A Globo perde: veja lista com derrotas impiedosas sofridas pelo canal líder de audiência

Que a Globo é líder de audiência, isso todo mundo já sabe no Brasil. Todavia, a emissora já passou por momentos de apuros contra suas concorrentes.

Em seguida, separamos uma lista extensa com momentos em que a emissora foi surpreendentemente vencida e perdeu o primeiro lugar de público. Relembre.

2000: Filme no SBT derruba a Globo
Imagem: Reprodução

A primeira exibição do filme ‘Stripte@se’ foi ao ar pela primeira vez na TV brasileira, em 2 de maio de 2000. O SBT mostrou o filme no Cine Espetacular, em pleno horário nobre de uma terça-feira.

Como aquecimento do filme, o Programa do Ratinho, que foi ao ar primeiramente ao filme, trouxe, inesperadamente, Luiza Ambiel, musa da banheira do Gugu, dançando de biquíni atrás de um biombo.

Toda a mexida do SBT deu muito certo. O canal liderou com média de 32 pontos e pico de 38. Em seguida, a Globo conseguiu apenas 18 pontos no embate com o filme de Demi Moore.

No embate entre programas, o SBT também levou a melhor: Cine Espetacular 33 x 19 Casseta & Planeta; Cine Espetacular 33 x 14 Muvuca (de Regina Casé); Cine Espetacular 22 x 9 Jornal da Globo; Cine Espetacular 31 x 9 Programa do Jô.

2001: Casa dos Artistas supera o Fantástico
Imagem: Reprodução / SBT

A Casa dos Artistas foi o primeiro reality show de confinamento em uma casa exibido no Brasil, em 2001. Inspirado no Big Brother, formato comprado pela Globo no mesmo ano, o programa deu algumas dores de cabeça ao canal da família Marinho, inesperadamente.

Silvio Santos montou todo o programa em total sigilo, surpreendendo o público e a imprensa, similarmente, sob direção de Rodrigo Carelli, atual diretor de A Fazenda.

Com ampla repercussão, o programa batia a Globo em suas famosas “berlindas”, apresentadas por Silvio Santos, aos domingos. Já na estreia, em 28 de outubro, a Casa dos Artistas bateu a Globo: 33 a 25, surpreendentemente.

A final, exibida em 16 de dezembro de 2001, rendeu média de 47 pontos em favor do SBT, com pico de 55, ante média de 18 pontos da Globo, que exibia o Fantástico. Trata-se da maior audiência da história do SBT.

Por fim, a atriz Barbara Paz foi a campeã ao receber do voto telefônico (20 ligações que Silvio Santos atendia) o prêmio de R$ 300 mil.

2009: Programa da Denise Fraga perde pra Record, SBT e RedeTV!
Imagem: TV Globo

A série Norma foi criada em 2009 com o objetivo de manter o público após o Fantástico, apostando em humor num horário que foi consagrado pelo Sai de Baixo. A personagem era interpretada por Denise Fraga, que era uma pesquisadora emotiva e insegura.

Todavia, o programa foi tirado do ar surpreendentemente, antes de completar seu primeiro mês de exibição. A princípio, Norma ocuparia o espaço até o fim do ano. A retirada aconteceu após a aposta derrubar a audiência da Globo nas noites de domingo, inesperadamente.

Em seu terceiro episódio, no dia 18 de outubro de 2019, a Globo foi surpreendentemente impactada com uma oscilação entre o terceiro e quarto de lugar de audiência. Com 12 pontos neste dia, a emissora viu a Record, o SBT e a RedeTV! irem melhor de público neste horários.

Neste horário, as concorrentes exibiram o Programa do Gugu, o Programa Silvio Santos e o Pânico na TV, respectivamente. Para quem praticamente nunca deixava o top 1 dos canais mais assistidos do Brasil, a emissora sentiu o impacto e decidiu reagir imediatamente.

No entanto, a decisão foi drástica: o programa foi tirado do ar antes de completar seu primeiro mês de exibição e sequer chegou ao quarto episódio. Nove episódios foram simplesmente cancelados, em seguida.

2009: Final da Fazenda 1 bate domingo da Globo
Imagem: Arquivo / Record

A primeira final de A Fazenda, exibida em 23 de agosto de 2009, um domingo, garantiu à Record a liderança absoluta diante da Globo e com larga vantagem.

O reality show de Britto Junior fechou com média de 21 pontos e pico de 31. Na ocasião, Dado Dolabella conquistou o prêmio de R$ 1 milhão, através do voto popular.

A Globo ficou na segunda posição, bem distante da Record: 16 pontos de média, na faixa de exibição de A Fazenda.

2015: Os Dez Mandamentos

A novela Os Dez Mandamentos mexeu inesperadamente com três pilares históricos da TV Globo. De forma inédita, a trama das nove, o Jornal Nacional e o futebol viram a liderança ameaçada ao enfrentar a trama bíblica.

Nem mesmo a seleção brasileira (EUA 1 x 4 Brasil) foi capaz de frear a novela da Record. Em 8 de setembro de 2015, a novela da Record atingiu a liderança por 5 minutos, ao atingir 21 pontos. Similarmente, no Rio de Janeiro, a Record empatou durante 15 minutos com a Globo na disputa entre a novela e o jogo, promovendo feito inédito: 22 pontos.

Diariamente, a trama da Record só crescia. Em 17 de setembro, Os Dez Mandamentos levou a melhor em São Paulo e liderou: 20,9 pontos para Record ante 19,7 da Globo.

O recorde histórico ocorreu com a abertura do Mar Vermelho, exibido em 10 de novembro de 2015. Em São Paulo, 28 pontos, com pico de 31, e 39% de participação de televisores ligados (share).

Por fim, no Rio de Janeiro, a média foi de 32 pontos, pico de 36 e 47% de share. Na disputa, a Globo ficou atrás com 20,8 pontos, em SP, e 24 no Rio.

2019: Vídeo Show e Hora da Venenosa

Um simples quadro de fofocas foi capaz de desestabilizar um dos maiores sucessos da história da Globo. O Vídeo Show sofreu com inúmeras derrotas para o Hora da Venenosa.

Tentando recuperar a faixa, a Globo fez de tudo para manter o formato. Apostou em uma série de apresentadores, como Zeca Camargo, Otaviano Costa, Monica Iozzi, Ana Clara Lima, Sophia Abrão e Joaquim Lopes foram alguns dos convocados.

Em 2018, a Record chegou a colecionar, surpreendentemente, 5 mil minutos na liderança sobre a Globo, segundo informou reportagem do Notícias da TV. Em outubro deste ano, a média mensal do Hora da Venenosa foi 1,4 ponto maior que o Vídeo Show: 9,8 x 8,4.

Diante das derrotas, a Globo cancelou o Vídeo Show em 11 de janeiro de 2019 e acionou o Sessão da Tarde para as 14h, em seguida. No lugar do buraco deixado pelo Vídeo Show, escalou A Grande Família. Meses depois, lançou o Se Joga, outro fracasso de audiência.

2019: Se Joga perde para as fofocas da Record

Em seguida, a Globo iniciou o planejamento para lançar o substituto do Vídeo Show. Fernanda Gentil foi retirada do esporte para comandar o Se Joga, ao lado de Érico Brás e Fabiana Karla. Ao todo, foram necessários nove meses para formatar o programa.

Todavia, todo o tempo de projeto não serviu de nada. Além de ser criticado pelo público, o Se Joga era, em suma, algo muito similar ao Vídeo Show e não encantou a audiência. A Globo perdeu a maioria dos duelos contra a Record, que seguia apostando nas fofocas.

Nas duas primeiras semanas, o programa não bateu a Hora da Venenosa em nenhum dos dias. Foram poucas as vitórias da Globo sobre a Record, em seis meses no ar.

Sem reconquistar a audiência na faixa, o programa não sucumbiu à pandemia. Todos os formatos diários, como Encontro e Mais Você, voltaram ainda em 2020.

O Se Joga voltou à grade da Globo apenas em 2021. Entretanto, foi rebaixado a um programa de sábado e de temporada, até ser definitivamente arquivado, em agosto daquele ano.

Zig Zag Arena: mais derrota, agora para o SBT
Imagem: TV Globo / Arquivo (Divulgação)

Após fracassar com o Se Joga, Fernanda Gentil foi encaminhada em seguida para um game criado pelo núcleo de Boninho. Com o objetivo de bater o Domingo Legal, o game show Zig Zag Arena não durou muito tempo.

Tanto, que a Globo exibiu apenas 11 das 18 edições produzidas. As sete edições que ficaram de fora, nunca foram ao ar. O programa afundou a audiência do canal e inesperadamente ainda sofreu derrotas seguidas para Celso Portiolli.

Na estreia, em 3 de outubro de 2021, foi vice-líder, perdendo para o Domingo Legal. Na quinta edição, em 31 de outubro, o programa ficou em terceiro lugar, perdendo para o SBT e a Record, que exibia o Cine Maior.

Todavia, a maior derrota ocorreu em 14 de novembro: amargou um quarto lugar (6,1). A Record ficou em em terceiro lugar (6,2), com Cine Maior; a Band, com a Fórmula 1 e o GP do Brasil, foi vice-líder (7,0); e o SBT, liderou (7,5), com o Domingo Legal.

Tomara que Caia
Imagem: Reprodução / TV Globo

Novamente, a Globo voltou a apostar na faixa de humor após o Fantástico. Dessa vez, escolheram um formato ao vivo. O Tomara que Caia era um sitcom em tempo real, onde o público definia o desfecho.

Misturando improviso e interatividade, o formato não caiu no gosto do público e da crítica. Altamente detonado por apostar em um humor considerado “ultrapassado” e “sem graça”, o Tomara que Caia foi encurtado e saiu do ar antes de completar quatro meses.

No segundo programa, a audiência caiu de 13 (estreia) para 10 pontos e viu a Record ser líder na maioria das edições até o cancelamento definitivo.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: TV Globo / Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31