Há 14 anos, Globo sofria derrota histórica para Silvio Santos e Gugu e caiu no desespero

Nem só de vitórias e lideranças vive a história da Globo. Em 2009, a emissora passou por um momento pra lá de tenso ao ver suas principais concorrentes superarem a sua audiência de uma forma impactante. Inesperadamente, Silvio Santos, Gugu e o Pânico na TV bateram uma das apostas do canal global para o seu fim de ano.

Na ocasião, a Globo apostou na série Norma, comandada pela atriz Denise Fraga, com o objetivo de manter o público após o Fantástico. A ideia era resgatar a faixa de humor num horário que foi consagrado pelo Sai de Baixo.

A protagonista era uma pesquisadora emotiva e insegura e cabia ao público escolher o desfecho de cada episódio. Todavia, a audiência, fator importante para o formato, acabou migrando para os canais concorrentes.

Em seu terceiro episódio, no dia 18 de outubro de 2019, a Globo foi surpreendentemente impactada com uma oscilação entre o terceiro e quarto de lugar de audiência. Com 12 pontos neste dia, a emissora viu a Record, o SBT e a RedeTV! irem melhor de público neste horários.

Neste horário, as concorrentes exibiam o Programa do Gugu, o Programa Silvio Santos e o Pânico na TV, respectivamente. Para quem raramente deixava o top 1 dos canais mais assistidos do Brasil, a emissora sentiu o impacto e decidiu reagir imediatamente.

A decisão foi drástica: o programa foi tirado do ar antes de completar seu primeiro mês de exibição e sequer chegou ao quarto episódio. A princípio, Norma ocuparia o espaço até o fim do ano, em 12 episódios.

A oscilação no ‘real time’ entre o terceiro e o quarto lugar foi tratado como inaceitável. Embora a emissora tenha deixado no ar a possibilidade de Norma retornar de um jeito repaginado, isso nunca aconteceu.

Nos dias de hoje, Todas as Flores salva momento complicado de novelas

Um dos poucos acertos da dramaturgia da Globo em 2023, Todas as Flores chegou ao seu último capítulo com grande audiência na última segunda-feira (20). Mesmo sendo feriado do Dia da Consciência Negra, a emissora registrou audiência superior ao que a faixa nobre costuma render em seguida às 22h30.

Segundo números do Kantar Ibope, divulgados em primeira mão pelo portal Alta Definição, Todas as Flores encerrou com 20,5 pontos de média, em São Paulo e 39,2% de participação de televisores ligados (share). A Record TV, com A Fazenda em episódio gravado, ficou na vice-liderança com 5,3 pontos (10,1%).

Considerando a média da trama, que contou com 55 capítulos, a média geral foi de 16,7 pontos. O recorde na praça paulista foi de 21,8 pontos, em 12 de setembro, na segunda semana da novela.

No Rio de Janeiro, a média do último capítulo de Todas as Flores foi de 22 pontos, segundo detalhou a coluna Play, de O Globo. Por fim, a média geral na praça fluminense foi de 19 pontos, considerando todos os episódios exibidos.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: SBT / Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31