Globo usa 5G no Carnaval e aposta em transmissão inovadora na TV e na internet

O retorno da agenda completa do Carnaval, incluindo blocos de rua e trios elétricos, promete investimentos de última geração na Globo. A emissora apostará em transmissões 5G durante todos os dias de conteúdo voltados ao pacote Globeleza, envolvendo o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.

A transmissão do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro contará pela primeira vez com o total uso desta tecnologia. A emissora usará um sistema robusto, com diversificação do 5G SA com Estações Rádio Base (ERBs), privadas em 4G, além de redes móveis públicas, proporcionando grande capacidade de dados.

Em vez de grandes estruturas de tecnologia, como habitualmente são usados na TV, a Globo terá uma transmissão de imagens em alta definição e em tempo real através dos mochilinks, equipamentos portáteis conectados a câmeras sem fio usados para transmissão de conteúdo ao vivo com qualidade. 

Outra novidade será a transmissão dos desfiles no Rio de Janeiro e em São Paulo em Dolby Atmos, experiência de áudio imersivo para os usuários que possuem um decoder de áudio e soundbar. 

Em Recife, a Globo transmitirá o bloco Galo da Madrugada, conhecido por levar o maior número de foliões no mundo,com transmissão 100% remota. Parte desta produção será realizada na nuvem, em um processo chamado Live Production Multisite.

“Os profissionais escalados para o trabalho estarão fisicamente em diferentes localidades. O operador ficará no local de transmissão, mas o diretor de imagem responsável pelo corte das câmeras estará em Belo Horizonte, e a operação de áudio será feita em Brasília. Aí, tudo convergirá para a Globo Recife”, explica Luiz Augusto Brandão, gerente de Tecnologia da Globo Recife.

ABERTURA DO CARNAVAL

Nesta quinta-feira (16), a Globo exibirá a abertura do Carnaval de Salvador: o Pipoca da Veveta vai ao ar após Chocolate com Pimenta. Pela primeira vez, a mixagem de som irá ocorrer de forma remota: uma mesa de som ficará localizada no trio elétrico, em Salvador, enquanto a equipe que irá operá-la estará alocada em São Paulo.

A Globo exibe os desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o Brasil nesta sexta-feira (17) e sábado (18). No domingo (19) e segunda-feira (20), será a vez das agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Nas tardes dos dias de Carnaval, a emissora exibirá o especial Glô na Rua, mostrando a festa nas principais praças da folia.

DESFILE DAS CAMPEÃS

Após a imensa onda de críticas, a Globo decidiu reforçar sua equipe de transmissão do Desfile das Campeãs, do Rio de Janeiro, marcado para 25 de fevereiro. Trata-se de Mariana Gross, apresentadora titular do RJ1 e interina de telejornais como o Bom Dia Brasil e Jornal Nacional.

Mariana terá a companhia de Milton Cunha e da porta-bandeira Lucinha Nobre e do ator Aílton Graça na transmissão no glass studio, que será usado nos desfiles da TV aberta.

O quarteto está acostumado a participar de grandes transmissões do Carnaval na Globo. Lucinha e Mariana trabalharam juntas transmitindo a Série Ouro, que esse ano está com a Band. Já Milton, cobre o Grupo Especial carioca há mais de uma década. Aílton Graça comenta o Carnaval de São Paulo, na Globo.

REPORTAGEM COM FAMOSOS

Na avenida, o Multishow escalou as seguintes personalidades para atuar na reportagem: as atrizes Ellen Roche e Nany People, o comediante e apresentador Rhudson Vitor, o influencer e Vitor Dicastro vão estar na concentração e dispersão da Sapucaí.

Em 2022, a transmissão do Carnaval do Rio, no Multishow, foi muito criticada pela mídia e pelos internautas. A falta de informações sobre as escolas e os enredos chamou a atenção.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV / Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31