Novelas fazem Globo virar alvo de denúncia delicada no Ministério Público

A Globo está sendo alvo de uma delicada denúncia no Ministério Público por conta da condução de suas novelas. Desde a metade do primeiro semestre, a emissora deu uma guinada na condução de suas tramas em troca de enredos conservadores e que atraiam o público cristão.

Segundo informações do portal IG, através do colunista Gabriel Perline, uma frente de religiões de matrizes africanas entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra a Globo. A reclamação é por conta de uma suposta intolerância religiosa no departamento de dramaturgia, protocolada em 27 de setembro, conforme revelado pela publicação em seguida.

O motivo da insatisfação ocorreu após uma denúncia trazida no portal Notícias da TV, através da colunista Carla Bittencourt. Na ocasião, a jornalista trouxe bastidores na Globo, revelando que Amauri Soares, diretor de programação e de entretenimento, tomou decisões que trouxeram temáticas relacionadas à causa LGTBQIA+ de forma discreta. Tudo para não afastar o público conservador da Globo.

Afinal, por que a Globo quer conquistar o público cristão?

O objetivo seria reconectar parte do público que deixou o canal, especialmente após a vitória do ex-presidente Jair Bolsonaro, feroz crítico do conteúdo global. No ano passado, durante uma ação da Globo, na Rio2C, uma foto vazou onde mostra uma arte de fundo onde diz que, em uma década, o Brasil será um país predominantemente formado por evangélicos.

“Católicos deixam de ser maioria da população em 2022. Mais de 1/3 dos brasileiros são evangélicos e em 10 anos serão maioria”, disse o texto, viralizado em maio de 2022.

+ Aguinaldo Silva tem novela avaliada pela Globo e retorno pode ocorrer em breve

Dessa forma, temas voltados ao espiritismo deixariam de ganhar espaço. Recentemente, o colunista Flávio Ricco revelou que a fase de produção do remake de A Viagem foi interrompida. Em Vai na Fé, beijos gays e casais homoafetivos perderam força. Tudo ocorreu mesmo as cenas terem sido escritas pela autora Rosane Svartman e gravadas pelo elenco da trama, em seguida.

Na denúncia ao MP, foi enviada uma reportagem onde a Globo decidiu engavetar a trama com temática espírita assinada por Thelma Guedes. Além disso, também é citada a dispensa de Elisabeth Jhin, autora consagrada por tramas espíritas, e que novelas com essa pegada estão sendo evitadas em Vale a Pena Ver de Novo.

Vale reforçar que o VIVA e o Globoplay não foram afetados neste sentido e têm reprisado novelas com esta temática, como a A Viagem, em 2020-2021, Escrito nas Estrelas e O Sexo dos Anjos, estas últimas no ar.

Como fica a situação da Globo com o Ministério Público?

O Ministério Público já sinalizou o recebimento da denúncia. Todavia, ainda não decidiu se acatará o pedido. Caso seja aceito, a entidade pode começar um processo de investigação para entender melhor o caso envolvendo as novelas da Globo.

+ Vai ou não? Após remake entrar no radar, Globo se posiciona sobre o caso, em seguida

Em nota ao portal IG, a emissora informa: “Não há qual qualquer orientação neste sentido, como está publicado na matéria, os Estúdios Globo estão sempre abertos a receber as mais diversas propostas criativas de seus criadores. Vale reiterar ainda que a Globo apoia a liberdade religiosa e considera as diversas religiões professadas no país um patrimônio cultural da nação brasileira”.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: TV Globo / Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31