Afinal, quando volta a água no Rio?

Desde as primeiras horas de ontem (28), os moradores do Grande Rio sofrem com a falta de água. O abastecimento precisou ser cortado após a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu ser tomada por uma enorme espuma, inesperadamente.

O material que foi analisado continha a presença de surfactantes, uma substância presente em detergentes. A CEDAE informou que a água com a substância não chegou a ser distribuída para a população, já que a interrupção ocorreu assim que foi detectada a presença da espuma.

O abastecimento voltou às 4h17 min da madrugada de hoje (28); Entretanto, até que todo o sistema volte a ser abastecido, a previsão é de que a situação de normalidade ocorra em até 72 horas. Em resumo, a previsão é que tudo esteja dentro dos conformes até as primeiras horas de sexta-feira, 1º de setembro.

“… O processo de normalização ocorre de forma gradual, podendo levar até 72h, ainda há falta d’água em diversos pontos da região sob influência da ETA Guandu, principalmente pontas de rede e áreas mais elevadas”, informou a Águas do Rio.

Recomendação é que se economize água

As operadoras Iguá e Rio + Saneamento informam que retomaram o abastecimento nos bairros em que prestam serviço. Todavia, o sistema ainda pode sentir o impacto até que o ETA Guandu volte a sua normalidade.

“A Rio+Saneamento informa que voltou a abastecer, desde o final da noite de ontem, os 21 bairros atendidos pela concessionária. No entanto, a empresa esclarece que algumas localidades ainda podem sentir o impacto. A previsão para a regularização total é de até 72 horas após o retorno do abastecimento. A concessionária orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas não essenciais ou que exijam grande consumo de água até a efetiva normalização do sistema”, disse a empresa.

Até que tudo volte ao estado habitual, a recomendação é que se economize água. A base de Guandu é responsável por abastecer 80% da capital e região metropolitana, atingindo 11 milhões de pessoas, aproximadamente.

Além da capital, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, São João de Meriti e Mesquita foram algumas das cidades afetadas. Moradores destas regiões reclamam nas redes sociais da ausência de água.

O que você precisa saber, em resumo:

  • Primeiramente, desde ontem (28), os moradores do Grande Rio sofrem com a falta de água;
  • O abastecimento voltou às 4h17 min da madrugada de hoje (28);
  • A previsão é de que a situação de normalidade ocorra em até 72 horas;
  • Em resumo, a previsão é que tudo esteja dentro dos conformes até as primeiras horas de sexta-feira, 1º de setembro;
  • As operadoras Iguá e Rio + Saneamento informam que retomaram o abastecimento nos bairros em que prestam serviço, mas que o sistema ainda pode sentir o impacto até que o ETA Guandu volte a sua normalidade;
  • Até que tudo volte ao estado habitual, a recomendação é que se economize água;
  • A base de Guandu é responsável por abastecer 80% da capital e região metropolitana, atingindo 11 milhões de pessoas, aproximadamente;
  • Moradores do Grande Rio reclamam nas redes sociais da ausência de água.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Inea / Divulgação

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31