Justiça promove reviravolta em briga entre a Globo e a FERJ pelo Carioca

Uma briga que já dura quatro anos na Justiça ganhou uma reviravolta, no fim de fevereiro. Em 2020, a Globo desistiu de transmitir o Campeonato Carioca e anunciou a rescisão do contrato com a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e clubes.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!

Na ocasião, sem contrato com a Globo, o Flamengo utilizou uma medida provisória (MP), assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que permitia o clube mandante exibir seus jogos em casa negociando unilateralmente, sem precisar da autorização do clube visitante.

Dessa forma, em 30 de junho de 2020, o clube rubro-negro colocou em seu canal no Youtube um jogo com o Boavista, que tinha contrato com a TV Globo.

Importante ressaltar que a lei do mandante só foi lançada um ano depois. Primeiramente, a MP de Bolsonaro perdeu validade por não ter sido apreciada em 90 dias pelo Congresso Nacional.

Após anunciar a desistência do Carioca, a Globo foi obrigada a colocar o clássico Botafogo x Fluminense no ar, pela semifinal do estadual 2020, conforme liminar expedida.

A briga nos tribunais entre Globo e Federação

Além disso, a Globo e a FERJ travaram uma disputa nos tribunais pelo fim do contrato de direitos. Em primeira instância, a Globo chegou a ser condenada a pagar uma multa milionária à entidade, em maio de 2021: R$ 156 milhões.

Tratava-se do valor de lucros cessantes referente ao rompimento do contrato, referente a todo o contrato. Todavia, cabia recurso e a Globo conseguiu uma surpreendente virada.

Segundo informações reveladas em primeira mão pelo portal UOL, no fim de fevereiro, a multa foi anulada. Vale reforçar que a Globo só teve problemas com a FERJ. Vasco, Fluminense e Botafogo receberam os valores acordados e não tiveram problemas com a emissora.

Em 2021, o Campeonato Carioca foi para a Record, onde ficou por duas temporadas. Desde o ano passado, a Brax Sports vem licenciando os direitos de transmissão e repassou o torneio à Band e ao canal GOAT, no Youtube. A Globo voltou a exibir a competição, em 2024, graças a um acordo com o Vasco para ter seus jogos com mando de campo no SporTV e Premiere.

Enquanto isso, Flamengo é campeão: a audiência da final

Band não fechou na liderança de audiência no Rio de Janeiro com a final do Campeonato Carioca neste domingo (7). Embora tenha liderado no primeiro tempo, o canal do Morumbi viu a Globo seguir na liderança na disputa de público.

Conforme revelado em primeira mão pelo portal Teleguiado, na média geral, a Globo fechou em primeiro lugar com vantagem de 0,4 ponto: 13,2 para a final do The Masked Singer Brasil e o Domingão. Os números são prévios e podem sofrer alterações nas próximas horas.

No embate apenas com o programa de Luciano Huck, a Globo também levou a melhor diante do título do Flamengo. Novamente, vantagem de 0,4 ponto: 13,4 pontos para o Domingão ante 13, da Band.

Na semana passada, a Band empatou com a Globo, mostrando Nova Iguaçu x Flamengo (0x3): 13,2 pontos. Entretanto, na ocasião, o jogo foi no sábado (30 de março), quando a disputa foi com Caldeirão com Mion e a novela Elas por Elas.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31