Coluna: Nova metodologia no rádio inclui a audiência da internet

Contando com uma das formas mais obsoletas para medir a audiência, o rádio pode sonhar com dias melhores na medição de público.

Um novo modelo de mapeamento contendo a audiência da internet vai possibilitar a interseção dos dados com as tradicionais pesquisas.

O projeto é tocado pela Nextdial, uma startup que tem como objetivo de negócio fortalecer o meio rádio a partir da oferta de produtos tecnológicos.

Trata-se de um passo significativo para o veículo que, com dados sólidos do público virtual, poderá ampliar seus negócios.

A Nextdial desenvolveu um processo de auditagem de acessos dos ouvintes que assistem as emissoras de rádio em diversas plataformas: sites, aplicativos, smartTV e serviços de streaming.

Há ainda uma tecnologia que inclui análise de fraude, leia-se os famosos robôs que aumentam a audiência de conteúdos na internet.

Segundo dados da Nextdial, a partir da utilização da plataforma por mais de 120 emissoras de rádio em todo o país, a startup fez uma análise de dados coletados ao longo de dois anos  e começou a identificar quais ouvintes estavam sintonizados e qual o comportamento de consumo.

A nova metodologia está disponível para as emissoras usuárias da plataforma Nextdial Intelligence, criada para fazer a auditoria e entregar dados qualificados sobre a audiência em tempo real e a análise de perfis de comportamento dos ouvintes, para que as emissoras possam potencializar seus negócios.

ROQUETTE PINTO

A Rádio Roquette Pinto estreia nesta segunda-feira (21) o “Todas as Divisões”, que falará sobre o Campeonato Carioca das séries A2, B1, B2 e C; e das séries C e D do Brasileirão. No ar às segundas-feiras, às 21h,  com apresentação de Breno Monsef e comentários de Léo Pinheiro e Renan Mafra. O público fora do Rio pode acompanhar nas plataformas digitais ou no Youtube.

O GLOBO

O Jornal O Globo lançou um canal no Telegram, na semana passada. O serviço estará disponível todos os dias pela manhã e virá acompanhado de análises dos colunistas, reportagens especiais e podcasts feitos pelos profissionais das redações no Rio, São Paulo e Brasília.

Trata-se de apenas um canal de transmissão de notícias e os leitores não poderão enviar mensagens por este espaço.  Basta procurar por @oglobojornal ou digitar o link t.me/oglobojornal.

PRÊMIO MILIONÁRIO

A Record pagará R$ 500 mil ao vencedor de A Ilha, reality de Sabrina Sato. As gravações seguem a todo o vapor em Paraty, na Costa Verde fluminense. A estreia está prevista para o fim de julho, após o fim do Power Couple Brasil.

A dinâmica da atração será diferente: o campeão leva o prêmio máximo por mérito e performance no jogo. Haverá um “campeão do público”, que levará R$ 250 mil.

LÁZARO

A cobertura da caçada de Lázaro Barbosa vem representando uma grande audiência à Record TV, que chegou a enviar uma equipe especial de São Paulo para Cocalzinho de Goiás.

Na última quinta-feira (18), o Cidade Alerta fechou com 9,7 pontos de média. Neste mesmo dia, a versão do formato no DF chegou a impor um sonoro 20 x 6 na Globo, durante um pico da cobertura.

Roberto Cabrini explodiu de audiência com o caso, em reportagem no Domingo Espetacular. Em São Paulo, a audiência ficou na casa dos 14 pontos, segundo números prévios.

BATE E VOLTA DO AC
  • Em compensação, a audiência de Náutico 3 x 1 Botafogo, pela série B, na Globo, teve um apagão, oscilou na casa dos 15 pontos no Rio. Abaixo do que o futebol pode render;
  • Lamentável a ameaça de torcedores do Vasco no último sábado (19), durante o jogo com o CRB, também pela segundona: “O Vasco vale mais do que as suas vidas”, disse a mensagem estampada em um drone. É a tecnologia a serviço do mal;
  • A Band confirmou oficialmente a contratação de Juliana Rosa, ex-GloboNews;
  • A Globo viveu um fim de semana atípico do seu “padrão”: Vem Faustão, vai Faustão, quadro virando programa, anúncio do Super Dança às 18h, estica futebol… Tudo a toque de caixa;
  • O Audiência Carioca mostrou com exclusividade fotos internas do local dos futuros estúdios do SBT Rio, no Centro. Tudo ainda no cimento.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31