Por que o Bom Dia RJ é um case de sucesso da TV brasileira?

Os números do Bom Dia RJ são impressionantes. Em tempos onde se discute a audiência e a participação dos telespectadores junto à TV aberta, o telejornal feito para cariocas e fluminenses é um verdadeiro case de sucesso e fidelização do público. Na contramão de tudo, o BDRJ conquista um ‘share’ (TVs ligadas) que poucos formatos do meio televisivo conseguem repetir.

Em um recorte de crescimento, de 2015 para cá, o Bom Dia Rio ganhou tempo e público, paralelamente. Se há 8 anos, sua audiência permeava na casa de 7 a 8 pontos de média, atualmente, é um caso raríssimo fechar com a parcial geral abaixo dos 10 pontos. Um crescimento de público acima dos 30%.

Obviamente a estrutura e a capacidade de alcance disponibilizados pela Globo ajudam bastante a ter um jornal dinâmico, direto, com informações precisas e certeiras: atendendo à necessidade do telespectador, a maioria em transição para as atividades rotineiras. O Rio de Janeiro tem espaço e conteúdo de sobra para criar pautas. Mas é preciso saber contá-las.

BOM DIA RIO BATEU MARCA IMPRESSIONANTE DE TELEVISORES LIGADOS

E neste sentido, Flávio Fachel, Silvana Ramiro e seus colegas de equipe sabem fazer. A dupla de âncoras traz as notícias com a capacidade analítica de se colocar sob o ponto de vista dos envolvidos e, especialmente, do cidadão carioca, que sofre com péssimos serviços de utilidade pública. Quando há clima e espaço, sabem ser divertidos e descontraídos, sem desprezar as boas oportunidades que existem ao vivo.

Além disso, não precisam gritar – ainda que estejam mediante a uma pauta polêmica – e não necessitam de efeito sonoro para que o telespectador tenha o entendimento e o impacto do que está sendo apresentado.

Em seguida, também não precisam brigar com a rede social, ainda que encontrem críticas neste espaço, e tão pouco compartilham de fazer da vida do carioca um show de realidade em suas mazelas. O helicóptero e toda a estrutura estão ali como prestadores de serviço e não para fazer puro suco de entretenimento, apenas.

Não à toa, o Bom Dia Rio conquista a participação de mais de 50% de televisores ligados, das 6h às 8h30 no Grande Rio e, recentemente, bateu o pico de 56%. Retorno justo para quem sabe fazer.

Afinal, quando a marca foi atingida?

Queridinho entre os cariocas e moradores do Grande Rio, o Bom Dia RJ voltou a registrar um desempenho surpreendente. Desta vez, ficou muito próximo de 56% de participação dentre os televisores ligados entre 6h às 8h, na última terça-feira (5).

Segundo números do Kantar Ibope, divulgado em primeira mão pelo portal Alta Definição, o jornal registrou 55,9% de ‘share’ e 11,9 pontos de audiência.

Ou seja, a cada 10 televisores sintonizados, quase 6 assistiam ao Bom Dia Rio, em média. Um resultado que nem mesmo o horário nobre da TV Globo costuma atingir nos dias atuais.

Esse texto é uma análise / crítica escrita pelo jornalista Eduardo Moura, editor do portal Audiência Carioca.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31