Mulheres Apaixonadas volta e público precisa cumprir missão: pedir desculpas à Heloísa

A partir desta segunda-feira (29), a Globo reprisa pela segunda vez em sua história na TV aberta a novela Mulheres Apaixonadas. A trama reúne diversos enredos importantes, como violência doméstica, alcoolismo e as mulheres que amam demais. Nesta, representada por Heloísa, um dos personagens mais marcantes na carreira consagrada de Giulia Gam.

Em 2003, quando exibida originalmente, Heloísa foi alvo de comentários e conclusões equivocadas sobre seu comportamento. Em maioria, seu perfil era traçado como “sem noção”, “desnecessária”, “possessiva” e o mais famosos de todos: “louca”.

+ TNT Novelas tem estreia confirmada. Saiba quando entra a rival do VIVA!

Tanto que chegou a ganhar uma versão no extinto Casseta & Planeta Urgente, onde foi batizada de “Helouquisa”. Uma personagem com sérios problemas psíquicos, que precisava de séria ajuda e acabava, por fim, sendo vítima de um casamento tóxico e atingido por diversos pensamentos machistas, ainda impostos no início deste século.

Se Heloísa, por vezes exagerava e agia passionalmente, ao mesmo tempo, vivia ao lado de Sérgio (Marcelo Antony), um personagem que naturaliza ações abusivas e desrespeitosas de um homem casado.

Fora da Globo, Herson Capri volta às novelas após quatro anos

Fazia as piores piadas com as mulheres, olhava a torto e direito quem passasse ao seu redor e, por vezes, sequer respeitava a presença da enciumada esposa.

E como a maioria das pessoas tóxicas, fazia Heloísa, vítima dele e de seus próprios problemas psíquicos, era considerada a culpada solo de todos os problemas de seu casamento, inclusive os criados pelo companheiro.

+ Resumo dos capítulos de Senhora do Destino no Viva. Entre 29/05/23 a 24/06/23

O retorno de Mulheres Apaixonas, de fato, não corrige os equívocos sobre todos os rótulos de Heloísa. Em contrapartida, como qualquer reprise, rever as novelas são uma verdadeira oportunidade de realizar este tipo de comparativo e perceber, na prática, o quanto evoluímos como sociedade.

Chance imperdível.

Eduardo Moura é jornalista e assina o site Audiência Carioca

EM SEGUIDA, LEIA TAMBÉM:
FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias. Fique ligado em nosso conteúdo

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Divulgação / TV Globo (Montagem)

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31