Nazaré rouba Lindalva e Maria do Carmo detona os filhos: “Inúteis!”, em ‘Senhora’

Nazaré (Adriana Esteves) vai mostrar toda a sua falta de caráter, em Senhora do Destino. A vigarista vai sequestrar Lindalva, a bebê e quinta filha de Maria do Carmo (Carolina Dieckmann).

Trabalhando em uma casa masculina, Nazaré mente para José Carlos (Tarcísio Filho) dizendo que é criada pela tia, Madame Berthe (Tônia Carrero), e relata estar grávida do amante. Casado, Zé enrola Nazaré dizendo que não pode largar sua esposa com quem tem uma filha.

A verdade é que Nazaré é uma mulher desesperada e quer largar a “vida” para estar, ao menos, na classe média carioca. Para isso, usa uma barriga falsa e diz a José Carlos que ele nunca mais verá ela e o bebê que está para nascer, de sexo indefinido.

O jogo de charme é o tempo que Nazaré precisa para arrumar uma criança para dizer que é sua, já que ela nunca engravidou. Nervosa, ela sai pelas ruas do Centro do Rio em meio a uma guerra civil por conta da instauração do Ato Institucional nº 5 (AI-5), uma das páginas mais tristes da história do Brasil em meio à ditadura militar, em 1968.

NAZARÉ ENCONTRA DO CARMO

Nazaré se abriga em um imóvel desalojado e é amparada por Maria do Carmo, que se encontra no local com os cinco filhos.

A falsária se apresenta como enfermeira e Do Carmo aproveita para perguntar sobre o corte na cabeça de Reginaldo (Miguel Rômulo), ocorrido em meio ao confronto presenciado pelos Ferreira da Silva, assim que desembarcaram no Rio.

Encantada com a bebê da mulher desamparada, Nazaré diz que o corte de Reginaldo precisa de pontos e indica que o menino seja levado no hospital onde diz trabalhar.

Todos vão para a unidade. Por lá, Nazaré mente dizendo que Do Carmo não pode entrar com tantas crianças e indica que ela cuide dos meninos e de Lindalva ali fora.

A nordestina, então, decide entrar com seu filho mais velho e ordena que Leonardo (Ramon Motta) segure Lindalva e não a largue por nada.

A deixa é suficiente para que Nazaré enrole Leonardo e os demais e leve Lindalva de seus braços para colocar a bebê como sua filha legítima e biológica. Maria do Carmo sequer imagina que este calvário só está começando e que serão muitos anos atrás de sua caçula.

Ao ver que a filha foi roubada, Do Carmo se desespera e desconta a fúria nos filhos: “Me solta! Seu bando de inúteis! Vocês já sabem o que aconteceu né? Aquela desgraçada, aquela mentirosa, tirou meu nenenzinho”, grita a nordestina, desesperada.

DO CARMO ABANDONA CADELA BALEIA

Não pensem que Maria do Carmo (Carolina Dieckmann) é tão santa assim quanto parece. Vivendo uma vida de miséria e abandonada pelo marido, ela decide pedir ajuda ao irmão no Rio de Janeiro, em Senhora do Destino. Para se mudar de cidade, a mocinha abandona a cachorra Baleia, que é apaixonada pelos filhos de Do Carmo.

Ao receber o sinal positivo de Tião (Luiz Carlos Vasconcelos), através de uma carta, a nordestina arruma todos os seus pertences com dois objetivos: tentar a vida no Rio de Janeiro e achar o marido, Josivaldo (Manoel Candeias), que diz estar em São Paulo. A verdade é que o salafrário abandonou a mulher e o filho e caiu no mundo.

A vida de Maria do Carmo não é fácil: casou-se aos 13, mesmo período que engravidou, e, em 10 anos, deu a luz a cinco crianças. Ela junta todos os pertences, fecha sua casa e abandona a cadela Baleia, para a tristeza dos filhos.

A mudança com a cachorra em uma viagem de ônibus seria inviável. Desta forma, a decisão foi abandonar a cachorra presa a uma corrente e cuidada pelos vizinhos. Uma das moradoras do vilarejo soltará o animal, que sai nadando atrás do barco de Do Carmo e os filhos.

Desesperada pelo abandono, Baleia percorre uma “maratona” e ainda corre em disparada atrás do ônibus onde estão seus donos. Ela é atropelada e morre na hora. Desolada, Maria do Carmo desce da composição e faz o velório de sua animal de estimação abandonada. Ela corta caminho na estrada quando encontra um caminhoneiro que lhe dá ajuda para chegar na rodoviária.

Este não será o único calvário de Maria do Carmo. Ela ainda vai comer o pão que o diabo amassou até chegar no Rio de Janeiro, em uma estrada extremamente perigosa e cheia de desafios. Durante a chuva, ela perde o endereço do irmão, anotado em papel.

Inocente e inexperiente, ela se atrasa na chegada ao Rio de Janeiro e desembarca na cidade em meio ao AI-5, diante de uma guerra civil.

Vale lembrar que uma lei de 1998 considera crime a o abandono de animal, com pena de detenção de até 5 anos.

Saiba tudo sobre Senhora do Destino no Viva!

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

Imagem: Arquivo / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31