Mudança drástica no Carnaval choca jornalismo da Globo nos bastidores

Inesperadamente, uma notícia caiu com uma bomba para os amantes do Carnaval, especialmente nos telespectadores. Nos bastidores, a Globo está se movimentando para realizar uma mudança drástica na cobertura da folia.

A emissora garantiu os desfiles do Rio de Janeiro para 2024. Segundo informações da coluna Fábia Oliveira, do Metrópoles, a emissora, surpreendentemente, vem articulando uma mexida inédita e inusitada nos desfiles das escolas de samba.

A Globo estaria trabalhando para trocar os repórteres espalhados na avenida por outra classe profissional. O que chama a atenção é que em vez de profissionais do jornalismo, a ideia seria convocar artistas para a exibição ao vivo, na dispersão, concentração e arquibancada.

Vale recordar que este expediente foi adotado nos carnavais de 2022 e 2023 no Multishow. No primeiro ano, a emissora dos canais Globosat foi massacrada por gafes com alguns famosos escalados para fazer reportagem na avenida.

Os repórteres ficariam apenas em produzir materiais para jornais da casa, como Bom Dia Rio, RJ1, RJ2, Jornal Hoje e Jornal Nacional. A possível alteração no expediente, segundo revelou o Metrópoles, repercutiu mal no departamento de jornalismo no Rio.

Por fim, o Carnaval 2024 terá desfiles nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo; e nos dias 11 e 12, na Sapucaí, no Rio de Janeiro. A Globo tem exclusividade nos dois eventos.

O que você precisa saber, em resumo:

  • Primeiramente, nos bastidores, a Globo está se movimentando para realizar uma mudança drástica na cobertura da folia;
  • O que chama a atenção é que em vez de profissionais do jornalismo, a ideia seria convocar artistas para a exibição ao vivo, na dispersão, concentração e arquibancada.;
  • A possível alteração no expediente, segundo revelou o Metrópoles, repercutiu mal no departamento de jornalismo no Rio;
  • Por fim, o Carnaval 2024 terá desfiles nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo; e nos dias 11 e 12, na Sapucaí, no Rio de Janeiro. A Globo tem exclusividade nos dois eventos.

Além disso, jornalismo passa por fortes mudanças

Paulo Marinho, presidente do Grupo Globo, formalizou a saída de Ali Kamel diretor-geral da Central Globo de Jornalismo, nesta nesta terça-feira (28).

A decisão foi comunicada internamente em um texto onde Marinho informa que Kamel pediu para deixar a emissora, após 34 anos.

Até o fim de 2023, a Globo promoverá um processo de transição no departamento. Ricardo Villela, diretor de jornalismo, assumirá a função de Kamel.

Imagem: Memória Globo

Miguel Athayde, que atualmente dirige a GloboNews, assume a vaga de Villela. Vinícius Menezes, diretor-geral do jornalismo no RJ, assumirá a função de Athayde no canal de notícias. Marcio Sternick, chefe de redação, fica com a função executiva na praça fluminense.

Ali Kamel é casado com a jornalista Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, há 23 anos. Recentemente, o veículo fez reajustes na editoria e a coluna de Kogut deixou de ser diária. Em seguida, foi lançada a coluna Play, de Anna Luiza Santiago.

“Em meu nome e da minha família, agradeço ao Ali pelos anos de dedicação e empenho que tanto nos ajudaram a escrever a história da Globo até aqui. E desejo a ele, ao Villela e ao Miguel sucesso nas novas funções nos anos que estão por vir”, diz, por fim, Paulo Marinho, presidente do Grupo Globo.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Agência Brasil / Fernando Frazão

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31