Silvio Santos criou ‘fake news’ para tirar Jô Soares da Globo: marco do ‘talk show’ no Brasil

A saída de Jô Soares da Globo, em 1988, rumo ao SBT, é uma das grandes tacadas de Silvio Santos na história da TV brasileira. O humorista deixou a maior emissora do país sonhando com seu programa de entrevistas, que marcou a história dos ‘talk shows’ no Brasil. Só que uma ‘fake news’ de Silvio foi fundamental para que Jô fizesse a mudança.

Em 2018, durante entrevista ao Programa da Porchat, uma das últimas aparições de Jô na TV, ele revelou como foram os bastidores dessa contratação. O humorista contou que o dinheiro não pesou na sua decisão e, sim, a vontade de criar um novo programa.

“Na época, o Silvio Santos, que é maravilhosamente maluco, quando ele falou comigo no telefone, falou: ‘A gente precisa ter uma conversa, eu quero que você venha para cá”, contou Jô, acrescentando que estava feliz na Globo e que já tinha na cabeça o desejo do programa de entrevistas.

“Ele botou no noticiário das sete: ‘Jô Soares vem para o SBT’. Foi um auê. Eu falei: ‘É uma televisão que não está morta’. Põe um anúncio num jornal e todo mundo chega em casa [e vê]…”, acrescentou, revelando a notícia mentirosa criada como gancho por Silvio Santos.

Jô Soares revelou que o assunto correu tanto, que Boni o telefonou perguntando se ele havia rompido com a Globo para fechar com o SBT. Na ocasião, o contrato entre Silvio e Jô não havia sido assinado e eles ainda sentariam para conversar. A Globo não acreditava na mudança.

“O problema não é dinheiro, Boni. O problema é que eu quero fazer o meu programa, que é o programa que eu vou fazer, pelos próximos, pelo menos, dez anos”, informou Jô à Globo, recebendo como resposta que não havia espaço para inserir uma atração daquele formato na grade da emissora carioca.

Jô Soares levou a ideia para Silvio Santos que, inicialmente, não se animou com um ‘talk show’. Após conversarem, o empresário aceitou a proposta, mas ousou e pediu que o formato fosse diário.

SILVIO ‘FUGIA’ DE JÔ

Silvio Santos foi convidado diversas vezes por Jô para conceder uma entrevista em seu programa. O dono do SBT veio com a tal história da “cigana” e uma possível morte caso conceda entrevistas. O conto folclórico foi criado para que Silvio evite esse tipo de conteúdo.

Jô ainda tentou que Silvio fosse a última personalidade entrevistada na Globo, em 2016, mas ouviu um “não”, por conta da “cigana”.

Jô Soares 11 e meia ficou no SBT entre 17 de agosto de 1988 e 30 de dezembro de 1999, até se mudar para Globo.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31