Bom Dia Rio 40 anos: quem apresentou a estreia? Gloria Maria fez ‘cooper’ no lançamento

O Bom Dia Rio festejou seus 40 anos nesta terça-feira, 3 de janeiro. Em uma edição comemorativa, Flávio Fachel e Silvana Ramiro comemoram a marca do formato com um dos maiores ‘shares’ da TV brasileira, líder absoluto de audiência neste período.

A primeira vinheta do Bom Dia Rio foi relembrada sem entrar em muitos detalhes desse primeiro episódio na TV, informando ao telespectador que visualizasse tudo no G1. Entretanto, a gente te conta alguns detalhes que não foram exibidos na televisão.

Atualmente fora da TV, Leda Nagle foi a primeira apresentadora do formato. Morando em São Paulo com a família, a jornalista trabalha tocando seu canal no Youtube. “O Bom Dia Rio nasce com um compromisso de dar ao carioca. Melhor dizendo, ao fluminense. Todas as notícias, todas as informações e serviços do dia que começa”, disse Leda, divulgando o novo produto, em 1983.

Mas o dia ainda era reservado a pautas bem diferentes das acostumadas ao “padrão Globo de jornalismo”, muito comentado na ocasião. Gloria Maria foi escalada para ser uma das repórteres da estreia do telejornal e produziu uma matéria correndo, mostrando pessoas adeptas ao ‘cooper’. A jornalista usou uma roupa bem estilo musical “Pump Up the Jam”.

A atual titular do Globo Repórter correu pela avenida Vieira Souto, uma das mais tradicionais da cidade, em uma pauta que falava de prática esportiva, mostrando o visual da orla entre Ipanema e Leblon, point da elite carioca.

“Vamos percorrer os seis quilômetros de calçadão da Vieira Souto entre o Leblon e Ipanema para saber exatamente qual é a sensação de uma corrida, principalmente numa manhã gostosa como a de hoje”, contou Gloria, mencionando ainda que pessoas usavam ‘walkman’, aparelho musical portátil muito utilizado nos anos 80. Atualmente, Gloria está afastada da Globo por motivo de saúde.

Na ocasião, a redação da emissora trazia detalhes do jornal O Globo, incluindo fatos fora do Rio de Janeiro. Marcos Hummel era quem cuidava desta parte e lia as manchetes do que o jornal impresso do grupo divulgava nas bancas. Voltando à TV, ainda houve tempo para uma pauta com um cardiologista. O vídeo está disponível no G1.

A Globo lançou o Bom Dia Rio trazendo informação nas primeiras horas da manhã, mas os produtos não tinham a importância e o espaço que possuem na atualidade. Espremidos em matérias com poucos minutos, os jornais locais foram crescendo e ganhando cada vez mais tempo, até chegar a 2h30 min de conteúdo dos dias atuais.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31