Flamengo barra site e sofre repúdio do Sindicato de Jornalistas: “desrespeito”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudiou a decisão do Flamengo em barrar a equipe do UOL Esporte, nesta quinta-feira (23).

O site foi proibido de acessar as as instalações do clube no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio. A decisão ocorre após o UOL publicar uma matéria sobre o incêndio ocorrido no local, em 2019, onde dez menores de idade morreram queimados.

Na reportagem, o engenheiro eletricista José Augusto Bezerra informou ter visto o CEO, Reinaldo Belotti, ordenar a retirada de partes de uma instalação elétrica problemática. A ação teria alterado a cena do incêndio, enquanto ocorria a perícia. O Flamengo negou a informação revelada na publicação foi realizada em 6 de março.

“Jamais o Senhor Reinaldo Belotti pediu a quem quer que fosse para adulterar a cena do local do incêndio, o que seria inútil haja vista a consumação imediata da perícia, logo após ao incêndio, bem antes dessa empresa e seu sócio surgirem no cenário”

contou o Flamengo, na ocasião.
SINDICATO CRITICA O FLA

O Sindicato dos jornalistas emitiu nota pública contra a decisão do Flamengo em bloquear o trabalho dos jornalistas do UOL:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a atitude da direção do Flamengo que, na manhã dessa quinta-feira, 23/3, impediu a entrada da equipe de reportagem do UOL no CT Ninho do Urubu. O clube, que autorizou a presença da imprensa na parte inicial dos treinos, vetou a entrada da equipe do UOL”, iniciou a nota.

“De acordo com os jornalistas, a proibição seria uma represália à recente publicação de matéria sobre o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu em fevereiro de 2019 e que resultou na morte de 10 meninos da base do Flamengo que dormiam no local”, seguiu o órgão.

Contudo, a comunicação do Flamengo respondeu o motivo do bloqueio da entrada no UOL em suas dependências e tentou se explicar:

“Ouvido pelo SJPMRJ, Bernardo Monteiro, diretor de Comunicação do clube, disse que o UOL foi informado na terça-feira, 22/3, que hoje os jornalistas seriam impedidos de acessar as dependências do CT para cobertura dos treinos porque não houve retratação da acusação de que a cena do incêndio foi alterada”, informaram.

Em outras palavras, o Sindicato de Jornalistas não aceitou a justificativa: “Para o SJPMRJ e a Fenaj, a atitude dos dirigentes do clube não só desrespeita a liberdade de imprensa como ataca o jornalista em seu exercício profissional e seu compromisso com a informação bem apurada”, encerrou o Sindicato.

GLOBO DEMITE CLÉBER MACHADO

A semana está agitada na Globo. Após Fernanda GentilSandro Meira Ricci e Fernanda Colombo deixarem a emissora, chegou a vez de Cleber Machado não ter o seu contrato renovado. O narrador estava na emissora há 35 anos e participou de oito Copas do Mundo.

A informação foi revelada em primeira mão pelo portal Notícias da TV e confirmada pela TV Globo: “O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro”, disse o texto da emissora.

Em 2022, Cléber foi o grande destaque da transmissão esportiva da Copa do Catar, narrando direto do Brasil, viralizando nas redes sociais. A maioria das vezes que Cléber Machado narrava jogos do torneio, seu nome aparecia entre os assuntos mais comentados no Twitter.

CLEBER PERDEU ESPAÇO

Desde a Copa de 2018, na Rússia, Cléber Machado perdeu o posto de narrador número 2 para Luís Roberto. Na ocasião, foi Luís quem bombou nas redes sociais com a cobertura do mundial.

Luís Roberto de Múcio vem sendo tratado como “sucessor natural” de Galvão Bueno, que segue na Globo, mas não mais como narrador de transmissões esportivas. Caberá ao profissional conduzir os principais eventos esportivos da Globo.

Na emissora carioca, Cléber Machado marcou época com os bordões “Hoje não, Hoje sim”, “Pro gol”, “Pra você ligado na Globo”. No sportv, foi apresentador do extinto ‘Arena’ e atuava como comentarista nas mesas redondas da casa.

Fora do esporte, Cléber narrou por mais de uma década o desfile das escolas de samba dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A Globo ainda não informou quem será o narrador na praça paulista para os jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, a partir de abril.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem (capa): Alexandre Vidal / Flamengo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31