Demissões na Globo: manifestação contra a emissora é agendada

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) agendou manifestação contra a TV Globo, após o forte passaralho no jornalismo da emissora esta semana: aproximadamente, cinquenta profissionais foram demitidos.

A maioria é alocada no Rio de Janeiro, mas ainda houve saídas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Assim sendo, o órgão marca a manifestação nestas sedes na próxima terça-feira (11).

“A FENAJ, em conjunto com os Sindicatos de Jornalistas e Radialistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, prepara uma ação no próximo dia 11 (terça-feira), a partir das 13 horas, contra a Rede Globo, pela demissão em massa de mais de 50 trabalhadores, entre eles, repórteres, produtores, apresentadores e técnicos”, diz a FENAJ.

Além de profissionais do portal G1 e de produção, a Globo confirma a saída de jornalistas conhecidos no vídeo. Só para exemplificar, Eduardo Tchao, Monica Sanches, Flávia Januzzi, Giuliana Morrone, Fábio William, César Galvão e Fábio Turci são alguns dos nomes da lista.

GLOBO RESPONDE DEMISSÕES:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, explica a emissora, logo após as demissões publicadas na imprensa.

SINDICATO ACUSA A GLOBO: “TERROR”

As demissões em massa no jornalismo da TV Globo, na última terça-feira (4), estão sendo duramente criticadas pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Até o fechamento desta nota, o número de desligamentos chegou próximo a 50, atingindo, especialmente, a sede da emissora, na capital fluminense. O sindicato classificou a situação como “vergonha”.

A TV Globo vive hoje um dia de terror. Em plena campanha salarial, um pouco antes e durante a assembleia geral dos trabalhadores realizada no início da tarde desta terça-feira (4), a empresa demitiu 11 (onze) jornalistas“, disse o comunicado. Horas depois, a lista cresceu.

Um ato de truculência que envergonha a TV Globo! Uma covardia com todos os trabalhadores! Além de caracterizar explicitamente uma prática antissindical e a tentativa de coibir os trabalhadores a participarem da assembleia”, seguiu o sindicato, assim que as demissões foram confirmadas.

CASO PODE IR PARAR NO MP

A entidade promete protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia as demissões e vai protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a arbitrariedade e o inaceitável assédio moral no momento mais decisivo da campanha salarial, quando é apreciada a proposta patronal para a renovação da Convenção Coletiva e os trabalhadores buscam reduzir perdas econômicas e assegurar melhores condições de trabalho”, seguiu.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

O Audiência Carioca está no Youtube. Portanto, corra para se inscrever!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31