‘Cabritzel’: demissão no SBT Rio pode ter viés político; Castro aparece em nova polêmica

Demissão de Humberto Nascimento, editor-chefe do jornalismo do SBT Rio, pode ter viés político. A notícia da dispensa foi confirmada pela emissora na última quarta-feira (2) ao Audiência Carioca.

Segundo o jornalista Maurício Stycer, do UOL publicada nesta quinta-feira (3), colegas estão afirmando que a demissão teria ocorrido por conta do debate ao cargo de Governador do Rio de Janeiro, realizado em 17 de setembro.

Na ocasião, Humberto Nascimento chamou a atenção ao fazer uma pergunta polêmica ao então candidato à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL):

“O senhor não teme que o eleitor olhe para o senhor e enxergue o ‘Cabritzel‘, mistura de Sérgio Cabral com Wilson Witzel?“, questionou durante o debate feito na emissora. Castro negou que tenha associação aos ex-governadores fluminenses.

Ainda segundo a coluna de Stycer, integrantes ligados ao governo do RJ teriam reclamado da pergunta feita ao vivo, no debate, a executivos do SBT.

Humberto Nascimento foi colocado de férias na semana seguinte de forma compulsória. Segundo a nota do UOL, ele não tinha planejado se afastar do trabalho naquele período. A demissão ocorreu em 1º de novembro.

Procurado pelo AC para falar sobre sua saída, Humberto Nascimento enviou a seguinte mensagem: “Sim, foi o que ocorreu [demissão]. Nesse momento, prefiro não me manifestar”.

Em resposta ao UOL, o SBT diz que a demissão não ocorreu por conta de viés político. Em nota ao AC, a emissora tratou a dispensa como “uma troca de profissionais, o que acontece normalmente no mercado”.

A assessoria do governador Claudio Castro foi procurada, mas ainda não se posicionou. Caso seja feito, este espaço será atualizado.

CLÁUDIO CASTRO: POLÊMICAS COM A MÍDIA

Cláudio Castro (PL), governador reeleito no RJ, já teve seu nome ligado a outras polêmicas envolvendo figuras da imprensa e da mídia no Rio. Todas no ano de 2022.

Em fevereiro desse ano, Castro pediu a demissão, ao vivo, de um comentarista da Rádio CBN. Na ocasião, o governador participava do CBN RJ, com Carlos Andreazza e Bianca Santos, e não gostou de um comentário de Sérgio Abranches, sociólogo e colunista da CBN.

Abranches criticou a situação caótica vivida em Petrópolis, na região serrana do RJ, por conta das fortes chuvas, e Castro acabou pedindo no ar a expulsão do profissional da emissora:

“Andreazza, não é papel de alguém misturar placa de Marielle com catástrofe na serra. Isso não é papel de qualquer pessoa que usa um microfone como o da CBN… A pessoa que mistura assassinato de Marielle com catástrofe na serra deveria, sim, ser expulsa de qualquer microfone”, reafirmou Claudio Castro.

Em maio, Anthony Garotinho acusou a Rádio Tupi de ter tirado seu programa do ar a pedido de Castro. A emissora negou o caso. Fora do ar, Garotinho teve que abdicar de sua candidatura, após o União Brasil, seu partido, apoiar a candidatura de Castro.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31