Jornal dos Sports “batizou” Roberto Dinamite: entenda a origem do apelido

Uma curiosidade do mundo do futebol é como nasceu o apelido de Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, falecido neste domingo (8), vítima de um câncer no intestino. O “batismo” aconteceu através do Jornal dos Sports, em uma época que a internet, os “virais” e o jornalismo esportivo passavam longe de ser apenas humor, como muitos veículos têm investido.

Em mais uma tarde de domingo no Maracanã, em 25 de novembro de 1971, o Vasco enfrentava o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo estava 1 a 0 a favor dos cariocas,quando Admildo Chirol, técnico do Vasco, decide realizar uma alteração: ele opta pela saída de Gílson Nunes para a entrada de Roberto, um jovem promissor das categorias de base cruzmaltina, aos seus 17 anos.

LEIA TAMBÉM: Morre o “garoto Dinamite”: o futebol de luto por Roberto Dinamite

O Maracanã e a pressão do jogo não foram capazes de intimidar Roberto, que fez o segundo gol vascaíno, após um chute forte, após encarar quatro marcadores colorados.

No da seguinte, em 26 de novembro de 1971, o Jornal dos Sports, principal veículo esportivo impresso do Rio, coloca em sua manchete: “GARÔTO-DINAMITE EXPLODIU”. Entretanto, o apelido já havia sido criado bem antes da publicação da capa, segundo revelou Mario Jorge Guimarães, então editor-executivo do cor-de-rosa:

“Em 1971, o jornalista Eliomário Valente, do Jornal dos Sports, cobria um treino do Vasco. De repente, um jovem que treinava entre os titulares chutou com tanta força que chamou a atenção de todos que assistiam ao coletivo. De volta à redação, Eliomário comentou com colegas que ‘tem um garoto com um chute muito forte. Um deles teve tamanha violência, que a marca da bola ficou estampada na trave (as balizas ainda eram feitas de madeira). O garoto tem dinamite no pé!’. Aparício Pires, editor-chefe do jornal, estava à procura de uma boa manchete e escutou o bate-papo. Após alguns palpites, teve a ideia de abrir o jornal de 20 de novembro de 1971 com a seguinte capa: ‘Vasco escala o garoto-dinamite‘”.

Ou seja, o “apelido” surgiu bem antes do primeiro gol de Roberto marcado no time profissional vascaíno.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Instagram / Jornal dos Sports

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31