Globo toma decisão radical e muda política jornalística, após ataque à creche

A Globo decidiu mudar sua política jornalística, após ataque ocorrido contra uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas nesta quarta-feira (5). A emissora decidiu que não dará mais visibilidade a assassinos deste tipo. O anúncio foi feito por William Bonner na edição do Jornal Nacional.

Anteriormente, veículos do Grupo Globo tinham como norma publicar uma vez o nome e a foto deste tipo de assassino. A partir de hoje, a política mudará de vez:

“Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva. O nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações. A decisão segue as recomendações mais recentes de prestigiados especialistas no tema para quem, dar visibilidade a agressores, podem servir de estímulos a novos ataques”

explicou William Bonner, em nome do Grupo Globo

“Estudos mostram que os autores buscam, exatamente, essa notoriedade, por pequena que seja. E não noticiamos ataques frustrados subsequentes, também para conter o efeito contágio”, acrescentou o âncora, após a reportagem sobre o massacre em Santa Catarina.

GLOBO DEMITE JORNALISTAS

Novas demissões estão no radar da Globo nesta quarta-feira (5)Após dispensar quase 50 profissionais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, agora, as filiais de São Paulo e Brasília foram atingidas. Na lista, está um substituto de César Tralli e repórteres da rede, que atuam em telejornais como o Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Jornal da Globo.

Segundo informações reveladas em primeira mão pelo portal Notícias da TV, Fabio William, apresentador do Jornal Hoje no plantão de fim de semana, é um dos demitidos. William atua em Brasília e era âncora do DF1, além de fazer entradas no Bom Dia Brasil. O jornalista estava na emissora há 27 anos.

Também estão na lista de demitidos de hoje os repórteres Fábio Turci, César Galvão e Zelda Mello. Todos tinham mais de duas décadas na emissora e atuavam em São Paulo.

A mais antiga é Zelda Mello, atuante no jornalismo da Globo, desde 1996. Galvão estava na emissora há 24 anos, e Turci, há 25, aproximadamente.

A repórter Thaís Itaqui, lançada na primeira leva do Profissão Repórter, em 2006, também foi dispensada. Ela estava há 17 anos na emissora e, atualmente, trabalhava em São Paulo, na GloboNews. Ontem, a jornalista Leila Sterenberg também foi desligada do canal de notícias, onde estava há 25 anos.

Ainda em São Paulo, a editora-chefe do Bom Dia São Paulo, também foi dispensada. Ela estava há 33 anos na Globo e ocupava a última função desde 2008.

Ao Audiência Carioca, a Globo enviou o seguinte comunicado sobre as dispensas no jornalismo:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, informou.

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31