Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 1 ao 50

Confira o resumo dos capítulos da novela Alma Gêmea.

Capítulo 1 (20/06/2005) – ESTREIA

Rafael pega algumas rosas para levar à festa da cidade e oferecer à Nossa Senhora da Rosa Mística. Luna escuta Rafael orando na igreja e solicitando um amor. Cristina é eleita a Rainha das Rosas, por ser a menina mais bonita da cidade. Débora, mãe de Cristina, diz que Rafael está de olho nela e a aconselha a casar-se logo com ele, pois é um homem rico. Rafael vê Luna entrando no baile da cidade e a chama para dançar. Cristina fica irritada e morta de inveja. Luna conta para Rafael que é prima de Cristina, bailarina que se mudar para a cidade recentemente. Rafael e Luna ficam encantados um pelo outro. O tempo passa. Rafael pede Luna em casamento. Agnes, mãe de Luna, acredita que eles vão se casar rápido demais, mas, Adelaide, avó da bailarina, acredita que os dois sejam almas gêmeas. Rafael dá um anel a Luna. Cristina diz para Débora que Rafael um dia será dela.

Rafael e Luna se casam. Nasce Felipe, o filho dos dois. Débora indica que Cristina vá trabalhar de governanta na casa de Rafael para conhecer um bom partido. Cristina vai, mas para ficar próximo de Rafael. Rafael cria uma nova variedade de rosa branca e a batiza com o nome de Luna. Adelaide entrega à Luna as joias da família, pois ela foi sua primeira neta a ter um filho. Cristina fica irritada. Luna vai dançar como primeira bailarina no Theatro Municipal de São Paulo. Cristina manda que Guto, seu admirador, roube as joias de Luna quando ela estiver deixando o teatro. Luna dança e todos a aplaudem. Guto e um comparsa, disfarçados, abordam Luna na saída do espetáculo e pedem as joias. Rafael enfrenta Guto, que atira. Luna se joga na frente de Rafael e é atingida. Guto e seu comparsa fogem com as joias. Luna é encaminhada ao hospital. Rafael fica o tempo todo ao lado dela, muito nervoso. Luna se vê num túnel e vai na direção da luz. Rafael implora que Luna volte para ele. Luna escuta Rafael, tenta voltar, mas acaba se desviando em seu caminho. Luna morre e, logo em seguida, Jacira, uma índia, tem uma filha.

Capítulo 2 (21/06/2005)

Jacira nota que a filha tem uma marca no peito diferente. Jacira apresenta a menina ao pai, Josias, que é branco e garimpeiro. Josias não dá bola para criança vai embora da aldeia para não ser forçado a casar com Jacira. A indígena fica arrasada. Agnes fica desesperada ao tomar conhecimento que a filha morreu. Cristina conta para Débora que mandou Guto roubar as joias de Luna. Débora aconselha a filha a pegar as joias de volta e escondê-las, pois elas são a prova do crime. Ela fala para Cristina que, agora que Luna morreu, será sua chance de dar apoio e ficar com o botânico. Cristina dá dinheiro a Guto e solicita que ele desapareça. Guto aceita, mas diz para Cristina que a ama e vai voltar um dia.

Rafael solicita que Bernardo destrua todas as mudas da rosa Luna e que vai manter só um pé em sua estufa. Cristina esconde as joias no compartimento secreto de uma mesinha. Rafael mantem o ateliê de Luna da forma como estava. Cristina se oferece para ajudar a criar Felipe. Rafael fica grato com Cristina por sua generosidade. O Pajé fala para Jacira que sua filha veio ao mundo com uma missão e dá a ela o nome de Serena. Seis anos se passam. Rafael trabalha em suas rosas, mas não conseguiu criar nenhuma nova variedade desde que ficou viúvo. Guto envia uma carta para Cristina falando que está na cadeia e exigindo dinheiro. Rafael entra no ateliê da esposa para lembrar-se dela e chora. Cristina fala para Rafael que ele deveria retomar sua vida, mas ele diz que não consegue. Na aldeia, Serena vê a imagem de uma rosa branca.

Capítulo 3 (22/06/2005)

O Pajé diz para Jacira que Serena necessita estudar, pois um dia irá embora da aldeia. Rafael, com aparência relaxada, enxerta rosas e conta ao filho que seu coração ficou em silêncio desde a partida de sua mãe. Cristina recebe uma carta de Guto. Débora aconselha Cristina a mandar dinheiro para Guto. Rafael se recorda dos tempos com Luna, e Cristina lhe fala que ele deve retomar sua vida. Cleyde ensina Serena a ler na escolinha. Serena desenha uma rosa. Cleyde fica espantada, pois sabe que não há rosas na região. O Pajé diz que a flor é um aviso do destino de Serena. Os anos seguem se passando: Serena vira adulta. Serena reencontra com José Aristides, o índio que estudou com ela e fica encantado com a beleza da mestiça. O indígena a pede em casamento.

Cristina pede a Zulmira que procure alguém para ajudá-la com os serviços domésticos. Cristina fala para Felipe que está preocupada com Rafael e solicita para ele conversar com o pai. Felipe fala ao pai que sua obsessão por Luna fez com que ele deixasse de cuidar dele, dos negócios e da casa. Rafael conta que sente que sua esposa ainda se encontra viva. Cristina fala para Rafael que ele deveria casar-se de novo, para o bem de Felipe. Serena fala para o Pajé que sente uma música lhe chamando para longe da aldeia, e não sabe se deve segui-la ou ficar e se casar com José Aristides. O Pajé diz que todos vêm ao mundo encontrar o amor. José Aristides corre para comunicar à Serena sobre sua mãe. Serena sai desesperada.

Capítulo 4 (23/06/2005)

Jacira é morta por uma onça, e Serena fica desesperada. José Aristides solicita que Serena se case com ele, agora que não tem ninguém no mundo. Mirna fala para seu irmão, Crispim, que deseja arrumar um namorado para não ficar encalhada. Crispim responde que é ele quem vai selecionar o namorado dela. Olívia fala para Rafael que vai dar uma festa de aniversário de casamento surpresa para Raul e o intima a ir. Rafael fica grato com Abílio por cuidar dos negócios. Felipe vai atrás de Eduardo e diz que quer ver o pai feliz. Zulmira vai à pensão de Divina atrás de uma pessoa para auxiliá-la nos serviços de casa. Eduardo solicita a ajuda de Vera e Olívia para arrumar uma namorada para Rafael. Olívia garante que irá apresentar Rafael para uma mulher deslumbrante em sua festa.

Rafael não compreende porque a roseira de Luna não dá mais flor. José Aristides fala para Serena que os brancos estão querendo expulsar os índios das terras. Serena fica sabendo que Josias é o líder dos garimpeiros e vai à procura do pai para pedir por seu povo. Josias trata Serena mal e diz que não tem filha mestiça. Adelaide e Agnes falam o quanto Cristina mudou e se tornou boa. Débora fala para Cristina que ela precisa se casar com Rafael pois corre riscos, caso Guto saia da cadeia. Guto comunica à Cristina que foi solto. Os garimpeiros invadem a terra da tribo de Serena. Josias defende Serena e manda ela fugir. Serena vê que Cleyde está presa na escola e vai salvá-la. Um pedaço do telhado cai sobre Serena, que desmaia. José Aristides, que vê tudo, corre para tentar salvá-la.

Capítulo 5 (24/06/2005)

José Aristides leva a mestiça ferida a uma aldeia mais distante, para que o Pajé cuide dela. Cristina conta para Guto que já lhe mandou todo o dinheiro que tinha, mas garante que vai se casar com Rafael e conseguir mais. Guto fala para Cristina que gostaria de se casar com ela e a governanta esclarece para seu pretendente que eles não necessitam se casar para estarem juntos. Vitório, o filho mais velho de Divina e Osvaldo, chega à pensão dos pais, comunicando que perdeu o emprego. Divina e Osvaldo buscam conseguir um lugar para Vitório dormir na pensão lotada. Serena acorda. José Aristides fala para ela que a aldeia foi queimada e a chama para viver com ele. A mestiça diz que irá avaliar, pois pressente um chamado em seu coração.

Serena vê novamente a rosa branca. O Pajé fala que ela tem que viajar até encontrar a flor, pois saberá que encontrou seu destino. Felipe fala para Olívia que sempre acreditou que Rafael iria se casar com Cristina. Olívia diz que Rafael pode encontrar alguém melhor. Cristina escuta e fica furiosa. Débora sugere a Cristina que elas descubram algum segredo de Olívia para que consigam tirá-la de seu caminho. Mirna conhece Ivan e o acha interessante. Zulmira indica que Mirna a auxilie com o serviço na casa de Rafael, mas Crispim não deixa que ela vá. Olívia decide apresentar Rafael para Madalena, sua modista. Cristina fica irada ao tomar conhecimento que Rafael irá à festa de Olívia, enquanto ela sequer foi chamada. Rafael cogita em Luna e pede que ela volte para ele. Serena explica para José Aristides que não pode se casar com ele, pois precisa seguir seu destino. Cleyde indica que Serena vá para São Paulo.

Capítulo 6 (25/06/2005)

Cleyde entrega um pouco de dinheiro à Serena e o endereço de uma prima que mora na capital paulista. José Aristides leva Serena até a estrada e se despede dela. Serena pega uma carona num carro de boi e chega a uma fazenda. Serena fala para o capataz que deseja chegar em São Paulo. O capataz responde à Serena que ela não tem dinheiro suficiente e a aconselha a ficar um tempo trabalhando na cozinha da fazenda. Rafael e Felipe chegam à festa de Olívia, que apresenta a Felipe sua filha Mirella, já está uma moça. Felipe e Gumercindo se interessam por Mirella. Enquanto todos na pensão brigam por um pedaço de frango, Dalila fala que irá fazer uma visita a uma amiga.

Almerinda, uma senhora que trabalha na cozinha da fazenda, nota que Serena é muito inocente. Débora, Agnes e Adelaide veem Kátia na festa. Olívia apresenta Rafael para Madalena e indica que eles dancem, mas o botânico responde que não sabe dançar. Olívia garante a Madalena que Rafael gostou dela. Raul e Dalila dançam numa boate. Os convidados de Olívia começam a ir embora, para constrangimento dela. Raul e Dalila ficam presos na boate devido a uma chuvarada. O capataz mostra que tem interesse por Serena.

Capítulo 7 (27/06/2005)

O capataz fala com um peão que tem interesse em Serena. Rafael diz para Olívia que não deseja namorar ninguém e volta a falar que jamais esquecerá Luna. Felipe fala para Rafael que acha esquisita sua obsessão por Luna, e o pai fala sentir que algo bom vai acontecer. Olívia solicita a ajuda de Eduardo para achar Raul. Gumercindo ri porque Raul não apareceu na própria festa. Mirella fica irada e suja de chocolate. O capataz nota Serena tomando banho de rio. Olívia vai atrás de Raul na cidade toda e não o acha. Finalmente, Raul chega em casa e Olívia questiona onde ele se encontrava. Débora diz à Cristina que Raul tem uma amante e a pede para descobrir quem é, porque só assim vai tirar Olívia do seu caminho.

O capataz se aproxima de Serena, que foge. Furioso, ele manda todos os peões irem atrás da mestiça. Serena se abriga em cima de um telhado. Olívia quer que Raul lhe diga onde estava. Cristina questiona sobre a festa a Rafael, que fica irritado com tantas perguntas . Cristina acha esquisito, pois Rafael nunca a tratara assim antes. Rafael fala para Eduardo que tem se sentido inquieto e acredita que algo em sua vida irá mudar. Raul fala para Olívia que estava fazendo negócios em São Paulo, ficou preso por causa da chuva e que ela é a culpada, pois fez a festa sem lhe comunicar. Olívia se sente culpada e cai aos prantos. O telhado cede e Serena cai dentro da casa.

Capítulo 8 (28/06/2005)

Cristina solicita que Guto descubra quem é a amante de Raul. Bernardo indica a Crispim que ele arrume um emprego para Mirna para ela parar de pensar em se casar. Osvaldo acha esquisito que Kátia, que havia saído da cidade quando pequena, tenha retornado e não tenha comunicado a Elias, seu pai, que fica irritado ao tomar conhecimento e decide falar com a filha. Serena foge da fazenda com o auxílio de Almerinda. Olívia garante a Madalena que Raul não foi à festa porque passou mal. Madalena conta para todos que o casamento de Olívia não está indo bem. Olívia fala para Vera que precisa descobrir se Raul tem outra mulher. Rafael sonha que Luna está viva e em perigo. Um padre e sua irmã acham Serena na estrada e lhe dão água e comida. O padre dá dinheiro a Serena e ensina a chegar em São Paulo.

Rafael nota que a muda de rosa Luna ganhou vida nova. Serena chega em São Paulo e fica espantada com a quantidade de gente que vive na cidade. Terê, um menino que vive pelas ruas, nota Serena de longe. A mestiça solicita informações ao garoto, que rouba a trouxa dela com todas as suas coisas, inclusive o endereço. Serena vai atrás de Terê, ele é abordado por dois meninos maiores, que pegam a trouxa e ameaçam bater nele. Serena bota os dois meninos para correr e pega a trouxa de volta. Terê fica admirado com a força da mestiça e os dois ficam amigos. Terê se oferece para levá-la ao endereço que ela procura. Serena fica sabendo que a prima de Cleyde não mora mais lá e fica sem ter ideia do que fazer.

Felipe chama Olívia, Mirella e Madalena para conhecer as roseiras de Rafael. Cristina adivinha que Madalena é a mulher que Olívia deseja que namore Rafael e fica irritada. Guto fala para Cristina que descobriu que Raul tem uma amante, mas ainda não sabe quem é. Dalila consegue um emprego na loja de rosas de Rafael que inventa uma desculpa para não mostrar as roseiras à Madalena. Uma vizinha fala para Serena que a prima de Cleyde se mudou para uma cidade ali perto, onde há muitas rosas. Serena e Terê vão até lá. Felipe pede Mirella em namoro.

Cristina fica mais calma ao tomar conhecimento que Rafael não mostrou as roseiras para Madalena. Adelaide nota e desconfia que Cristina esteja apaixonada por Rafael. Cristina conta para mãe que irá colocar um lenço com marca de batom no bolso de Raul. Elias questiona à Kátia o motivo dela não o procurar ao chegar à cidade. Crispim e Bernardo dão uma carona à Serena e Terê até Roseiral. Rafael nota que há um botão na muda de rosa Luna e pressente que algo irá ocorrer. Serena vê uma rosa ao chegar a Roseiral e acredita que chegou ao seu destino.

Capítulo 9 (29/06/2005)

Serena vai atrás do endereço da prima de Cleyde e acha a pensão de Divina e Osvaldo. Terê fala para Serena que não quer ir até a pensão com ela, pois tem medo ser humilhado por ser pobre. Serena solicita que Terê fique em Roseiral e diz que vai encontrar uma maneira de ajudá-lo. O menino aceita. Kátia fala para Elias que não tem nada para falar, e ele sai magoado. A mestiça conta para Divina que foi Cleyde quem a mandou procurá-la. Divina recebe Serena com carinho, deixando-a emocionada. Ofélia acha absurdo Divina abrigar Serena, que considera uma selvagem. Mirella fala para Raul e Olívia que acha que está gostando de Felipe, mas o pai diz que ela é nova demais para namorar.

Olívia nota que o marido passa muito tempo fora de casa e fica nervosa. Cristina manda Guto colocar o lenço manchado de batom no bolso de Raul, que agenda um encontro com Dalila. Filó simula estar dormindo, mas ouve tudo. Guto simula esbarrar em Raul e coloca o lenço em seu bolso sem que ele note. Serena fala para Divina que deseja trabalhar e a dona da pensão diz que a mestiça seria uma boa candidata para auxiliar Zulmira. A empregada da mansão de Rafael contrata Mirna como sua auxiliar. Hélio se apaixona por Serena, assim que a vê.

Divina leva Serena até a casa de Rafael. Serena sente tontura e vontade de chorar ao ver a casa e não sabe explicar o porquê. Zulmira conta para Divina que a vaga já está ocupada. Mirna fala com Cristina que acredita que Rafael a olhou de uma maneira especial. Cristina manda Zulmira demitir Mirna e a empregada oferece o emprego a Serena. Olívia acha o lenço manchado de batom. Serena chega cedo demais ao serviço e passeia pelo jardim de Rafael. Ela acha a roseira Luna e toca a rosa que nasceu. Rafael vê tudo.

Capítulo 10 (30/06/2005)

Serena cai aos prantos ao ver Rafael, que não gosta de vê-la próxima da rosa e a põe pra fora da estufa. Rafael apresenta à Cristina que a roseira Luna voltou a dar flor. Cristina fala para Rafael que talvez signifique que está na hora dele amar de novo. Serena garante à Zulmira que já conhecia Rafael de algum lugar. Cristina fala para Serena que não vai contratá-la, pois ela irritou Rafael. Olívia fala para Vera que achou um lenço manchado de batom no bolso de Raul e afirma que irá descobrir quem é a amante dele. Serena fica mal por não conseguir o emprego. Terê fala para Serena que está pensando em ir embora, pois não achou nenhum lugar para ficar.

Abílio fala com Rafael que Cristina é linda e dedicada, e que ele deveria pensar em se casar com ela. Débora dá conselho à filha a contratar Serena, pois será melhor para ela ter uma empregada de quem Rafael não goste. Serena solicita que Hélio ajude Terê. Hélio indica que Terê se esconda no depósito abandonado na estrada de ferro. Mirna se oferece para trabalhar no clube, e Kátia lhe dá um emprego. Zulmira fala para Serena que Cristina mudou de ideia e decidiu lhe dar o emprego. Vera indica que Olívia siga Raul. Serena fica em choque ao conhecer Felipe e acha que já o conhece de outro lugar.

Cristina manda que Serena fique longe de Rafael. O botânico comunica à Cristina que não irá permitir que Serena trabalhe em sua casa se ela for curiosa. Crispim quer que Mirna largue seu emprego e siga cuidando da casa, mas ela se nega. Olívia vai atrás de Raul, mas acha que ele é inocente ao vê-lo entrar na igreja. Dalila e Raul saem escondidos da igreja por outra porta. Serena escuta uma música e entra no ateliê de Luna. Ela vê no espelho que seu reflexo se transformou no mesmo semblante de Luna.

Capítulo 11 (01/07/2005)

Serena fica em choque com a imagem de Luna em frente ao espelho. Zulmira ordena que Serena saia do ateliê de Luna e comunica que ninguém pode entrar lá. Rafael fala para Cristina que teve a sensação de já conhecer Serena quando a viu. Felipe fala que gostou muito de Serena. O botânico fala com Eduardo que se sente mais leve e não sabe por que. Eduardo garante a Rafael que Cristina é apaixonada por ele e indica que dê uma oportunidade a ela. Hélio e Terê visitam Serena. Rafael vê Serena falando com Hélio e Terê e lhe dá uma bronca. A mestiça vai embora aos prantos e Rafael não compreende por que ficou tão irritado ao vê-la falando com um rapaz. Olívia diz para Vera e Madalena que Raul foi à igreja porque estava arrependido e que resolveu perdoá-lo.

Kátia fala para Elias que tem um desejo a lhe fazer, mas ele se nega a ovuir qual é. Rafael sonha com Luna tocando a rosa, da mesma forma como viu Serena fazer, e ela sonha com as palavras do pajé. Rafael chama Cristina para jantar fora, deixando-a radiante. Eurico fala que Rafael e Cristina vão sair juntos. Serena sente uma angústia e chora, sem ter conhecimento do motivo. Vera solicita para dar uma festa na casa de Rafael, estragando os planos dele com Cristina, que simula não se importar.

Capítulo 12 (02/07/2005)

Vera fala com Rafael que Cristina é falsa. Crispim segue Mirna até o trabalho e a leva embora à força. Gumercindo sai em defesa de Mirna. Os dois caem na piscina. Kátia pula na piscina para salvar Crispim, que não sabe nadar. Raul fala para Felipe que Mirella é muito nova para namorar e o manda se afastar dela. Adelaide sente que deve ir ao jantar oferecido por Vera, como se fosse encontrar alguém que estava aguardando há muito tempo. Rafael e Serena escutam o som da música predileta de Luna. Serena vai até a porta do ateliê e o botânico a encontra lá. Rafael manda Serena não entrar no ateliê. Ela chora e diz que fica muito triste quando ele a repreende e briga.

Rafael não compreende de onde vem o som da música. Cristina nota que Serena perturbou Rafael de novo e se questiona se não seria melhor demiti-la. Serena fala para Eurico que rosa sempre foi sua flor preferida, embora não tivesse nenhuma onde ela morava. Crispim fica encantado com Kátia. Hélio rouba comida da pensão e leva para Terê, que nota o interesse de Hélio por Serena. Vitório fala com Zulmira que Hélio gosta de Serena. Cristina escuta e fica aliviada, acreditando que Serena tem namorado.

Capítulo 13 (04/07/2005)

Dalila conversa com Raul e diz que ele necessita ter um compromisso mais sério, pois ela não pode seguir namorando escondida. Guto esclarece para Cristina que não desvendou quem é a namorada de Raul e acredita que ele está arrependido. Cristina exige que Guto não desista. Eduardo elogia a beleza de Madalena. Vera não gosta, mas disfarça. Felipe e Mirella se encontram escondidos. Ela fala ao jovem temer que o amor magoe sempre, mas ele garante que esse sentimento pode ser algo lindo. Serena nota e sorri. Rafael vê Serena notando o filho e fala que sentiu o mesmo quando achou sua alma gêmea. Ele fala com a mestiça que tem a impressão de já tê-la conhecido. Serena diz o mesmo.

Cristina fica irritada em ver Rafael e Serena conversando. Rafael fala para Cristina que decidiu retomar sua vida. Ela fica muito feliz. Olívia tenta palpitar na cozinha de Vitório, que fica irritado. Rafael mostra à Agnes, e Adelaide que a rosa Luna se abriu. Adelaide desmaia ao ver a flor. Adelaide vê Serena quando está retomando a consciência e a chama de Luna.

Capítulo 14 (05/07/2005)

Adelaide nota que cometeu um engano e fala que a rosa fez com que ela se recordasse de Luna. Serena abraça Adelaide e responder que tem conhecimento o que é perder alguém. Adelaide gosta de Serena, mas Agnes se sente incomodada com a presença da mestiça. Rafael fala para Serena que o que ela falou para Adelaide foi bonito. Serena responde para Rafael que ele também conhece a perda, pois jamais esqueceu sua mulher. Hélio fala para Osvaldo que está gostando de Serena. Vitório serve uma lagosta no jantar e, em seguida, questiona aos convidados de Rafael se eles estão gostando. Olívia reclama da lagosta. Vitório faz provocações contra Olívia. Raul proíbe Felipe de ver Mirella novamente.

Raul fica espantado com a petulância de Serena por se indignar com a atitude dele e falar que não deveria ser contra um amor tão belo. Débora dá conselho à Cristina: demitir Serena. Rafael dá apoio a Felipe e diz que irá pedir a permissão de Raul para ele se aproximar de Mirella. Eduardo mostra interesse em Madalena, que também gosta dele. Vera fica enciumada, mas garante à Madalena que gosta de Eduardo apenas como amigo. Zulmira fala para Serena que ela corre o risco de ser demitida, deixando-a arrasada. Kátia explica para Mirna que ela não pode mais trabalhar no clube por conta do escândalo que Crispim deu. Para cortejar Kátia, Crispim lhe dá um porco de presente. Cristina decide demitir Serena.

Capítulo 15 (06/07/2005)

Cristina fala para Serena que foi Rafael quem solicitou que a demitisse e a mestiça fica arrasada. Zulmira explica a Serena que ela errou ao desafiar Raul. Serena se despede da rosa Luna e se questiona: qual será o seu destino? Rafael pede permissão a Raul para Felipe namorar Mirella, mas o pai da jovem acredita que sua filha seja nova demais e não aceita que os dois se aproximem. Felipe e Mirella não aceitam. Crispim dá galinhas para Kátia, mas ela não gosta do presente. Kátia recebe uma carta que a deixa preocupada. Ela explica para Gumercindo que necessita de dinheiro. Ele se oferece para ajudá-la, mas Kátia o despreza. Felipe compra rosas para dar à Serena.

Mirella quer saber sobre os homens, deixando Olívia chocada . Vera fala para Olívia que ela necessita ter uma conversa franca com Mirella. Dalila é muito rígida com Crispim e Bernardo, exigindo que eles cumpram os horários certos. Felipe fica mal ao tomar conhecimento que Serena foi demitida, deixando Cristina irada. Zulmira revela para Felipe que Serena está na pensão e o rapaz vai atrás dela. Hélio fica sabendo que Serena foi demitida. Crispim encontra Pedro falando com Mirna em sua casa e fica nervoso. Serena fala para Hélio que irá voltar para sua aldeia.

Capítulo 16 (07/07/2005)

Serena conta para Hélio que era mais feliz em sua aldeia. Hélio solicita que Serena fique hospedada na pensão durante mais algum tempo e ela aceita. Crispim e Pedro brigam por conta de Mirna. Mirna solicita que Pedro não se assuste com Crispim, mas ele morre de medo e diz que quer distância dela. Felipe entrega as rosas à Serena e solicita que ela retorne para trabalhar em sua casa. Serena fica feliz com o gesto de Felipe, mas explica que só pode retornar se Rafael aceitar. Felipe fala para Rafael que está indignado por Serena ter sido demitida por defendê-lo. Raul e Dalila acertam de se encontrar na igreja. Dalila fica irada ao tomar conhecimento que Serena irá voltar a dormir em seu quarto e a insulta. Serena fica mal por depender dos outros.

Rafael diz para Cristina que não queria que Serena fosse demitida, pois admirou a coragem dela ao sair em defesa de Felipe. Dalila fala para Vitório que não suporta mais viver em uma pensão lotada. Eduardo chama Madalena para sair. Generosa vê Raul e Dalila se encontrando na igreja. Rodriguez acerta a contratação de Xavier como novo salva-vidas para o clube. Dalila quer que Raul se separe de Olívia, e ele diz que vai fazer a esposa assinar alguns documentos antes, para que o dinheiro fique todo com ele após a separação. Mirella diz para Olívia que Raul tem outra, mas Olívia não crê. Kátia fala para Elias que necessita de dinheiro. Rafael vai até a pensão e solicita à Serena para retornar a trabalhar em sua casa.

Capítulo 17 (08/07/2005)

Hélio fala para Serena que ela não deve retornar para a casa onde foi humilhada. Rafael fica enciumado com Hélio, pois nota que ele gosta de Serena. Kátia se nega a falar a Elias para que é o dinheiro de que necessita. Ele decide não entregar o dinheiro e a deixa irada. Generosa conta para Clarice que desvendou algo de ruim sobre uma jovem da cidade. Clarice acha melhor que Generosa guarde o segredo. Raul garante à Dalila que irá se separar de Olívia assim que ela assinar os documentos. Serena fala para Rafael que ficou feliz por ele chamá-la de volta. Felipe suborna Carlito com bolinhas de gude para que ele dê um recado a Mirella. Mirella e Felipe namoram às escondidas.

Serena se afasta de Hélio quando ele busca se aproximar de seu rosto. Raul chega tarde em casa e diz para Olívia que teve problemas no carro, mas a esposa acha esquisito ao notar que as mãos dele não estão sujas de graxa. Vitório vê Dalila retornando para casa tarde da noite e fica ressabiado. Cristina fica em choque quando Serena surge na casa de Rafael. Gumercindo fala para Xavier que Kátia necessita de dinheiro. Cristina fica irritada quando Rafael conta que foi ele quem solicitou que Serena retornasse. Débora indica que Cristina mande Serena limpar o ateliê de Luna para Rafael ficar com raiva dela. Raul manda Olívia assinar alguns papéis sem esclarecer o que contém nos documentos. Ela assina sem ler do que se trata. Mirna vê Roberval e decide fazer com que ele se interesse por ela. Cristina manda que Serena limpe o ateliê de Luna. A mestiça mexe nas teclas do piano de Luna. Rafael encontra Serena no ateliê, vê na mestiça a imagem de Luna e se aproxima.

Capítulo 18 (09/07/2005)

Serena sai correndo apavorada e Rafael tenta alcançá-la. Cristina vê Serena correndo e fica satisfeita, pois acredita que Rafael está irritado. Serena conta para Rafael que, em sua aldeia, quando um homem e uma mulher se beijam, significa que irão ficar juntos para sempre, diz que ele a magoou e que vai embora. Rafael solicita perdão a Serena e conta que tem estado sozinho desde que sua esposa morreu. Serena fala para Rafael que via a rosa branca desde criança. Rafael fica chocado e questiona à Serena porque a rosa de Luna se abriu quando ela retornou. Serena se sente perturbada e foge. Rafael promete à mestiça que não irá insistir no assunto, e solicita que ela não vá embora. Serena aceita.

Cristina fica em choque ao tomar conhecimento que Rafael não ficou furioso. O botânico questiona se Serena é Luna e a mestiça tenta compreender o que está sentindo. Hélio revela para Osvaldo que não consegue parar de pensar em Serena. Débora fala para Cristina que ela precisa tirar Serena de seu caminho de qualquer jeito. Generosa questiona a Divina o que faria se soubesse de um segredo sobre uma moça de família. Divina diz que não diria nada à família dela, para não magoá-los e Generosa decide não revelar que viu Dalila com Raul na igreja. Agnes fica indignada quando Rafael fala que acredita que Serena é Luna e diz que ela está tentando conquistá-lo. Débora vê Agnes irritada e fica curiosa em tomar conhecimento o que Rafael falou com ela. Adelaide questiona a Elias se ele acredita que seja possível alguém que morreu retornar. Eduardo fala para Rafael que ele está delirando e o aconselha a casar-se com Cristina para tirar Luna de uma vez da cabeça.

Capítulo 19 (11/07/2005)

Eduardo diz para Rafael que irá acabar louco se não esquecer Luna. Elias diz para Adelaide que acredita em reencarnação, mas não tem nada que comprove sua existência, e se recordam de sua época de jovens, quando namoraram. Adelaide questiona a Elias se Serena pode ser a reencarnação de Luna. Elias aconselha Adelaide a ir atrás de alguma marca de nascença em Serena. Eduardo ganha uma carta de um local misterioso e solicita à Judith que não fale nada. Hélio vê Terê solicitando esmolas e lhe dá uma bronca. Dalila fica enjoada. Crispim dá rosas à Kátia, que gosta. Kátia fala com Crispim que está necessitando de dinheiro e ele garante que sabe como auxiliá-la.

Terê indica a Hélio que irá auxiliá-lo a conquistar Serena. Raul comunica para Olívia que irá viajar para tratar de negócios. Adelaide fala para Cristina que deseja conversar com Serena. Cristina fica intrigada e manda que Ivan ouça a conversa atrás da porta. Adelaide questiona à Serena que lembranças ela possui e que não consegue explicar. Serena fala da rosa que vê e da música que escuta. Adelaide fica chocada ao ver a marca de nascença de Serena. Ivan diz para Cristina que Adelaide falou de lembranças com Serena. Cristina não entende. Rafael chama Cristina para jantar, deixando-a feliz. Agnes fica irritada ao tomar conhecimento que Adelaide visitou Serena e acredita que ela é uma impostora e que está enganando a todos. Rodriguez manda Gumercindo chamar Vitório para cozinhar no clube, pois o cozinheiro faltou. Gumercindo conhece Nina e fica encantado. Olívia fica nervosa ao chegar no clube e desvendar que Vitório é o cozinheiro de lá. Serena vê Rafael e Cristina saindo juntos.

Capítulo 20 (12/07/2005)

Serena chora ao ver Rafael saindo com Cristina. Ela escuta a música de Luna, vai até o atelier e vê o reflexo da bailarina no espelho. Serena nota que Luna, no espelho, também está chorando e desmaia. Olívia diz para Raul que não quer comer no clube, pois Vitório é o cozinheiro do restaurante. Raul conta que não há outro lugar na cidade para ir. Rafael e Cristina chegam ao clube para jantar, onde veem Olívia e Raul. Cristina fica irritada com a coincidência. Felipe fala para Mirella que a ama. Mirella vai embora confusa. Crispim pega as alianças de seus pais, que Mirna guarda desde a morte deles. Olívia não gosta de ver Cristina com Rafael.

Terê pede a Zulmira para chamar Serena. A empregada fica sabendo que Serena está desmaiada. Ivan manda Terê embora. Generosa fica preocupada ao tomar conhecimento que Dalila está com enjoos. Zulmira se dá conta de que Serena está apaixonada por Rafael e manda que ela tome cuidado para não se magoar. Olívia diz para Cristina que irá fazer de tudo para impedi-la de se aproximar de Rafael. Cristina manda Olívia não se colocar em seu caminho. Adelaide fala para Agnes que está cada vez mais certa de que Serena é a reencarnação de Luna. Olívia questiona a Raul se ele tem outra. Agnes diz para Vera que Serena é uma golpista buscando se passar por Luna. Cristina se aproxima de Rafael, mas ele a evita. Rafael encontra Serena.

Capítulo 21 (13/07/2005)

Rafael pega a mão de Serena e fala que não consegue esquecê-la. Cristina vê os dois juntos e fica irritada. Serena fica balançada e sai correndo. Raul diz para Olívia que ela está louca em suspeitar dele. Mirna dá uma pamonha a Roberval e fala que cozinhará para ele se for visitá-la. Dalila sente desejo de comer pamonha e acha esquisita. Generosa questiona para Vitório se ele, sabendo do segredo de uma moça, contaria tudo à família dela. Vitório diz que não, deixando Generosa desesperada. Filó desconfia dos enjoos de Dalila. Mirella fala para Olívia que ela pode se separar de Raul se ele a trai. Olívia diz que não saberá viver sem o marido.

Crispim entrega as alianças para Kátia, para ajudá-la com seu problema de dinheiro, e ela fica emocionada com o gesto. Eduardo diz para Vera que a melhor maneira de Rafael esquecer Serena é se casar com Cristina. Cristina manda Guto arrumar uma mulher qualquer para se passar por amante de Raul. Agnes questiona a Serena qual é o golpe que ela está planejando. Serena fica mal com a desconfiança de Agnes. Agnes fala para Serena que se tornará sua inimiga se ela tentar se passar por Luna. Mirna nota que as alianças sumiram e fica nervosa. Adelaide fala para Rafael que Serena tem uma marca de nascença no local onde Luna levou o tiro. Cristina oferece dinheiro para Serena ir embora.

Capítulo 22 (14/07/2005)

Serena nega o dinheiro e fala para Cristina que não pode ir embora daquela casa, pois ali é seu destino. Cristina diz para Serena que está tentando ajudá-la, pois Rafael pode tentar se aproveitar dela. Serena fica assustada mas, mesmo assim, diz que não pode ir embora. Elias conta para Rafael que Serena pode ou não ser Luna e, que a única maneira de tomar conhecimento da verdade, é deixar que a memória dela retorne naturalmente. Ele diz que, se Serena lembrar de muitas coisas de uma só vez, pode não resistir e acabar morrendo. Rafael acredita que Serena irá amá-lo se realmente for a reencarnação de Luna. Olívia diz para Cristina que gostou de Serena e vai incentivar o interesse de Rafael por ela. Crispim fala para Mirna que deu as alianças para Kátia. Mirella diz para Olívia que sentiu calafrios por Felipe e a mãe aconselha a filha a recitar poemas quando sentir assim.

Mirna exige que Kátia devolva suas alianças e se atraca com ela. Kátia devolve as alianças e depois fica preocupada, pois não sabe onde vai conseguir dinheiro que necessita. Gumercindo e Xavier questionam para que Kátia precisa de dinheiro, mas ela se nega a revelar. Guto oferece dinheiro a Kátia para ela se fingir de amante de Raul e ela concorda. Hélio teme que Serena o tenha esquecido. Vera e Eduardo dizem para Rafael que é impossível que Serena seja a reencarnação de Luna. Rafael não está convencido. Serena questiona a Rafael se ele deseja lhe fazer algum mal. Rafael diz para Serena que ela trouxe uma luz para sua vida. Serena fica radiante. Rafael puxa Serena para si.

Capítulo 23 (15/07/2005)

Serena diz para Rafael que acredita que o conhece há muito tempo. Rafael diz para Serena que jamais lhe fará nenhum mal. Rafael diz para Cristina que acredita que Serena pode ser a reencarnação de Luna. Cristina fala para Rafael que ele está perturbado pelas lembranças de Luna e o aconselha a não entrar mais no atelier. Adelaide diz para Agnes e Débora que Serena pode ser Luna e as duas avaliam ser um absurdo. Cristina fala para Débora que Rafael está apaixonado por Serena, mas garante que vai fazê-lo perder a confiança nela. Hélio se declara para Serena, que confessa que seu coração é de Rafael, deixando-o mal. Vitório nota que Dalila anda com desejos e acha esquisito. Mirna prepara um almoço para Roberval, tentando conquistá-lo. Débora acerta com Guto que o escândalo deverá ocorrer à noite. Cristina chama Raul para jantar no clube, com a desculpa de que a mãe quer falar sobre negócios.

Cristina telefona para Olívia e, disfarçando a voz, diz que Raul vai encontrar-se com outra mulher naquela noite. Kátia fala para Guto que não deseja prejudicar Raul e pensa em voltar atrás. Guto fala para Kátia que, se ela não fizer o combinado, vai descobrir seu segredo e contar para todo mundo. Kátia fala para Crispim que Mirna pegou as alianças de volta. Crispim vai para casa furioso e fica enlouquecido ao encontrar Roberval almoçando em sua casa. Ele joga Roberval no chiqueiro e exige que Mirna lhe entregue as alianças. Bernardo pega as alianças e fala para Mirna e Crispim que o primeiro dos dois que se casar ficará com a joia. Olívia decide ir até o clube dar o flagra em Raul. Mirella teme que algo ruim irá acontecer. Olívia vê Kátia e Raul juntos.

Capítulo 24 (16/07/2005)

Olívia parte para cima de Kátia, mas é contida por Vitório. Raul garante a Olívia que não tem nada com Kátia, mas ela não quer nem saber. Cristina nota que seu plano deu certo e fica feliz. Mirella vê Olívia mal e conclui que a mãe deve ter encontrado Raul com uma namorada. Débora e Cristina fingem estar indignadas com o comportamento de Raul. Hélio diz para Serena que irá respeitar a vontade dela e se contentar em ser seu amigo. Rafael vê os dois juntos e fica enciumada. Zulmira fala para Serena que acredita que Rafael está começando a gostar de Cristina. Serena está certa de que Rafael é o destino que ela procurava.

Rafael diz para Cristina que ficou chateado ao ver Serena com outro rapaz. Cristina fala para Rafael que não vai mais esconder o que sente por ele. Ela tenta se aproximar dele mas é interrompida por Felipe que diz para Rafael não ficar com Cristina. Rafael fica feliz com o conselho de Felipe. Olívia quer que Raul saia de casa e ele vai sem discutir. Olívia se desespera ao se dar conta de que está sem marido. Vitório fala para Elias que viu Kátia se encontrando com Raul no clube. Dalila escuta e desmaia. Rafael aconselha Olívia a se consultar com Abílio. Roberval fala para Mirna que não quer mais vê-la. Mirna joga charme para Alaor. Olívia fala para Abílio que está disposta a se acertar com Raul. Rafael vê Serena se banhando em um rio.

Capítulo 25 (18/07/2005)

Rafael nota Serena, fortemente emocionado. Elias chama a atenção de Kátia e ela solicita que não se meta em sua vida. Mirna diz para Alaor que irá trazer pamonha para ele. Crispim tenta se desculpar com Kátia, mas ela o trata mal. Divina deseja chamar um médico para cuidar de Dalila, mas ela diz que está bem. Raul garante a Abílio que irá cuidar de sua família. Dalila questiona a Raul o que ele estava fazendo com Kátia. Abílio dá conselho à Olívia a entrar com um pedido de separação para garantir seus direitos. Olívia acredita que Raul ainda se arrependerá do que fez e retorna para casa. Raul diz à Dalila que não tem nada com Kátia. Dalila questiona a Raul se eles já podem ficar juntos, mas ele explica que não pode se expor para que Olívia não tenha provas contra ele.

Rafael questiona a Elias como pode ter certeza se Serena é mesmo Luna. Elias dá conselho a Rafael para reviver com Serena uma situação que viveu com Luna e aguardar por um sinal. Raul chama Kátia para jantar e ela fala que irá pensar. Osvaldo diz para Hélio que o amor de Serena por Rafael não dará certo e indica que ele aguarde por ela. Rafael fala para Cristina que tentará desvendar se Luna realmente retornou ou se é com ela que ele deve ficar. Dalila se consulta com Eduardo, que diz que ela está grávida. Raul se nega a pagar alguns vestidos que Olívia comprou com Madalena. Divina vê Dalila aos prantos e questiona o que houve. Cristina fala para Serena que ela necessita ir embora.

Capítulo 26 (19/07/2005)

Cristina manda Serena ir com ela. Madalena fala com Vera que Eduardo é agradável com ela, mas não sinaliza que gostaria de namorá-la. Dalila fala para Divina que está se sentindo mal, pois trabalha demais para ajudar dentro de casa. Divina fica impressionada com a bondade de Dalila. Generosa conta para Terezinha que viu Dalila se encontrando com um homem casado. Terezinha inicia a chantagem Dalila, exigindo que ela lhe empreste suas coisas. Cristina leva Serena para a casa de Vera e solicita que ela a abrigue até que Rafael desista de pensar que ela seja a reencarnação de Luna. Vera aceita e conta para Serena que ela não poderia ficar com Rafael, pois pertencem a mundos diferentes. Serena fala para Vera que Rafael é seu mundo.

Rafael quer saber sobre Serena e pergunta à Cristina, que responde não ter conhecimento onde ela está e insinua para o botânico que Serena pode estar com Hélio, pois os selvagens têm moral diferente. Rafael fica decepcionado com Serena. Serena acredita que não deve ficar longe de Rafael e foge da casa de Vera. Mirna leva bolo de fubá para Alaor e o chama para almoçar em sua casa. Madalena fala para Olívia que Raul se negou a pagar sua conta. Rafael destrata Serena, deixando-a mal. Cristina vê Serena chorando e fica feliz. Raul esclarece para Olívia que não irá mais pagar suas despesas exageradas. Serena fala para Olívia que foi Cristina quem mandou que ela passasse a noite fora de casa. Olívia fala para Rafael que Serena dormiu na casa de Vera e incentiva o romance dos dois. Rafael fica animado, vai atrás de Serena e a encontra em sua floricultura, entre as rosas.

Capítulo 27 (20/07/2005)

Rafael pede desculpa para Serena por ter desconfiado dela. Abílio dá conselho à Olívia a solicitar o divórcio e pedir uma pensão de Raul. Olívia fala que ainda tem esperanças de que Raul retorne para ela. Abílio aconselha Olívia a tentar gastar menos por enquanto. Alaor leva um perfume de presente para Mirna, que gosta. Mirna serve almoço para Alaor. Gumercindo fala para Kátia que sente coisas estranhas quando a vê. Kátia adivinha que Gumercindo não tem experiência no amor e acha graça. Raul agenda um encontro com Kátia. Cristina fica sabendo que Olívia intercedeu em favor de Serena e fica furiosa. Clarice lê a sorte de Olívia e diz que há um novo amor em seu futuro. Olívia acha que Clarice está enganada. Abílio solicita que Vitório acompanhe Olívia até um táxi.

Vitório e Olívia ficam irritados quando se veem, mas Vitório aceita em acompanhá-la assim mesmo. Para buscar reviver uma situação pela qual já passou com Luna, Rafael solicita à Serena para fazer um passeio com ele pelo rio. Cristina fica sabendo que Rafael saiu com Serena. Dalila vê Raul com Kátia e fica nervosa. Crispim fica irritado ao ver Alaor almoçando com Mirna e o joga no chiqueiro. Mirna fica mal por ter perdido mais um pretendente. Crispim fica sabendo que Mirna ganhou um perfume de presente e solicita que ela lhe dê, mas ela se nega. Cristina diz para Débora que irá tirar Serena de seu caminho de qualquer jeito. Serena faz a mesma coisa que Luna, pulando no rio e sorrindo para Rafael. Rafael fala que ela é quem ele pensava.

Capítulo 28 (21/07/2005)

Serena questiona a Rafael de quem ele está falando. Rafael se recorda que Elias falou que poderia ser perigoso para Serena desvendar sobre seu passado de forma repentina e só explica que a estava esperando havia muito tempo. Serena diz para Rafael que ele é o destino que ela procurava. Olívia e Vitório “espetam” um ao outro. Mirella fala para Olívia que a despensa da casa está vazia e não há dinheiro para comprar mais comida. Olívia pega o cofrinho de Carlito e manda a empregada pagar a conta do açougue com ele. Mirna decide substituir seu perfume por outro líquido para que Crispim se dê mal, caso tente pegá-lo sem autorização. Dalila garante a Vitório que não se encontra envolvida com ninguém. Rafael diz para Cristina que está apaixonado por Serena.

Cristina fica mal e fala para Rafael que ele ainda vai se arrepender. Mirella diz para Olívia que elas deveriam economizar nas despesas. Olívia acredita que Raul retornará para casa e que ela não precisa se preocupar. Cristina decide ir embora da casa de Rafael. Débora dá conselho à Cristina a ficar e lutar, garantindo que irá acabar com o romance entre Rafael e Serena. Dalila faz todas as vontades de Terezinha para que ela não conte seu segredo. Nina acha esquisito. Mirella diz para Olívia que Raul não irá retornar. Crispim furta o que acredita ser o perfume de Mirna. Rafael diz para Serena que deseja ficar com ela para sempre. Rafael solicita que Serena se sente à mesa com ele durante o jantar. Serena fala para Rafael que não irá saber comer como ele.

Capítulo 29 (22/07/2005)

Rafael insiste que Serena fique e jante com na sua companhia. Cristina fica irada, mas simula que concorda com Rafael. Serena fica envergonhada, pois não sabe como usar os talheres. Felipe come o frango com a mão para não deixar Serena mais sem graça. Rafael repete o gesto. Serena fica à vontade e come também. Felipe fala para Rafael que o apoiará se ele ficar com Serena. Agnes fica indignada ao tomar conhecimento que Rafael está convicto que Serena é Luna. Adelaide diz que Agnes está encarando a situação de forma superficial. Gumercindo vê Kátia com Raul e fica triste. Serena fala para Terê que está certo de ter achado seu destino. Olívia fala para Abílio que deseja empenhar algumas joias e conta que as mais caras estão no cofre de um banco em nome de Raul.

Cristina fala para Vera que Rafael está apaixonado por Serena e solicita que ela o ajude a voltar à razão. Vera fala para Eduardo que eles necessitam terminar com o romance entre Rafael e Serena. Agnes diz para Rafael que é um absurdo ele acreditar que Serena é Luna. Rafael garante à Agnes que, no dia em que ela tiver a mesma certeza que ele, será feliz. Crispim dá o vidro de perfume a Kátia mas, quando ela passa, nota que o que havia dentro era creolina. Crispim fica irritado, tenta dar umas palmadas em Mirna mas ela pede auxílio e o policial Arthur a socorre. Raul se nega a abrir o cofre para que Olívia pegue suas joias. Serena explica para Hélio que está apaixonada por Rafael. Hélio fica com medo que Rafael a magoe. Rafael fica enciumado ao ver Serena falando com Hélio.

Capítulo 30 (23/07/2005)

Hélio fala para Rafael que ele e Serena são só amigos. Rafael fala para Serena que uma moça solteira não deve ficar de papo com um rapaz. Serena fica mal com a desconfiança de Rafael. Raul entrega pouco dinheiro à Olívia para ela comprar comida para seus filhos e ela fica em choque. Hélio fala para Rafael que ama Serena, mas diz que ela é pura e não merece a desconfiança do botânico. Rafael solicita perdão à Serena. Kátia ganha uma carta que a deixa muito preocupada. Rafael leva Serena até o piano que foi de Luna e solicita que ela toque. Débora fala para Cristina que elas necessitam convencer Rafael a dar uma festa para apresentar Serena a todos, pois ela o fará passar vergonha e ele a deixará de lado. Serena conta para Rafael que não sabe tocar.

Rafael fica mal, mas torce para que as lembranças de Serena retornem. Serena enxerga o reflexo de Luna no espelho e não compreende por que ela chora. Dalila questiona a Raul por que ele não vai mais atrás dela. Raul explica para Dalila que, por ora, eles não podem ser vistos juntos. Arthur leva Crispim para a delegacia. Raul diz para Kátia que irá recompensá-la se ela lhe disser quem a mandou dar um escândalo no clube. Kátia conta que foi abordada por Guto. Vera diz para Rafael que ele vai sentir-se envergonhado de Serena. Ela escuta e fica triste. Olívia fica sabendo que Raul vendeu a casa deles e desmaia. Rafael garante à Serena que não sente vergonha dela. Kátia solicita ajuda para Elias. Serena questiona à Zulmira o motivo de Rafael quer vê-la tocando piano. Raul entrega dinheiro a Guto e ele conta que foi Cristina quem lhe solicitou armar o escândalo. Cristina indica a Rafael que dê uma festa para apresentar Serena aos amigos.

Capítulo 31 (25/07/2005)

Rafael gosta da ideia de dar uma festa para mostrar Serena aos amigos e decide que nesta noite vai pedi-la em casamento. Cristina simula aprovar e garante irá ajudá-lo a fazer a festa. Zulmira conta para Serena que Rafael gostaria que ela tocasse piano porque Luna fazia isso muito bem. Cristina promete fazer de tudo para Rafael ver que Serena não passa de uma selvagem. Olívia se desespera ao tomar conhecimento que Raul vendeu a casa na qual mora e se consulta com Abílio. Raul não compreende porque Cristina pagou Kátia para fazer um escândalo e fazer com que Olívia batesse de frente com ele. Eduardo aconselha Dalila a falar para o pai da criança que está grávida.

Kátia conta para Elias que tem uma filha que está vindo para a cidade e explica que não pode deixar que as pessoas da cidade fiquem sabendo, caso contrário, nunca mais arranjará emprego. Elias aceita em cuidar da filha de Kátia para ela. Serena gosta ao saber que Rafael vai dar uma festa. Rafael solicita que Cristina auxilie Serena a escolher um vestido novo. Irritada, Cristina aceita. Abílio diz para Olívia que ela não pode fazer nada contra Raul, pois assinou sem ler um documento que deixava que ele vendesse a casa. Bernardo tira Crispim da cadeia, que chega em casa irritado com Mirna, pois ela deixou que fosse preso. Olívia é grossa com Vitório, que se irrita com ela. Osvaldo e Divina dançam no quarto e quebram a cama. Dalila fala para Raul que está grávida. Débora indica à Cristina mandar Serena fazer um vestido para a festa igual ao que Luna usava quando morreu.

Capítulo 32 (26/07/2005)

Cristina faz Serena ficar mais parecida possível com Luna, para que todos pensem que ela deseja se passar pela primeira esposa do botânico. Hélio diz para Terê que ele terá uma família no futuro. Raul fala para Dalila que irá assumir a criança, mas, em seguida, pensa como se livrar daquela situação. Olívia recrimina Raul por ele ter vendido a casa, mas ele não se comove. Raul fala para Abílio que só alugará uma casa para Olívia e seus filhos se tiver um bom preço. Felipe fala para Serena que irá ficar muito feliz se ela entrar para a família. Abílio solicita que Rafael alugue uma casa modesta que tem para Olívia. Rafael aceita, pois deseja ajudar Olívia. Raul questiona a Cristina porque ela armou o escândalo. Rafael leva Serena até o ateliê de Luna e questiona se o instrumento lhe desperta lembranças.

Serena vê Luna dançando e sente dor de cabeça. Cristina revela para Raul que queria deixar Olívia ocupada para tirá-la de seu caminho. Raul quer que Cristina o auxilie a se tornar sócio de Rafael, ou então, contará tudo o que ela fez. Cristina aceita. Raul solicita ajuda para Cristina para se livrar de Dalila. Cristina diz para Raul que deve descobrir um tolo que se case com Dalila. Mirna leva algumas pamonhas para Arthur. Crispim vê e fica irado. Guto exige mais dinheiro de Débora falando que vai contar a todos as verdades sobre Cristina. Abílio apresenta à Olívia a casa de Rafael, que estava abandonada. Olívia acha a casa pequena. Elias busca sua neta, Rita. Cristina apresenta o modelo do vestido de Luna para Serena. Serena gosta e deseja usá-lo.

Capítulo 33 (27/07/2005)

Cristina pede que Osvaldo faça sapatos altos para Serena, acreditando que a índia não saiba andar de salto. Olívia diz para Mirella que exigirá de Raul o aluguel de uma casa bem maior do que a indicada por Abílio. Mirella e Abílio se preocupam, pois acreditam que Olívia não conseguirá nada de Raul. Agnes fica indignada ao tomar conhecimento que Rafael vai dar uma festa para apresentar Serena. Arthur faz Mirna e Crispim prometerem que irão parar com as brigas. Os dois saem batendo boca. Agnes comunica a Rafael que irá à festa só para provar que Serena é uma pistoleira. Elias explica para Rita que ela não pode falar para ninguém que é filha de Kátia. Terezinha faz chantagem com Dalila que não cede e diz que em breve estará casada.

Um oficial de justiça manda Olívia assinar uma ordem de despejo e sair da casa. Olívia ataca o oficial e é presa. Rafael convence Raul a tirar Olívia da cadeia. Olívia aceita em se mudar para a casa ao lado a de Abílio. Rafael fica perturbado ao ver Serena arrumando a casa, pois a acha muito diferente de Luna. Serena não compreende a decepção de Rafael. Felipe aconselha Rafael a parar de procurar por uma cópia de Luna. Agnes garante a Cristina que vai ajudá-la a se casar com Rafael. Bernardo diz para Crispim que irá ajudar Mirna a arrumar um emprego para ela parar de pensar em se casar. Mirna escuta e fica feliz. Olívia diz para Mirella que quer levar todos os móveis para sua nova casa. Raul conta para Dalila que não poderá se casar com ela. Rafael solicita que Serena pare de agir como se fosse uma criada. Serena acusa Rafael de não gostar dela como ela é e vai embora.

Capítulo 34 (28/07/2005)

Rafael solicita que Serena não vá e diz que ela aprenderá tudo o que necessita. Felipe diz para Cristina que sente como se já conhecesse Serena há tempos. Cristina teme que Felipe também ache que Serena seja a reencarnação de Luna. Raul indica que Dalila se case com outro. Dalila diz para Raul que fará um escândalo e falará tudo a todos. Terê pede esmolas, mas não tem êxito. Rafael diz para Serena que a festa é muito importante e solicita que ela não faça feio. Raul solicita que Cristina o auxilie a convencer Dalila a se casar com outro. Rafael diz para Elias que Serena, às vezes, parece muito diferente de Luna. Elias fala para Rafael que talvez Serena esteja ali para ensiná-lo a amar pessoas de outras classes sociais.

Olívia tenta enfiar todos os seus móveis na nova casa. Olívia não gosta nada de tomar conhecimento que será vizinha de Vitório. Osvaldo chama Olívia e seus filhos para jantarem na pensão, para reprovação de Dalila. Olívia fica comovida com o gesto de Osvaldo. Guto diz para Terê que ele pode ganhar muito mais dinheiro batendo carteiras do que solicitando esmolas e indica que sejam sócios. Cristina não tem conhecimento como fazer Raul trabalhar para Rafael. Débora indica que Cristina faça Rafael pensar que Abílio está roubando-o. Abílio aceita em dar um emprego para Mirna na loja de flores. Cristina acredita que conhece Ciro de algum lugar. Cristina questiona a Ivan se ele se casaria por dinheiro. Olívia fica ressabiada ao tomar conhecimento que Dalila vai muito à igreja. Cristina garante a Dalila que vai resolver seu problema. Rafael vê Serena trabalhando mais uma vez e não gosta.

Capítulo 35 (29/07/2005)

Rafael fica nervoso e pede que Serena não se comporte como uma empregada. Serena cai no choro, pois teme que Rafael jamais a aceite como é. Cristina chama Dalila para jantar. Vitório acha esquisito ao ver Dalila com Cristina no restaurante do clube. Gumercindo escuta Dalila dizendo que está grávida e fica em choque. Hélio garante a Terê que, assim que sua situação financeira melhorar, irá levá-lo para morar em sua casa. Terê diz para Hélio que irá ficar rico, mas se nega a contar como. Guto fala para Xavier que pretende fazer Terê roubar as jóias de Luna. Cristina indica que Dalila se case com Ivan, só para não ser vista como mãe solteira. Dalila fica mal, mas topa. Rafael diz para Cristina que acha Serena muito diferente de Luna.

Cristina fala para Rafael que poderá tirar a prova na festa pois, se Serena for mesmo Luna, saberá ser elegante e dançar. Mirna vai para seu primeiro dia de trabalho, animada. Rafael fala para Serena está certo de que ela sabe dançar. Serena fica confusa. Olívia tenta pregar o brasão de sua família na parede e quebra um cano. Ivan diz para Raul que terá que lhe dar bastante dinheiro, ou falará que Dalila se encontra grávida. Dalila considera que Ivan é grosseiro. Guto solicita que Cristina esqueça Rafael e vá embora fugida com ele. Serena diz para Felipe que não compreende por que Rafael deseja que seja diferente. Felipe leva Serena ao ateliê e conta que Rafael jamais esquecerá Luna. Serena se olha no espelho de Luna, sente uma forte dor no peito e cai desmaiada nos braços de Felipe.

Capítulo 36 (30/07/2005)

Rafael busca acordar Serena, em vão. Ele chama por Eduardo. Desacordada, Serena vê o momento da morte de Luna. Eduardo fala para Rafael que o pulso de Serena está fraco. Rafael nota que Serena está com uma expressão de sofrimento. Zulmira fala para Rafael que Serena se encontrava com medo de que ele não gostasse mais dela. Cristina diz para Guto que quer apenas pôr suas mãos no dinheiro de Rafael para, em seguida, fugir com ele. Guto não nota que Cristina está mentindo e que, na verdade, quer livrar-se dele. Serena desperta do desmaio. Rafael solicita que Serena descanse em seu quarto até se sentir melhor. Eduardo examina Serena e vê sua marca de nascença. Eduardo fala para Rafael que Serena pode ter um problema grave. Rafael acredita que o problema pode ser espiritual, e não físico. Dalila fala para Raul que se nega a se casar com Ivan. Cristina indica à Dalila que ache outro candidato.

Arthur se oferece para levar Mirna do trabalho para casa e ela topa. Vitório conserta o cano de Olívia, mas bate de frente com ela de novo. Mirella acerta com Olívia de comer na pensão de Divina dali por diante. Olívia manda que Mirella e Carlito não percam a classe, apesar de agora estarem sem dinheiro. Elias fala para Kátia que Rita sente sua falta e solicita que venha visitá-la. Guto obriga Terê a tirar notas de dinheiro de uma ratoeira, para que ele aprenda a ser cada vez mais rápido. Terê fere os dedos, mas Guto não deixa que ele pare. Crispim pede Kátia em casamento. Hélio nota que Terê está machucado e questiona o que houve. Serena fala para Cristina que sonhou com uma moça que levava um tiro bem no local de sua marca de nascença. Cristina solicita à Serena para que não conte a Rafael o que viu. Elias manda Rafael desvendar o que Serena lembrou quando se encontra no ateliê de Luna.

Capítulo 37 (01/08/2005)

Elias diz para Rafael que terminará desvendando tudo sobre Serena. Serena fala para Cristina que viu um homem de olhos verdes segurando uma arma. Cristina dikz para Serena que se falar isso para Rafael, ele acreditará que ela está mentindo para se passar por Luna. Serena diz que não contará nada. Cristina revela para Débora que Serena é mesmo Luna, pois se recorda de Guto, na noite em que morreu. Débora põe Guto diante de Serena para tirar a prova. Kátia caçoa de Crispim e fala que jamais se casaria com ele. Débora manda Cristina convencer Rafael a solicitar que Serena se mude de sua casa, pois não é agradável dois namorados morem sob o mesmo teto. Crispim vê Arthur cortejando Mirna em sua casa e o atira no chiqueiro.

Arthur diz para Mirna que deseja tomar distância dela. Mirella solicita que Felipe a auxilie a arrumar as coisas em sua nova casa, pois Olívia é confusa demais e não consegue terminar o trabalho. Rafael questiona à Serena o que a fez desmaiar e ela desconversa. Dalila nota que suas saias estão apertadas e fica apavorada. Divina questiona a Dalila se está engordando, mas a vendedora afirma que suas saias encolheram. Guto ensina a Terê novos truques para roubar carteiras e obriga o menino a treinar. Ofélia ofende Kátia diante de Rita, chamando-a de sirigaita. Rita questiona a Elias o que é sirigaita. Serena fica apavorada ao pensar na festa, pois pressente que algo de ruim vai acontecer. Cristina diz para Rafael que Serena não deve morar na mesma casa que ele.

Capítulo 38 (02/08/2005)

Cristina indica para Rafael que ele envie Serena de volta para a pensão. Rafael se nega, pois se encontra com ciúmes de Hélio. Ele diz para Cristina que pedirá Serena em casamento após a festa, para terminar com as fofocas. Gumercindo diz para Vitório que deseja conquistar Kátia. Vitório debocha de Gumercindo, falando que é criança demais. Gumercindo não se deixa abater e deseja conquistar Kátia de qualquer forma. Elias dá conselho à Rita a não ligar para o que dizem de Kátia. Terê se mostra cada vez mais rápido nos exercícios e Guto diz que ele logo estará pronto para bater carteiras. Cristina manda Ivan chamar Hélio para a festa, falando que foi Serena quem mandou chamá-lo. Mirna fica mal por Crispim espantar todos os seus namorados. Bernardo garante à Mirna que um dia achará um rapaz que não sentirá medo de Crispim.

Dalila vai ao escritório de Raul e questiona se ele não sente mais nada por ela. Raul solicita que Dalila tenha paciência, pois poderão ficar juntos após ele se divorciar de Olívia. Olívia bate na porta do escritório de Raul e os dois ficam em choque. Rafael se muda para o quarto de Felipe e solicita que Serena fique em seu quarto. Dalila se esconde debaixo da mesa de Raul antes que Olívia entre. Cristina põe Serena cara a cara com Guto para ver se ela o identifica. Olívia sente o perfume de Dalila no ar, mas não a acha no escritório. Raul questiona a Roberval quanto quer para casar-se com Dalila e o barbeiro fica embasbacado. Cristina leva Serena até a igreja para reconhecer ou não Guto. Serena bate de frente com Guto e fica em choque.

Capítulo 39 (03/08/2005)

Serena sente uma forte dor no peito ao bater de frente com Guto e manda que ele não se aproxime dela. Adelaide entra na igreja e vê a cena. Cristina diz para Adelaide que não conhece Guto, mas a avó fica ressabiada. Um homem que dirige charretes, chamado Amarildo, fala para Mirna que deseja que seu pato Antão se case com Doralice. Mirna joga charme para Amarildo. Serena diz para Zulmira que não conhece Guto, mas sabe que ele é mau. Guto diz a X avier que necessita desvendar o que Serena tem conhecimento sobre ele. Rafael questiona à Serena o que ocorreu. Serena se recorda que Cristina mandou que ela não falasse suas visões a Rafael, e não diz nada. Cristina joga no ar para Rafael que Serena pode já ter namorado Guto no passado, e por isso se espantou ao vê-lo.

Hélio diz para Osvaldo que teme não ter roupa para ir à festa na casa de Rafael. Osvaldo dá conselho a Hélio a solicitar ajuda a Olívia. Roberval briga com Raul por ele ter lhe oferecido dinheiro para se casar com Dalila. Olívia aceita em emprestar um smoking a Hélio. Roberval questiona a Dalila por que Raul lhe ofereceu grana para se casar com ela. Eduardo orienta Rafael a buscar conversar com Serena e desvendar o que ocorreu. Olívia leva Mirella e Carlito ao restaurante do clube e solicita os pratos mais caros. Dalila conta para Roberval que está grávida de Raul, mas que eles não podem se casar. Roberval se prontifica a casar com Dalila. Olívia solta baratas em cima da mesa após terminar de comer e diz que irá se negar a pagar a conta. Rafael questiona à Serena o que aquele homem significa para ela. Adelaide questiona à Cristina os motivos de ter dito que não conhecia Guto.

Capítulo 40 (04/08/2005)

Cristina diz para Adelaide que está envergonhada de revelar que conhece Guto, pois desvendou que ele já esteve preso. Em conversa com Adelaide, Cristina joga no ar que talvez Serena já tenha se relacionado com Guto. Adelaide diz que Serena jamais faria isso, pois é a reencarnação de Luna e não poderia amar outro homem, além de Rafael. Rafael questiona à Serena se ela já teve algum romance com Guto. Serena chora ao notar que Rafael desconfia dela. Rafael fica arrependido de ter desconfiado de Serena. Olívia se nega a pagar a conta, pois o restaurante está infestado de baratas. Dalila diz para Roberval que deseja ter um pai rico para o seu filho e diz que não desistiu de casar com Raul.

Rafael fala para Felipe que irá pedir Serena em casamento no dia da festa. Débora fala para Cristina que Serena é mesmo Luna, pois ela se recordou de Guto. Cristina diz para Débora que irá tirar Serena de seu caminho. Rodriguez demite Vitório. Gumercindo diz para Vitório que viu Olívia soltando as baratas na mesa para não pagar a conta. Vitório fica irado. Crispim chama Kátia para o casamento de Doralice. Gumercindo diz que vai também. Raul diz para Dalila que irá se casar com ela quando terminar de se separar, e a aconselha a ficar com Roberval por ora. Hélio fica sabendo que Serena passou mal e vai visitá-la com Terê. Vitório vai tirar satisfação com Olívia. Rafael vê Hélio em sua casa e questiona o que está fazendo ali. Cristina sugere a Serena que faça o penteado igual ao do retrato de Luna. Serena aceita.

Capítulo 41 (05/08/2005)

Hélio conta para Rafael que ele e Terê estão visitando Serena. Rafael confia em Serena e esquece seus ciúmes. Serena acredita que Rafael vai gostar de vê-la com um penteado igual ao de Luna. Rafael solicita que Luna dê algum sinal que mostre se Serena é mesmo sua reencarnação. Guto vê Terê saindo da casa de Rafael. Terê explica que estava visitando uma amiga. Guto diz para Terê que um dia vai solicitar que pegue algo dentro daquela casa. Olívia pensa no bate boca que teve com Vitório e fica nervosa. Dalila confessa para Roberval que está preocupada, pois Raul fala que não vai se casar com agora. Roberval se oferece para ser seu marido, mas ela nega novamente.

Osvaldo vê Roberval falando com Dalila e manda que parar de importunar sua filha. Generosa se interessa por Alaor e ele fica sem jeito. Felipe fala para Mirella que a ama. Rafael não gosta de ver a presença de Hélio na festa. Cristina diz que Serena deve ter convidado Hélio. Serena surge na festa com o cabelo e o vestido iguais aos que Luna usava no dia em que morreu. Agnes fica indignada e acusa Serena de ser uma farsante. Rafael manda Serena tirar o vestido e diz que ela parece uma caricatura de Luna. Alguns convidados riem de Serena e ela vai embora correndo. Rafael guarda o anel que ia dar para Serena e desiste de pedi-la em casamento. Cristina fala para Rafael que vai estar sempre esperando por ele. Serena diz para Hélio que não devia ter saído de sua aldeia.

Capítulo 42 (06/08/2005)

Serena fala para Hélio que acreditou que seu destino era trazer a alegria de volta para a vida de Rafael, mas agora não sabe mais o que fazer. Cristina diz para Agnes e Adelaide que Serena escolheu sozinha o vestido e o penteado que queria usar, e não os mostrou para ninguém até a hora da festa. Felipe diz que Serena não é uma farsante, mas Agnes responde que ele não conhece nada da vida. Olívia diz para Rafael que talvez haja alguma explicação para o que aconteceu, o aconselha a procurar Serena e deixar que ela se explique. Débora e Cristina riem ao lembrar do vexame que Serena passou. Adelaide acusa Cristina de não ter coração. Cristina diz para Adelaide que quem não tem coração é ela, pois sempre optou por Luna. Adelaide questiona à Cristina até onde ela iria para conseguir as joias que Luna ganhou.

Cristina tem medo que Adelaide fique desconfiada que ela tenha roubado as joias de Luna. Hélio fica preocupado com Serena. Serena chora por Rafael. Débora garante à Cristina que Adelaide jamais desvendará nada sobre as joias se ela as mantiver bem escondidas. Eduardo recebe uma de suas cartas misteriosas. Judith dá apoio a Eduardo, mas ele diz que ninguém pode ajudar. Mirna prepara a festa de casamento de Doralice. Rafael diz para Eduardo que irá tirar Serena da cabeça. Guto quer mais dinheiro de Cristina. Gumercindo fala para Kátia que escutou Dalila falando que estava grávida. Vitório escuta e fala para Osvaldo. Osvaldo exige que Dalila fala quem a engravidou. Dalila diz que foi Roberval. Adelaide diz para Rafael que acredita que Serena é inocente e o aconselha a ir atrás dela.

Capítulo 43 (08/08/2005)

Adelaide diz para Rafael dar outra oportunidade à Serena. Rafael fica em dúvida, já que considera o vexame que Serena passou na festa um sinal de que a mestiça não é Luna. Adelaide indica a Rafael que use o coração para interpretar os sinais que recebe. O botânico vai atrás de Serena para trazê-la de volta. Guto exige que Cristina e Débora lhe deem dinheiro. Débora solicita dinheiro emprestado a Agnes. Agnes humilha Débora, que responde a irmã ter merecido perder Luna. Adelaide questiona à Cristina se foi ela quem fez Serena usar o mesmo vestido e penteado de Luna na festa. Cristina revela com a explicação de que seu amor por Rafael justifica tudo. Adelaide decide não entregar Cristina, mas avisa que considera Serena sua neta e vai defendê-la sempre. Vitório e Osvaldo chamam a atenção de Roberval por ter seduzido Dalila . Amarildo leva o pato Antão para se casar com Doralice. Kátia, Elias, Rita e Gumercindo são convidados da festa. Kátia diz para Crispim que Rita é sua irmã. Raul entra na pensão de Divina para ir atrás de Olívia. Dalila o vê e grita seu nome. Olívia acha esquisito que Dalila conheça Raul. Crispim escuta Rita chamando Kátia de mãe. Raul diz para Olívia que conhece Dalila da floricultura. Dalila conta para Roberval que o casamento deles será só de fachada e questiona se ele aceita assim mesmo. Rafael solicita que Serena retorne para ele. Serena nega.

Capítulo 44 (09/08/2005)

Hélio fala que Rafael saberá aceitá-la se a amar de verdade. Dalila fala para Roberval que jamais o amará. Rafael diz para Olívia que irá dar o dinheiro que ela deseja e ceder uma casa para montar o restaurante. Olívia fica feliz, mas assina uma promissória. Ivan, a pedido de Cristina, dá uma lição em Guto e corta o cabelo dele. Cristina diz para Guto que está farta de suas chantagens. Guto solicita perdão à Cristina e fala que quer se aliar a ela de novo. Cristina aceita. Amarildo diz para Mirna que não quer mais saber dela, deixando-a mal. Osvaldo obriga Ofélia a se mudar para a sala para dar seu quarto à Serena, deixando-a irada. Olívia fala para Vitório que irá abrir um restaurante. Vitório se oferece para ser o cozinheiro, mas Olívia diz que não pode contratá-lo porque ele foi muito abusado com ela. Vitório diz que a considera velha demais para ele. Olívia fica mal e compra roupas mais ousadas para aparentar ser mais jovem. Generosa fala para Divina que tem uma sobrinha que pode fazer o vestido de noiva de Dalila. Felipe fala para Rafael que ele não deveria mudar Serena. Rafael diz para Felipe que Serena vai aprender o que precisa saber com facilidade. Mirella fica desesperada ao tomar conhecimento que Olívia gastou mais da metade do dinheiro que Rafael lhe deu em vestidos. Serena solicita a Rafael que deixe Terê morar na pensão e ele aceita. A mestiça também conta ao botânico que deseja um emprego.

Capítulo 45 (10/08/2005)

Serena conta que ficaria sem orgulho se Rafael a sustentasse. Rafael fica mal com a afirmação de Serena. Dalila fala para Raul que vai se casar com Roberval, mas que não irá desistir dele. Raul garante à Dalila que irá se casar com ela. Olívia se arrepende de ter gasto dinheiro em vestidos, pois a casa que Rafael lhe cedeu precisa de reformas. Zulmira vê Cristina dando dinheiro a Ivan e fica espantada. Débora indica a Cristina que mande Guto seduzir Serena, para que Rafael fique decepcionado com ela de uma vez por todas. Mirella solicita a Vitório que auxilie Olívia a montar o restaurante. Felipe diz para Rafael que Cristina ainda tem intenções de se casar com ele. Rafael diz para Felipe que Cristina aceita seu amor por Serena. Mirella diz para Olívia que Vitório a auxiliará na reforma e cozinhará no restaurante. Olívia e Vitório topam colaborar um com o outro, mas seguem um insultando o outro. Dalila chora por seguir vivendo de forma humilde. Roberval busca consolá-la. Vitório vê Olívia com suas roupas joviais e fica encantado. Mirna dá em cima de Ivan e o chama para ir até sua casa comer pamonhas. Zulmira questiona a Ivan por que Cristina lhe deu dinheiro e ele não dá resposta. Vitório nota que só fará a reforma com o dinheiro que Olívia não gastou, mesmo ele trabalhasse nas obras. Cristina fala para Guto ter um romance com Serena. Rafael leva Serena ao campo de rosas. Serena diz para Rafael que deseja trabalhar lá, mexendo com a terra.

Capítulo 46 (11/08/2005)

Rafael fica feliz por Serena ter interesse por rosas. Guto diz para Cristina que não poderá se aproximar de Serena, pois ela não gostou dele. Cristina fala para Guto que ele irá enganar Serena, pois é inocente demais. Adelaide fica feliz ao tomar conhecimento que Rafael reatou com Serena e afirma que ajudou na reconciliação. Agnes fica indignada. Cristina simula se compadecer de Agnes, mas Adelaide diz que sabe quais são suas verdadeiras intenções. Rafael apresenta à Serena como mexer com as roseiras. Serena, com a auxílio de Rafael, planta uma muda da roseira Luna. Rafael fala que é a primeira muda daquela roseira que ele planta em muito tempo. Olívia começa a dar aulas de etiqueta para Serena e tenta ensiná-la a andar de salto alto. Vitório solicta a Alaor e Gumercindo para auxiliarem nas obras do restaurante e, em troca, garante um emprego quando tudo estiver pronto. Raul quer que Cristina ajude a conseguir um emprego nas empresas de Rafael. Eurico escuta e fica espantado. Cristina conta para Raul que o único jeito de colocá-lo para trabalhar na empresa de rosas é fraudar os livros de contabilidade, para que o botânico ache que Abílio está roubando. Raul diz que vai pegar os livros. Guto simula que sofreu um acidente diante de Serena, para que ela se ofereça para ajudá-lo. Raul solicita à Dalila para pegar os livros de contabilidade do escritório da floricultura. Mirna fica espantada com o avanço de Ivan. Judith vê Eduardo com Madalena e não gosta. Guto rasga suas roupas e deita na estrada por onde Serena passa. Serena vê Guto e dá um berro.

Capítulo 47 (12/08/2005)

Serena tem uma sensação ruim ao bater de frente com Guto. Guto diz para Serena que foi assaltado e jogado na estrada. Serena, apesar de não gostar dele, fica preocupada. Judith diz para Eduardo que ele não pode enganar Madalena. Eduardo garante a Judith que vai explicar sua situação para Madalena, em breve. Serena e Bernardo levam Guto até o consultório de Eduardo. Guto pega na mão de Serena e agradece por tê-lo salvo. Serena sente uma forte dor no peito e sai correndo. Eduardo nota que Serena está passando mal e a leva até Rafael. Serena fala para Rafael que o ouviu berrando quando viu Guto. Crispim vê Ivan com Mirna e vai para cima dele. Ivan joga Crispim no chiqueiro. Mirna sai em defesa do irmão e bate de frente com Ivan, colocando-o para correr. Elias diz para Rafael que Serena pode ter problemas no coração, pois morreu com um tiro no peito em sua vida passada. Olívia apresenta a Vitório as receitas que quer fazer no restaurante. Vitório bate boca com Olívia. Cristina fica espantada ao tomar conhecimento que Serena passou mal ao ver Guto. Generosa apresenta Eliete, sua sobrinha costureira, à Divina. Divina escolhe vestidos para Dalila, que não mostra interesse pelo casamento. Roberval diz para Dalila que eles serão felizes. Olívia pensa em Vitório. Guto diz para Xavier que irá descobrir o que Serena sabe sobre ele. Eduardo diz para Rafael que Serena pode ter um problema de coração.

Capítulo 48 (13/08/2005)

Serena tem uma sensação ruim ao bater de frente com Guto. Guto diz para Serena que foi assaltado e jogado na estrada. Serena, apesar de não gostar dele, fica preocupada. Judith diz para Eduardo que ele não pode enganar Madalena. Eduardo garante a Judith que vai explicar sua situação para Madalena, em breve. Serena e Bernardo levam Guto até o consultório de Eduardo. Guto pega na mão de Serena e agradece por tê-lo salvo. Serena sente uma forte dor no peito e sai correndo. Eduardo nota que Serena está passando mal e a leva até Rafael. Serena fala para Rafael que o ouviu berrando quando viu Guto. Crispim vê Ivan com Mirna e vai para cima dele. Ivan joga Crispim no chiqueiro. Mirna sai em defesa do irmão e bate de frente com Ivan, colocando-o para correr. Elias diz para Rafael que Serena pode ter problemas no coração, pois morreu com um tiro no peito em sua vida passada. Olívia apresenta a Vitório as receitas que quer fazer no restaurante. Vitório bate boca com Olívia. Cristina fica espantada ao tomar conhecimento que Serena passou mal ao ver Guto. Generosa apresenta Eliete, sua sobrinha costureira, à Divina. Divina escolhe vestidos para Dalila, que não mostra interesse pelo casamento. Roberval diz para Dalila que eles serão felizes. Olívia pensa em Vitório. Guto diz para Xavier que irá descobrir o que Serena sabe sobre ele. Eduardo diz para Rafael que Serena pode ter um problema de coração.

Capítulo 49 (15/08/2005)

Rafael não compreende quando Serena fala que viu uma moça no espelho. Rafael mostra a Serena a música predileta de Luna e ela fala que sempre escuta essa música em sua cabeça. Divina diz para o padre que Dalila necessita se casar o mais depressa possível. Cristina diz para Dalila que terá o amor de Raul se conseguir pegar os livros de contabilidade da empresa de rosas. A governanta diz para a vendedora que deseja ajudá-la. Rafael leva Serena até sua roseira Luna e fala que tem algo importante a falar. Olívia e Vitório trocam insultos, sem querer dizer que estão interessados um no outro. Kátia despreza Gumercindo e fala que não tem interesse em um “franguinho” inexperiente como ele. Madalena acredita que Eduardo está tentando se declarar.

Rafael pede Serena em casamento. Serena fica feliz e fala para Rafael que agora tem conhecimento que ele é mesmo seu destino. Crispim diz para Mirna que necessita de sua imagem de Santo Antônio para conquistar Kátia. Mirna se nega a emprestar. Rafael conta para Felipe e Cristina que ele e Serena vão se casar. Felipe fica feliz e diz à Serena que quer chamá-la de mãe. Cristina fica irada, mas mantém a pose. Roberval fala para Dalila que concorda em não se aproximar dela após se casarem, mas solicita que ela não retorne a procurar Raul. Falsa, Dalila faz a promessa. Serena solicita que Divina e Osvaldo sejam seus padrinhos de casamento e os deixa emocionados. Débora orienta Cristina a bancar a falsa amiga de Serena. Madalena questiona à Vera se Eduardo possui algum segredo. Hélio questiona à Serena se ela tem certeza de que Rafael é o homem certo para ela. Rafael questiona à Cristina o que ela achou de sua decisão.

Capítulo 50 (16/08/2005)

Rafael diz para Cristina que tem conhecimento sobre o que ela sente por Rafael e questiona se ela escondeu sua tristeza ao saber que iria se casar com Serena. Cristina diz para Rafael que apenas quer vê-lo feliz, não importa com quem. Rafael fica admirado com a atitude de Cristina. Hélio diz para Serena que Rafael quer alterar a personalidade dela, o que é equivocado. Serena acredita que Hélio está zangado por que ela optar por outro e fica magoada com ele. Adelaide solicita que Elias lhe empreste alguns livros sobre reencarnação, pois deseja aprender sobre o assunto. Olívia solicita a Raul que a leve a São Paulo para comprar coisas para o seu restaurante, mas ele se nega. Mirella solicita que Vitório auxilie Olívia e ele concorda. Dalila simula que vai ajeitar o escritório de Abílio e pega os livros de contabilidade.

Guto leva flores para Serena e fala que deseja agradecer por tê-lo ajudado. Serena sente dor no peito ao ver Guto e o manda embora. Guto leva as flores a Divina. Dalila entrega os livros de contabilidade a Raul. Eduardo fala para Rafael que se casou com uma mulher que, atualmente, está com problemas mentais. Ele fala que ela estava internada num sanatório mas ganhou alta, embora não esteja plenamente curada. Rafael aconselha Eduardo a falar a verdade à Madalena. Gumercindo escuta Rita chamando Kátia de mãe. Agnes fica irritada ao tomar conhecimento que Rafael irá se casar com Serena e comunica que irá fazer de tudo para impedir. Cristina aconselha Serena a não falar para Rafael que ganhou flores, pois ele pode ficar enciumada. Felipe fala para Mirella que deseja ficar noivo dela. Mirella leva Felipe até o escritório de Raul para que ele peça sua mão. Cristina fala com Rafael que Serena recebeu rosas.

Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 51 ao 100
Confira o resumo de todos os capítulos de Alma Gêmea: 101 ao 150

Saiba tudo sobre Alma Gêmea

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31