“Farra” no gramado: Após revoltar jornalistas no Maracanã, Conmebol age e pune influencers

Os profissionais de imprensa que vão a jogos da Taça Libertadores sabem que, além do credenciamento, precisam cumprir uma série de exigências no gramado e, inclusive, nas cabines de transmissão. Entretanto, o que se viu na última terça-feira (9), durante Flamengo x Corinthians, foi uma série de condutas diferentes das exigidas formalmente pela Conmebol.

Enquanto jornalistas tentam cumprir ao máximo as regras, influencers agiram livremente em torno do gramado. Um deles, conhecido como Negrete, viralizou ao fazer gravações do atacante Pedro, após o atacante assinar o único gol do jogo.

Durante a comemoração, o influencer andou livremente por trás do gol situado em direção da entrada em frente à estátua de Bellini e gravou conteúdos com jogadores rubro-negros.

O humorista Edu Primitivo também postou vídeo onde comemora a classificação rubro-negra. Tanto Edu quanto Negrete estavam credenciados pelo Facebook, parceiro da Conmebol no atual contrato vigente de direitos de transmissão da Libertadores.

Entretanto, manifestações em torcida, a favor ou contra, não são permitidas dentro do gramado, onde ambos registraram suas publicações.

Vale lembrar que os direitos de imagens da Libertadores são vendidos em um dos pacotes mais cobiçados pela TV e neste jogo estava exclusivo do SBT, da ESPN, da Conmebol TV e do Facebook. Um destes vídeos viralizou no Tiktok, concorrente direto do Facebook.

O comportamento das duas personalidades rubro-negras geraram revolta entre profissionais da imprensa, que rotineiramente, precisam cumprir todos os protocolos em jogos locais e internacionais.

Nesta quarta-feira (10), alguns jornalistas procuraram as entidades para questionar o desequilíbrio na cobertura no gramado do Maracanã.

Horas depois, a ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) emitiu uma carta à Conmebol pedindo que averiguasse o caso [veja no fim].

Segundo informações da coluna Panorama Esportivo, através do jornalista Diogo Dantas, a entidade sul-americana decidiu notificar a Meta, responsável pelo Facebook, e pediu que influencers com o comportamento inadequado sejam punidos e não tenham acesso ao gramado. Negrete é um dos punidos. A medida já está valendo e não cabe recurso.

Carta à Conmebol
São Paulo, 11 de agosto de 2022
Prezados Senhores,

Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.

A imprensa credenciada (jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas) segue normas rígidas de comportamento nos estádios, sobretudo os que precisam acessar o campo (os das emissoras detentoras de direitos), não podendo fazer imagens para redes sociais particulares. No entanto, torcedores digitais o fazem e se orgulham de exibir as imagens que deveriam ser de uso exclusivo dos detentores de direitos.

Radialistas, que desde o século passado fazem esse trabalho com profissionalismo e competência, são retirados do entorno do gramado sob o argumento de se “limpar a imagem” do campo; mas é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento.

Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.

Em nome da crônica esportiva brasileira, pedimos providências e aguardamos pronunciamento da Conmebol.

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos) reproduziu a resposta da Conmebol à ACEB:

Bom dia, Sr. Erick,

Em relação à sua consulta sobre o credenciamento daqueles que você chama de torcedores/convidados, são pessoas que foram credenciadas por um veículo detentor de direitos.

Digo a vocês que a CONMEBOL já tomou as providências cabíveis.

Notificou a empresa e as pessoas que incorreram em ações que não são permitidas dentro das áreas para as quais foram credenciadas para que isso não volte a acontecer, e que, no campo e outras áreas de imprensa só permaneçam pessoas designadas ao trabalho jornalístico específico e bem detalhado. 

Agradecemos desde já seu interesse e o apoio constante de sua Associação para que nossos torneios cheguem aos torcedores através de vocês e de suas respectivas mídias.

Saudações cordiais.

Ariel Ramírez (Coordenador de Imprensa da Conmebol)

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: João Miguel Júnior / TV Globo (Arquivo)

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31