O fracasso da Globo no Carnaval: a série de erros e o único acerto do Globeleza

A transmissão do Carnaval Globeleza em 2024 não deixará saudades no público. Marcada pela ausência de jornalistas, o conteúdo foi alvo de críticas e reclamações por parte do público, através das redes sociais e por críticos especializados. Confira alguns pontos cruciais para os erros da Globo e que culminaram com a avalanche de comentários negativos.

Apresentadores sobrecarregados

Imagem: Instagram

Ao divulgar que, pela primeira vez, a dupla de apresentadores do Globeleza faria tanto a transmissão de São Paulo e Rio de Janeiro, a emissora comete dois equívocos. Primeiramente, o de atribuir, surpreendentemente, a Karine Alves e Alex Escobar entendimento de 28 enredos, sendo 16 das escolas paulistas e 12, das fluminenses.

Em seguida, a escala expôs os profissionais a uma enorme maratona de transmissões e deslocamentos entre as cidades. Ainda que haja um preparo prévio e uma logística confortável, a adaptação é bem complexa para quem trabalha de dia e vai atuar madrugada adentro diante de tantas informações.

Faltou jornalismo na veia

Imagem: TV Globo / Reprodução

A ausência do jornalismo da transmissão da Globo foi o maior equívoco da temporada. Informação é imprescindível para quem está assistindo ao desfile.

Para quem entende de TV, a ideia do show televisivo pode ser maravilhoso e só mostrar as perfeições. Entretanto, a festa é feita de erros também e eles são cruciais para entender o caminho de quem pode disputar o título ou mesmo o rebaixamento.

Sem jornalistas espalhados no Anhembi e Sapucaí, a informação ficou em segundo plano e prejudicou o padrão do que se viu nos últimos anos.

Direção precisa de alguém que respire o Carnaval

Boninho é um dos maiores diretores da história da TV Globo, sabe fazer programas televisivos e realities shows de primeira linha. Todavia, falta ao seu lado um profissional dedicado ao Carnaval para realizar um contraponto e equilíbrio do que será apresentado plasticamente ao público. Observar esse mercado e profissionais que passaram ou estão na redação do grupo se faz necessário com o foco de montar futuras parcerias com quem, em suma, entende de televisão.

Mudanças para atrair anunciantes

Toda a logística de mudança nos desfiles, de fato, chegou a atrair um número maior de anunciantes nacionais à emissora. Nos últimos dois anos, apenas a Brahma havia faturado o espaço. A cervejaria seguiu com os desfiles ao lado do Guaraná Antarctica.

Vale lembrar que os dois produtos são administrados pela mesma empresa, a Ambev. Certamente, com a entrada de mais um produto o faturamento do Globeleza aumentou, mas não animou outros conglomerados empresariais. No Glô na Rua, com a cobertura de blocos locais, houve uma outros anunciantes interessados.

A pergunta que fica, agora, é: estaria a Ambev feliz por injetar um novo produto em meio a um investimento tão criticado publicamente?

Detalhes importantes desapercebidos

Outro erro da Globo foi achar que popularizar a transmissão seria, apenas, inserir a transmissão dos famosos “esquentas”. Entretanto, a homenagem ao samba “Peguei um Ita no Norte” (1993), em reverência a Quinho, falecido em janeiro, não foi mostrado na TV, durante o desfile de domingo (11).

Em contrapartida, alguns detalhes não foram mostrados, como o atropelamento de uma integrante da Porto da Pedra diante de um carro alegórico – a ausência do jornalismo ajuda a ilustrar essa “barriga” e um momento chave da comissão de frente da Beija-Flor, que veio em seguida.

Mariana Gross fora

Não bastasse deixar o jornalismo de lado, a direção do Globeleza não conseguiu, por exemplo, encaixar a participação de Mariana Gross na transmissão dos desfiles.

Será que não haveria, por exemplo, alguém que pensasse em uma entrada da apresentadora do RJ1 sem ter sua imagem ligada à publicidade?

Faltou inteligência e criatividade para abrir mão de alguém que poderia somar à transmissão. Com isso, Mariana Gross aceitou desfilar na Imperatriz Leopoldinense.

Enfim, um acerto

Ao menos, Mariana Gross está confirmada como apresentadora da apuração nesta quarta-feira de cinzas (14), às 16h, ao vivo para todo o Brasil. Ela terá a companhia de Milton Cunha. Pela primeira vez, a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será conhecida na Cidade do Samba.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução Internet

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31