Morto na atualidade, sábado já agitou a TV: confira programas extintos que bombaram

Um dos mais vazios dias da TV brasileira na atualidade, o sábado já foi um dia com muitas opções aos telespectadores. Embora, na atualidade, este dia na semana não venha tendo grandes investimentos, no passado, diversos programas agitaram e geraram entretenimento ao público.

O Audiência Carioca separou nove programas que fizeram muito sucesso entre as principais emissoras do país e que foram extintos. Confira, em seguida.

Almoço com as Estrelas (1956-1983)

Imagem: SBT / Arquivo

Um dos clássicos da TV brasileira, o Almoço com as Estrelas foi ao ar em três emissoras diferentes: TV Tupi (1956-1980); Record (1980-1981); e SBT (1981-1983).

O programa era apresentado pelo casal Airton Rodrigues (1922-1993) e Lolita Rodrigues (1929-2023), que recebiam convidados que almoçavam e eram entrevistados, além de assistir as atrações que se apresentavam no palco.

Primeiramente, o programa foi lançado na Rádio Difusora e tinha gravações na boate Lord, em São Paulo, e o áudio ia ao ar em formato gravado.

Clube do Bolinha – Band (1974-1994)

Imagem: Reprodução / Arquivo

Um dos maiores programas de auditório da Band, o Clube do Bolinha marcou época no final do século passado. A atração era comandada por Edson Curi, popularmente chamado de Bolinha.

O Clube do Bolinha durou 20 anos, exibido entre 1974 e 1994, e tinha uma pegada altamente popular. A atração era baseada em musicais e quadros artísticos.

Bolinha contava com o apoio de suas assistentes de palco, chamadas de Boletes. A mais famosa atendia pelo nome de Zulu, conhecida por não sorrir durante as interações com o apresentador.

Um dos quadros de destaque era o ‘Eles e Elas’, onde drags queens e transformistas se apresentavam. O programa chegou a ter mais de 6 horas de duração, atingindo uma das maiores audiências da Band, superando os 10 pontos, batendo o SBT, então vice-líder.

Em 30 de maio de 1992, a atração tinha incríveis 6h42 minutos de duração e registrou as seguintes audiências, segundo fatiamento feito pelo Ibope:

  • 12h04-13h01: 6,0 pontos (18% televisores ligados);
  • 13h01-15h: 9,0 pontos (20%);
  • 15h-18h: 14,0 pontos (29%);
  • 18h-18h46: 3,0 pontos (4%).

A última edição do Clube do Bolinha foi ao ar em 30 de abril de 1994, por decisão da Band. Edson Curi morreu em 1º de julho de 1998, aos 61 anos, vítima de um câncer no aparelho digestivo.

Viva a Noite – SBT (1982-1992 / 2007)

Imagem: Arquivo / SBT

O Viva a Noite marcou época nos anos 80, com a apresentação de Gugu Liberato (1959-2019). Uma das cenas mais lembradas ocorria na abertura, quando o apresentador dançava com os participantes e o auditório a música “O Baile dos Passarinhos” e o bordão: “Viva a Noite! Viva, viva”.

Primeiramente, o programa estreou em uma terça-feira, em 16 de novembro de 1982. Em março de 1983, passou a ocupar a grade de sábado, em horário nobre. Ainda houve uma fase, em maio de 1989, onde o programa virou um quadro nas tardes de domingo, dentro do Programa Silvio Santos. Todavia, essa mexida durou só três domingos.

No palco, ainda havia provas com disputa entre times masculino e feminino, compostos por famosos. Tempos depois, Gugu levou essa dinâmica para a fase ao vivo do Domingo Legal.

Em 1992, o SBT cancelou o Viva a Noite e priorizou o Sabadão Sertanejo, criado um ano antes. No ano de 2007, a cantora Gilmelândia comanda a nova fase do programa, às 18h. Entretanto, a aposta dura apenas 9 meses.

Perdidos na Noite – Gazeta / Record / Band (1982-1988)

Imagem: Band / Reprodução

Fausto Silva comandou o Perdidos na Noite em três emissoras diferentes: TV Gazeta, Record e Band. A estreia ocorreu na Gazeta, em 1984, onde ficou por um ano. Na Record, durou dois anos, entre 1984 e 1986, em seguida. Por fim, foram outros dois anos na Band, entre 1986 e 1988.

Considerada precária, a produção do programa se valia da criatividade para compor o programa de Faustão. O humor do apresentador, de linguagem popular, e o mal acabamento do cenário eram marcas do ‘Perdidos’. Na Record e Gazeta, as gravações ocorriam em teatros.

Com boa audiência, especialmente entre o público masculino, Faustão despertou interesse da Globo para assumir um programa aos domingos.

Primeiramente, Gugu Liberato seria o dono da faixa, mas acabou deixando a emissora antes mesmo de estrear. Silvio Santos pediu que Gugu ficasse no SBT e foi pessoalmente resolver o fim do contrato do pupilo com Roberto Marinho, em uma das histórias mais emblemáticas da TV.

Fantasia – SBT (2000)

Imagem: SBT / Reprodução

Sucesso nas tardes da semana, o Fantasia foi perdendo fôlego e chegou a ser jogado para os domingos, com Carla Perez no comando. Em 2000, Silvio Santos decidiu dar uma sacudida daquelas no formato e o jogou para sábado, das 14h às 19h20.

O empresário decidiu tirar o quarteto de apresentadoras e colocou Celso Portiolli e os responsáveis por comandar o Programa Livre, quando Serginho Groisman assinou com a Globo.

Desta forma, Celso se juntou à Márcia Goldschmidt, Chritina Rocha, Otávio Mesquita e Lu Barsotti. Lu foi uma aposta de Silvio Santos, que havia gostado do perfil artístico durante uma participação de seus programas. Ney Gonçalves Dias foi o único que não migrou para o Fantasia, embora tivesse feito o Programa Livre.

O Fantasia aos sábados apostou em brincadeiras clássicas do Domingo no Parque, como Bebê no Cadeirão e Prova do Macarrão, comandadas por Portiolli.

Todavia, o formato já vinha em constante desgaste a acabou não vingando aos sábados. A estreia ocorreu em 8 de janeiro de 2000, encerrando-se em 10 de junho do mesmo ano.

Depois disso, foram sete anos com o Fantasia na geladeira, até voltar em uma curtíssima temporada, entre outubro de 2007 e março de 2008, nas madrugadas do SBT.

Sabadaço – Band (2002-2007)

Imagem: Band / Reprodução

Outro programa de destaque na Band foi o Sabadaço, apresentado por Gilberto Barros. Sucesso na Record, o comunicador trocou de emissora e de dia da semana, estreando em agosto de 2002. O resultado foi positivo.

O programa tinha duração de 6h, recebendo musicais, quadros, reportagens e a famosa feijoada de Gilberto Barros. Algumas participações marcaram o Sabadaço, como o lançamento de MC Serginho e Lacraia, bailarina do funkeiro, falecida em 2009.

Outra apresentação lembrada até os dias atuais é a do grupo Kasino, meme recordado até os dias atuais na internet. Em agosto de 2006, Gilberto, que costumava dançar com as apresentações musicais, ainda fez diversas interrupções com as frases: “Aê, Kasinão!” e “Vai, DJ”. Um dos vídeos com a apresentação do Kasino tem mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

Todavia, com a chegada de Raul Gil e a queda de audiência, a Band decidiu acabar com o Sabadaço em janeiro de 2007.

No ano anterior, o programa recebeu críticas da campanha “Quem financia baixaria é contra a cidadania”, por conta do conteúdo considerado apelativo demais para o período vespertino.

Fama – Globo (2002-2005)

Imagem: TV Globo / Divulgação (Arquivo)

O programa Fama estreou na Globo em abril de 2002 e durou quatro temporadas. A atração teve, primeiramente, Angélica e Toni Garrido como apresentadores, em duas temporadas seguidas, no mesmo ano.

O reality reunia cantores amadores, não conhecidos pelo público, que ficavam confinados e disputavam, ao vivo, a preferência do público. Na mansão, os participantes tinham aulas de canto e inglês.

Em 2003, a Globo decidiu não exibir o reality musical, retornando apenas no ano seguinte. Na volta, apenas Angélica comandou mais duas temporadas, em 2004 e 2005.

O Fama revelou destaques da música, como o cantor Thiaguinho, Wanessa Jackson, Roberta Sá, João Sabiá e Tiago Piquilo. Wanessa ganhou a primeira temporada.

Em seguida, Marcus Vinile venceu a segunda temporada. Por fim, Tiago Piquilo e Fábio Souza, ganharam a terceira e quarta temporada, respectivamente.

Melhor do Brasil – Record (2005-2014)

Imagem: Record / Reprodução

Em 2005, após Raul Gil deixar a Record, a emissora contratou Márcio Garcia, então estrela global, para lhe dar um programa de auditório aos sábados: O Melhor do Brasil.

Rapidamente, o programa foi um sucesso de audiência, repercussão e faturamento. Especialmente, por conta do quadro Vai dar Namoro. Com o notório crescimento de Márcio, a Globo voltou a contratá-lo em 2008.

Em um momento raro na TV, o apresentador pode se despedir no ar e passou o bastão para Rodrigo Faro. Na ocasião, Faro tinha sido contratado pela Record para comandar o Ídolos, que tinha deixado o SBT rumo à emissora da Barra Funda. Com sua ida para os sábados, Marcos Mion assumiu o reality musical.

Por fim, Rodrigo Faro conseguiu ampliar a audiência do Melhor do Brasil e conquistou um recorde em 12 de junho de 2010: 14 pontos de média e 24% de participação de televisores ligados (share).

Com a saída de Gugu dos domingos, Faro foi para este horário em 2013 e nunca mais a Record produziu um programa do tamanho da produção do Melhor do Brasil nas tardes de sábado.

Legendários – Record (2010-2017)

Imagem: Record / Reprodução

Pensando em sacudir o horário nobre de sábado, a Record lançou o Legendários, em 2010, sob o comando de Marcos Mion. Primeiramente, o programa contou com inúmeros colaboradores, Mionzinho, Léo Lins, Felipe Solari, Elcio Coronato, João Gordo, Gui Pádua, Jaqueline Khury, Marcelo Marrom, Miá Mello, os integrantes do grupo Hermes e Renato.

Entretanto, em pouco tempo, a Record percebeu que se tratava de gente demais para um programa só. Aos poucos, a direção do programa também foi mudando o rumo do programa e o tom moderno foi sendo trocado por uma pegada parecida com o que o Viva a Noite, de Gugu Liberato, fazia nos anos 80.

Um dos quadros mais aclamados era o Vale a Pena Ver Direito, onde Marcos Mion analisava os piores momentos da programação da Record, incluindo realities shows, como Power Couple Brasil e A Fazenda.

Em 2017, a Record decidiu tirar o programa dos sábados e jogá-lo para a programação de sexta-feira à noite. A mudança não deu certo e o Legendários deixou a grade da Record em 29 de dezembro de 2017. Por fim, Mion foi promovido a apresentador de A Fazenda.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: SBT / Arquivo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31