Resumo de Páginas da Vida, no Viva, entre 27 de junho e 9 de julho

Confira o resumo dos capítulos da novela Páginas da Vida no Viva. A trama vai ao ar de segunda a sábado, às 23h, e reprisado no dia seguinte às 13h30. Aos domingos, a maratona Páginas da Vida vai ao ar a partir das 19h.

Capítulo de segunda-feira, 27 de junho – Cap. 187

Giselle sonha que está dialogando com ela mesma quando criança. Luciano a desperta e fala com ela sobre a bulimia, garantindo que sempre soube do problema e solicita que ela seja corajosa para deixar esta situação. Giselle fica emocionada e se abraça a ele, com os olhos chorosos. Isabel se vira e bate de frente com Renato na entrada de sua casa. Lívia não consegue terminar a aula de yoga, pois sente certo desconforto. Belita a chama para tomar um suco e dar uma caminhada no shopping. Renato fala para Isabel que já está recuperado. Isabel o manda retornar para o lado da mulher. Renato fala que a ama e que estava muito frustrado em não poder mostrar este amor de todas as formas. Isabel mente que não o ama e insiste que a realidade dele é com Lívia, Catarina e o novo filho. Renato fica irritado e fala que não está morto por ter casado e engravidado a mulher e que se sente mais vivo do que nunca. Isabel o manda embora, informando que não quer “um namorado de segunda mão” e chora. Renato a abraça e os dois se beijam.

Giselle fala com seus médicos, Bernardo e Diogo. Anna e Miroel ficam gratos com Diogo e dizem que a crise foi importante para que se rompesse a barreira do silêncio em torno da doença. Helena fala para Diogo que Clara está feliz por ter voltado para casa. Alice interrompe a reunião de Léo e questiona onde ele se encontra hospedado. Ele promete avisá-la quando decidir em que hotel ficará. Léo telefona para Olívia no hotel, fala que está com saudades e que já encomendou o jantar. Sandra questiona se Greg está escapando de algo, pois nunca o viu tão irritado. Greg guarda os papéis no cofre, mas não o tranca, quando Machadão bate na porta. Machadão fala que há uma oferta para a compra do flat e Greg diz que está interessado em vender com urgência. Machadão lança olhares para Sandra. Sandra presta atenção no cofre destrancado. Sandra chora, irritada, pois Greg pretende vender o apartamento. Greg tranca o cofre e sai.

Sandra levanta uma almofada e pega a pasta de documentos que escondeu. Lívia lê o bilhete que Renato deixou informando que se recuperou e saiu para comemorar. Irritada, Lívia apresenta o bilhete para Belita e fala que sabe onde ele foi festejar. Isabel fala que Renato age mal com ela e com Lívia, já que quer as duas, e o manda embora. Renato sai, cruzando com Simone, que entra e logo nota o clima. Isabel vai desabando, até cair num pranto sentido. Simone corre para ela. Belita dá conselho à Lívia a se separar de Renato. Lívia se recorda das palavras de Belita que Isabel é o fruto proibido. Bira fica grato por Tide aparecer na clínica para visitá-lo. Tide fala que conversou com Marília e que tomou conhecimento que Bira sairá no dia seguinte. Bira fala que continuará a terapia e que Marília o tem auxiliado muito.

Tide deseja ver Bira com planos, metas e apostando de novo na vida. Bira garante que está sonhando com um futuro melhor. Belita comunica à Selma que Lívia não está passando bem e ela promete dar um pulo em sua casa. Pinhão admira Gracinha, e Constância o repreende. Constância fala para Thelma que todos irão gostar de Gracinha, especialmente Jorge, pois ela é bonita e fácil. Márcia comunica a Tide que o auditor está terminando o trabalho, que o rombo é enorme e que é quase certo que Greg é o culpado. Tide tem medo pelo sofrimento de Carmem. Márcia fala que o pai necessita conversar com Carmem imediatamente.

Capítulo de terça-feira, 28 de junho – Cap. 188

Selma fala para Lívia que está tudo bem e que ela terá uma menina! Lívia fala para Renato que sabe de onde ele está vindo. Renato garante que não aconteceu nada e que Isabel, inclusive, o expulsou. Lívia fala que ele jogou tudo e perdeu. Renato alega que o casamento deles já estava terminado há muito tempo. Lívia fala que Renato deve ir embora, pois ela decidiu ter o filho em paz. E garante que se considera divorciada dele. As irmãs Zenaide, Natércia e Fátima se divertem vendo um programa de carnaval. Sabrina fala com Marta e Francisco e fala que vai retornar para Amsterdã. A enfermeira Mafalda telefona para Marta, informando que tem notícias sobre Clara. Irmã Má se aproxima e ela desliga. Irmã Maria questiona a Diogo quando Gabriel vai ficar bom da tal pneumonia.

Irmã Má comunica que dali a 3 dias o paciente terá que ser levado para a enfermaria. Todos se entreolham quando Carmem fala que está pensando em viajar com Greg. Carmem garante que seu amor por Greg só cresceu ao longo dos anos e propõe um brinde. Todos brindam com um sorriso sem jeito. Léo chega ao hotel com um buquê de rosas para Olívia e os dois se beijam. Márcia e Sílvio chegam ao restaurante e um champanhe já os espera. Olívia fala que é livre, mas Léo é comprometido. Léo informa que terminará o noivado, assim que retornar para o Rio de Janeiro. Fred apresenta Domingos a Kelly em um jantar na casa de Constância. Jorge olha as fotos de Thelma em seu computador. Simone fala para Rubinho que provavelmente irá viajar. Renato chega com uma mala na vila, passa por Isabel e Simone e vai para a casa de Diogo. Diogo pede que Renato se instale. Leo e Olívia se amam sob os lençóis. Nina está curiosa por ter conhecimento com quem Márcia foi jantar. Márcia diz que é uma pessoa com a qual não terá uma relação. Carmem fala para Greg que tem a impressão que ele está escondendo algo. Em seguida, fala ao marido que eles estão precisando realizar uma viagem romântica.

Capítulo de quarta-feira, 29 de junho – Cap. 189

O som do sax de Marcelo ganha a vila. Rubinho briga com Marcelo por conta do barulho. Simone fala que o pessoal da vila irá reclamar, e Hilda concorda. Marcelo encerra o som. Renato chora, sendo apoiado por Diogo. Tônia fala para Sílvio que já fez vários esboços da escultura de Lalinha. Marta troca os canais da TV e se depara com Nanda passeando em um jardim com Clara e Francisco. Olívia e Léo bebem champanhe. Zé fala para Thelma que veio ao Rio para acertar tudo de seu casamento com Dorival, que ela não seguirá o caminho de Sandra e complementa que, se preciso, irá conversar com Jorge e Tide. Tônia chama Tide para conhecer o seu ateliê e ver os primeiros esboços. Marta vai ao hospital. Lídia fala para Helena que Salvador está namorando Odete, a secretária de Tereza. Luciano fala com a mãe que estão todos namorando, menos ela. Marta fala com Mafalda. Diogo fala para Isabel que Renato está morando com ele, mas pode se interessar por alguma das casas. Isabel diz que não há nenhuma desocupada.

Diogo fala que Renato está mal com as duas mulheres. Jorge vê Zé falando com Thelma e Dorival. Thelma segue de cabeça baixa e diz que está tudo bem, quando Jorge questiona. Leandro, Elisa, Jorge, Márcia e Olívia se reúnem para debater o problema do rombo de Greg. Greg ameaça Sandra, se ela não entregar os papéis. Ela fala que tem todas as provas dos desvios dele, que copiou os documentos e guardou no cofre do flat com uma cartinha incriminando-o, caso ele faça algo com ela. Greg questiona o que ela quer. Sandra responde que deseja uma parte do dinheiro. Giselle recebe alta e sai abraçada com Luciano. Diogo fala que está dando um voto de confiança a ela. Giselle deseja mudar de colégio e estudar no mesmo local de Luciano. Anna reage. Alex não deixa que Greg entre na diretoria da AMA e diz que são ordens de Márcia. Helena fica sabendo que sua foto com Clarinha sumiu. Adriana fala que uma senhora esteve em sua sala. Helena solicita que ela comunique à Lídia para não sair de casa com Clarinha e não abrir a porta do apartamento para ninguém. Helena dirige de forma tensa.

Capítulo de quinta-feira, 30 de junho – Cap. 190

Tônia chama Tide para conhecer o seu ateliê e ver os primeiros esboços da escultura de Lalinha. Giselle recebe alta e sai junto com Luciano. Irmã Má questiona por Helena e faz Adriana desligar o telefone. Lídia arruma Clara para sair. Adriana telefona, mas Lídia já saiu. Helena busca falar com Lídia, sem sucesso. Giselle fala para Luciano que quer ficar boa. Luciano promete que vai auxiliá-la. Irmã Má chama a atenção de Lavínia por ter trazido Tiago ao hospital. Lavínia reage quando Irmã Má fala que ele é uma vergonha por ser bastardo e filho de uma freira. Diogo escuta a conversa. Bira arruma suas coisas para ir embora da clínica e fala par a Marília que está realmente apaixonado por ela. Marília comunica que, se está apaixonado como diz, ela necessitará encaminhá-lo a outro terapeuta.

Bira chega ao entendimento, com bom humor, que assim ela pode ser sua namorada. Marina interrompe o papo e pede que Marília vá jantar em sua casa. Drª. Juliana dá alta a Bira, reforçando que ele deve seguir o tratamento, frequentando o AA e a terapia. Luana fica grata com Isabel pelo trabalho que fizeram em parceria. Isabel fala que está pensando em viajar. Márcia fala aos irmãos que o auditor já identificou um rombo de R$ 10 milhões. Carmem entra no meio da reunião, é comunicada que é somente um encontro de rotina, questiona por Greg e brinca que concorda com tudo o que os irmãos decidirem. Márcia ganha flores. Alex comunica à Elisa que Camila e Cecília estão brigando. Olívia rir ao tomar conhecimento que as flores foram enviadas por Sílvio. Horácio busca apartar a briga entre Camila e Cecília. Camila fala que Cecília não é mulher para Horácio. Elisa se mete no meio das duas, pega firme do pulso da filha e a leva embora. Elisa bate de frente com a filha no vestiário.

Helena chega em casa e bate de frente com Marta, aguardando-a no hall. Marta apresenta a foto de Clara a Helena. Marta diz que Clara é sua neta. Helena se recorda que Marta a rejeitou a neta e que Clara foi adotada de forma legal. Marta retruca que Léo está atrás da filha e vai solicitar a guarda de Clara, se checar que está viva. Marta indica que Helena suma com Clara por uns tempos. Helena diz que não fará porque não é culpada. Clara surge e corre para a mãe. Diogo fala que escutou bem quando Irmã Má falou que Tiago é filho de Lavínia. Lavínia diz que não. Diogo se recorda que eles namoraram quando ele viajou para a África e que Tiago sempre foi o nome que escolheria para um filho. Lavínia solicita que Diogo esqueça o que escutou, que tudo é invenção de Irmã Má. Diogo solicita que ela jure que Tiago não é seu filho e Lavínia responde que a sua palavra basta. Marta pega Clara no colo, e Helena não gosta. Marta fala que Helena não quer que ela fique no colo da vovó, o que espanta Clara. Helena ameaça dar queixa se Marta seguir cercando seu prédio.

Capítulo de sexta-feira, 1 de julho – Cap. 191

Fred e Kelly entram numa loja cheia de roupas de bebê. Tide dá à Tônia o poema predileto de Lalinha. Ela chora ao lê-lo. Sílvio chama Márcia para sair no fim de semana, na companhiade Guilherme e Tidinho. Olívia e Léo acenam e Léo fala para Olívia que irá conversar com Alice. Ela se recorda que não está cobrando nenhuma ação da parte dele. Alice vê Saldanha no escritório com Leo e questiona se ele já preparou os papéis do casamento. Helena fala para Greg que está com vontade de fugir para muito longe. Marta teme ser incriminada, pois abriu mão da criança e não adianta só culpar Helena. Verônica indica que ela use o atestado falso ou fale a verdade.

Marta questiona pelos rendimentos do seu dinheiro e Verônica diz que Eliseu irá telefonar. Marta puxa a orelha de Francisco, que entra em seu quarto sem bater. Léo comunica à Alice que não ocorrerá haver casamento. Os dois batem boca e Saldanha busca conter a fúria da rejeitada. Tônia hesita quando Tide a chama para jantar com sua família, mas acaba topando. Greg fala para Helena que ninguém vai tirar Clara dela. Clarinha leva bolo para eles. Ivan esclarece a Alex que na segunda audiência, todos serão escutados de forma individual e comenta que Olívia e Vinícius vão depor a favor de Léo. A secretária busca acalmar Alice, mas ela vai atrás de Léo e promete vingança. Olívia cobra de Marta o atestado de óbito de Clara. Marta sente o perfume de Nanda e a acusa de ter morrido deixando seus problemas com ela. Os vidros de perfume estouram, o espelho da penteadeira racha. Marta desmaia.

Capítulo de sábado, 2 de julho – Cap. 192

Helena nota a tristeza de Greg, que revela se arrepender de ter deixado aquela casa. Greg fala estar envolvido em muitos problemas, mas que abrirá o jogo outro dia. Helena questiona sobre traição e ele revela que está tendo um caso e que Carmem não tem conhecimento. Helena se preocupa ao tomar conhecimento que ele deixou o emprego, mas ele não dá muitas explicações. Os dois se despedem com um grande beijo. Helena fala para Tereza que o cerco está se fechando. Tereza a orienta a revelar a verdade e lutar por Clara na justiça. Márcia fala que irá sair para tomar um sorvete, e Olívia questiona se é com Sílvio. Márcia fica sem jeito, mas Olívia garante que deseja que a irmã seja tão feliz como ela, que está perdidamente apaixonada por Léo. Alex questiona à Olívia se acha correto ela ser favorável a Léo e chora ao dizer que, de certa forma, ela está traindo a amizade de Nanda.

Olívia fala para Alex que Nanda morreu amando Léo, que ela o perdoou e insiste com Alex que o ideal para Francisco é ter a convivência com o pai e o avô. Márcia fala de sua conversa com Olívia. Sílvio fala que sempre admirou a ex-mulher. Os dois riem, pois sempre que se encontram terminam falando de Olívia ou Gustavo. Lavínia gela ao ver Diogo falando com Laís e Tiago. Diogo se despede do menino com um abraço e insiste em falar com Lavínia. Fred e Kelly falam para Domingos que irão morar juntos, mas não irão se casar. Fred solicita ao casal morar um tempo no casarão. Greg fala para Carmem que está preocupado e deseja descansar. Renato chega com mais malas na vila. Isabel não fala com ele. Belita questiona se Lívia está feliz e ela garante que irá se acostumar. Diogo insiste em tomar conhecimento se Tiago é seu filho e Lavínia diz que sim. Mônica encontra Marta desmaiada. Olívia fala com Léo pelo telefone e diz que não é fácil para uma mulher levar um fora. Quando se vira, bate de frente com Alice.

Capítulo de segunda-feira, 4 de julho – Cap. 193

Alice faz ameaças à Olívia, indignada por ela ter tirado o noivo dela. Ela pega o telefone e fala para Leo que que não ocorrerá mais casamento, nem com ela e nem com Olívia. Leo se desespera, solicita pra ela não fazer nada e comunica que está indo pra lá. Mônica consegue acordar Marta, passando um algodão com álcool diante de seu nariz. Diogo deseja saber porque Lavínia escondeu o filho dele durante todo este tempo. Ela diz que quis respeitar o desejo dele de ir para a África. Ele questiona porque ela entregou o filho para a irmã criar. Lavínia fala que quando tiver conhecimento que Tiago tinha uma doença rara, fez uma promessa: se ele ficasse bom, ela viraria freira.

Alex chega a tempo e consegue desarmar Alice. Ela fala para Olívia que vai persegui-la e pergunta a Alex se ele não enxerga que Léo e Olívia estão se unindo para tirar a guarda de Francisco dele. Alex diz que já percebeu. Alice responde que eles se merecem e sai, prometendo que da próxima vez, Olívia não escapa dela. Camila fala para Cecília que Horácio está doido para se livrar dela. Leandro fala com Elisa que Camila deve ser assim, por sentir falta do pai, que abandonou as duas. Elisa critica Camila, que diz que a culpa é de Cecília, que não sabe como segurar o marido. Sabrina fala que em breve, a casa onde ela morou em Amsterdã estará livre para eles alugarem. Marta fala que Nanda quebrou os vidros de perfume e o espelho e Mônica finge que crê. Leo chega à AMA e abraça Olívia. Irritada, Alice joga fogo nas roupas de Leo e nas fotografias dele com Nanda.

Capítulo de terça-feira, 5 de julho – Cap. 194

Felipe estaciona seu carrão sobre as mudas de Domingos e debocha do automóvel de Fred. Tide fala para Fred que o neto é assim porque sempre teve tudo o que quis e não dá valor. Depois dá uma lição em Felipe, ao optar por passear com Fred, em seu carro simples. Felipe chama Thelminha para ir ao sambódromo, mas Constância fala que ela não quer. Jorge fala para Constância e Zé que deseja falar com eles. Zé se prontifica, mas Constância responde que eles têm compromissos hoje e amanhã. Jorge nota que ela está fugindo e insiste: amanhã a conversa ocorrerá. Greg fala para Carmem que está pensando em viajar para longe de todos, principalmente dela. Felipe fala para Jorge que todos já notaram que Thelma gosta dele, inclusive os pais dela. Jorge vai embora mal e esbarra com Thelminha. Ele a leva para o seu quarto e os dois se beijam apaixonadamente.

Constância fala para Zé que Jorge está de olho em Thelma e ela está enfeitiçada por ele. Em seguida, fala de seu receio de que eles terminem indo para a cama. Constância convence Zé a levar Thelma para a fazenda, no dia seguinte, bem cedinho. Thelma tenta sair do quarto de Jorge, mas não resiste e embarca num novo beijo. Felipe aborda Gracinha e a aconselha a ficar longe de Jorge. Gracinha chega ao quarto de Jorge e, por pouco, flagra o beijo dele com Thelma. Lavínia fala pra Diogo que Tiago é feliz sem pai e ele retruca que quer se aproximar do filho. Lavínia lhe solicita um tempo. Helena fala para Selma que adora Greg como amigo, mas Diogo é o grande amor de sua vida. A recepcionista fala para Greg que a cobertura do flat é melhor para o casal ter o bebê que vem por aí. Ele resmunga com Sandra e resmunga que conhece os segredos dele e ele não sabe nada dela. Sandra comunica: “a maior fatia do bolo é minha”. Natércia fala para Lavínia que ela fez a coisa certa ao revelar a verdade a Diogo. Lavínia chora, pois tem medo de que a aproximação de Diogo, agora que ele tem conhecimento que é pai de seu filho. Irmã Natércia retruca que se Deus pôs Diogo de novo em seu caminho, é porque tem conhecimento do que faz.

Simone questiona à Isabel quando ela vai se acertar com Renato. Isabel responde que ele não saiu de casa. Foi mandado embora por Lívia. E completa: não sabe se está disposta a ter um homem morando em sua casa. Simone aconselha Isabel a dar uma oportunidade ao amor que une ela e Renato. Ela fala que vai sair com Jorge e conta: acredita que este será o último encontro deles. Renato vai à casa de Lívia, buscar o resto de suas coisas. Lívia está mudando a decoração do quarto dele. Suas filhas vão dormir ali. Marina está feliz com os preparativos para o jantar com seu pai e Marília. Chateado, Rafael diz que vai embora, mas Marina insiste para que ele participe. Anna fala para Miroel que está confiante na recuperação de Giselle e os dois se beijam. Tereza, Clarinha, Giselle e Luciano festejam o namoro de Salvador e Odete.

Verônica fala para filha que Eliseu está diferente e vem cortando todas as despesas. Kelly questiona se elas estão pobres e Verônica a abraça, aos prantos. Marta chega e fala que as lágrimas delas serão amargas após o bebê de Kelly nascer. Kelly fala para a mãe que ela e Fred estão arrumando trabalho e Verônica manda um beijo para ele. Hortênsia comunica a Leo que Alice vai solicitar a indenização por danos morais. Leo torce para que ela suma e se dirige para dentro de casa abraçado a Olívia e Hortênsia. Marta fala para Verônica que o espírito de Nanda não encontrou paz e por isso está infernizando sua vida. Verônica lhe fala que Eliseu perdeu o dinheiro dela, utilizando-o nos próprios negócios.

Capítulo de quarta-feira, 6 de julho – Cap. 195

Marta dá um ataque de piti ao tomar conhecimento por Verônica que Eliseu pode ter perdido todo o seu dinheiro. Eliseu chega mal da rua e Marta avança sobre ele, querendo satisfações. Ele diz de forma aberta que um dia vai devolver o que lhe deve. Marta acerta uma bofetada nele e inicia uma tremenda confusão. Leo crê que, agora, após tudo, Alice vai cair na real e sossegar. Silvio acha esquisito o comportamento de Tônia, que não deu a menor atenção a Guilherme. Ela fala que está com a cabeça a mil por conta da encomenda de Tide. Silvio fala que está decepcionando, afinal é a primeira vez que ele leva o filho para conhecê-la. Tônia deixa no ar que Marcia pode dar mais assistência a Silvio do que ela.

Nervosa ao extremo, Marta ameaça Francisco falando que ele é um peso na sua vida. Quando ela consegue pegar o menino e está próxima para lhe agredir, Alex surge para protegê-lo. Silvio aproveita a chegada de Sabrina e Sérgio para ir embora da casa de Tônia. Marta caminha pelo apartamento, buscando falar com o espírito de Nanda, e se julga roubada por ela. Ela desafia o espírito da filha a dar as caras. De forma súbita, as cortinas começam a esvoaçar e o ambiente é invadido pelo peculiar odor de rosas. Num gesto de loucura, Marta arremessa objetos contra as cortinas. Márcia leva Guilherme e Tidinho para ver Silvio voando em seu caça. Isabel e Simone arruma a casa para a exibição do vídeo de Diogo quando percebem a chegada de Lívia. Ela traz um CD com as fotos que Renato fez de Isabel sem que ela tivesse conhecimento.

Sem graça, Isabel fica grata com a gentileza e deseja felicidades para menina que ela está esperando. Lívia revela ter desistido de fazer barraco pro conta da situação, pois entendeu que sofria de falta de amor próprio. Lívia vai até a casa de Diogo e surpreende Renato. Ela comunica que trouxe algumas das coisas dele e dá dois beijinhos no rosto do ex-marido antes de partir. Isabel vê a cena da sua varanda. Renato questiona se pode ir à sessão de cinema em sua casa. Isabel fala que a sessão é do Diogo. Lucas lamenta que a filha saia do Rio sem se curar do que ele considera uma doença moral, o preconceito racial. Margareth esconde o desconforto na barriga e vai com Marcelo, Rubinho e Hilda ao sambódromo. Simone não vai com eles porque foi convidada por Jorge para comer pizza.

Domingos, Kelly e Fred chamam Thelminha para ir ao sambódromo e ela diz que vai dormir. Constância manda Thelma dormir logo, pois no dia seguinte precisa acordar muito cedo. Thelma não entende, mas Constância não explica. Thelma vai ao quarto. Dorival fala para Zé e Constância que não está feliz em ver Thelma sendo obrigada a casar. Diogo põe uma TV para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel fala que Lavínia não tem aparecido para visitá-lo e acredita que seja por que ele se diz apaixonado. Diogo fala que também está apaixonado por ela e, meio brincando, meio sério, diz que o melhor é desistir porque ela está interessada em fazer os votos perpétuos. Diogo encontra Lavínia e cobra dela uma posição sobre o filho. Lavínia fala que pedirá uma autorização para tirar umas horas de folga. Thelma não aceita o convite de Domingos para assistir o desfile das escolas no sambódromo, pois se encontra triste e com dor de cabeça. Constância fala que ela terá de levantar muito cedo no dia seguinte, mas depois desconversa para não chamar atenção dela. Dorival fala que Thelma não está feliz porque está sendo obrigada a fazer o que não deseja.

Capítulo de quinta-feira, 7 de julho – Cap. 196

Diogo arranja uma televisão para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel fala que Lavínia não tem ido visitá-lo e acredita que seja por que ele se diz apaixonado. Jorge cria um suspense com as irmãs sobre o que vai falar com Simone. Marcia revela à Carmem que está interessada em Silvio e que aos poucos ele vai se desinibindo. Carmem fala que com Greg a coisa está na pior, mas que ela vai desvendar todo o paradeiro dele fora de casa. Marina auxilia Bira a se arrumar para receber a visita de Marília. Ele a recebe todo empolgado e já vai falando suas ideias sobre o negócio que pretende abrir com Tide. Rafael fala com Marina que está cansado de ser apenas uma companhia para ela. Ele ameaça cair fora se não tiver seu próprio espaço.

Helena fica surpresa com o tamanho do evento na casa de Isabel. Estressado, Greg não pode passar a noite com Sandra, pois Carmem está esperando por ele. Rubinho, Hilda, Marcelo e Margareth vão ao sambódromo. A festa de Diogo rola solta na casa de Isabel. Helena elogia a produção do evento, mas Isabel fala que foi Diogo quem realizou tudo. Diogo anuncia a todos que está com hóspede em casa: Renato. Diogo apaga as luzes e, antes de projetar as imagens que gravou na África, comenta o drama da gente com quem conviveu durante cinco anos. Jorge e Simone comem pizza na casa dela. Ele questiona se ela desistiu da viagem. Renato fala com Isabel que as fotos que Lívia trouxe para ela são uma declaração de amor dele. Bira fala com Marília que Marina deve ter se desentendido com Rafael, por isso está mal.

Marília confessa estar apaixonada por Bira por isso não pode mais seguir como sua terapeuta. Rubinho nota que Margareth está passando mal. Quando a bolsa se rompe, Margareth não tem mais como esconder: seu filho está para nascer. Luciano fala que deseja desfilar no próximo ano com Giselle e sua família. Margareth revela que teve medo de revelar sobre a gravidez para não ficar desempregada. Como ela está em adiantado trabalho de parto, Rubinho não vê outra alternativa senão fazer a criança nascer ali mesmo. Gabi grita nervosa com uma cena no vídeo de Diogo. No meio da multidão, Margareth dá à luz uma menina. Todos aplaudem quando se escuta o choro do bebê. Mais tarde, no ambulatório, uma médica corta o cordão umbilical da menina. Rubinho fala que deseja ser o padrinho da criança. Thelma sonha que está desfilando no sambódromo.

No sonho, Jorge e a família de Thelma, incluindo Sandra, aplaudem felizes. Jorge fala para Simone que começou a repensar o namoro quando notou que ela dava menos importância ao amor deles do que ele. Simone fala para Jorge que ele merece encontrar um grande amor. Alguém que dê a ele o amor que ela não soube dar. Os dois selam o amigável término do namoro com um beijo. Jorge vai embora e Simone fica chorando, em casa. Quando todos vão embora, Isabel vê as fotos que Renato tirou dela, quando ele entra na sala. Ele fala que vai pegar um vinho para ver as fotos junto com ela. Ela diz não. Ele se convida a ir para a cama com ela. Ela responde: “vai lá pegar o seu vinho. Vamos por partes.” Leo e Olívia acertam, por telefone, de se verem no dia seguinte. Hortênsia fala para Leo que gostou de Olívia e fala que ela combina com ele. Leo diz que ama Olívia como nunca amou Alice e Nanda. Ele diz que vai esperar o resultado da segunda audiência do Francisco para fazer pressão em Marta a lhe entregar o atestado de óbito de Clara. Em seguida, pedirá Olívia em casamento.

Capítulo de sexta-feira, 8 de julho – Cap. 197

Isabel beija Renato no sofá quando Simone chama por ela. Isabel para o beijo e vai falar com a amiga. Renato sai chateado. Zé fala para Tide que está levando Thelma e Dorival para fazenda, mas ela retornará em breve. Thelma embarca e fica desolada. Jorge fica mal ao tomar conhecimento que Thelma viajou. Marta e Alex se preparam para ir a uma nova audiência. Teresa promete à Helena que vai saber o resultado da audiência. O juiz fala que o estudo psicossocial apontou tanto os avós quanto o pai tem condições de ficar com a guarda de Francisco. O juiz escuta Léo. Francisco e Clarinha se abraçam na porta do colégio. Léo fala para o juiz que deseja reconstruir sua família e que, mesmo residindo em Londres, pagará as passagens e facilitará a visitação dos avós.

Márcia confirma que o desfalque na AMA é de R$15 milhões, aproximadamente. Tide decide falar com Greg. Alex fala que o neto vive muito bem com ele e não pode confiar em alguém que não se preocupou com o filho por cinco anos. Márcia telefona para Greg para comunicar que Tide deseja falar com ele. Greg fala para Sandra que foi pego. Marta fala que Francisco deve viver com o pai, que é jovem. Tide lembra Márcia que honesto ou não, Greg pertence à família. Olívia é chamada como testemunha e fala que foi ela quem revelou a Léo sobre a morte de Nanda e sobre os filhos. Alice irrompe na sala, aos berros, com um segurança tentando segurá-la. Alice faça que Olívia irá depor a favor de Léo, porque será recompensada na cama, acusa Léo de ser um playboy rico e mimado, que jogou ela e Nanda fora e que, em breve, vai enjoar de Olívia.

Saldanha tira Alice da sala, com auxílio do segurança. O juiz suspende a sessão por alguns minutos. Tereza informa à Helena sobre a confusão na audiência. Lavínia comunica a Gabriel que irá tirar uma folga para resolver uns problemas pessoais. Natércia fala com Helena que Irmã Má está doente, mas não quer se tratar. Irmã Má se aproxima, caminhando com muita dificuldade. Diogo fala para Helena que vai conhecer o filho, levado por Lavínia. Tide solicita que Márcia se controle na conversa com Greg. Tide fala que Greg traiu sua confiança. Greg admite que alterou orçamentos, superfaturou contas, para ser mais bem remunerado e que Márcia, provavelmente, faça o mesmo no futuro.

Greg argumenta que a AMA não levou a família à falência, porque ele administrou o negócio. Olívia diz ao juiz que está apaixonada por Léo, mas que isso não compromete o seu depoimento. Vinícius depõe também a favor de Léo. Lavínia apresenta Diogo ao filho e eles se dão bem. Nanda aparece para Francisco e fala que estará sempre ao seu lado. Clara sorri para a “moça bonita” (Nanda). Nanda pede que eles sigam sempre unidos. Sabrina vai depor. Tide questiona se Greg vai falar tudo para Carmem ou ele será obrigado a dizer. Greg promete que vai se acertar com a esposa. Tide fala que sua consciência ordena que ele abra um processo contra Greg, buscando recuperar seu dinheiro. Márcia fica indignada quando Tide fala de uma possível indenização a Greg, em função de Carmem e do nome da família. Márcia diz que, se Carmem perdoar Greg, que saia do casarão. Greg ofende Márcia, que joga um copo de água no rosto dele. Tide o segura pelo colarinho.

Capítulo de sábado, 9 de julho – Cap. 198

Tide fala que Greg é atrevido ao desafiá-lo em dentro de própria casa. Márcia tenta encerrar a briga. Greg sai, Tide vai atrás, mas Márcia segura o pai com força. Greg impede que alguém revele os desvios à Carmem. Sabrina fala para o juiz que Francisco deve ficar com Alex, porque foi quem acolheu Nanda grávida e cuidou do neto. Greg arruma sua mala. Gabi se nega a olhar para a bebê de Margareth. Isabel e Simone ficam chocadas com o preconceito. Leandro depõe a favor de Alex. Vinícius e Sérgio batem boca por conta da guarda de Francisco. Greg é grosseiro com Sandra. Bira chega ao casarão. Carmem debocha do seu novo romance, mas diz que está feliz com a recuperação dele. Bira dá conselho à Carmem a procurar Marina, o que a deixa nervosa. Greg dá um tapa na cara de Márcia, quando ela o vê saindo com a mala e o chama de ladrão. O juiz cita os méritos de Alex, quanto os de Léo.

Greg comunica à Jaqueline que não tem nada a ver com a compra de outro flat. Fred fala que Greg estava brigando no celular e deixou cair o telefone. Carmem pega o celular. Machadão apresenta o flat para Sandra e diz que, se ganhar na megasena vai comprá-lo. Carmem telefona para o último número que Greg chamou e descobre que é do flat. Jaqueline fala que a esposa de Gregório se encontra no local. Carmem desliga o telefone, cai no choro, pega a arma e sai no de carro dirigido por Fred. Alex passa mal quando o juiz dá a guarda a Léo. Helena se assusta quando Tereza comunica do resultado. Diogo fala para Lavínia que está muito feliz em tomar conhecimento que tem um filho de uma relação que foi tão bonita. Os dois se abraçam. Todos buscam apoiar Alex, que promete buscar a guarda de Francisco até a última instância. Sílvio dá apoio à Márcia. Miroel incentiva Jorge a se casar com Thelma, já que a ama. Renato chama Isabel para ver umas fotos. Greg abre a porta e dá de cara com Carmem.

Capítulo de segunda-feira, 11 de julho – Cap. 199

Tide, Domingos, Nina, Marcia e Silvio ficam preocupados com a saída intempestiva de Carmem. Carmem questiona a Greg onde está a “esposa” dele e Greg simula que ela está brincando. Com o som nas alturas, Sandra se diverte em um banho de banheira. Carmem fica assustada com a chegada de Machadão e atira sem querer. Sandra escuta os tiros, mas segue no banho se divertindo. Ao flagrar que Sandra é a amante loira de Greg, Carmem se descontrola ainda e atira pra todos os lados. Greg é atingido no pé, e Sandra sai ilesa, apesar de assustada. Isabel resmunga que Renato está indo muito rápido, mas não consegue parar de beijá-lo. Greg telefona para Helena e acerta de ir para o hospital, para que receba atendimento médico em segredo. Carmem fala para Greg que sempre teve conhecimento que ele era infiel, mas o fato de ele traí-la com Sandra não há perdão. Sandra fala para Machadão que irá denunciar Carmem à polícia, por tentativa de assassinato. Lucas encaminha Greg para um médico e comunica que ele não revelará nada a Irmã Maria.

Francisco fala para Alex que Nanda disse para ele e Clara ficarem sempre unidos. Marta fala que ele vai morar com Leo, e Francisco resmunga, pois deseja morar com o avô. Carmem fala para as irmãs que nunca foi fiel a ninguém, apenas com Greg. Jorge questiona à Constância porque ela enviou Thelma para a fazenda. Constância diz que deveria ter agido assim com Sandra, teria evitado esse problema que ela teve com Greg e Carmem. Leo leva Francisco para AMA e o apresenta a Guilherme. Helena apoia Greg, que se prepara para realizar uma cirurgia, para remover a bala do pé. Tônia faz uma massagem nas mãos de Tide e ele relaxa.

Alice tenta atropelar Leo e Olívia. Eles se safam e ela bate num carro. Ela faz escândalo na porta da AMA e ele se afastam. Sandra vai atrás de Greg no hospital e fala que é a esposa dele. Marta não para de rir e Verônica se espanta com a insanidade da irmã. Lavínia comunica Diogo que Irmã Maria deseja transferir Gabriel para a enfermaria. Diogo fala para Greg que ele pode ficar manco. Gabi e Angélica se despedem de Lucas e Selma e entram no ônibus com destino a Juiz de Fora. Isabel prepara o quarto para receber Renato e ele aparece com um buquê de flores. Bandidos invadem o ônibus em que Angélica e Gabi estão. Neste momento, Angélica está no banheiro. Eles mandam que ela fique lá atrás e põem fogo no ônibus. Gabi entra em desespero.

Capítulo de terça-feira, 12 de julho – Cap. 200

Gabi consegue escapar do ônibus em chamas. Angélica não, e morre queimada. Irmã Maria manda que Gabriel seja levado para enfermaria e avisa: no dia seguinte receberá alta do hospital. Isabel leva Renato para o quarto. Lavínia decide esconder Gabriel em seu quarto, na clausura. Nos festejos de seu aniversário, Luciano fala que, em breve, dará uma aliança de casamento a Giselle. Renato e Isabel, finalmente, entregam-se ao amor! Lucas é comunicado de que aconteceu um grave acidente no ônibus em que embarcaram Gabi e Angélica. Tide fala com Jorge que deseja visitar Tônia mais vezes. Márcia fala para Carmem que sempre desconfiou que Greg e Sandra eram amantes. Neste momento, Márcia revela à irmã que Greg também roubou o patrimônio da família.

Jorge fala para Olívia que deseja se casar com Thelma. Marcia ensina Sílvio a melhorar suas tacadas na sinuca. Kelly trabalha como vendedora num shopping e Fred, Nina, Marina e Felipe vão buscá-la. Marcia e Silvio se beijam. Sandra visita Greg no hospital e fala que eles devem fazer uma troca com Tide: eles não denunciam Carmem a polícia e em troca, Tide deixa que Greg fique com o dinheiro que roubou. Ensandecida, Marta pega uma vassoura e imagina estar perseguindo a Nanda pelo apartamento. Alex acha esquisito quando Marta diz que Clara, a irmã gêmea de Francisco, encontra-se com Helena. Leo sonha que está com Nanda, Francisco e Clara em Amsterdã. Simone comunica: queimaram o ônibus no qual Gabi e Angélica viajavam e Angélica não conseguiu se salvar. Gabi chora, abraçada à Selma.

Capítulo de quarta-feira, 13 de julho – Cap. 201

O psiquiatra orienta que Marta tome um remédio. Ela joga o comprimido fora e mente para Mônica dizendo que o engoliu. Sergio se assusta ao escutar o psiquiatra dizendo que sua mãe é uma psicopata. O doutor esclarece que psicopatia é quem sofre por não conseguir aceitar sua vida e tenta acertar as contas com o mundo de forma agressiva. Lucas dá entrevista aos repórteres e resmunga da violência que tomou conta da cidade. Lavínia comunica a Gabriel que Diogo e um enfermeiro o esperam para levá-lo a outro hospital. Gabriel fala para Lavínia que a ama. Diogo fala para Gabriel que ele está curado da pneumonia, mas necessita seguir fazendo o tratamento para cuidar de sua doença. E comunica que ele poderá ter uma vida normal, inclusive sexual, desde que use preservativo.

Jorge revela ao pai que deseja falar com Constância e Zé sobre Thelma. Tide fala para Jorge que o apoia, mas avisa que ele deve avaliar bem antes de tomar uma decisão definitiva. Na fazenda, Thelma não para de pensar em Jorge. Leo fala para Olívia que sonhou estar com Nanda, Francisco e a Clara da Helena em Amsterdã. Olívia diz que tem certeza de que o sonho é uma mensagem de Nanda. Alex ameaça Marta até ela contar que Clara está viva. Alex abre a porta de casa para Leo e Olívia. Sandra chega ao flat com Machadão, tira a roupa na frente dele e o manda encher a banheira de sal grosso. Leo, Olívia e Alex falam sobre Clara e decidem ir juntos à casa de Helena. Marta surge e diz que Helena lhe roubou a neta, após inventar que ela tinha morrido. Helena leva Gabi para casa. Jorge pega o carro e comunica Marcia: vai buscar Thelminha na fazenda. Louco de desejo, Machadão segue as ordens de Sandra e a banha em sal grosso. Leo, Olívia e Alex vão à casa de Helena.

PENÚLTIMO CAPÍTULO, quinta-feira, 14 de julho – Cap. 202

Leo e Olívia chegam acusando Helena. Mais centrado, Alex questiona porque ela deu a neta dele como morta. Olívia é agressiva, e Alex explica: Marta disse que Helena inventou que Clara tinha morrido só pra ficar com ela. Helena responde que vai revelar toda a verdade e tem provas disso. Giselle e Luciano planejam viajar pelo mundo sozinhos para estudar. Tônia mostra a Tide a estátua que fez de Lalinha e fala que essa foi a grande encomenda da sua vida. Tide se emociona e diz que chegou a sentir a presença de Lalinha. Olívia fala que os documentos só provam que ela adotou Clara. Não provam que ela não mentiu informando que Clara estar morta. Helena conta que foi Marta quem rejeitou a menina, dizendo que não sustentaria mais uma criança e ainda por cima “doente”. Alex sofre, calado, pois sabe que a esposa age assim.

Novamente agressiva, Olívia questiona porque ela não revelou a verdade quando teve conhecimento que o Leo era o pai da criança. Olívia segue pressionando Helena, que confessa: omitiu a verdade pois tem medo de perder Clara. Leo diz que irá pedir a guarda de Clara. Clara chega e dá um abraço em Helena, Olívia e Alex. Leo e Olívia vão embora, e Alex fica. Ele diz que está amargurado e feliz ao mesmo tempo. Amargurado porque não pode apagar a crueldade de Marta e feliz porque viu que ela foi uma ótima mãe para Clarinha. Ele acrescenta para Helena que o erro de Marta acabou sendo um acerto, pois Helena foi e sempre será a mãe de sua neta. Verônica fala para Marta que está pobre. Rubinho, Marcelo e Hilda garantem a Margareth que vão auxiliar nos cuidados de sua filha. Jorge surpreende Thelma na fazenda. Zé e Dorival veem os dois se beijando. Antes de ir embora, Dorival fala que sempre foi contra Thelma se casar na marra e diz que não havia necessidade de enfrentar esse constrangimento.

Jorge diz a Zé que ama Thelminha. E comunica: está voltando pro Rio com ela. Zé aceita. Sérgio leva Francisco para casa de Helena, após solicitação de Alex. Renato fala que deseja casar com Isabel e morar em sua casa. Isabel responde que deseja namorar com ele, mas em casas separadas. Helena apresenta Tereza a Sergio, e Alex e comunica que ela irá defendê-la na justiça. Jorge comunica que Zé já abençoou o casamento dele e Thelminha. Agora só falta a benção de Constância, que desmaia. Marta ri de Alex e diz que ele, Helena, Francisco e Clara podem viver felizes juntos. Dias depois, Sandra busca Greg no hospital. Helena depõe na audiência. Leo solicita que a adoção de Clara seja anulada. Olívia e Vinícius depõem a favor de Leo. Diogo e Selma depõem a favor de Helena. O juiz escuta as considerações finais de Saldanha e Tereza. Greg propõe a Tide que esqueça o “deslize” dele. Em troca, ele esquecerá as tentativas de homicídio da Carmem. Tide aceita para que Carmem não ser presa. Mas ele acredita que ninguém ganhou nesse embate e se nega a dar a mão a Greg. Greg fala para Marcia que é o único homem que daria jeito nela. Marcia cospe na cara dele. O juiz ordena ao promotor público que dê o parecer final.

ÚLTIMO CAPÍTULO, sexta-feira, 15 de julho – Cap. 203

Tereza comunica que Helena ganhou a guarda de Clara, mas Leo entrou com recurso e o processo de Clara será julgado junto com o do Francisco. Marta se recorda de Nanda criança brincando com os bonecos Clara e Francisco. Ela entra no quarto de Francisco, vê os bonecos no chão, percebe o perfume de rosas e vê as cortinas balançando. Sérgio chega e ela fala que Nanda estava ali agora mesmo e deve ter saído por aí brincando. Sergio ampara a mãe, que está meio zonza. Sandra fica doida de raiva quando Greg lhe fala que Jorge vai se casar com Thelma. Jorge manda Thelma parar de trabalhar no casarão e ela responde que só para após se casar. Constância fala para ela pra não se entregar ao noivo antes do casório, pra não virar amante, que nem Sandra. Irmã Maria cai da escada e Lavínia busca o auxílio de Diogo.

Leo planeja fazer dois quartos novos na casa da avó, um pra Clara e outro para Francisco. Tereza fala que achou Alex uma simpatia e todos encarnam nela. Irmã Má fala para Lavínia que quando era jovem se apaixonou, engravidou, mas não teve o bebê. Ela não suportou o fato de Lavínia ter tido a coragem de ter o filho. Ela queria ter sido assim e não foi. Por isso, ela revela que impôs Lavínia a tantos sofrimentos. Lavínia a perdoa com um abraço. Duas semanas depois, Lavínia faz os votos perpétuos. Anna fica grata à Elisa por tudo e comunica que não forçará mais Giselle a fazer balé. Carmem tenta se acertar com a filha. Marina recua e cede. Belita apresenta um arquiteto bonitão à Lívia, para decorar o quarto de suas filhas. Tide fala para Tônia que casou virgem e depois que Lalinha morreu, não amou mais ninguém. Tônia dá um beijo nele. Tide inaugura a estátua de Lalinha na AMA e troca um selinho em Tônia no evento. Camila se apresenta para um quarentão charmoso e vibra quando fica sabendo que ele é casado.

Eliseu leva a chave do carro de Verônica, comunica que vendeu o apartamento e diz que não tem mais filha. Kelly e Verônica choram abraçadas. Thelma está escolhendo a lingerie com Carmem quando Sandra aparece. Sandra comunica que não é mais de fazer barraco e agora tem até alguém para segurar suas sacolas, o Machadão. Thelminha está se arrumando pro casório com Jorge quando chega o presente de Sandra: um lindo relógio. Jorge entra na igreja com Marcia. O casarão está lindamente decorado para a festa! Thelma e Jorge selam o compromisso diante de Deus e, casados, se beijam. Jorge deseja ficar a sós com a mulher, mas Constância os interrompe: hora de jogar o buquê. Carmem pega o buquê. Sandra fala para Greg que deseja casar e ter filhos com ele. Isabel quer fotografar o strip-tease de Thelminha e ela expulsa a fotógrafa de forma delicada do quarto. E diz a Jorge: pra ele, ela faz tudo. Os dois se entregam a tão aguardada noite de núpcias.

Gabi tem um pesadelo e solicita que Selma durma com ela. Marcelo e Rubinho acertam: vão tentar adotar uma criança. Algum tempo depois, Machadão comunica à Sandra que ganhou na Mega Sena. Márcia aceita ir com Tidinho morar com Sílvio e Guilherme. Por unanimidade de votos na justiça, Francisco fica com o avô e Clara fica com Helena. Alice procura Leo no Fórum para dizer que tem um marido bonito e rico e está feliz por ele não ter levado a guarda dos filhos. Marta é impedida de pular da janela por Nanda, que zela pela mãe. Alex e Helena levam Clarinha e Francisco para passear e Nanda aparece para os filhos. Alex e Helena sentem a presença de Nanda. Fim.

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

Saiba tudo sobre Páginas da Vida no Viva!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Advertisement