Travessia acaba com erro imperdoável da Globo e de Gloria Perez

Enfim, Travessia acaba sua grande procissão nesta sexta-feira, 5 de maio. Não foi a primeira e, certamente, não será a última novela problemática na faixa das nove na Globo. Todavia, para Gloria Perez, sem dúvida, o produto mais delicado de se administrar.

Primeiramente, a decisão de recalcular a rota foi a questão mais delicada. Em março do ano passado, a emissora decidiu tirar ‘Todas as Flores’ da fila das “nove” e adiantar ‘Travessia’, que, a princípio, deveria estrear em maio de 2023.

A trama de João Emanuel Carneiro foi rebaixada ao Globoplay e coube à Gloria Perez tentar manter o pique de público de Pantanal. Toda a estética da trama é pautada no universo digital, pautado em ‘metaverso’, ‘deep fake’, mundo dos ‘influencers’ e outros.

A conhecida e ainda delicada inserção da internet na TV aberta é um dos grandes desafios que as grandes redes de televisão ainda estão correndo atrás.

Mas não há apenas derrotas: houve acertos, como o caso do assédio envolvendo menores, através de plataformas digitais. Tudo muito bem articulado e tratado com a extrema delicadeza e necessidade. Uma prestação de serviço importante e o auge da novela.

Em contrapartida, também ocorreram tramas confusas, como o longo enredo envolvendo a prisão de Brisa (Lucy Alves), o confuso DNA de Vicente (Vicente Alvite), o mistério sem sentido da verdadeira mãe de Chiara (Jade Picon) e função real de Cidália (Cássia Kis) não foram totalmente compreendidas pelo público.

NEM A VILA SALVOU

Nem mesmo a inclusão de um bairro popular, como Vila Isabel, foi capaz de suavizar e prender a atenção do público durante quase sete meses. Algo bem diferente do que aconteceu com São Cristóvão, em O Clone, e o Complexo do Alemão, em Salve Jorge.

O mais delicado problema de Travessia foi, sem dúvida, a falta de autocrítica de sua autora em não aceitar as críticas no enredo em que foi apresentado. Em vez de recalcular a rota, muitas das vezes, preferiu rebater o confronto virtual.

Em uma novela que o foco foi justamente do digital e as redes sociais, este, sem dúvida é um erro imperdoável e incoerente da autora: relativizando e politizando as reclamações de seu público, em contato direto com a internet.

Vejam só a ironia e a incoerência! Fica a lição.

AO MENOS...

Pela primeira vez desde que estreou, Travessia fechou sua média semanal inteira (segunda a sexta) acima dos 30 pontos: 30,9 no Grande Rio, entre 24 e 28 de abril. Em contrapartida, em São Paulo e no PNT não chegou a este número.

ACRESCENTE

Ontem, falamos do jogo Atlhetico-PR x Flamengo, ao vivo na Globo (TV aberta RJ + rede) e CazéTV (pay-per-view). Horas depois, o time paranaense acertou com a TNT Sports para exibição de seus jogos como mandante na TV por assinatura. Já vale para o duelo entre rubro-negros no domingo (8).

SBT BOMBA

O SBT ficou próximo dos 40 pontos com a exibição da final da Copa do Nordeste nesta quarta-feira (3), em praças como Fortaleza e Recife, diretamente atingidas com Sport x Ceará.

A prévia marcou 34 pontos para a TV Jornal, em Recife, contra 8 da Globo, que exibia Barcelona x Palmeiras (2 a 0).

A TV Jangadeiro, na capital cearense, registrou média de 28 ante 9 pontos da Libertadores na TV Verdes Mares, filiada da Globo, que exibia a Libertadores. Números informados em primeira mão pelo Notícias da TV.

AUDIÊNCIA

Para não deixar em branco. A Copa Sul-Americana, com News Old Boys x Santos (1×0), registrou média de 5,5 pontos para o SBT, na última terça-feira (2), na Grande SP. O suficiente para vencer a pré-estreia de A Grande Conquista (4,2), da Record.

Nesta quarta-feira (3), Barcelona x Palmeiras fechou com 19,3 para a Globo.

POR FALAR EM FUTEBOL…

Dois importantes registros do colunista Gabriel Vaquer. O documentário sobre Galvão Bueno, em seu último ano como narrador na TV aberta, já tem data para ir ao ar para 18 de maio, no Globoplay.

Em meio a isso, o canal GB, de Galvão, vem negociando através da agência Play 9, narrar a Stock Car no Youtube.

AGORA É COM LORDELLO

Caberá a Jorge Lordello a substituição à faixa do Alerta Nacional, da RedeTV!, com a estreia de ‘Hora da Ação’. Ao menos, um profissional com muita credibilidade na área de segurança que sabe o que fala. No ar, a partir de 15 de maio, às 18h

Entretanto, recebendo da Universal, terá um desafio enorme para encarar os embalados Cidade Alerta, Brasil Urgente e as novelas mexicanas do SBT.

Na semana passada, o Operação de Risco foi a maior audiência da RedeTV! no Painel Nacional de TV (1,2) e São Paulo (2,1). No Rio, foi o segundo produto mais visto neste período, empatado com João Kleber Show e Pronunciamento de Lula (1,2). A campeã na praça foi Sonia Abrão (1,5).

QUATRO TOQUES
  • Com dublagem de Tatá Werneck e Rafael Vitti, o Gigablaster ganha novos episódios no Gloob. O casal dá voz o personagem EduardoMônica, um policial moderno;
  • A Austrália é o país visitado no Globo Repórter desta sexta-feira, após o último capítulo de Travessia;
  • Neste domingo (7), o Hora do Faro terá uma parte dedicada ao A Grande Conquista. O confinamento dos participantes chamados “famosos” começa hoje (5). A vila se inicia no domingo (7);
  • Não pode rir: e aí, já jogou “bafuda” e “xeratoba no Google?
FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Divulgação / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31