Novelas pós-Viva viram realidade na Globo; público reclama, mas dá audiência

O que parecia uma tendência virou realidade: O Viva virou o termômetro oficial da Globo para decidir as reprises que fará em Vale a Pena Ver de Novo e na faixa da edição especial das 14h15.

O que vira sucesso no canal por assinatura fica no radar da líder de audiência e passa a ter grande chance de se tornar realidade, alguns meses à frente, na TV aberta. Este “esquenta” começou discreto.

Em 2017, Por Amor esteve no Viva. Dois anos depois, tornou-se um grande sucesso em Vale A Pena Ver de Novo. A última semana da trama fechou com média de 22 pontos, mesmo com a Globo passando a tesoura em cenas chaves da trama.

Embalada pela boa aceitação dos produtos de Manoel Carlos, a Globo trouxe a reprise de Laços de Família, com pouquíssimos cortes, entre setembro de 2020 e abril de 2021. A trama sempre flutuou na casa dos 20 pontos de média e alavancava a audiência da Globo no horário nobre, durante a pandemia. Quatro anos, esteve no Viva.

Após perceber a força e a repercussão das tramas em seu canal por assinatura dedicado a reprises, a Globo decidiu ousar e encurtar o período de reprises. O Clone, exibida entre outubro de 2021 e maio de 2022, foi ao ar 14 meses após ser concluída no Viva.

Em grupos onde se debate novelas, muita gente ficou espantada e surpresa com o repeteco tão próximo. A audiência da novela de Glória Perez só ascendeu em sua reta final, quando ficou na casa dos 20 pontos de média. Nos primeiros meses, ficava na faixa dos 15 pontos.

Neste mesmo caminho, a Globo anunciou Chocolate com Pimenta (2003) para estrear a partir de 26 de setembro. A novela foi exibida na íntegra há menos de 2 anos, entre abril e dezembro de 2020. Novas reclamações vieram em grupos dedicados à novela e a produtos do Viva.

PÚBLICO RECLAMA, MAS ASSISTE

O mesmo aconteceu com a informação dada em primeira mão pelo portal Notícias da TV, sinalizando que Mulheres Apaixonadas substituirá A Favorita, a partir de novembro. A trama de Manoel Carlos também foi reexibida recentemente pelo Viva, entre agosto de 2020 e abril de 2021.

Embora não tenha sido confirmada pela Globo, o assunto já virou alvo de polêmica nas redes sociais, conforme pode ser visto no fim desta crítica.

Entretanto, um fato é preciso confirmar: Manoel Carlos sempre tem dado conta do recado com audiências satisfatórias com suas reprises, ainda que requentadas pós-Viva. Alguém duvida que um novo sucesso de público e repercussão em Mulheres Apaixonadas? O amplo acervo da dramaturgia da Globo nunca esteve tão vivo na mente dos telespectadores.

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31