Globo demite substituto de César Tralli e repórteres do JN

Novas demissões estão no radar da Globo nesta quarta-feira (5). Após dispensar quase 50 profissionais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, agora, as filiais de São Paulo e Brasília foram atingidas. Na lista, está um substituto de César Tralli e repórteres da rede, que atuam em telejornais como o Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Jornal da Globo.

Segundo informações reveladas em primeira mão pelo portal Notícias da TV, Fabio William, apresentador do Jornal Hoje no plantão de fim de semana, é um dos demitidos. William atua em Brasília e era âncora do DF1, além de fazer entradas no Bom Dia Brasil. O jornalista estava na emissora há 27 anos.

Fábio Turci e César Galvão foram dispensados. Todos tinham mais de duas décadas na emissora e atuavam em São Paulo. Galvão estava na emissora há 24 anos, e Turci, há 25, aproximadamente.

A repórter Thaís Itaqui, lançada na primeira leva do Profissão Repórter, em 2006, também foi dispensada. Ela estava há 17 anos na emissora e, atualmente, trabalhava em São Paulo, na GloboNews. Ontem, a jornalista Leila Sterenberg também foi desligada do canal de notícias, onde estava há 25 anos.

Ainda em São Paulo, a editora-chefe do Bom Dia São Paulo, Marcia Correa, também foi dispensada. Ela estava há 33 anos na Globo e ocupava a última função desde 2008.

Ao Audiência Carioca, a Globo enviou o seguinte comunicado sobre as dispensas no jornalismo:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, informou.

SINDICATO DETONA A GLOBO: “TERROR”

As demissões em massa no jornalismo da TV Globo, nesta terça-feira (4), foram duramente criticadas pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Até o fechamento desta nota, o número de desligamentos chegou a próximo a 50, atingindo, especialmente, a sede da emissora, na capital fluminense. O sindicato classificou a situação como “vergonha”.

A TV Globo vive hoje um dia de terror. Em plena campanha salarial, um pouco antes e durante a assembleia geral dos trabalhadores realizada no início da tarde desta terça-feira (4), a empresa demitiu 11 (onze) jornalistas“, disse o comunicado. Horas depois, a lista cresceu.

Um ato de truculência que envergonha a TV Globo! Uma covardia com todos os trabalhadores! Além de caracterizar explicitamente uma prática antissindical e a tentativa de coibir os trabalhadores a participarem da assembleia”, seguiu o sindicato.

CASO PODE IR PARAR NO MP

A entidade promete protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia as demissões e vai protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a arbitrariedade e o inaceitável assédio moral no momento mais decisivo da campanha salarial, quando é apreciada a proposta patronal para a renovação da Convenção Coletiva e os trabalhadores buscam reduzir perdas econômicas e assegurar melhores condições de trabalho”, seguiu.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução / Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31