Demissões na Globo a qualquer momento: clima de tensão e apreensão

O clima na Globo azedou de vez. Após o burburinho de que novas demissões aconteceriam em breve, o que era “disse me disse” virou realidade. Um e-mail enviado pelo sindicato de jornalistas do Rio de Janeiro deu o tom do que pode vir nos próximos dias.

O portal TV Pop, através do jornalista Gabriel Oliveira, publicou, em primeira mão, o e-mail enviado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro aos funcionários da Globo. O aviso trouxe detalhes quentes de uma reunião entre o Recursos Humanos da Globo com a entidade e, claro, o texto gerou tensão e apreensão.

O comunicado do sindicato foi enviado neste sábado, 1º de abril, aos profissionais da Globo. O conteúdo informa que cortes irão acontecer nas próximas semanas. Sobretudo, com o foco em cima dos chamados “altos salários”.

Contudo, o assunto é tratado com cautela na Globo. O canal da família Marinho prefere encarar o caso como readequação de mercado e desligamentos pontuais. Entretanto, as justificativas só criam mais incertezas e deixa o clima pesado entre seus profissionais.

SINDICATO REPUDIA A GLOBO

Como é de conhecimento da mídia, a Globo não costuma responder e abrir o jogo sobre assuntos internos. Tampouco deseja ser envolvida em pautas envolvendo um possível “passaralho”, embora, algo similar, em um passado nem tão distante das Organizações Globo, tenha ocorrido. A Rádio Globo e o Infoglobo viveram um clima parecido, há poucos anos. Na TV, geralmente, tudo é feito paulatinamente.

“O Sindicato esteve em 31/3 participando de uma reunião na TV Globo, por solicitação do RH da empresa, Edmundo Lopes. Na reunião, fomos informados que a empresa, embora sólida financeiramente, passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá ‘demissões pontuais’ em abril e maio. Manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que serão atingidos”, iniciou.

O sindicato se disse preocupado com a movimentação da Globo: “O representante da empresa afirmou que não se trata de demissões em massa e que os cortes atingirão os salários mais altos que, segundo ele, estão incompatíveis com o mercado. O Sindicato vê com extrema preocupação esse processo”, seguiu.

Em conclusão, a entidade que representa os jornalistas criticou a Globo, após a reunião: “… o Sindicato repudia veementemente a postura da direção da empresa que, mais uma vez, penaliza justamente aqueles que são seu principal patrimônio, os trabalhadores. Estamos à disposição dos trabalhadores para quaisquer ações, inclusive jurídicas”, finalizou o comunicado ao qual o TV Pop teve acesso.

MARÇO DE DEMISSÕES NA GLOBO

Recentemente, o esporte da Globo foi alvo de diversas dispensas: primeiramente, Sálvio Spínola, Sandro Meira Ricci, Fernanda Colombo, Jota Júnior e Cléber Machado não tiveram seus contratos renovados.

O colunista Renato Maurício Prado, ex-Globo, revelou que essas dispensas eram só o início de outras dispensas que aconteceriam. Dias depois, o comunicado do sindicato ilustra bem o atual momento vivido pela maior emissora do país.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31