Federação de jornalistas detona Carnaval da Globo: “entrevistadores despreparados”

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiu nota de repúdio contra a TV Globo, nesta segunda-feira (12), após a emissora abrir mão de sua cobertura jornalística no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e em São Paulo. A entidade apontou alguns dos erros cometidos pela direção do canal e por profissionais que estiveram à frente da transmissão:

+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO DO SITE!

Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa“, disse a nota, primeiramente.

Público reclama da transmissão nas redes sociais

Desde a última sexta-feira (9), a transmissão do Carnaval Globeleza, ancorado por Milton Cunha, Alex Escobar e Karine Alves, foi detonada pelo público nas redes sociais e por críticos da imprensa. A ausência de informações e a ausência de jornalistas espalhados pela pista foram os principais motivos apontados. Até mesmo o comportamento de profissionais na pista foi mencionado por figuras ligadas ao Carnaval.

No lugar da imprensa, a Globo escalou apenas os influencers Kenya Sade, na concentração, e Vitor di Castro, no setor 1. A atriz Dandara Mariana ficou com o camarote Quem / O Globo. Na dispersão, a emissora limitou-se apenas a mostrar os convidados do Estúdio Globeleza, sem contar com repórteres na Praça da Apoteose. A direção-geral foi de Boninho, que também está à frente do BBB24.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval”, considerou.

Por fim, a FENAJ frisou a importância do trabalho da imprensa no Carnaval, especialmente no entendimento de “complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática”.

“Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o
trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de
imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e
sociais que moldam essa festividade tão emblemática”, encerrou a nota.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Instagram

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31