo. Serena diz para Rafael que o salvará.

Capítulo 186

Serena solicita que Bernardo chame José Aristides para auxiliar no tratamento de Rafael. Abílio diz para Olívia que ela pode reverter a situação diante do juiz se Dalila testemunhar contra Raul. Raul obriga Carlito a realizar o café da manhã e varrer a casa. Mirna expulsa Alaor para que não perceba que Rafael está lá. Alaor acredita que ela está com outro pretendente. Serena questiona a Rafael se a escuta e ele faz um sinal com o dedo indicando que sim. Cristina exige que Eduardo lhe fala onde está Rafael, mas ele se nega. Cristina e Débora procuram por Serena na pensão, mas Hélio deixa claro que ninguém vai dizer onde ela está. Roberval não deixa que Dalila deponha e fale de seu envolvimento com Raul para o juiz. José Aristides faz uma estátua de barro de Rafael, com fios de seu cabelo dentro. Ele esclarece para Serena que, enquanto Rafael estiver se recuperando, a estátua não pode se quebrar. Serena solicita que José Aristides também coloque fios do cabelo dela dentro da estátua.

Capítulo 187

Olívia busca convencer Dalila e Roberval a ajudá-la, mas não tem êxito. Alaor fala para Jorge que Mirna estava com outro pretendente quando foi visitá-la, deixando-o irado. Felipe solicita conversar com Mirella, que vai ao seu encontro na sorveteria. Generosa vê os dois e fala tudo para Nina, que reclama com Gumercindo. Jorge exige que Mirna lhe fale quem é o homem que se encontra em sua casa. Felipe esclarece para Mirella que não tem o conhecimento se deve ou não vender o roseiral. Mirella manda Felipe seguir seu coração. Felipe beija a mão de Mirella. Gumercindo vê. Crispim vê e fica irado. Vitório fala para Hélio que decidiu abandonar Olívia porque assim ela terá mais chances para recuperar o filho e o restaurante. Débora engana Roberval para desvendar onde está Rafael. Eduardo nota que a febre de Rafael diminuiu. Serena mostra a Eduardo que a estátua de barro está quente.

Capítulo 188

Serena esclarece a Eduardo que a febre de Rafael passou para a estátua, deixando-o pasmo. Felipe esclarece à Nina que ainda é apaixonado por Mirella e termina tudo com ela. Gumercindo se declara para Mirella e solicita que lhe dê uma chance. Ofélia e Divina garantem a Vitório que vão lhe arranjar uma namorada melhor do que Olívia. Felipe diz para Cristina que não vai assinar o contrato de venda do roseiral. Rafael começa a se mexer e sorrir para Serena, que fica emocionada. Crispim escolhe um noivo para Mirna. Ofélia e Divina desvendam que Judith é solteira e buscam convencer Vitório a namorá-la. Judith dá um beijo em Vitório. Olívia vê e fica horrorizada. Julian fala para Eduardo que ele precisa dar mais atenção a Alexandra. Alexandra acredita que Eduardo não a ama. Cristina e Débora dizem para Roberval que ele pode ser preso por ter auxiliado Rafael e obrigam que diga onde está o botânico. Rafael diz o nome de Serena.

Capítulo 189

Serena fica muito emocionada. Débora diz para Roberval que ele pode ser acusado de assassinato se Rafael morrer. Roberval garante que não sabe onde o botânico está. Vitório diz para Olívia que não a ama mais e ela fica mal. José Aristides apresenta à Serena que a estátua de barro está manchada, o que significa que as queimaduras de Rafael estão passando para o objeto. Vera acredita que Felipe fez a coisa certa ao não vender o roseiral. Hélio fala para Dalila que deve deixar de ser egoísta e deixar que Rafael siga escondido. Jorge pede para namorar Kátia, ela diz que deseja casar e Jorge aceita. Julian fala para Eduardo que ele não deve dar falsas esperanças a Alexandra se não gosta dela. Roberval fica sabendo que Raul está morando no mesmo prédio e fica enciumado. Eduardo fala para Alexandra que tomou uma decisão e ela adivinha que ele quer ir embora. O espírito de Guto se aproxima de Cristina. Luna surge no espelho e fala para Serena que Rafael está em perigo.

Capítulo 190

Luna pede que Serena tome cuidado com a estátua, deixando-a preocupada. Cristina berra e todos na casa correm para auxiliá-la. Débora a manda se controlar. Alexandra quer ter conhecimento se Eduardo vai agir como seu marido ou não. Eduardo e Alexandra se amam. Kátia fala para Elias que vai se casar com Jorge. Elias fica um pouco mal, mas disfarça. Cristina manda Raul fazer de tudo para convencer Felipe de que vender o roseiral é a única maneira de salvar Rafael de falir. Mirella topa namorar Gumercindo. Hélio fala para Sabina que deseja agendar a data do noivado, deixando-a feliz demais. Kátia vai experimentar um vestido de noiva na loja de Madalena. Crispim vê Kátia vestida de noiva e toma um susto. Olívia acusa Vitório de tê-la largado porque ela perdeu o restaurante. Vitório vai atrás de Olívia e pede para se explicar. Roberval se nega a dizer onde Rafael está, mas Dalila deduz que está no sítio de Bernardo e fala para Débora. Felipe vai visitar Rafael. José Aristides vê um carro se aproximando do sítio.

Capítulo 191

Cristina e Débora chegam ao sítio de Bernardo juntas com a polícia. Serena não deixa que ninguém entre na casa. Vitório é estúpido com Olívia na tentativa que ela o esqueça. Kátia esclarece a Crispim que vai se casar com Jorge para dar um pai para Ritinha. Crispim fica mal. Ciro diz ao delegado que ele não pode entrar na casa de Bernardo sem possuir uma ordem judicial. Mirna fica mal ao ter conhecimento que Jorge vai se casar com Kátia. Mirna e Crispim choram ininterruptamente. Roberval diz que Dalila éegoísta por ela ter contado onde Rafael estava só para não se prejudicar. Divina nota que desapareceu o dinheiro que escondia em um pote. Ofélia desconfia de Terê. Kátia não tem conhecimento se tomou a decisão certa ao aceitar se casar com Jorge. Roberval vê Dalila falando com Raul. Cristina busca forçar sua entrada na casa de Crispim. Mirna joga Cristina no chiqueiro.

Capítulo 192

Cristina diz que vai retornar trazendo uma ordem judicial. Roberval manda Raul ficar longe de Dalila. Raul manda Carlito limpar o apartamento e cozinhar para ele, deixando-o irado. O espírito que domina Alexandra nota que Julian está apaixonado por ela e zomba dele. Julian manda o espírito embora. Serena garante que irá fazer Rafael dizer para que ele possa falar ao delegado que não quer ficar com Cristina. Julian pede para Eduardo ver uma sessão que vai realizar com Alexandra e explica que ela necessita do amor dele para se libertar dos espíritos. Divina exige que Terê devolva o dinheiro. Terê garante que é inocente e fica muito magoado. Olívia e Vitório não param de pensar um no outro. Ofélia questiona ao Falecido se foi ele quem pegou o dinheiro. José Aristides e Serena solicitam que Rafael lute para melhorar logo. Hélio defende Terê e garante que irá descobrir quem pegou o dinheiro. Mirella e Felipe voltam a se aproximar. Débora procura a bruxa e solicita a poção venenosa. Rafael sorri para Serena.

Capítulo 193

Serena fica muito feliz com o sorriso de Rafael. A bruxa solicita para Débora buscar a poção dentro de mais alguns dias. Mirella manda Felipe afastar-se dela, deixando-o mal. O Falecido diz para Ofélia que não roubou o dinheiro. Hélio exige que ninguém mais acuse Terê sem provas. Julian solicita que Vera não desista da vida e a abraça. Vera fica mais feliz após a visita de Julian. O espírito de Guto incorpora em Alexandra e fala que deseja achar as joias. Olívia decide ir ao restaurante para tomar conhecimento se ele está mesmo fazendo sucesso. Vitório vê Baltazar preparando uma galinha e não compreende a razão do sucesso dele.

Olívia come a galinha pensando que é faisão e a acha deliciosa. Ciro fala novamente de seus sentimentos por Agnes, mas ela foge dele. O espírito de Guto amedronta Cristina. Cristina demite Mirna, Bernardo e Crispim. Raul mostra a Felipe que as dívidas de Rafael são enormes e afirma que a única maneira de escapar da falência é vender o roseiral. Vera pergunta o que está acontecendo. Rafael consegue se levantar e dar alguns passos sozinho.

Capítulo 194

Vera diz para Raul que quitará as dívidas de Rafael com seu dinheiro, para que Felipe não venda o roseiral. Raul fica irado, mas disfarça. Rafael melhora mais. Cristina consegue a ordem judicial para tirar Rafael da casa de Bernardo e leva o delegado até lá. O advogado de Vera diz para Raul que deseja chamar um contador para examinar as dívidas. Raul finge aceitar, mas fica preocupado, pois teme que o contador desvende que criou algumas dívidas. Rafael fala ao delegado que não deseja sair de onde está e garante a Cristina que vai colocá-la na cadeia por tudo o que ela fez. Débora diz para Cristina que necessitam sair da casa de Rafael e fingir terem aceitado a derrota.

Vera fica sabendo que está com um sério problema no cérebro e não tem ideia se vai viver muitos anos ou poucos dias. Julian fala para Vera que ela necessita aproveitar a vida. Eduardo garante à Alexandra que esqueceu Vera. Osvaldo nota que mais dinheiro sumiu. Débora solicita para Ermelino convencer Rafael a dar uma pequena pensão para Cristina. Cristina e Débora saem da casa e Rafael retorna. Débora e Cristina solicitam abrigo a Agnes, que se nega a deixá-las morar com ela.

Capítulo 195

Débora diz para Agnes que também tem direitos à casa e se nega a ir embora. Rafael diz para Serena que aprendeu a amá-la por quem ela é e solicita para ela se mudar de forma imediata para sua casa, em vez de esperar que seu divórcio saia. Serena aceita e diz a Rafael que, no dia seguinte, eles vão se casar. Adelaide explica a Débora que transferiu seus bens para o nome de Serena, mas deixou um apartamento para ela. Débora e Cristina aceitam em ir embora, mas garantem que irão se vingar. Adelaide passa mal após a discussão e Eduardo comunica que ela necessita de repouso. Ivan solicita morar no apartamento, mas Débora não deixa. Osvaldo acusa Terê pelo desaparecimento do dinheiro, mas Hélio fala que estava com ele o tempo todo. Madalena, ao notar que Raul está querendo enganá-la, decide inverter a situação. Vitório fica sabendo que Baltazar não sabe cozinhar e decide provar que ele é uma fraude. Serena e Rafael contam que vão se casar no dia seguinte. Débora pega a poção venenosa com a bruxa.

Capítulo 196

Débora arquiteta usar a poção com Rafael. Mirella revela à Olívia que gostaria de voltar a namorar Felipe. Felipe explica para Rafael que ama Mirella, mas vai desistir pois já notou que ela não o deseja. Hélio revela para a família que ele e Sabina vão se casar e solicita que Clarice e Abílio sejam seus padrinhos. Divina e Ofélia tentam protestar, mas Hélio comunica que não mudará de ideia. Olívia decide falar com Felipe em nome de Mirella. Madalena aceita os presentes caros que Raul lhe entrega, mas, na verdade, namora Tadeu às escondidas.

Carlito diz para Raul que, se continuar a tirar vantagem dele, vai revelar tudo ao juiz. Luna diz para Serena que ela ainda não desvendou qual é sua missão. Roberval fala para Dalila que seu avô deseja que eles se mudem para a fazenda dele. Eurico se declara para Zulmira e a pede em casamento. Cristina solicita dinheiro a Raul. Raul esclarece para Cristina que não irá mais dar dinheiro, pois ela não serve para mais nada. Serena se veste de branco e fala para Rafael que veio buscá-lo para o casamento. Rafael quer que Serena vá com ele.

Capítulo 197

Rafael oferece à Serena as rosas que cuidou para Luna. Ele deseja que ela as use no buquê de seu casamento. Raul diz para Cristina que não vai mais lhe dar dinheiro. Cristina ameaça revelar tudo que tem conhecimento sobre ele e Raul se vê obrigado a ceder. Zulmira pede para pensar na proposta de casamento de Eurico. Para provar que ela e Cristina não têm interesse em dinheiro, Débora manda Ermelino aceitar qualquer acordo que Rafael sugerir. Raul solicita para Terezinha cuidar da limpeza de sua casa. Terezinha vê que Dalila é vizinha de Raul e fala que ela deve estar enganando Roberval. Roberval escuta e fica mal. Judith fala para Olívia que não se encontra namorando Vitório.

Olívia garante a Felipe que Mirella gosta dele e o aconselha a procurá-la. Mirella fica feliz, mas diz que, primeiro, necessita terminar seu namoro com Gumercindo. Felipe fala para Nina que vai reatar o namoro com Mirella, deixando-a mal. Serena leva Rafael para perto do riacho e eles se casam com as bênçãos do Criador.

Capítulo 198

Rafael garante à Serena que irá cuidar do roseiral e salvá-lo. Terê se muda para a casa de Rafael e Serena, que decidem adotá-lo. Mirella agenda um encontro com Gumercindo. Olívia vai visitar Carlito e fica irada ao encontrar Terezinha no apartamento de Raul. Vitório fala que está namorando Judith e Olívia não compreende por que ele está mentindo. Rafael apresenta à Serena que criou uma rosa só para ela, que acabou de desabrochar.

Nina diz para Felipe que Mirella segue namorando Gumercindo. Serena tem um mau pressentimento ao tomar conhecimento que Cristina deseja realizar um acordo com Rafael. Para felicidade do Falecido, Terê vai buscar Joli para levá-lo a sua nova casa. Sabina deseja comprar um vestido de noiva, mas Madalena diz que ela não vai ter dinheiro para quitar. Gumercindo dá um beijo em Mirella antes que ela possa falar algo. Felipe vê. Serena diz a Rafael que José Aristides tem conhecimento como salvar o roseiral.

Capítulo 199

José Aristides esclarece a Rafael que só o que eles têm de fazer é molhar as rosas com água misturada a fumo de corda para afastar as formigas. Felipe fica furioso com Mirella. Madalena descobre que Sabina tem dinheiro e se arrepende de tê-la tratado mal. Mirella termina com Gumercindo, deixando-o mal. Gumercindo deixa que Felipe pense que ele e Mirella ainda estão namorando. Rafael fala para Raul que necessita de dinheiro para salvar o roseiral. Raul esclarece a Rafael que ele está com muitas dívidas e que vender o roseiral seria uma boa solução. Dalila garante a Roberval que não tem mais nada com Raul. Kátia aconselha Gumercindo a falar a verdade a Felipe. Cristina garante a Ivan que Alexandra sabe onde estão as joias e o manda segui-la. Gumercindo explica a Felipe que houve um mal-entendido. Felipe e Mirella voltam a namorar. Vitório decide colocar purgante na comida do restaurante para desmascarar Baltazar. Ivan vigia Alexandra e ela sente que está sendo notada.

Capítulo 200

Eduardo não crê quando Alexandra fala que está sendo seguida. Ciro manda Rafael tomar cuidado com Raul, pois ele não é honesto. Rafael promete que vai examinar os livros de contabilidade. Nina chora por ter perdido Felipe. O Falecido vai atrás de Ofélia e ela foge dele. Nina garante ao Falecido que ele ainda vai conseguir reconquistar Ofélia. Mirella fica grato a Gumercindo pelo que fez. Vitório solicita a Gumercindo ajudá-lo a colocar purgante na comida do restaurante. Jorge solicita perdão a Mirna e questiona se ela ainda deseja casar com ele. Rafael, Felipe e Serena vão comprar o fumo de corda. Mirna fala para Jorge que necessita pensar. Raul debocha de Roberval, que fica mais ciumento. Os cabelos de Vera começam a cair, deixando-a muito triste. Rafael ensina Felipe a podar as roseiras. Alexandra encontra a maleta das joias com a ajuda das crianças, mas logo depois dá de cara com Ivan.

Capítulo 201

Ivan exige que Alexandra lhe dê as joias, mas ela se nega. Ciro escuta Alexandra berrando por socorro e bate de frente com Ivan. Um policial tenta interceder, e Ivan foge. Vários amigos de Rafael e Serena se oferecem para auxiliá-los a salvar o roseiral. Guto diz para Cristina que as joias foram encontradas e que este é o início do seu fim. Ivan fala para Débora e Cristina que necessitam fugir da cidade. Débora garante que possui um plano. Julian diz para Vera que seus cabelos estão caindo por nervosismo e não por conta da doença.

Ele indica que busquem uma pessoa que faça operações espirituais para tentar curá-la. Vera não crê que seu caso tenha solução. Alexandra mostra a Agnes e Adelaide que encontrou as joias, deixando-as muito emocionadas. Alexandra solicita que Agnes devolva as joias à verdadeira dona, pois só assim o espírito de Guto descansará. Raul dá um beijo em Dalila. Roberval vê. Débora fala para Ivan que vai dar um jeito em Rafael e esclarece que precisa da ajuda dele. Agnes entrega as joias a Serena. Serena coloca um diadema e, ao ver-se no espelho, vê o reflexo de Luna.

Capítulo 202

Serena aceita em ficar com as joias, mas esclarece para Rafael que não vai usá-las nunca, pois elas são carregadas de tristeza. Débora convence Ivan a auxiliá-la a dar um jeito em Rafael. Roberval acredita que Dalila o traiu e a expulsa de casa. Dalila busca se explicar, em vão. Cristina garante a Débora que as joias ainda serão suas. Ciro apresenta à Agnes que encontrou um caderno na maleta e fala que ali pode estar a prova do envolvimento de Cristina na morte de Luna. Serena revela para Felipe que algo de ruim ligado às joias ainda vai acontecer.

Crispim dá conselho à Mirna para perdoar Jorge para que ele possa se casar com Kátia. Dalila revela para Osvaldo que Roberval a expulsou de casa. Osvaldo chama Vitório e Hélio para tirarem satisfações com Roberval. Roberval fala que viu Dalila beijando Raul e Osvaldo fica irado. Dalila garante que irá provar sua inocência. Hélio fala para Dalila que já sabe como ela pode provar que não está envolvida com Raul. Serena fala para Rafael que as joias têm uma maldição.

Capítulo 203

Rafael respeita a decisão de Serena de não utilizar as joias. Hélio garante a Roberval que Dalila vai lhe provar que não gosta mais de Raul, mas ele não crê. Cristina e Ivan aguardam Eduardo deixar Alexandra só em casa e iniciam um interrogatório para que ela conte onde se encontram as joias. Alexandra se nega a falar qualquer coisa a Cristina e Ivan, e eles desistem. Terezinha revela a Raul que o ama. Raul cai na gargalhada da cara de Terezinha e a deixa mal. Serena, Rafael e vários amigos molham as rosas com a água misturada com fumo de rolo. Ciro diz para Agnes que não poderá fazer nada com as informações que estão no caderno de Guto, pois o assassinato de Luna é um crime prescrito. Alexandra diz para Eduardo que foi atacada.

Terezinha ameaça falar tudo o que tem conhecimento sobre Raul. Raul muda de ação, fala para Terezinha que compreendeu tudo errado e que eles ficarão juntos quando ele se separar de Olívia. Adelaide fala para Cristina que as joias estão com Serena. Gumercindo, a pedido de Vitório, joga purgante dentro de um cassoulet que Baltazar está preparando. Os clientes do restaurante ficam com dor de barriga. Cristina fala para Serena que veio buscar as joias.

Capítulo 204

Serena diz para Cristina que jamais lhe entregará as joias, pois elas causaram a morte de Luna. Cristina avança sobre Serena. Serena bate de frente com Cristina e a expulsa de sua casa. Ivan busca interferir, mas Rafael chega e ameaça chamar a polícia. Agnes fala para Ciro que deve esquecê-la e ir atrás uma mulher mais jovem. Ciro responde que não deseja outra mulher. Débora garante a Cristina que terá tudo que quiser depois que assinar o acordo de separação. Cristina não compreende, pois tem conhecimento que abrirá mão de todo o dinheiro com o acordo.

Kátia fala para Raul que Baltazar não era um cozinheiro de verdade. Raul demite Baltazar. Dalila aceita em fazer o que Hélio indicou. Abílio fala com Olívia que sua audiência com o juiz está chegando e comunica que, se não achar algum argumento novo contra Raul, perderá o caso. Jorge questiona à Mirna se ela o perdoa. Vera fala para Julian que decidiu viajar com ele para procurar o médium que pode curá-la. Julian solicita que Vera se case com ele. Ermelino apresenta à Débora e Cristina o que Rafael ofereceu.

Capítulo 205

Bernardo fala para Rafael que o roseiral está salvo. Cristina fica indignada com o pouco que ganhará no acordo, mas Débora solicita que a filha confie nela. Mirna fala para Jorge que ele partiu seu coração e se nega a perdoá-lo. Mirna não aceita a corte de mais ninguém e expulsa os pretendentes. Vera aceita o pedido de Julian. Felipe solicita a Rafael para trabalhar nas roseiras com ele. Rafael convida Hélio para trabalhar na empresa de rosas, deixando-o radiante. A ajudante de Madalena se oferece para testemunhar a favor de Olívia. Nenhum freguês surge no restaurante. Vitório fala para Raul que ele e Gumercindo o sabotaram, deixando-o irado.

Raul fecha o restaurante. Alaor e Gumercindo comunicam que não vão pagar a pensão até arrumarem outro emprego. Vitório fala para Olívia que acabou com o restaurante de Raul. Os dois se beijam, mas brigam em seguida. Chega o dia do casamento de Jorge e Kátia. Três mulheres interrompem o casamento, falando que Jorge já é marido delas. Jorge sai em disparada, nervosíssimo. Serena fala para Rafael que sente uma sombra dentro dela toda vez que ele menciona o acordo que vai assinar com Cristina.

Capítulo 206

Rafael esclarece para Serena que necessita assinar o acordo. O delegado leva Jorge preso por bigamia. Kátia fica mal. Crispim confessa a Kátia que ainda gosta dela e questiona se ela não deseja aproveitar que a festa está pronta e se casar com ele. Kátia se casa com Crispim e vai morar no sítio com Ritinha. Kátia garante que tudo dará certo, desde que tenha amor. Débora fala para Ivan que dará veneno a Rafael. Guto fala para Alexandra que algo de ruim vai ocorrer a Rafael. Alexandra solicita que Eduardo veja se Rafael está bem. Hélio examina o livro-caixa da empresa de rosas e nota que as contas não conferem. Raul garante a Hélio que está enganado.

Cristina e Débora vão à casa de Rafael para assinar o acordo. Rafael solicita que Eurico traga refrescos. Ivan, a pedido de Débora, dá uma desculpa para tirar Eurico e Zulmira da cozinha. Débora vai até a cozinha e mistura o veneno no refresco de Rafael, deixando o copo dele mais afastado. Eurico vê o copo torto na bandeja e o muda de lugar, para que Débora não brigue com ele. Serena, Rafael, Débora e Cristina bebem os refrescos.

Capítulo 207

Débora começa a passar mal e nota que bebeu o veneno. Eduardo tenta auxiliá-la, mas o veneno age rápido. Débora manda Cristina não assinar o acordo e morre. Rafael se oferece para cuidar do enterro de Débora. Cristina rasga o acordo e fala para Rafael que vai ficar com todo o seu dinheiro. Ivan fala para Cristina que Débora tomou o veneno que preparara para Rafael. Rafael se dá conta de que Débora morreu nas mesmas circunstâncias que Guto e fica desconfiado. Eduardo fala que alguns venenos matam sem deixar rastros.

Eurico fala para Rafael que ele e Zulmira saíram da cozinha, e que Débora ficou sozinha com os refrescos. Rafael supõe que Débora queria matá-lo para que Cristina ficasse rica. Adelaide e Agnes ficam mal quando tomam conhecimento da morte de Débora. Cristina garante a Rafael que não conhecia as intenções de Débora. Rafael diz para Cristina que vai colocá-la na cadeia se não assinar o acordo. Cristina chega ao velório de Débora e fala que todos que estão lá são hipócritas.

Capítulo 208

Cristina põe todos para fora do velório de Débora, dizendo que sabe que não gostavam dela. Serena solicita que Rafael faça um acordo com Cristina custe o que custar. Hélio fala com Serena que há algo de errado nas contas da empresa de Rafael. Terezinha gasta dinheiro do próprio bolso para comprar mantimentos para a casa de Raul. Crispim não deixa que Kátia trabalhe, dizendo que todo o serviço de casa pode ficar sob responsabilidade de Mirna. Ivan indica que Cristina esqueça sua vingança, mas ela diz que ainda deseja recuperar as joias. Chega o dia da audiência. Hélio solicita que Roberval venha com ele pois tem uma surpresa boa.

A ajudante de Madalena fala ao juiz que Olívia não faz roupas há muito tempo. Gumercindo fala para o juiz que Raul era um péssimo administrador do restaurante. Ermelino argumenta que a ajudante e Gumercindo estão desejando auxiliar Olívia, e convence o juiz a desconsiderar os depoimentos. Abílio mostra que ainda tem uma testemunha: Dalila. Dalila fala para o juiz tudo que Raul fez com ela. Ofélia exige que Terê lhe devolva Joli. Rafael fala para Cristina que tem uma proposta a lhe fazer. Cristina cai na gargalhada.

Capítulo 209

Cristina diz para Rafael que não vai aceitar migalhas dele e que só fechará um acordo por muita grana. Rafael fica irado e garante à Cristina que vai pô-la na cadeia. Dalila fala ao juiz tudo que Raul fez com ela e com Olívia. Roberval notas que Dalila não está mesmo interessada em Raul e solicita que ela retorne para ele. Rafael fala ao delegado que Cristina foi responsável pela morte de Luna. Ciro esclarece para Rafael que de nada adianta a acusação, pois o crime já prescreveu.

Serena não deixa que Ofélia leve Joli embora. Eurico busca conquistar Zulmira, mas ela acredita que está velha demais para se casar. Raul manda Carlito falar ao juiz que Olívia é uma mãe horrível. Mirna fica irada, pois Crispim não deixa que Kátia a auxilie no trabalho de casa. Ciro solicita Agnes em casamento. Rafael decide acusar Cristina de tê-lo maltratado quando ele estava doente e questiona se Judith pode testemunhar em seu favor. Cristina fala ao delegado que Rafael é responsável pela morte de Débora.

Capítulo 210

O delegado garante à Cristina que vai investigar o caso. Judith aceita em testemunhar a favor de Rafael. Agnes diz para Ciro que não o ama e recusa seu pedido, deixando-o arrasado. Carlito fala para o juiz que Raul é um péssimo pai, e diz que sente saudades de Olívia. O juiz decide devolver o restaurante a Olívia e exige que Raul pague a ela uma pensão. O espírito de Guto surge para Cristina e solicita que ela desista de suas maldades. Ciro esclarece a Rafael que, mesmo com o depoimento de Judith, ele não pode provar que Cristina o maltratou.

O delegado comunica a Rafael sobre a acusação de Cristina. Serena desmaia ao escutar. Olívia chama Vitório a retornar para trabalhar no restaurante. Vitório acredita ser melhor se manter longe de Olívia e nega. Eduardo fala para Rafael que Serena necessita fazer exames para tomar conhecimento por que tem tantos desmaios. Hélio diz para Olívia que Vitório ainda a ama. Alexandra fala para Serena que ela vai ter que fazer uma escolha. Cristina diz que vai se vingar de Serena.

Capítulo 211

Cristina diz a Ivan que irá conseguir mais veneno e obrigar Serena a beber. Alexandra fala para Serena que ela talvez necessite morrer por Rafael. Serena garante à Alexandra que não tem medo. Hélio fala para Olívia que Vitório se afastou dela para não deixar que Raul ganhasse o processo. Rafael solicita que Zulmira convença Ivan a falar onde Débora conseguiu o veneno. Rafael leva Serena para realizar os exames. Alaor solicita à Mirna que prepare um bolo de milho. Exausta de trabalhar e irritada, Mirna expulsa Alaor.

Judith fala para Olívia que não está namorando Vitório. Olívia acredita que Vitório mentiu porque estava querendo se livrar dela. Ivan garante a Zulmira que não colaborou com Débora a conseguir veneno. Roberval chama Hélio e Sabina para morarem em seu apartamento depois que ele for para a fazenda. Hélio questiona à Dalila se ela tem conhecimento se Raul rouba Rafael. Cristina decide acusar José Aristides de ter entregado o veneno a Rafael. O médico que examinou Serena fala com Rafael.

Capítulo 212

O médico esclarece para Rafael que Serena tem um problema de nascença no coração e que não pode ter emoções fortes, pois isso poderá ser fatal. Dalila garante a Hélio que não tem conhecimento de nada. Roberval nota que ela está mentindo e exige que fale a verdade. Serena garante a Rafael que só irá embora quando tiver cumprido sua missão, que ainda não sabe qual é. Cristina exige que o delegado interrogue José Aristides, e acusa-o de ter fornecido o veneno que matou sua mãe. Dalila revela para Roberval que colaborou com Raul a preparar uma armadilha para Abílio, e explica que tem medo de ser presa se confessar.

Olívia diz para Vitório que vai se casar com um homem muito rico e pede que ele a ajude a preparar um jantar de noivado. Generosa desvenda que sumiu dinheiro de sua bolsa quando ela estava na pensão. Hélio garante que vai desvendar quem é o ladrão. O delegado fala para José Aristides que deseja lhe fazer perguntas. José Aristides foge, acuado. Rafael questiona à Julian se há alguma maneira de curar Serena.

Capítulo 213

Julian esclarece para Rafael que não tem conhecimento se pode ajudar Serena. José Aristides consegue fugir e se esconde na mata. Ivan indica que Cristina esqueça sua vingança e fuja com ele. Cristina fala que só será feliz após ter se vingado de Serena. Roberval solicita que Dalila fale para Rafael que Raul adulterou os livros para fazer com que Abílio fosse demitido. Cristina diz para o delegado que José Aristides fugiu porque é culpado. Vera revela para Julian que está começando a gostar dele.

Adelaide e Agnes chamam Sabina e Hélio para morarem com elas até que possam ir para o apartamento de Roberval. Guto aconselha Cristina a se arrepender, mas ela se nega. Hélio fala para todos na pensão que vai guardar dinheiro no bule e coloca uma ratoeira lá dentro também. Bernardo fala para Rafael que José Aristides está sendo acusado. O falecido tenta pegar o dinheiro de Hélio e prende a mão na ratoeira. Rafael esclarece para Serena que Cristina acusou José Aristides para atingi-la.

Capítulo 214

Serena diz para Rafael que nada ocorrerá com ela, já que é inocente. Os moradores da pensão escutam os gritos do falecido e descobrem que ele é o ladrão. Crispim chega tarde em casa após ter levado Bernardo para falar com Rafael. Kátia acredita que Crispim estava na farra e o proíbe de dormir com ela. Crispim fica encantado com o ciúme de Kátia. Hélio quer que o falecido peça desculpas a Terê por tê-lo acusado. Ofélia revela ao falecido que o ama, mas que só o aceitará de volta se ele solicitar desculpas e deixar de roubar. Ivan nota que Ciro está seguindo-o. Ele faz com que Ciro o persiga até longe da cidade e depois atira em seus pneus para impedi-lo de voltar.

Serena convence José Aristides a se entregar. Ivan leva Cristina até a bruxa que prepara venenos. O Falecido solicita desculpas a Terê, que o perdoa. Raul vê Hélio examinando os livros-caixa. A bruxa fala a Cristina que só venderá a poção se ela lhe trouxer muito dinheiro. O delegado pergunta a José Aristides se ele conhece muitos venenos e ele revela que sim.

Capítulo 215

O delegado decide prender José Aristides. Rafael garante à Serena que vai tirar José Aristides da cadeia. Cristina quer que Raul lhe dê bastante dinheiro, ameaçando revelar tudo que tem conhecimento sobre ele para Rafael. Jorge fala para José Aristides que ele e os outros presos estão cogitando fugir. José Aristides gosta da ideia. Dalila fala para Rafael que Raul alterou os livros-caixa para fazê-lo demitir Abílio. Rafael se recorda que Raul foi indicado por Cristina e deduz que ambos estavam roubando seu dinheiro. Ele deixa claro para Dalila que irá denunciá-la se for necessário, deixando-a mal.

Rafael vê Raul levando dinheiro à Cristina e exige que ela o devolva. Raul entrega os livros-caixa para Rafael checar. Terezinha, a pedido de Raul, derruba café nos livros para torná-los ilegíveis. Ciro solicita que Roberval vá atrás de Cristina, pois ela não desconfiará dele. Hélio mostra a Rafael que os livros mais recentes estavam com ele, e por isso não foram estragados. Cristina solicita que Ivan a leve até a bruxa. Ivan vê Ciro seguindo-o e atira em seus pneus, mas não vê Roberval. Cristina pega o veneno com a bruxa. Roberval nota tudo.

Capítulo 216

Ivan escuta um barulho e persegue um homem, sem tomar conhecimento que é Roberval, que consegue escapar. Rafael leva os livros-caixa para um contador, que fala que Raul estava roubando muita grana da empresa. Felipe fala para Mirella que Rafael deseja pôr Raul na cadeia. Alaor promete uma vida boa para Mirna se eles se casarem. Raul solicita ser sócio de Madalena e morar na casa dela. Mirella fala para Felipe que eles não podem continuar juntos se Rafael for mesmo colocar Raul na cadeia. Rafael denuncia Raul ao delegado. Madalena diz para Raul que está namorando Tadeu. Raul nota que Madalena o enganou e fica irado. Tadeu expulsa Raul. Mirna aceita em ficar noiva de Alaor. Raul tenta seduzir Dalila. Roberval leva Ciro na casa da bruxa. Ciro manda Roberval pedir um veneno à bruxa. Roberval fica irritado e a bruxa desconfia. Rafael solicita conversar com Abílio.

Capítulo 217

Rafael oferece a Abílio seu antigo cargo. Cristina arquiteta ir ao casamento de Vera para pôr o veneno no copo de Serena. Os presos conseguem arrancar a chave do guarda e fogem. José Aristides e Jorge vão também. Crispim aceita em deixar que Mirna se case com Alaor. Jorge se esconde no sítio de Mirna, acreditando que ela vai perdoá-lo. Vitório decide gastar bastante dinheiro no jantar de noivado de Olívia, para deixar o noivo dela com as dívidas. Rafael busca falar para o delegado sobre a bruxa, mas ele tem certeza, após a fuga, de que o culpado é José Aristides.

Guto incorpora em Alexandra e diz para Julian que deseja ajudar Cristina. Julian esclarece para Guto que ele não pode ajudar Cristina e o convence a deixar este mundo. Raul beija Terezinha, deixando-a encantada. Alexandra fala para Eduardo que se encontra grávida, deixando-o radiante. Ivan exige que Zulmira lhe fale onde Serena guarda as joias. Serena escuta Zulmira gritando.

Capítulo 218

Ivan bate em Zulmira. Eurico fala que as joias ficam no quarto de Rafael. Rafael manda Ivan sair de sua casa. Ivan chama Xavier para entrar na casa de Rafael, quando todos estiverem no casamento de Vera. Zulmira aceita o pedido de casamento de Eurico. José Aristides se esconde na mata. Ciro solicita que Roberval o ajude a pegar a bruxa. Roberval morre de medo, mas aceita. Mirna e Kátia dão uma surra de vassoura em Jorge e o jogam no chiqueiro. Jorge solicita que o delegado o leve de volta para a cadeia. Serena suplica que José Aristides volte com ela para provar sua inocência.

Ciro solicita que dois homens fiquem esperando perto da casa da bruxa e aceitem levá-la, se ela pedir carona. As três mulheres de Jorge solicitam ao delegado que retire a queixa contra ele. O delegado solta Jorge, que será obrigado a viver com suas três mulheres. Roberval compra veneno com a bruxa e entrega a Ciro. A bruxa pede carona aos dois amigos de Ciro, que a levam para a delegacia. José Aristides se entrega para a polícia. Ciro garante ao delegado que é a bruxa quem faz os venenos.

Capítulo 219

Roberval fala para o delegado que comprou veneno da bruxa. O delegado aceita prender a bruxa e em soltar José Aristides. José Aristides se despede de Serena, esclarecendo que deve cumprir sua missão, que é ajudar a curar as pessoas. Ele entrega a Serena uma pedra onde pôs todo seu poder e solicita que ela a aperte se necessitar de ajuda. O delegado intima Cristina a depor, pois alguém a viu comprando veneno com a bruxa. Felipe solicita que Mirella reate o namoro, mas ela solicita conversar com Raul primeiro. Vitório insiste em conhecer o noivo de Olívia, mas ela fala que só irá apresentá-lo no dia do noivado. Vera e Julian se casam.

Rafael se irrita ao ver Cristina no casamento, mas ela garante que está arrependida de tudo o que fez e que vai sair da cidade. Cristina põe o veneno no copo de Serena. Serena aceita brindar com Cristina. Agnes exige que Cristina beba do copo de Serena. Cristina quebra o copo e vai embora. Cristina revela para Rafael que queria terminar com Serena e que ele ainda vai amá-la, deixando-o pasmo. Cristina combina com Ivan sequestrar Serena e exigir as joias como resgate.

Capítulo 220

Ivan aceita o plano. Rafael desiste de prestar queixa contra Dalila. Cristina vê Rafael entrando na casa de Dalila e acredita que foi Roberval quem a seguiu até a casa da bruxa. Ela toma a decisão de raptar a filha dele para obrigá-lo a ficar quieta. Julian faz uma sessão de regressão com Serena para que ela desvende se poderá se livrar de seu problema no coração. Raul garante a Mirella que não roubou a empresa de Rafael, e solicita que ela convença Felipe a fazer com que Rafael o desculpe. Serena vê Luna durante a regressão. Luna esclarece para Serena que seu problema no coração está ligado à sua missão.

Rafael fala para Felipe que não perdoará Raul, mas garante que Mirella ficará com ele assim mesmo se o amar de verdade. Felipe fica triste com Rafael. Olívia fala para Raul que ele deveria ter vergonha de usar Mirella daquela forma. Vera desmaia. Julian explica para Rafael que Serena só se livrará do problema no coração quando realizar sua missão. Ivan mostra a Cristina uma casa que alugou num lugar longe, onde eles poderão levar Serena após o sequestro.

Capítulo 221

Cristina fica feliz ao ver o esconderijo que Ivan achou. Eduardo diz para Julian que a doença de Vera está progredindo de forma acelerada. Julian decide levar Vera até um médium que pode curá-la. Serena sonha com o lago onde via o reflexo da rosa. Olívia diz que irá provar para Mirella que Raul é um cafajeste. Generosa se oferece para investigar Raul. Vera e Julian se despedem de todos. Doralice, a madrinha rica de Mirna, chega ao sítio para a festa de noivado. Alaor se encanta por Doralice e some com ela no meio da festa de noivado. Crispim encontra os dois se beijando. Mirna atira Doralice e Alaor no chiqueiro. Serena diz para Rafael que a hora de cumprir sua missão está se aproximando. O delegado manda examinar os frascos que encontrou na casa da bruxa e desvenda que eles possuam veneno. Ele questiona à Cristina se ela comprou veneno com a bruxa.

Capítulo 222

Cristina fala para o delegado que ele não pode acusá-la sem provas. Ivan e Cristina planejam sequestrar Serena e Dalila no dia do casamento de Hélio. Roberval teme que Cristina desvende que ele irá testemunhar contra ela e queira se vingar. Serena sonha com a imagem de Rafael chorando refletida no lago. Ela desperta com uma sensação ruim e revela para Rafael que tem medo de sua missão. Generosa vê Terezinha entrando no prédio de Raul e comunica à Olívia. Olívia leva Mirella para o apartamento de Raul para dar o flagra nele.

Raul busca negar seu envolvimento com Terezinha, mas ela fala tudo para Mirella. Olívia chama todos para sua festa de noivado no restaurante. Vitório compra só comidas caras para servir na festa, pois deseja que Olívia sofra para pagar a conta. Mirella pede perdão a Felipe e eles se acertem. Olívia conta para todos na festa que seu noivo é Vitório. Vitório fica feliz, mas logo se preocupa, pois terá que pagar a conta do jantar.

Capítulo 223

Mirna conhece um príncipe Olívia solicita que os convidados paguem pela refeição. Rafael aceita contribuir e outros miam em seu exemplo. O delegado comunica a Raul que ele não pode sair da cidade enquanto for processado. Mirna conhece um rapaz chamado Zacarias Príncipe, que surge montado em um cavalo branco. Roberval depõe contra Cristina. Raul solicita que Terezinha lhe dê suas economias e fala que vai viajar para cuidar de alguns negócios. O delegado pega Raul tentando sair da cidade e o prende. Vitório se muda para a casa de Olívia.

Rafael garante a Serena que nada irá separá-los. A bruxa revela ao delegado que Cristina comprou veneno dela. O delegado esclarece para Cristina que a situação dela está se complicando. Alexandra fala para Serena que está com um mau pressentimento e solicita que ela não vá ao casamento de Hélio. Serena se nega e diz para Rafael que não irá fugir de seu destino.

Capítulo 224

Hélio e Sabina se casam. Terezinha fala para Raul que vai cuidar dele enquanto ele estiver na cadeia. Raul é obrigado a suportar Terezinha, para sua grande infelicidade. Ivan, Xavier e Cristina invadem o apartamento de Roberval e levam Dalila e Clarinha. Cristina apresenta à Serena que capturou Dalila e Clarinha e fala que só vai soltá-las se ela vier com ela. Cristina e Ivan levam Serena e Terê. Dalila fala para Rafael que Serena foi sequestrada. Mirna desvenda que Zacarias é um parente distante e se oferece para hospedá-lo.

Ivan fala para Rafael que ele terá que lhe dar as joias se quiser Serena de volta. Ciro esclarece para Rafael que Ivan e Cristina podem não cumprir sua parte no trato e o aconselha a comunicar a polícia. Serena vê um buraco no teto e manda Terê fugir. Ivan agenda um local para Rafael levar as joias. Ciro esclarece para Rafael que o delegado irá segui-lo e prender Ivan na hora certa. Cristina nota que Terê fugiu e fica irada. Ela garante que Serena não sairá dali viva.

Capítulo 225

Serena fala não ter medo das ameaças de Cristina, pois confia num poder superior. Cristina a ironiza, nega seu perdão e esbofeteia Serena. Terê consegue se esconder de Cristina. Agnes revela que ama Ciro e questiona se ele ainda a deseja. Rafael se despede de Felipe com um abraço emocionado. Zacarias revela que achou Mirna formosa e solicita que eles fiquem noivos. Noivar ela não deseja, mas casar ela aceita…E tem que ser agora! Ninguém consegue encontrar Terê. Cristina debocha de Serena caída no chão. Crispim e Kátia buscam convencer Mirna a ficar solteira. Um padre é chamado às pressas para realizar o casamento. Mirna e Zacarias trocam alianças e partem em cima de um cavalo branco. Crispim e Kátia se beijam. Olívia se surpreende que Rafael tenha lhe enviado um cheque numa hora como essas. Rafael chega ao local combinado, encontra Ivan, mas diz que só entrega as joias se ele lhe trouxer Serena.

Ivan ameaça Rafael. A polícia surge da mata e o enfrentamento é inevitável. Ciro pega Xavier. Ivan agarra a caixa de joias e foge. Cristina desvenda que as joias são falsas e decide ir à casa de Rafael buscar as legítimas. Rafael chega ao esconderijo, mas não acha Serena nem Cristina. Terê comunica que elas foram para casa dele. Cristina manda que todos na casa saiam imediatamente. Serena solicita que elas obedeçam e fala que ainda perdoa Cristina. Cristina manda Ivan buscar as joias. Rafael suplica que Cristina liberte Serena. Cristina revela que usou Ivan e manda que ele suma da frente dela.

Capítulo 226

Ivan sai mal e termina sendo preso. Cristina fala que já que não vai ficar com Rafael, Serena também não ficará. Cristina dispara contra Serena, mas Rafael se atira na frente levando o tiro no peito. Cristina lamenta a morte de Rafael, pega as joias e foge. Perseguida pelas sombras, ela sobe até o quarto de Rafael e põe as joias. Um vento derruba os castiçais e um incêndio se inicia. Cristina oferece as joias às sombras malignas em chamas e morre. O espelho explode e a casa pega fogo.

ÚLTIMO CAPÍTULO – Capítulo 227 (11/03/2006)

Com poucas forças, Serena arrasta Rafael para fora de casa. Rafael, muito mal, fala que não deseja ficar longe de Serena e que a ama. Serena fala ter desvendado qual é a sua missão. Eles se beijam e morrem juntos. Os corpos astrais dos dois sobem aos céus de mãos dadas. Suas almas reveem todas as suas vidas passadas. Eles sempre se encontraram juntos. Quinze anos depois, os casais se encontram, com seus filhos e netos, no lançamento do livro de Terê. Terê é aplaudido pelo lançamento de seu livro, Alma Gêmea. Hélio se diz muito orgulhoso dele. Terê fala que todos vão se encontrar na eternidade. Em 2006, um garoto chamado Rafael encontra uma menina chamada Serena. Fim!

Os resumos dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras
Saiba tudo sobre Alma Gêmea

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31