Terra Nostra tem pendência resolvida e fãs aguardam por reprise na íntegra

Os fãs de Terra Nostra, um dos clássicos da antiga faixa das oito da Globo, devem ficar atentos. Uma pendência que se arrastava há anos foi resolvida pela emissora.

No streaming, o Globoplay disponibilizou uma versão reduzida, de apenas 150 capítulos. Tudo bem diferente dos 221, quando foi exibida primeiramente. O mesmo ocorreu em 2019, quando a trama de Benedito Ruy Barbosa foi exibida no VIVA.

+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO DO SITE!

A redução ocorreu após uma pendência sobre os direitos autorais da trilha sonora. No fim do ano passado, o noticiário deu conta de que este imbróglio estava próxima do fim.

Enfim, o final feliz foi sacramentado. Conforme revelado em primeira mão pelo portal TV História, a direção da Globo confirmou que a situação foi resolvida e que, brevemente, a versão completa estará disponível na íntegra.

Entretanto, até aqui, a data da liberação do conteúdo não foi divulgada. Os noveleiros de plantão, claro, esperam que o produto possa voltar ao VIVA sem ser enxugado, como ocorrido em 2019.

Terra Nostra foi exibida primeiramente entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000. Além da reprise no VIVA, o Vale a Pena Ver de Novo mostrou a novela em 2004. Por fim, o repeteco na TV aberta também foi curto: 106 capítulos, quatro a menos do que havia sido traçado pela Globo.

Opinião! SBT e Record desrespeitam o público ao cortar novelas inesperadamente. Confira!

SBT e Record / Montagem

A falta de planejamento e visão de criação, às vezes, faz com que a conta chegue para o lado mais fraco: o telespectador. Não é a primeira vez que o público tem o dissabor de ver sua novela cortada, inesperadamente. Record e SBT são, por exemplo, os casos mais emblemáticos, recentemente.

Pecado Mortal, que foi lançada no início do ano com a ousadia de conseguir pontos preciosos de audiência em cima de quem não curte o BBB, passou por poucas e boas nos últimos dias.

+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO DO SITE!

Segundo levantamento do portal Notícias da TV, o capítulo da última terça-feira, 29 de janeiro, apresentou o que foi mostrado, originalmente, em nove capítulos. Imagina quem está assistindo a trama pela primeira vez, acompanhar um ritmo tão insano e acelerado? Impossível.

Vale ressaltar que a novela, que vem perdendo até mesmo para o SBT, vem conseguindo médias de 2 e 3 pontos. Ou seja, há, pelo menos, 146 mil lares na Grande SP que estão se interessando pelo produto e que estão sendo desrespeitadas. Sem contar, interior de SP e um resto de um Brasil inteiro.

+ Desaparecido! Ator de Gênesis some após sair de bar no Rio e polícia tenta localizá-lo. Entenda!

Para piorar, há a expectativa que Pecado Mortal saia do ar antes de 2 meses para a entrada de produtos da linha de show do horário nobre. Originalmente, teve oito meses, em 176 capítulos.

SBT também tem histórico polêmico

O SBT, recentemente, também andou aprontando para cima de seu público. Primeiramente, suprimiu 107 capítulos de Carrossel, na reprise apresentada em 2022.

Vale ressaltar que, em 2013, a emissora chegou a lançar uma reprise em agosto, um mês após o final do remake, de 310 episódios. Todavia, a decisão repentina, com doses de desespero, durou uma semana.

Não pensem que o SBT aprendeu com os erros do passado. Em 2023, após lançar a reprise de Rebelde às 14h15 e ver seus índices despencarem, também passou a régua nos capítulos do repeteco. Erro sobre erro, um ano depois.

+ Eita! Público reclama de mudanças em A Hora da Venenosa, na Record Rio. Veja!

Não pensem que a Globo não sofre de falta de aceitação de público com suas reprises. A emissora vem tendo complicações, em São Paulo, com Paraíso Tropical, em Vale a Pena Ver de Novo.

Apesar dos cortes, que sempre acontecem em uma novela das 21h, o público consegue ter um norte coerente e coeso do desenrolar da trama. O mínimo a se esperar.

O sinal da TV aberta ser gratuito está longe de ser sinônimo de bagunça. Por fim, a incompetência e a preguiça de criação e construção de uma programação não são motivos para tamanho desrespeito com o telespectador.

Esse texto é uma opinião do jornalista Eduardo Moura, editor do portal Audiência Carioca

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Acervo / Globo (Arquivo)

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31