A disputa pela herança de Cid Moreira, falecido em 3 de outubro, vem trazendo a público um grande racha entre o jornalista e seus filhos. Especialmente com Roger Naumtchyk, adotado por Cid em 2001. O profissional estético contou sua visão e detalhes sob seu ponto de vista da briga com o pai.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Roger diz que veio morar com Cid e Ulhiana Naumtchyk, sua tia biológica. Ulhiana foi a terceira esposa do âncora, que mesmo divorciado decidiu adotar o sobrinho de sua ex-mulher.
A relação entre pai e filho teria azedado, segundo Roger, após Cid descobrir uma relação homoafetiva do herdeiro. A partir desse momento, o rapaz disse que foi afastado dos trabalhos do jornalista. Ele conta como foi esse último convívio.
“Aconteceu em 2006. Foi muito ruim. Ele não deixou eu levar nada do meu quarto a não ser as roupas. Posteriormente, veio a retirada dos bens que ele havia me dado. E, mesmo assim, deixei isso para lá e não dei bola. Fui viver minha vida, porque eu nunca fui sustentado pelo Cid ou recebi qualquer centavo dele. Cid nunca me deu nada”, explicou, primeiramente, Roger em entrevista ao portal Notícias da TV.
Em seguida, conversas entre Cid e Roger ocorreram apenas por e-mail
A partir do rompimento, Roger Naumtchyk diz que o distanciamento foi inevitável e que conversou com Cid apenas por e-mail, desejando feliz aniversário. Em 2014, o último contato ocorreu de forma surpreendente: “O último e-mail que ele me respondeu, em 2014, ele me enviou com aqueles dizeres que tinha me deserdado. Mesmo ele mandando isso, eu continuei não dando bola”, acrescentou, em seguida.
Roger informa que descobriu inesperadamente a morte do pai: “Totalmente uma surpresa, ninguém sabia. A própria Fátima falou na televisão que não disse para ninguém. Como é que pode você ter um apresentador famoso desse, dentro do seu hospital, e permitir que a esposa não comunique à família vendo que ele está em estado gravíssimo?”, acrescentou.
O que você precisa saber, em resumo:
- Falecimento: Cid Moreira faleceu em 3 de outubro, desencadeando uma disputa pela herança.
- Conflito Familiar: Racha entre Cid e seus filhos, especialmente com Roger Naumtchyk, seu filho adotivo.
- Adopção: Roger foi adotado por Cid em 2001; sua mãe biológica é Ulhiana, a terceira esposa de Cid.
- Relação Tensa: O relacionamento azedou após Cid descobrir que Roger tinha uma relação homoafetiva.
- Afastamento: Roger relata que foi afastado do convívio e dos trabalhos do pai após o rompimento.
- Últimos Contatos: A última conversa ocorreu em 2006, onde Cid não permitiu que Roger levasse bens pessoais.
- Herança: Em 2014, Cid enviou um e-mail informando que tentou deserdar Roger.
- Surpresa com a Morte: Roger ficou surpreso com a morte de Cid, afirmando que a família não foi informada sobre o estado de saúde dele.
Afinal, o que pode acontecer na partilha entre viúva e filhos na herança milionária de Cid Moreira?
A disputa pela herança de Cid Moreira começou de forma agitada. Os advogados do jornalista revelaram que ele manifestou em testamento sua intenção de deserdar os filhos, Roger Naumtchyk e Rodrigo Moreira.
Os dois viveram um imbróglio com Cid ao colocar em dúvida a forma como a madrasta, Fátima Sampaio, cuidava do pai. Todavia, até aqui, nada foi provado contra Fátima. O espólio é avaliado em R$ 60 milhões.
Contudo, a legislação brasileira não permite essa prática, garantindo aos herdeiros o direito à parte da herança. Um fator que pode complicar a situação de Roger e Rodrigo, são as acusações feitas contra o pai em ações judiciais, que podem levá-los a ficar de fora da relação dos bens.
O Código Civil estabelece que para deserdar filhos ou outros parentes precisa se enquadrar em uma das quatro situações específicas: ofensa física, injúria grave, relações ilícitas com o padrasto ou madrasta, e casos de desamparo, maus-tratos ou abandono ao falecido. Nenhum dos dois filhos se encaixam nessas condições.
Enquanto isso, outro trecho pode complicar a vida de um dos filhos
Entretanto, outro trecho do Código aponta os casos de indignação: a participação em homicídio doloso ou tentativa contra a vida do herdeiro, seu cônjuge, companheiro ou descendente, assim como acusações caluniosas contra o autor da herança.
Roger Moreira fez uma grave acusação de abuso contra Cid Moreira, seu pai adotivo. Enquanto isso, Rodrigo Moreira o acusou de abandono. Esses autos judiciais podem ser utilizados pela defesa do jornalista falecido para contestar os direitos dos filhos à herança. Cid tentou deserdar os filhos em vida, mas não teve êxito.
+ Confirmado! Vale Tudo define ator que fará Marco Aurélio no remake. Saiba quem está no remake!
Agora, se desejar, a viúva Fátima Sampaio poderá levar o caso à frente. Entretanto, a decisão caberá à Justiça, já que a simples vontade do testamenteiro não é suficiente para excluir um filho, ainda que adotivo, de seus bens. Um juiz pode ser designado pra avaliar se a indignação à herança foi confirmada.
Por fim, vale reforçar que a adoção, uma vez consumada, não tem como ser revertida e filhos adotivos e biológicos são vistos sob a mesma ótica jurídica.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Arquivo Pessoal