Confira o resumo de todos os capítulos de Coração de Estudante: 1 ao 100

Confira o resumo dos capítulos da novela Coração de Estudante. A trama tem como autor Emanuel Jacobina e tem 185 capítulos, entre 25 de fevereiro a 27 de setembro de 2002.

Capítulo 1, 25 de fevereiro de 2002 – ESTREIA

Edu sobe em uma árvore para não deixar que ela seja derrubada. Amelinha salva Lipe de um assalto. Edu pede demissão de seu emprego. Rafaela fala para os pais que irá tentar o vestibular para a faculdade de Nova Aliança. Amelinha chama Edu para morar em Nova Aliança, onde há uma vaga de professor na faculdade. Lipe gosta da ideia. João não vê a chegada de Edu com bons olhos. Naná não crê que Amelinha goste de Lipe. Rafaela se despede dos pais e Fábio de Luciana, sua namorada. Amelinha revela à Pati que só atura Lipe por causa de Edu.

João solicita que Raul mande Clara ir falar com ele. Leandro planeja sua viagem para Paris com Clara, mas ela esclarece que eles são apenas amigos. Edu e Lipe sofrem um acidente na estrada. Sofia adivinha e comunica à Amelinha, mas esta não a leva a sério. Rafaela conhece Rosana e Bruna, suas colegas de república, e Vítor, o filhinho de Rosana. Mateus pega Baú, Carlos e Cardosinho nadando sem nenhuma roupa na cachoeira. Carla vê o carro capotado e tira Edu segundos antes do veículo explodir. Fábio vê que a cozinha de sua república está pegando fogo e arromba a porta.

Capítulo 2

Fábio apaga o fogo. Carla comunica a Lipe que vai deixá-lo só com o pai para ir atrás de socorro. Baú, Carlos e Cardosinho retornam para a república e pensam que Fábio seja um ladrão. João não deixa que Amelinha vá atrás Edu. Fábio conta que é um calouro e os meninos deixam claro que sua vida será um inferno. Raul comunica à Lígia que vai ficar em maus lençóis se perder o processo de João. Clara retorna ao local do acidente e não vê Edu e Lipe. Lineu se sente orgulhoso por ter resgatado os dois. Rosana e Bruna deixam Rafaela de babá.

Amelinha apresenta Edu a João. Lipe pensa que Clara os abandonou na estrada, mas Edu diz que gostaria de agradecê-la. Esmeralda comunica a Mateus que ele vai ter que trabalhar no bar, já que não deseja mais estudar. Edu deixa claro para João que não está certo se vai casar com Amelinha. Mateus fica com ciúmes ao ver Baú beijando Pati. Lipe interrompe o namoro de Amelinha e Edu, deixando-a nervosa. Amelinha garante ao pai que vai manter Edu ao seu lado para sempre.

Capítulo 3

Lipe diz para o pai que tem raiva de Clara. Amelinha destrata Nélio na frente de Edu, que acha esquisito. Baú e Cardosinho mandam Fábio fazer todas as tarefas. Edu quer encontrar uma casa, mas Amelinha e Lipe desejam que eles sigam morando na fazenda. Clara aceita em se encontrar com João. Bruna e Rosana dizem para Carlos que Rafaela parece uma freira. Ela escuta tudo. Leandro fica preocupado ao tomar conhecimento que Clara vai se encontrar com João. Clara discute o processo com o reitor, garantindo que vai fazer tudo para ganhar.

Edu não parece impressionado pela riqueza de João, o que o incomoda. João ameaça Silvio, que irá testemunhar contra ele no processo. Clara encontra Lipe, mas ele é seco com ela. Carlos fica interessado por Rafaela e Rosana por Fábio. Edu fica decepcionado por não ter conhecido Clara. João indica que Clara o defenda no processo, oferecendo dinheiro. Lipe conhece Sofia, que adivinha que ele foi abandonado pela mãe. Clara fica indignada com a proposta de João. Edu reconhece a voz dela.

Capítulo 4

Edu fica grato à Clara, deixando Amelinha com ciúmes. Rafaela e Edu aguardam ansiosos o início das aulas. Edu promete a Clara que vai falar com Lipe. Esmeralda busca convencer Mateus a voltar a estudar, mas ele se nega. Lipe sofre com a ausência da mãe e Edu tenta consolá-lo. Baú, Carlos e Cardosinho pensam com alegria no trote que vão dar nos calouros. Edu e Lipe ficam intrigados com Sofia. Carla apresenta Edu para Leandro. Fábio fica chateado, pois as veteranas cortam seu cabelo.

João bate boca com Raul os planos que tem para as terras disputadas no processo. Mateus interrompe um beijo entre Esmeralda e João. Fábio escapa de um balde de tinta derramado pelos veteranos, que termina caindo em Edu. Carlos livra Rafaela do trote. Baú e Cardosinho mentem para os outros veteranos, dizendo que Mateus é calouro. Mateus leva um banho de tinta verde. Amelinha dá um escândalo ao ver Edu e Clara chegando juntos e sujos de tinta.

Capítulo 5

Edu não compreende o comportamento de Amelinha. Carlos tenta beijar Rafaela, que derrama uma garrafa de água mineral nele. Amelinha bate boca com Edu e questiona porque ele não deseja se casar, deixando-o incomodado. Lipe é mal-educado com Clara. Amelinha destrata Nélio, que garante a Raimunda que um dia vai conquistá-la. Edu decide se mudar da fazenda, mas Amelinha implora que ele fique. Amelinha explica para o pai que sabe que o caminho para conquistar Edu é através de Lipe.

Pati acredita que Clara se interessou por Edu e ela desconversa. Amelinha vai com Lipe tomar banho no açude e deixa-o sozinho de propósito. Lipe quase se afoga, mas Amelinha o salva bem na hora. Os meninos tiram sarro de Fábio quando ele conta que vai se manter fiel à namorada. João manda Beraldo surrar Edu por ele não querer ficar noivo de Amelinha. Rafaela fica horrorizada com o comportamento de todos na festa da república. Lipe diz para Edu que queria que ele se casasse com Amelinha. Leandro nota que Carla está dispersa. Edu pede Amelinha em casamento.

Capítulo 6

Amelinha fica radiante, mas João não gosta muito. Mateus solta sapos na festa da república, criando o pânico. Amelinha bebe demais e termina revelando que aturou muita coisa para ficar com Edu. Fábio conta que viu quem soltou os sapos e descreve Mateus. João impede Beraldo e seus homens de surrarem Edu em cima da hora. Clara repassa alguns pontos de sua defesa com Ronaldo. Edu tenta entender como Lipe quase se afogou, mas Amelinha deixa o menino confuso.

João solicita que Esmeralda não vá à missa de seis anos da morte de sua mulher. João manda Beraldo dar uma surra em Sílvio, para que ele não o prejudique no processo. Edu dá sua primeira aula. Carol fica irada ao ver que Sofia adivinhou um sonho que ela teve e ameaça bater na menina. Lipe sai em defesa de Sofia. Armando convence Esmeralda a ir à missa de Vitória. Ronaldo fica em choque ao saber que Edu será genro de João.

Capítulo 7

Ronaldo comunica a Edu que vai demiti-lo na primeira chance que tiver. Beraldo manda que Sílvio saia da cidade. Mateus garante à Esmeralda que ela não significa nada para João. Amelinha esclarece para Edu que seu pai está disputando terras com a Universidade. Clara garante a Ronaldo que eles vão ganhar, graças ao depoimento de Sílvio. Edu solicita à Amelinha para ver as terras disputadas, mas João não deixa. Madalena e Clara choram no túmulo de Júlio. Madalena aconselha Clara a tirar Júlio da cabeça.

Raul fica preocupado ao escutar João dizer que Sílvio não vai testemunhar. Nélio beija Amelinha e ameaça contar que eles tiveram um caso. Esmeralda termina com João. Lipe perde na queda-de-braço para Carol e se sente humilhado. Clara e Edu decidem ir ver a mata disputada. Sofia esclarece para Lipe que Carol perdeu os pais num acidente. Edu escuta Clara falando de Júlio e nota que houve algo entre eles. Leandro conta para Amelinha onde se encontra seu noivo. João encontra Clara e Edu.

Capítulo 8

João expulsa Clara e Edu de suas terras. Mateus busca conversar com Pati, mas ela garante que o namoro deles terminou. Esmeralda revela para Lígia que está arrasada sem João. Amelinha fica irada com Edu, que a acalma. Fábio esclarece para Rosana que não pode ficar com ela porque tem namorada, deixando-a sem jeito. Clara não dá o estágio para Rafaela. Madalena diz que Clara se sente culpada pela morte de Júlio e Ronaldo estranha.

Edu cai do cavalo várias vezes, mas termina conseguindo montar. João revela a Raul que gosta muito de Esmeralda, mas deseja que ela peça desculpas. Clara vê o casebre de Sílvio queimado e fica furiosa. Pati chama Baú para conhecer seus pais. Edu se oferece para encontrar Sílvio e surge um clima entre ele e Clara.

Capítulo 9

Clara vai para a audiência, enquanto Edu alcança o trem onde Sílvio se encontra. O juiz não permite que Rafaela assista à audiência. Edu convence Sílvio a depor. João fica irado ao ver Sílvio na audiência. Esmeralda sente saudades de João, mas Lígia insiste para que ela seja firme. Sílvio diz para o juiz que as terras são de João, deixando Clara mal. Rafaela fica irada com a humilhação que sofreu do juiz. Bruna revela que está gostando de Carlos e não deseja ver Rafaela perto dele.

O juiz decide que a Universidade não tem direito de exigir as terras. Ronaldo crê que Edu influenciou Sílvio para testemunhar a favor de João. Amelinha fica enciumado de Edu e Clara. João nega que tenha sido ele quem ameaçou Sílvio. Rosana e Bruna acham que Rafaela está a fim de Fábio. Ronaldo desconfia que Clara gosta de Edu. João paga Leandro por ele ter contratado Edu como professor. Amelinha garante a Leandro que Edu um dia vai ter que retribuir o favor.

Capítulo 10

Amelinha e João querem que Leandro nada revele a Edu. Lipe solicita que Sofia tente adivinhar onde sua mãe está, mas ela não vê nada. Clara expulsa Leandro de sua casa quando ele tenta agarrá-la. Leandro garante que nunca mais fará aquilo, mas Clara segue desconfiada. João solicita desculpas para Esmeralda e promete que um dia todos vão saber que eles estão juntos. Carol provoca Lipe e eles brigam. Esmeralda fica feliz quando João a chama para a festa de noivado de Amelinha. João manda que Leandro roube o diário de Júlio.

Capítulo 11

Lipe fica com febre e Amelinha fica irada por ter que cuidar dele. Mateus põe vinagre no chope dos meninos. Clara auxilia Amelinha a cuidar de Lipe. Carlos deixa que Rafaela entre na igreja fechada para reformas. Amelinha solicita que Clara não fale com Edu que a auxiliou com Lipe, mas ele chega com Armando. Armando diz que Lipe está melhor. Edu fica grato à Clara. Carlos comunica à Rafaela que ela vai poder vir na igreja sempre que quiser. Clara é fria com Leandro. Edu acha esquisito a publicidade em torno de seu noivado. Carlos garante que irá tirar a virgindade de Rafaela, para irritação de Fábio.

Capítulo 12

Bruna critica Rosana por passar pouco tempo com seu filho. Todos felicitam Amelinha e Edu pelo noivado. Pati conta para Amelinha que seus pais não sabem de algo que Clara fez. Rafaela insiste, mas não consegue a permissão de Clara para virar estagiária. Edu se oferece para fazer trabalho voluntário na escola de Lipe. Amelinha busca desvendar qual é o segredo de Clara. Pati chama os meninos para o noivado de Amelinha. Armando fica espantado ao tomar conhecimento que João convidou Esmeralda para a festa. Mateus faz uma serenata para Pati, mas fica mal ao ver que Baú está na casa dela. Edu diz para Amelinha que não deseja morar na fazenda após o casamento.

Capítulo 13

Clara felicita Edu pelo seu noivado. Amelinha desvenda que Clara teve um caso e deseja ter conhecimento com quem, mas Pati não fala. João cumprimenta Esmeralda formalmente quando ela chega na festa. Clara garante a Raul que sente orgulho dele, apesar de não gostar de seu cliente. Carlos, Baú e Cardosinho jogam Mateus na piscina. Amelinha é fria com Clara, pois está certo que ela está dando em cima de Edu. Esmeralda sai da festa, após er destratada por Amelinha. João tenta ir atrás, mas Amelinha não permite. Carlos auxilia Rafaela a conseguir um estágio com Clara e ela fica grata.

Rosana agarra Fábio, mas ele diz que não quer nada com ela. Edu e Clara imaginam como será o futuro. Amelinha vê Edu e Clara dançando e faz um barraco. Bruna ameaça despejar Rafaela caso ela dê em cima de Carlos. Amelinha acusa Clara de ter sido amante de um homem casado e devolve a aliança a Edu.

Capítulo 14

Clara vai embora, humilhada. João solicita perdão a Raul. Carlos dispensa Bruna, que fica irada. Amelinha acusa Edu de paquerar Clara desde que chegou à cidade. Rafaela fica espantada com as ameaças de Bruna. Amelinha termina o noivado por não suportar mais ficar em segundo plano na vida de Edu. Leandro dá apoio a Clara, mas também questiona se não há nada entre ela e Edu. Sofia fica triste com a partida de Lipe. Lígia acusa Pati de ter revelado para Amelinha o segredo de Clara. Raimunda questiona à Sofia se Amelinha e Edu vão se acertar, mas a menina não consegue descobrir.

Nélio agarra Amelinha, que quebra um vaso na cabeça dele. Edu leva Lipe para dormir na casa de Clara e vai para a casa de Esmeralda. Os meninos põem a cama de Fábio no meio da rua e enchem o café dele de purgante. Clara briga com Pati. Edu vai atrás de uma casa para alugar. Clara comunica a Edu que concorda que seja melhor que eles se afastem.

Capítulo 15

Edu fica mal, mas aceita. Leandro promete à Lígia que vai desvendar se Clara sente alguma coisa por Edu. Rafaela conta para Carlos que Bruna está com ciúmes dele. Leandro garante a Clara que ela fez a coisa certa. Amelinha faz de tudo para reatar o noivado, mas Edu decide que não a ama o suficiente para se casar. João planeja contar a todos o que é o Projeto Vitória. Esmeralda dá um fora em Bia e Rita antes que elas comecem a fofocar sobre Clara. Rafaela briga com Bruna e Rosana, que ameaçam expulsá-la da república.

Amelinha surge na casa de Esmeralda solicitando conversar com Edu. Lipe torce para que o pai reate o noivado. Amelinha busca convencer Edu a reatar e o beija, mas ele não muda de ideia. Clara vê o beijo e acredita que Edu e Amelinha reataram. Lipe fica mal ao tomar conhecimento que Edu não retornou com Amelinha. Os meninos recebem uma ordem de despejo. Amelinha decide falar com Clara.

Capítulo 16

João expulsa Clara e Edu de suas terras. Mateus busca falar com Pati, mas ela garante que o namoro deles terminou. Esmeralda revela para Lígia que está arrasada sem João. Amelinha fica irada com Edu, que a acalma. Fábio esclarece para Rosana que não pode ficar com ela porque tem namorada, deixando-a sem jeito. Clara não dá o estágio à Rafaela.

Madalena diz que Clara se sente culpada pela morte de Júlio, e Ronaldo acha esquisito. Edu cai do cavalo diversas vezes, mas termina conseguindo montar. João revela para Raul que gosta muito de Esmeralda, mas deseja que ela solicite desculpas. Clara vê o casebre de Sílvio queimado e fica irada. Pati chama Baú para conhecer seus pais. Edu se oferece para encontrar Sílvio e pinta um clima entre ele e Clara.

Capítulo 17

Clara vai para a audiência, enquanto Edu alcança o trem onde Sílvio se encontra. O juiz não deixas que Rafaela assista à audiência. Edu convence Sílvio a depor. João fica irado ao ver Sílvio na audiência. Esmeralda sente saudades de João, mas Lígia insiste para que ela seja firme. Sílvio diz para o juiz que as terras são de João, deixando Clara mal. Rafaela fica irada com a humilhação que sofreu do juiz. Bruna confessa que está gostando de Carlos e não quer ver Rafaela perto dele. O juiz decide que a Universidade não tem direito de exigir as terras.

Ronaldo crê que Edu influenciou Sílvio a testemunhar a favor de João. Amelinha fica enciumada com Edu e Clara. João nega que tenha sido ele quem ameaçou Sílvio. Rosana e Bruna acham que Rafaela está a fim de Fábio. Ronaldo desconfia que Clara gosta de Edu. João paga Leandro por ele ter contratado Edu como professor. Amelinha garante a Leandro que Edu um dia vai ter que retribuir o favor.

Capítulo 18

Amelinha tira satisfações a Edu. Mateus leva a polícia para expulsar os jovens da república. Edu fala para Amelinha o incidente, mas ela desconfia que ocorreu algo entre ele e Clara. Os rapazes tentam conversar com Beatriz, mas ela decide despejá-los de qualquer forma. Clara revela para Eneida que beijou Edu, mas sabe que foi um equívoco. Mateus indica que Edu seja o novo inquilino de Bia. Raimunda apoia Amelinha. Os meninos vão se alojar na república Três Corações, para irritação de Rafa. Edu decide alugar a casa de Beatriz. Bruna expulsa os meninos da casa e eles são obrigados a dormir numa barraca. Pati se irrita com as cobranças de Raul e conta que Clara não é nenhuma santa. Raul questiona o que ela quis dizer e Lígia e Leandro disfarçam. Clara revela para Leandro que Edu a beijou, o que o deixa muito incomodado. Clara vê o inquérito do acidente e desvenda que Julio foi assassinado.

Capítulo 19

Amelinha ameaça Clara, e conta que subornou Leandro para Edu ser aceito na universidade. Clara checa a história, mas Leandro diz que não. João fala com Lígia sobre o desempenho escolar de Sofia e a aconselha a realizar exames neurológicos. Armando vê que está tudo bem com a saúde de Sofia. João conta que a filha adivinha o futuro e insiste para que ela se submeta a um exame no cérebro. Edu encontra Clara.

Capítulo 20

Clara tenta cortar Edu, mas ele garante que não irá desistir. Leandro conta a João e Amelinha que Edu conseguiu o emprego por méritos próprio. Mateus fica irado com Rafa, pois ela fica estudando no bar sem consumir nada. Edu se declara para Clara, mas ela não crê. Fábio decide organizar as tarefas de cada um na casa. Lígia solicita que Edu evite fofocas envolvendo Clara. Raimunda garante para João que Sofia tem um dom. Amelinha leva Lipe para passar uma noite na fazenda. Eneida acredita que Clara está com medo de se entregar para Edu.

Rosana e Carlos notam um clima entre Rafa e Fábio. Raimunda aconselha Amelinha a não usar Lipe para conquistar Edu. Amelinha dá um fora em Nélio. Lígia se preocupa com Clara. Rafaela acha estranho Mateus não fazer faculdade. Um homem ameaça assaltar o bar de Esmeralda. Sofia pressente que Edu não está só, deixando Amelinha preocupada.

Capítulo 21

Edu fala de amor para Clara. Armando chega no bar e o assaltante escapa com o dinheiro. Sofia se nega a contar com quem Edu se encontra. Amelinha telefona para Edu e confirma que ele está acompanhado. Esmeralda agradece a Armando. Clara fala para Eneida que se acertou com Edu. Bruna dá conselho à Rosana a realizar trabalho comunitário para ficar próxima de Fábio. Raul e Lígia se preocupam com a falta de responsabilidade de Pati. João se oferece para contratar um segurança particular para Esmeralda e ela nega. Edu comunica à Lígia que necessita falar com ela sobre Clara. João deseja Esmeralda de volta, mas ela não o quer. Lígia e Esmeralda acham esquisito o otimismo de Clara. Rafa empresta um livro para Mateus. Edu diz que está apaixonado por Clara, deixando Lipe triste. Fábio não resiste e beija Rosana. Rafaela vê e fica decepcionada. Clara confessa a Edu que o ama.

Capítulo 22

Carlos, Cardosinho e Baú socorrem Fábio, que está com muita febre. Amelinha, com ar sofredor, vai atrás de Edu. Rosana e Rafaela ficam mal quando Fábio fala de Lu, mas dão força para o amigo doente. Rafa decide passar a noite ao lado dele. Carlos banca o solidário e fica também. Amelinha faz chantagem emocional, demonstrando seu enorme amor por Lipe, mas não dobra Edu. João sofre por Esmeralda não querer saber mais dele, mas a filha festeja. Lígia aceita o convite de Raul para ir a Belo Horizonte. Dr. Armando acredita que Fábio pode estar com dengue.

Carlos mente que passou a noite com Rosana ao lado do doente. Pati e Baú acertam de passar a noite juntos. Mateus devolve o livro para Rafa sem ler, mas ela acaba deixando-o caído no chão. Edu, Lipe e Clara se divertem na cachoeira. Mateus se interessa pelo livro. Amelinha insiste que Sofia tem problemas, embora João afirme que nada foi encontrado no eletro. Leandro se desaponta quando Clara diz que seu romance é sério. Baú e Pati acordam e escutam Lígia chegando. Amelinha põe o carro na frente de Clara e questiona se ela está treinando para correr atrás dos homens das outras.

Capítulo 23

Clara tenta fugir do bate boca, mas Amelinha não permite. Baú pula pela janela e cai ao lado de Mateus, que ia chegando na casa de Dr. Raul, e sai correndo. Amelinha ameaça falar para o pai de Clara que ela teve um caso com Júlio Rosa. Madalena é gentil com Edu. Lipe quebra a formalidade do reitor. Rafaela impede que Cardosinho e Carlos perturbem Fábio. Clara garante que não cederá à chantagem, mas fica muito preocupada. Edu nota a tensão da namorada. Rosana se joga para cima de Fábio, que sente falta de Lu.

Lineu entrega para João o levantamento da periferia da cidade. Esmeralda chama Rafa para sentar-se no bar, mesmo sem dinheiro para consumir. Pati dá um fora em Mateus, que fica triste. Clara cobra da irmã ter contado seu passado para Amelinha. Pati promete que não falou que era Julio. Armando dá de presente um cordão para Esmeralda, mas ela não topa. Rafa chega, se irrita ao ver uma festa e todos se beijando, inclusive Fábio e Rosana, e decide ir embora. Clara conta para a mãe a ameaça que está sofrendo. Lígia fica surpresa e não gosta ao saber que a filha está namorando Edu.

Capítulo 24

Lígia promete que não vai permitir que Amelinha cometa um desatino. Rosana não deixa Fábio ir atrás de Rafa. Lígia sugere, mas Clara se nega a terminar com Edu. Esmeralda fala com Rafa ao vê-la com a mala na mão. Todos da república surgem e solicitam que ela fique. Rafaela se preocupa com o dia que os pais desvendarem que ela está numa república mista. Edu e Lipe pegam Clara para um piquenique. Amelinha liga e pressiona Clara. Lipe chama Sofia e Zé para o programa, e Raimunda aceita. Beraldo acredita que o patrão não irá gostar. João, realmente, se chateia. Amelinha acha ótimo.

Lígia conversa de forma com Amelinha, que garante que contará ao padrinho toda a verdade. Pati se assusta ao tomar conhecimento que Amelinha chamou Raul na fazenda. No Bar Império, todos dançam, até Esmeralda e Armando. Fábio quase desmaia nos braços de Rafa e Mateus, enciumado, expulsa os dois do bar pensando que eles estão se agarrando. Clara vai à casa de Amelinha, garante que não vai se submeter à chantagem. Raul chega.

Capítulo 25

Clara revela ao pai que está namorando Edu e que, no passado, acabou tendo um romance com Júlio. Raul diz que a filha foi uma mulher “indigna”. Clara solicita que o pai não a julgue de forma tão equivocada. Leandro fica mal e pede conselho à Eneida.

Capítulo 26

Rafaela diz que não tem interesse em Carlos. Clara atende a uma ligação, mas ninguém fala. Leandro desliga o telefone celular. João cobra a dívida em 3 parcelas e faz Esmeralda assinar um compromisso.

Leandro comunica que irá complicar a vida de Edu e que acaba com ele, caso faça Clara sofrer. Amelinha acha uma cena de beijo entre ela e Edu em um vídeo. Os pais de Rafa comunicam que não poderão ir visitar a filha. Amelinha leva Sofia para brincar com Lipe e deixa a fita de vídeo com o menino, que coloca-a, causando um constrangimento geral.

Pati desconfia estar grávida, e Baú se assusta. Ronaldo dá o diário de Júlio para que Leandro leia e encontre a razão para João querer tanto as terras. Mateus derrama uma lágrima ao terminar de ler o livro. Clara manda que Amelinha deixe-a em paz, mas ela comunica que a guerra mal se iniciou.

Capítulo 27

Amelinha promete transformar a vida de Clara e Edu em um inferno. Clara bate de frente com João por conta da dívida de Esmeralda. Rafa fica feliz porque Mateus gostou do livro. Carlos indica que a rapaziada quite as contas penduradas para auxiliar Esmeralda.

Esmeralda cria uma festa e uma rifa para levantar dinheiro. Edu faz a horta com as crianças. Amelinha chega de surpresa para auxiliar. Clara dá um beijo em Edu, deixando a rival irada, que saik em retirada. Descontrolada, Amelinha busca selar Ventania, mas Nélio impede-a, abraça-a e dá-lhe um beijo.

Amelinha gargareja cachaça para ficar com bafo. Pati fica nervosa quando Baú indica que o filho pode ser de Mateus. Luciana chega na República. Bruna, Rafa e Rosana não deixam que ela fique hospedada lá. Amelinha simula estar bêbada e beija Edu.

Capítulo 28

Edu decide preparar um café forte para tirar a bebedeira de Amelinha. Bruna aceita que Luciana permaneça na República. Rafa e Mateus fala de forma amigável, e Carlos não gosta. Clara e Edu se encontram com Leandro e Eneida.

Pati fala com Amelinha sobre a sua possível gravidez. Ligia fala com Raul que tem a intuição que a filha tem algum problema. Todos compram a rifa da noite na pousada. Raimunda solicita à Clara não ligar para as provocações de Amelinha. Rafaela e Mateus, na cachoeira, falam sobre amor.

Ronaldo e Dadá fazem uma caminhada. Fábio cai das nuvens quando Luciana comunica que já teve a sua primeira vez e que o namoro deles terminou. Carlos, Baú e Cardosinho ficam preocupados com Fábio, que decide que vai se acabar. Edu deseja ter conhecimento se Clara deseja mesmo passar 4 anos em Paris, agora que os dois estão juntos.

Clara diz que o ama e vai avaliar alguma solução. Baú não deseja ir à festa e se oferece para tomar conta de Vitinho. No Bar Império, rola o maior clima de animação. Fábio bebe incontrolavelmente. Esmeralda agradece a força de Mateus e de Raimunda. Bia e Rita falam mal de Clara. Amelinha tira Edu para dançar, mas Clara sai com ele para a pista. Pati comunica a Baú que vai à médica de Amelinha.

Capítulo 29

Carlos fica uma fera porque Rafaela dança com Mateus. Rafaela ganha a rifa, mas Rosana e Fábio é que passam a noite na pousada. Ele agarra-a com força e ela dá uns tapas nele, que cai no choro. Amelinha se esconde na casa de Edu. Quando Clara chega de manhã, ela simula estar abotoando a blusa.

De ressaca, Fábio solicita desculpas à Rosana. Clara põe Amelinha pra correr e beija Edu. Esmeralda não consegue o dinheiro para quitar a dívida, mas Mateus entrega para a mãe o dinheiro que vinha economizando há anos para sair de Nova Aliança. Pati vibra por não se encontrar grávida. João fica sem jeito quando Esmeralda paga a primeira parcela. Fábio decide sair da República das Bananeiras.

Amelinha fica sabendo que está na sexta semana de gravidez e fica em choque com a notícia. Lígia oferece dinheiro para Esmeralda quitar a segunda parcela, e ela topa. Rafaela se choca ao tomar conhecimento que Fábio foi violento com Rosana, mas aconselha-o a enfrentar o problema e não fugir. Pati se surpreende quando Amelinha fala que o filho não é de Edu, mas de Nélio.

Capítulo 30

Clara, Edu e Lipe almoçam na companhia de Raul e Lígia. Amelinha manda que Pati fique de boca calada. Baú suspira aliviado ao tomar conhecimento das novidades e aproveita para terminar o namoro. Nervosa, Pati é estúpida com Clara e Edu.

Amelinha bate em Nélio, manda-o embora da fazenda, senão ela mente para o pai que ele agarrou-a à força. Pati promete dar força para Amelinha, mesmo que isso prejudique Clara e a amiga conta o seu plano. Rosana perdoa Fábio e os dois se beijam. Nélio vai embora. Pati comunica a Edu que Amelinha está esperando um filho dele e está certa que fará vai interromper a gestação.

Capítulo 31

Pati diz que, se Edu não assumir a responsabilidade, Amelinha vai tirar o bebê. Rafaela se constrange ao ver Fábio e Rosana se beijando. João fica irando quando Nélio vai embora sem comunicar. Leandro fica chocado quando Clara avisa que talvez não vá para Paris.

João recebe Edu de forma hostil. Amelinha finge surpresa. Mateus implica com Nélio, que se senta no Império. Edu proíbe Amelinha de tirar o filho, mas ela condiciona que os dois se casem. Edu garante que não há hipótese de casamento. Ela insiste que essa é a única forma e ele solicita um tempo. Rafa, que dirige, auxilia Mateus a levar Pati, totalmente bêbada, para casa.

Edu diz que tem amor por Clara e se prepara para revelar o ocorrido. Pati, Rafa e Mateus sofrem um acidente de carro. Clara e Edu saem correndo para socorrê-los. Doutor Armando diagnostica o estado grave de Pati. Mateus diz que estava dirigindo o carro.

Capítulo 32

Mateus diz ao detetive Alceu que só ele e Pati estavam no carro. Pati é levada para Ouro Preto. Leandro acompanha Clara na ambulância. Rafa acha errado que Mateus assuma a culpa, mas ele não deseja que ela deixe de estudar. O jovem é preso. Esmeralda fica em desespero.

Rafaela promete auxiliá-la a provar a inocência de Mateus. Pati tem risco de perder a vida. Eneida assume o caso de Mateus. Lígia, Raul e Clara choram abraçados. Sofia sonha que a irmã está grávida. Mateus se assusta quando Esmeralda di que Rafa revelou tudo sobre o acidente.

Amelinha chega no hospital, muito preocupada, mas dá um ultimato em Edu: ou ele revela tudo para Clara ou ela mesma o fará. Pati está fora de perigo e todos festejam. Nélio se assusta ao tomar conhecimento por Beraldo que Amelinha se encontra grávida. Clara reage indignada quando Edu revela que Amelinha está grávida.

Capítulo 33

Clara fica irada. Nélio decide permanecer na cidade. Leandro cobra de Eneida o fato dela defender Mateus. Pati se encontra na UTI com compressão na medula e os médicos temem as sequelas. Baú e toda a turma vão ao hospital. Irado, Raul acusa Mateus, que vai com a mãe ao hospital. Rafaela sofre.

João conta para Lineu Inácio que pretende construir uma hidrelétrica em Nova Aliança. Ronaldo faz pressão em Leandro, que garante não ter lido ainda todo o diário. Baú fica com o sentimento culpa. Fábio dá apoio à Rafaela. Amelinha ameaça falar a novidade para Lipe, mas Edu impede. Mateus banca o forte para Esmeralda, que tenta confortá-lo. Clara solicita que o pai não faça julgamentos antecipados de Mateus.

Lígia fica desesperado ao tomar conhecimento que Pati teve um comprometimento dos membros inferiores. Clara abraça os pais e garante que eles farão tudo para que Pati se recupere. Rafaela quer saber porque Mateus assumiu a culpa. Pati acorda e estranha não sentir as pernas. Nélio faz pressão em Amelinha para saber da gravidez. Clara pergunta: como Edu pode está certo que Amelinha espera um filho dele?

Capítulo 34

Edu acha que seja impossível que Amelinha esteja mentindo. Clara fica insegura ao tomar conhecimento que Edu está sendo ameaçado. Amelinha diz para Nélio que, se estivesse grávida dele, tiraria. Edu fala que possui um mês de prazo para decidir e Clara fica muito mal. Mateus garante à Rafa que não tem muito a perder, enquanto ela teria que abrir mão de todos os seus planos.

João encontra Nélio em suas terras e acusa-o de ingrato. Edu insiste em ir ao médico com Amelinha. João oferece ajuda para Esmeralda contratar um bom advogado, mas ela nega. Armando cumprimenta Edu ao entregar o teste positivo de gravidez para Amelinha. Pati perde o movimento dos membros inferiores, mas a lesão pode ser reversível. Clara faz questão de falar com a irmã.

Pati chora muito ao tomar conhecimento do diagnóstico. Carlos, Cardosinho e Baú partem para a briga com Mateus, mas Rafaela se coloca no meio. Nélio separa os brigões. Rafaela quase se entrega, mas Mateus não deixa. Edu busca convencer Clara que não se casará com Amelinha, mas ficará perto do filho. João se assusta ao tomar conhecimento que vai ser avô. Clara abre o jogo com Leandro, que volta ao assunto da viagem de estudos à França.

Capítulo 35

Clara diz que não abre mão da sua relação com Edu. Leandro garante que seguirá dando-lhe apoio. João se irrita com Amelinha. Nélio solicita que Esmeralda dê-lhe um emprego no bar em troca de comida e lugar para dormir. João ameaça Edu de morte se ele não se casar com Amelinha.

Edu retruca que é Amelinha quem está pensando em não assumir o filho. Lipe acha estranho quando Edu fala da gravidez. Mariana vai atrás de Naná, decidida a reencontrar o filho. Amelinha começa a espalhar que está grávida. Mateus foi indiciado, será processado e fala com Eneida.

Lígia e Raul batem de frente quando Amelinha fala que está esperando um filho e que vai se casar com Edu. Nélio escuta Clara falando com Esmeralda sobre o filho de Amelinha e Edu. Amelinha não sabe o que responder quando João questiona porque Edu disse que ela não deseja assumir a criança. Edu encontra uma solução e indica para Clara: Amelinha tem o filho e os dois criam.

Capítulo 36

Clara esclarece que eles jamais teriam paz criando um filho de Amelinha. Edu indica que eles se mudem para a França. João garante que irá fazer com que Edu se case com Amelinnha. Lipe fica irritado porque o pai arranjou um irmão sem consultá-lo.

Nélio insiste em falar com Amelinha, mas ela aceita. Eneida acha esquisito que Mateus entre em tantas contradições. Edu comunica a Raul e Lígia que irá assumir o filho, mas não vai se casar com Amelinha. Sofia é solidária com Lipe que sofre de saudades de Mariana. Lígia busca consolar Pati, que está muito nervosa.

João se choca quando Edu diz que Amelinha está ameaçando tirar a criança. Carlos acha esquisito o desespero de Rafaela. Amelinha jura para o pai que foi só uma mentirinha e João a ameaça, caso ela pense em fazer um aborto. Leandro fica interessado ao tomar conhecimento que Clara se preocupa com o possível retormo da ex-mulher de Edu.

Amelinha não aceita a proposta que Edu lhe faz de criar a criança junto com Clara. Pati se nega a ver Baú e Mateus. Nélio encurrala Amelinha e exige que ela fale com ele sobre a gravidez. Baú esmurra Mateus. Leandro passa um telefonema para Edu: é a mãe de Lipe, Mariana.

Capítulo 37

Leandro solicita que Mariana deixe o seu telefone e garante que vai comunicar a Edu que ela telefonou. Nélio comunica à Amelinha que só sairá da cidade após a criança nascer. Mateus não reage à agressão de Baú. Amelinha insiste que Lipe ponha a mão em sua barriga e garante que Edu irá se casar com ela. Pati resmunga que Clara não veio mais ao hospital e que Amelinha tem se mostrado solidária.

João acredita que Esmeralda lhe fez uma desfeita ao contratar Nélio. Mateus se nega a assinar uma intimação. Ronaldo solicita que Clara não entre com recurso, já que recebeu pedido de muitos empresários que apoiam projetos. Lígia comunica à Esmeralda que não irá mais poder emprestar-lhe o dinheiro. Um homem bonito e novo na cidade vai ao Império, deixando Esmeralda encantada. Amelinha vê uma mancha de sangue na camisola e solicita que Edu leve um médico à fazenda.

Capítulo 38

Edu fica bem nervoso. Caio e Esmeralda trocam olhares com interesse. Doutor Armando acalma Amelinha e solicita que ela faça uma ultrasonografia. Vitinho rasga um trabalho de Fábio. Armando nota o rival. Fábio se aborrece com Rosana por ter perdido ponto na matéria de Edu. Leandro chama a atenção de Edu por estar envolvendo Clara em sua vida afetiva tumultuada. João fica feliz ao saber que a Universidade não irá recorrer e que a hidrelétrica sairá do papel.

Nélio vai até a fazenda ter notícias de Amelinha, mas Beraldo o manda embora. Pati é debochada e seca com Clara e bastante estúpida com Rafaela. Caio esquece a bússola no bar e volta para buscar. Armando não consegue esconder o ciúme. Rafa se assusta ao notar uma intimação. Amelinha insiste com Pati que ela não fale para ninguém que o filho é de Nélio.

Capítulo 39

Esmeralda e Caio falam, irritados, um com o outro. Mateus faz Rafa prometer que não irá abrir a boca na delegacia. Baú revela para Lígia que se sente culpado e ela consola-o. Fábio vai para a prova com muito sono porque passou a noite cuidando de Vitinho. Leandro mente para Mariana que Edu está viajando e por isso não deu o recado ainda. Ela acredita que o ex-marido está evitando-a. Beraldo expulsa Caio das terras de João.

Armando puxa conversa com Caio. Clara acha esquisita a defesa que Rafa faz de Mateus. João solicita ajuda ao juiz Bonifácio para o projeto sair. Fábio fala com Rosana que não está gostando de levar vida de casado. Edu comunica à Amelinha que jamais irá se separar de Clara. Rafa revela para Clara que estava dirigindo o carro.

Capítulo 40

Clara fica em choque ao ouvir a revelação de Rafaela. Edu diz que não vai aceitar chantagem e Amelinha tem um novo ataque de ira. Raimunda promete a Edu que irá cuidar de Amelinha e do bebê. Caio elogia Esmeralda, que aceita a corte timidamente. Clara dá força para Rafa ir atrás do delegado e a surpreende quando afirma que será a sua advogada. João deseja que Bonifácio desaproprie a terra de 1000 posseiros.

Fábio também se assusta com a revelação de Rafa. Mariana manda recado por Leandro que deseja ver Lipe. O vento destruiu quase toda a horta, mas as crianças passam a cuidar de uma plantinha que sobreviveu. Rosana e Fábio reatam o namoro. Pati não sente a menor pena de Rafaela ao tomar conhecimento da verdade. Esmeralda vibra ao perceber que o filho é inocente. Rafa presta depoimento e fala tudo aos companheiros de república. Mateus beija Rafaela de forma apaixonada. Edu pede que Clara seja sua mulher.

Capítulo 41

Clara solicita um tempo para pensar. Rafaela garante a Mateus que gosta dele como amigo. Mateus insiste que a deseja como namorada. Fábio briga com Rosana por ter ficado muito tempo cuidando de Vitinho. Caio chama Esmeralda para um passeio. Mateus não gosta e acredita que ele está dando em cima da mãe. Edu e Clara fazem amor. Rafa fala tudo para os pais, que comunicam que estão indo visitá-la. Caio e Esmeralda se divertem juntos. Pati retorna para casa, deprimida e na cadeira de rodas.

Fábio e Edu trabalham juntos com as crianças na horta. Amelinha morre de tédio ao ficar de repouso na cama. Edu fica em choque quando Leandro comunica que Mariana tem telefonado. Caio prepara um drinque no Império e brinda à Esmeralda. Clara reage fortemente quando Pati diz que nunca vai andar. Os pais criticam Clara por deixar a caçula mais deprimida. A galera acha esquisito quando Mateus chega na república todo bem vestido. Lipe solicita que o pai fale dos tempos em que vivia com a mãe. Quando o filho dorme, Edu liga para Mariana.

Capítulo 42

Edu agenda um encontro com Marina, porque prefere vê-la , conferir se ela está bem mesmo, antes que ela veja Lipe. Mateus dá um presente à Rafa e a galera fica de olho. Baú solicita desculpas a Mateus. Por pouco, Caio e Esmeralda se beijam, mas Armando chega na hora. Rafa se declara para Fábio, mas ele não compreende. Edu se emociona ao escutar Lipe chamando pela mãe enquanto dorme. Esmeralda recebe flores de Caio.

Pati é agressiva com Rafa, e garante que não vai perdoá-la. Edu solicita que Clara tome conta de Lipe, enquanto ele vai a São Paulo se encontrar com Mariana. Ela se surpreende ao tomar conhecimento que a ex-mulher de Edu está de volta. Amelinha fica irado quando Sofia fala que Edu, Clara e Lipe se encontravam muito felizes na escola. Baú e Mateus vão visitar Pati. Clara pergunta a Edu sobre a preocupação dele com o estado de Mariana.

Capítulo 43

Clara fica surpresa ao saber que Edu se separou de Mariana, porque ela tinha problema com tóxico. Pati culpa Baú pelo seu estado e manda-o embora. Rita fica curiosa sobre Caio, mas Lineu solicita que ela não se meta. Edu fala de seu casamento e toda a problemática com a mãe de Lipe. Caio e Esmeralda se beijam. Clara diz que irá apoiar Edu. Raimunda briga com Amelinha por ter sido agressiva com Sofia.

Raul segue aborrecido com Mateus. Lígia sai em defesa da relação de Clara com Edu. Leandro não aceita ao saber que Clara vai ficar tomando conta de Lipe, enquanto Edu vai a São Paulo. Rafa insiste que só tem amizade a oferecer para Mateus. Edu se despede de Clara e Lipe e viaja. Rafa se preocupa porque os pais estão chegando. Tensa, Mariana fica frente a frente com Edu.

Capítulo 44

Mariana comunica que deseja muito ver Lipe. Edu cobra por ela ter abandonado o filho. Rafa acredita que os pais pretendem levá-la embora. Mateus fica irado quando Esmeralda e Caio saem à noite e sem hora para retornar. Mariana diz que está em tratamento. Edu decide que vai conversar como filho e agendar o dia para que ela se encontre com Lipe. João viaja e Raimunda teme que Amelinha maltrate Sofia.

Fábio questiona se Mateus está a fim de Rafa, mas ele fala da sua suspeita: ela gosta mesmo é de outro cara. Clara promete que irá conversar com os pais de Rafa. Doutor Armando examina Carol e acha esquisita mais uma infecção gastrintestinal na cidade. Sofia reclama que Amelinha está correndo muito e a irmã a larga no meio da estrada. Rita desvenda sobre a hidrelétrica. Os pais de Rafaela chegam e mandam que ela arrume as malas. Lipe deseja saber se a mãe está retornando.

Capítulo 45

Edu esclarece para Lipe que Mariana não irá voltar a morar com eles, mas deseja vê-lo. Antônio e Eliane acham esquisito tudo e desejam ir embora logo. Lineu faz Rita prometer que não irá contar a ninguém sobre a hidrelétrica. Lipe faz planos para a chegada da mãe. Rafaela desafia os pais e diz que não vai voltar. Antônio garante que não lhe enviará mais dinheiro. Amelinha ameaça Raimunda, que não se conforma com a maldade que ela fez com Sofia.

Mateus faz uma defesa apaixonada de Rafaela, surpreendendo Eliane e Antônio. Pati não colabora com o trabalho da fisioterapeuta Tânia. Clara decide ajudar. Eliane passa mal. Bia desconfia que Rita está escondendo algo. Doutor Armando medica Eliane, diagnostica um novo um caso e solicita repouso. Lipe deseja ter conhecimento se Clara irá ficar chateada com a presença de Mariana. Amelinha provoca Clara mas esta não se intimida e questiona se foi coincidência ela ficar grávida no momento em que Edu a deixou.

Capítulo 46

Clara insiste com Amelinha que desconfia de que há alguma coisa fora do eixo na gravidez dela. Caio convida Esmeralda para um banho de cachoeira. Pati promete para Amelinha que não falou nada. Armando solicita que Eliane fique mais um dia na cidade. Fábio, Carlos e Cardosinho falam com Edu sobre a possibilidade das verduras de Nova Aliança estarem contaminadas. Caio garante à Esmeralda que não vai embora logo.

João apresenta para um banqueiro, um empreiteiro e um investidor estrangeiro o local da hidrelétrica. Eles desejam ter conhecimento se o problema das terras e dos posseiros já está equacionado. Edu e os alunos recolhem água do riacho que irriga as lavouras. Clara solicita que Rafa leve seus pais para que eles conheçam a Universidade. Nélio ameaça Amelinha: se ela não falar direito com ele, vai procurar Edu. Lipe não deseja que Clara durma em sua casa, pois sua mãe vai chegar.

Capítulo 47

Clara compreende a reação de Lipe. Fábio e Rafaela garantem que não são namorados, quando Antônio questiona. Nélio insiste que vai aguardar a criança nascer para ver se tem uma marca, como todos de sua família. João retorna. O médico aconselha Mariana a ir ao encontro do filho. Lipe aguarda ansioso. Antônio se nega a conhecer a Universidade. Os colegas zombam de Lipe porque ele insiste que a mãe vai chegar. Eliane assiste a uma aula junto com a filha. Raimunda fala tudo para João, que briga com Amelinha.

Pati comunica à Esmeralda que gostaria de ver Mateus. Edu diz que a água é imprópria até para banho. Clara solicita que Eliane reconsidere a decisão. Pati sente a perna mexer, mas solicita para a mãe não comunicar à irmã. Edu convence Leandro para que trabalhem juntos em um projeto de saneamento. Clara fala com Antônio. Amelinha promete que Raimunda irá se arrepender. João solicita que Clara deixe Edu se casar com Amelinha e se torne amante dele.

Capítulo 48

Clara fica irada com João, expulsa-o de sua casa e ameaça-lhe de processá-lo, caso ele retorne. Eliane e Antônio resolvem deixar Rafaela em Nova Aliança. A galera fica feliz. Raimunda não se intimida com as ameaças de Amelinha. Antônio solicita conhecer a Universidade e se despedir de Clara. Amelinha copia do boletim de Zé a assinatura de Raimunda. Ronaldo promete apoio ao plano de Edu. Amelinha solicita um empréstimo como se fosse Raimunda e dá como garantia joias que tirou do quarto do pai.

João faz pressão em Raul para ter conhecimento das desapropriações. Amelinha simula estar em choque e conta para João que sumiram joias da mãe. Ele abre uma gaveta a pedido da filha e acha a promissória da casa de penhor. Amelinha simula que já suspeitava. Edu e os alunos dão ensinamentos aos agricultores. Esmeralda desvenda que Caio viajou. Raimunda nega tudo. Mariana chega e abre os braços para Lipe.

Capítulo 49

Mariana se abraça chorando com Lipe. Balançados, Edu e Clara olham a cena. Raimunda diz que é inocente, mas Amelinha garante que suas joias já estavam sumindo há tempo. João a expulsa da fazenda. Esmeralda joga as flores no chão ao checar que Caio partiu. Mariana e Clara demonstram imediata empatia. Beraldo implora perdão, e Raimunda decide ir embora sozinha. Mateus visita Pati e promete que sempre irá gostar muito dela.

Sofia fica desesperada ao tomar conhecimento que Raimunda foi embora. Amelinha a tranca no quarto. João permite que Beraldo e Zé sigam na fazenda. Clara solicita que a mãe não comente com ninguém sobre o problema de Mariana. Esmeralda dá abrigo à Raimunda. Carlos solicita uma chance à Rafa. Clara faz pressão para que Pati cheque se Amelinha está mesmo grávida de Edu. Mariana solicita que Edu fale com Lipe sobre os motivos do seu sumiço e ele reage mal, pois teme que ela suma um dia, novamente.

Capítulo 50

Mariana garante que isso não irá ocorrer e promete que encontrará uma maneira de falar para Lipe sobre o passado. Pati garante à Clara que o filho é de Edu. Lipe apresenta sua mãe a todos. Lígia oferece auxílio à Mariana para seu acerto com Lipe. Clara vai atrás de Doutor Armando e garante que está disposta a investigar a gravidez de Amelinha. Clara pede ao prefeito que garanta o saneamento básico à população de baixa renda. Mariana solicita que Clara não fale mais o seu problema e que a auxilie a recuperar o seu namoro com Edu. João e Raul insistem que os posseiros sejam desalojados. Lineu fala para o pedido de Clara. Rita e Bia apreciam Nélio. Caio busca falar com Esmeralda, mas não consegue. Fábio reage quando Carlos garante que Rafa gosta dele. Mariana fala que esteve no Bar Império e Edu desconfia que ela bebeu, deixando-a mal. Clara pressiona o namorado para saber se ele não está balançado com a presença de Mariana.

Capítulo 51

Edu diz que não ficou balançado com a presença da ex-mulher. Fábio acredita que Rafa não gosta dele. Lígia fala com Pati sobre Mariana. Amelinha adora saber a novidade. Caio segue tentando falar com Esmeralda. Clara chama a atenção de João que ele tem 24 horas para quitar os direitos trabalhistas de Raimunda, senão será processado por calúnia e difamação. Amelinha fala para Mariana que Edu a abandonou grávida. Novamente, Pati não recebe Baú. Amelinha propõe que Mariana a ajude a separar Edu de Clara, mas ela não topa. João busca pressionar Caio, que está fazendo o relatório de impacto ambiental. Pati faz progressos na fisioterapia. Mateus fica sem jeito ao notar que Pati acha que ele ainda a ama. Edu e Mariana batem boca sobre a educação de Lipe. Esmeralda reage ao ver Caio de volta. Nélio escuta Clara perguntando à Raimunda se Amelinha traía Edu.

Capítulo 52

Leandro senta na companhia de Clara. Caio se explica e beija Esmeralda. Amelinha mente que rasgou a cautela. João garante que irá pegar a cópia na loja. Lipe, Mariana e Edu chegam ao Império. Baú solicita que Mateus convença Pati a recebê-lo, mas ele diz que não. Esmeralda se assusta ao tomar conhecimento da hidrelétrica. Amelinha resgata as joias e rasga os documentos. Leandro revela que é apaixonado por Clara e chama Mariana para um passeio. Nélio revela para Raimunda que o filho de Amelinha pode ser seu. João fica em choque quando a filha comunica que Raimunda resgatou as joias. Leandro acredita que seria importante Mariana cuidar de Lipe por uns dias para conquistar a confiança do ex-marido e decide mandar Edu para um Congresso. Carlos termina com Bruna. João, Lineu e Raul fazem pressão contra Bonifácio. Raimunda compra um lugarzinho para morar. Esmeralda desanima ao tomar conhecimento que João está envolvido na hidrelétrica. Clara fica surpresa com a revelação de Nélio.

Capítulo 53

Nélio apresenta a marca no braço e Clara garante que Amelinha não poderá lhe negare o direito de conviver com o filho. Esmeralda acusa Caio de estar de conluio com João. Bonifácio comunica que algumas pessoas têm escrituras de suas terras. Bruna fica irada quando Carlos revela que está a fim de Rafa. Edu solicita que Mariana vá à apresentação de Lipe na escola. Um dos proprietários é Cosme, que vende para Raimunda. Amelinha fala que Mariana é dependente de tóxicos para Bia e Rita, que espalham para as outras mães. Ela enfrenta as fofoqueiras, com o auxílio de Lígia, acaba se descontrolando e sai correndo. Lipe teme que a mãe suma de novo. João faz pressão em Esmeralda. Caio se mete. Baú se choca ao ver Pati na cadeira de rodas. Mariana solicita uma cachaça no Império. Clara surpreende Amelinha ao falar que o filho que ela está esperando pertence a Nélio.

Capítulo 54

Amelinha ameaça mandar o pai matar o peão. Mariana larga o copo, que se espatifa no chão. Esmeralda despreza o auxílio de Caio. Baú solicita desculpas à Pati, mas ela garante que não deseja essa pena de ninguém. Clara ameaça também: se algo acontecer a Nélio, ela manda prender João Mourão e obriga que Amelinha pare de perturbar Edu. Leandro socorre Mariana, mas segundos depois eles dão de cara com Edu e Lipe. Rafa fala sem parar de Fábio e Mateus questiona se é dele que ela gosta. Edu exige que Mariana fale com o filho e depois retorne para São Paulo. João mostra um contrato que o põe como sócio do Império e Esmeralda rasga-o. Nélio briga com o ex-patrão. Pati se nega a voltar às aulas de cadeira de rodas. Lipe solicita que a mãe não vá embora. Rafa beija Mateus para provar que não tem interesse em Fábio. Mariana solicita que Edu deixe que ela cuide do filho, com a ajuda de Clara. Ele insiste que ela fale a verdade e chama Lipe.

Capítulo 55

Mariana esclarece para Lipe que está enfrentando alguns problemas, mas que está em tratamento. Raimunda se oferece para emprestar dinheiro à Esmeralda, mas ela nega. Lipe dá força para a mãe. Amelinha diz para Nélio que, se ele desmentir o que disse para Clara, eles podem voltar a ficar juntos. Mariana solicita cuidar de Lipe enquanto Edu viaja, mas ele avalia que ela não se encontra preparada. Caio diz para Esmeralda que não é dominado por João. Clara leva Pati para passear. Baú a vê, mas decide aguardar para falar com ela a sós. Clara fica chocada quando Leandro diz que mandou Edu para o Pará por conta dela. Edu manda Leandro parar de interferir em sua vida. Clara convence Edu a ir ao congresso sozinho e promete cuidar de Lipe. Caio questiona à Esmeralda se ela o deseja ou não em sua vida. Amelinha agenda um encontro com Nélio. Mariana solicita que Clara deixe Lipe com ela.

Capítulo 56

Clara não dá ok para que Lipe durma na casa com Mariana e ameaça telefonar para Edu. Lipe volta para a casa de Clara irritado. Amelinha humilha Raimunda. Caio apresenta um fax do Ibama que descreve todas a suas funções. Leandro chama Mariana para sair. Relutante, Pati retorna à faculdade. Ronaldo fica compadecido ao vê-la. Ela está muito revoltada. Eneida e Clara festejam o êxito do escritório-modelo. Caio beija Esmeralda como prova de que a desculpou. Clara cobra tudo a que Esmeralda tem direito. João esbraveja, mas paga. Amelinha agenda um encontro com Nélio. Pati ironiza a participação de Rafa na aula. Lígia vira as costas por uns instantes e Lipe some da escola. Pati acusa Rafa, em pleno pátio, de ser a culpada pelo seu estado. Clara se preocupa com o paradeiro de Lipe.

Capítulo 57

Amelinha beija Nélio e garante que o espera à noite. Rafaela argumenta que só bateu com o carro, porque Pati soltou o cinto e se jogou em cima dela. Clara explode ao encontrar Lipe em casa com a mãe. Raimunda dá conselho a Nélio a não ir ao encontro. Miguel deixa uma garrafa de cachaça de presente para Edu. No cinema, Mateus avança nos carinhos, mas Rafa intercepta as suas mãos. Amelinha briga com Nélio porque ele faltou ao encontro. Amelinha solicita que Leandro consiga que Mariana volte a beber. Assim, Edu se irritará com Clara, o que seria uma oportunidade para os dois. João odeia ver Caio e Esmeralda juntos. Baú pede que Pati reate o namoro com ele. Lipe briga com um colega que fala mal de Mariana. Amelinha agenda novo encontro na fazenda e ele garante que vai.

Capítulo 58

Amelinha faz promessas para noite, deixando Nélio com esperanças. Raul promete ir atrás dos donos das terras para propor negócio. Pati não quer reatar o namorao com Baú, que fica triste. Clara fala com Lipe para que ele não resolva os problemas com violência. Leandro dá dinheiro para Mariana reformar o quarto do filho. Clara promete a Lipe que vai ajudá-lo a alterar a imagem da mãe. Beraldo escuta Amelinha contratando três capangas para matar Nélio. Raimunda decide pedir auxílio à Clara. O peão faz declarações de amor para Amelinha. Leandro auxilia Mariana na reforma. Clara vai atrás do delegado. Os capangas atacam Nélio. Fábio elogia Rafaela e Rosana não gosta. Mariana e Leandro dançam e se beijam. Clara chega à fazenda com os policiais. Nélio, caído no chão, está prestes a receber o golpe fatal.

Capítulo 59

Clara sai entrando na fazenda com os policiais atrás e resgata Nélio. Fábio fica sem graça quando Rosana, na frente de todos, diz que Rafa se encontra com interesse nele. Leandro e Mariana fazem amor. Amelinha garante que Nélio é obcecado por ela e por isso invadiu a fazenda. Nélio não denuncia Amelinha. Clara convence Mariana a oferecer um lanche às mães e colegas de Lipe. Baú auxilia Pati, que cai da cadeira de rodas e a carrega no colo até em casa. Ele insiste em ter uma relação séria com ela. Laudelino não aceita a oferta de Raul. Clara se recorda os favores que fez para todas as mães e as chama para o chá na casa de Lipe. João dá 24 horas para Esmeralda quitar a segunda parcela da dívida. Mariana solicita que Clara não vá ao chá e explode dizendo que ela está desejando ocupar sua vaga de mãe de Lipe.

Capítulo 60

Clara diz que não irá na festa. João diz que, se Esmeralda reatar com ele, desfaz papelada. Leandro dá conselho a Baú a solicitar estágio na fazenda de João. Amelinha se prontifica a levar Sofia no chá. Nervosa, Mariana recebe todas as mães. Pati fica irada quando Baú solicita que ela fale com Amelinha sobre o seu estágio na fazenda. Amelinha faz fofocas com as mulheres sobre o vício de Mariana. Rafa e Fábio falam da chegada em Nova Aliança deixando Rosana e Mateus irritados. Mateus chama Rafaela para jantar em sua casa. Amelinha põe vodca em um copo de suco e oferece para Mariana. Clara promete auxiliar Esmeralda, caso João entre com um processo na justiça. Amelinha gosta de ver que o álcool começa a fazer efeito. Esmeralda sai. Mariana se mostra muito animada, ri muito, causando estranhamento nas visitas. Na cozinha, bebe. Rafaela e Mateus se beijam, e ela acaba revelando que é virgem. Lipe telefona para Clara e solicita para ela ir à sua casa. Mariana dança em cima da mesa e bebe cachaça pelo gargalo.

Capítulo 61

Clara consegue conter Mariana e leva-a, com Lipe, para a sua casa. Rafaela esclarece para Mateus que ainda não é a hora dela fazer amor e vai embora. Mariana não consegue compreender o que ocorreu. Lipe não fala com a mãe. Sofia acusa Amelinha de ter posto bebida no copo de Mariana e de ter planejado contra Raimunda, mas João não crê na filha. Mateus revela para Rafaela que a sua primeira vez foi com Pati. Os dois namoram com intensidade. Raul faz uma oferta para Raimunda de compra da casa, em nome de João. Ela não aceita de forma alguma. Amelinha manda Pati comunicar a Baú que arrumou o estágio e diz que se vingará. Lipe opta ficar com Clara e deixa Mariana triste. João promete que vai arranjar a casa nem que seja por mal. Amelinha comunica à Mariana que irá fazer pior se ela não ajudá-la a afastar Edu e Clara. Pati se choca ao ver Mateus e Rafa se beijando. Rita deixa escapar o negócio da hidrelétrica, chamando a atenção de Clara, para ira de João. Lígia revela mais uma vez ao padre que uma de suas filhas é de João.

Capítulo 62

Pati questiona o amor de Mateus, que promete-lhe amizade. Ela vai embora mal. Clara fica indignada com João. Amelinha ameaça Mariana com a perda de Lipe. Falso, Leandro banca o protetor. Nélio leva rapadura de presente para Clara e se perturba ao ficar com a mão em cima da dela. Amelinha provoca e Clara manda que ela fique longe de Mariana. Lineu se aflige quando Clara comunica que irá entrar com uma ação de usucapião para que os agricultores tenham direito à terra. Vitinho tem febre e Rosana perde uma prova. Amelinha e Leandro conspiram para separar o casal de namorados. Clara acha esquisito ao encontrar a rival na sala de Leandro. Baú vibra com o estágio. Fábio comunica que Rosana vai ser jubilada. Clara dá instruções aos agricultores e nota que João deseja a área para a hidrelétrica e se prepara para entrar urgentemente com as ações. Leandro não aceita os argumentos de Rosana e garante que não irá dar segunda chamada. João fica irado com Clara e garante que ela não irá atrapalhar os seus negócios. Lipe briga na escola. Edu chega e o filho solicita para ir embora da cidade.

Capítulo 63

Leandro é inflexível e Rosana comunica que vai procurar Edu. Clara esclarece para Raimunda que teme que João deseje desalojar todas as famílias para inundar a área. Leandro e Mariana se amam. Baú se mostra empolgado com o estágio. Edu ordena que Mariana embarque no primeiro ônibus para São Paulo. Amelinha faz Baú carregar toras de madeira de um lado para o outro. Mariana tenta pedir perdão ao filho, mas Lipe nem ouve. Edu cobra de Clara, mas termina caindo em si e percebe que a namorada não tem culpa de nada. Raul agita a papelada para solicitar a desocupação das terras. Clara e Eneida conferem a documentação dos agricultores. Baú conserta uma cerca de arme farpado. Clara e Raul protocolam suas ações. O juiz Bonifácio deixa em suspenso qual irá analisar primeiro. Padre Saulo indica que Lígia fale a verdade à filha e ao marido. Edu se surpreende quando Mariana comunica que irá se mudar para a pousada. João vai atrás de Clara. Padre Saulo questiona qual é a filha nascida do adultério.

Capítulo 64

Lígia se recorda do passado. João busca convencer Clara dos benefícios da hidrelétrica. Ela solicita que ele não tente expulsar mais de 1000 pessoas e preserve o meio-ambiente. Lígia chora e garante sempre ter amado o marido. Pati vibra com o castigo de Baú e se diverte com Amelinha. João oferece dinheiro à Clara para que ela desista do processo. Sem sucesso, ele vai embora ameaçando a advogada de morte. Mateus insiste em transar, mas Rafaela nega. João se mostra feliz em ver Pati na sua casa. Leandro indica que Mariana solicite a guarda de Lipe. Nélio leva um presente para Clara e fica sem graça ao dar de cara com Edu. Rafaela fica incomodada ao ver Fábio e Rosana se agarrando. Lígia conta ao padre que Clara é filha legítima de João Mourão. Raul acha esquisito quando Lígia defende com veemência que ele deveria ficar ao lado de Clara e contra João. Mateus questiona se Rafaela gosta de Fábio. Edu comunica a Nélio que os dois vão obrigar Amelinha a realizar um exame de DNA para saber quem é o pai da criança.

Capítulo 65

Edu garante que podem realizar o exame de DNA pelo líquido amniótico. Rafaela admite que gosta de Fábio. Lipe não deseja falar com a mãe. Mariana ameaça Edu e manda que ele não ponha o filho contra ela. Amelinha jura para Nélio que não sabia de nada, mas fica irada quando ele fala que Edu já sabe que o filho é dele. Doutor Armando comunica que o teste de paternidade só deve ser feito após o nascimento da criança. Edu promete uma segunda chance para Rosana. Esmeralda vai dar um curso de culinária. Edu encontra Leandro com Mariana e reage mal. Baú é obrigado a limpar o chiqueiro e impedido depois de tomar banho. Amelinha indica para João que Clara tenha um acidente fatal. Leandro insiste que Mariana deve brigar na Justiça. Beraldo pondera, mas Raimunda garante que para João não vende a sua casa. Leandro bebe uísque e Marina se perturba. Rafaela garante que quer amar Mateus e ele solicita que ela passe uma noite com ele. Edu chama Amelinha para conversar e ela se surpreende ao encontrar Nélio também no carro.

Capítulo 66

Edu acusa Amelinha de tê-lo traído. Ela diz que não, mas Nélio a desmente. Rafaela solicita um dia para pensar. Amelinha termina confessando, garante que foi carência e aceita realizar o teste de DNA, mas só após o nascimento da criança. Mariana quase bebe, mas atira o copo na parede. Clara e João fazem pressão contra o juiz Bonifácio. Ele marca a data para a audiência de conciliação para a ação de usucapião e pede que a prefeitura anexe um documento que ficou faltando em sua ação. João esbraveja e quase xinga Clara na frente do juiz. Amelinha adora ao ver o pai com tanto ódio. Lígia se angustia quando Clara fala mal de João.

Capítulo 67

Clara dorme enquanto o fogo se espalha por sua casa. Nervoso, Mateus beija Rafaela. Marina começa a beber champanhe e fica transtornada. Lipe nota o fogo e Edu corre para arrombar a porta de Clara. Beraldo gosta quando João oferece dez vezes o quanto Raimunda pagou pela casa, mas ela não topa. Mateus e Rafaela escutam a sirene e correm. Os bombeiros amparam Clara. Rafaela adia o encontro amoroso. Clara está certa que não foi um acidente e que a culpa é de João. Mariana acorda de ressaca. Edu ainda desconfia de Nélio e teme fazer mal à criança se exigir que Amelinha faça o exame do líquido amniótico. João nega ter algum envolvimento com o incêndio na casa de Clara, quando Raul questiona. Esmeralda briga com Mateus, quando ele solicita ficar com Rafaela em casa sozinho. Clara escuta Amelinha falar que já fez o exame e comemora. Mariana pega o filho na escola. Lígia vai à casa de João e comunica que o assunto é Clara.

Capítulo 68

Edu invade a casa de João lhe faz ameaças. João promete não ter nada a ver com o incidente, mas manda Lígia comunicar à Clara para sair do seu caminho. Esmeralda garante á Rafaela que não vai deixar que ela e Mateus transem em sua casa. Mariana promete para o filho que não bebeu mais após a festa. Fábio tem ciúmes ao tomar conhecimento que Rafaela pretende transar com Mateus. Rita e Bia solicitam para Nélio experimentar os quitutes que fizeram na aula. Edu fica surpreso ao tomar conhecimento que Amelinha já fez o exame. Mariana expulsa Amelinha de seu quarto. Mateus vai com Rafaela à noite para a pousada. Amelinha recebe o resultado dos exames e se desespera. Leandro convence Mariana que é melhor que ninguém tenha conhecimento que eles se encontram juntos. Mateus e Rafaela trocam carinhos na cama. Amelinha diz para Edu que o filho que está esperando tem síndrome de Down.

Capítulo 69

Amelinha promete que vai tirar o filho com Down. Clara fica com o exame dela para que Edu possa fazer o seu, comparar e ter certeza de quem é o filho. Lipe fica em choque o ao tomar conhecimento que irá ter um irmão com problemas. Nada dá certo na cama entre Mateus e Rafaela e um põe a culpa no outro. Rosana fica desconfiada por notar Fábio distante após a conversa com Rafaela. Amelinha põe as joias da mãe em uma lata na cozinha de Raimunda. João nota uma intimação para prestar esclarecimentos sobre o incêndio. Mariana tenta dizer não a Leandro, mas ele se se diz apaixonado e os dois se beijam. João invade a casa de Raul, ameaça Clara com um processo de difamação e ela revida. Lígia passa mal. Edu leva o filho para conhecer um centro de desenvolvimento de crianças portadoras de Síndrome de Down. Amelinha vai à delegacia para dar parte do roubo. João se choca quando Lígia fala que Clara é sua filha biológica.

Capítulo 70

Lígia pede que João avalie a semelhança que existe entre ele e Clara. João dá a palavra que nunca contará nada a alguém. Clara e Edu ficam felizes com o trabalho do Centro. João promete à Lígia que não teve nada a ver com o incêndio. O juiz concede o mandado de busca e apreensão. João vai atrás de Clara, mas ela expulsa-o. Na rua, ele passa mal e é socorrido por Lineu. Raimunda se assusta quando a polícia e Amelinha invadem a sua casa. As joias são encontradas e Raimunda é presa. Carlos gosta de saber que Mateus falhou. João recrimina Amelinha pelo incêndio. Mariana deseja sair com Lipe, mas Edu hesita. Madalena a chama para um chá em sua casa. Mariana fica muito ansiosa e termina quebrando uma xícara. Mateus se enfurece ao saber que Rafaela comentou com as amigas sobre o seu fracasso na cama. Edu comunica à Amelinha que irá realizar o exame para saber se é o legítimo pai do filho que ela espera.

Capítulo 71

Rafaela pede desculpas a Mateus e os dois se beijam. Lipe fica apreensivo com o estado da mãe. Mariana desabafa com Madalena. Tânia força Pati a ficar em pé e tentar andar. Clara tira Raimunda da cadeia. Ela se abraça comovida com Zé e Beraldo. Edu faz pressão contra Mariana para saber se ela voltou a beber. Ela nega, mas Edu permanece cismado. Carlos tripudia e Mateus parte para a briga com ele. Leandro promete à Mariana que não vai mais levar bebida. Caio propõe a João comprar as promissórias da dívida de Esmeralda. O fazendeiro pede em troca um relatório positivo de impacto ambiental mas Caio não aceita. Beraldo vai embora da fazenda, mesmo João prometendo que vai apurar a questão das joias. Nélio vibra com o Centro para crianças com Síndrome de Down. Rafaela indica a Mateus que eles transem na república. Clara acusa Amelinha e João cobra uma explicação.

Capítulo 72

Amelinha nega tudo. Sofia diz que Raimunda não é ladra. João obriga Amelinha a reconhecer o que fez e ir à Delegacia inocentar Raimunda. Em troca, propõe um acordo à Clara, que ela nada faça contra Amelinha. Nélio se encanta com o trabalho de hipoterapia e cavalga com as crianças. O inquérito de Raimunda é fechado e ela fica livre. Amelinha não compreende porque o pai se mostra tão simpático com Clara. Fábio é picado por abelhas.

João vai atrás de Caio e solicita que ele entregue as promissórias para Esmeralda. Mateus e Rafaela estão no maior clima, quando Vitinho começa a chorar. Lipe vai dormir com Mariana na pousada. A rapaziada volta para casa; Mateus foge pela janela. Leandro abraça Mariana e Lipe não gosta da novidade. Esmeralda acha que Caio comprou as promissórias e os dois acabam o namoro. Leandro pede um uísque e vai embora deixando a garrafa. Mariana bebe. Lipe acorda e chama a mãe. Ela derrama leite quente em seu braço, queimando-o. João Mourão bate na casa de Clara à noite.

Capítulo 73

João insiste que não teve nada a ver com o incêndio. Clara não crê. Ele passa mal, ela hesita, mas ampara-o. Por um momento, os dois estabelecem uma cumplicidade. João vai embora, deixando-a intrigada com a nova postura. Esmeralda acode Mariana e leva Lipe para o pronto-socorro. Muito insegura, Mariana foge do hospital. Clara se recorda de Júlio e pensa como sua vida com Edu está ficando parecida com a relação anterior. Nélio auxilia a desatolar uma vaca premiada de João.

Em vez de pagamento, o peão pede que João impeça Amelinha de tirar o bebê. Lipe fica envergonhado quando Edu bate boca com Mariana na porta da escola, sai correndo e quase é atropelado. Edu garante que não vai mais deixar Mariana ficar sozinha com o filho. João faz pressão em Amelinha para saber se o filho pode ser de Nélio. Clara fica sem graça quando Sofia comenta com Carol que a professora foi apaixonada por Júlio.

Capítulo 74

Clara nega ter namorado Júlio, mas não consegue sustentar a mentira olhando para Sofia. Carol sai correndo. João fica em choque ao tomar conhecimento que existe a possibilidade do filho ser de Nélio o bebê que Amelinha pretende tirar. Lipe escuta, escondido, o diálogo dos pais. Edu não deixa que Mariana se despeça do filho. Leandro se propõe a pagar um advogado para lutar pela guarda de Lipe. Lipe e o pai falam muito sobre Mariana.

Edu procura Mariana. Esmeralda tenta devolver as promissórias para Caio, mas ele não topa. Fábio briga com Rosana. Mariana chama Lipe para um piquenique. Nélio leva Amelinha no Centro de Convivência e ela se perturba. Pati consegue dar alguns passos, mas se joga no chão de propósito quando Baú chega. Ele a abraça e ela faz-se de vítima. Amelinha chora no ombro de Edu. Clara chega.

Capítulo 75

Edu garante que pode esclarecer tudo. Clara se mostra compreensiva, mas comunica que irá embora. Pati gosta de ver Baú culpado e simula sofrer muito. João procura Nélio para saber as intenções dele com a criança. Ele leva-o ao Centro, deixando João emocionado. Mariana esqueceu a comida. Clara não consegue tirar de sua cabeça o passado com Júlio. Edu garante que não vai deixar Clara em segundo plano em sua vida. Nélio apoia Amelinha, mas ela acaba brigando com ele.

Lipe se recorda de um episódio de bebedeira de Mariana e sai correndo na chuva. Ela encontra-o numa pequena caverna, onde os dois se abrigam aguardando a chuva passar. Amelinha vai a uma boate “punk” e dança. Clara acha esquisito ao ver João notando o seu trabalho. João solicia informações a Raul sobre como perfilhar alguém. Quando Lipe chega em casa, Edu, irado, expulsa Mariana. Ela solicita que Leandro arrume um advogado e garante que não vai beber nunca mais.

Capítulo 76

Leandro comunica que a briga será feia, mas Mariana diz estar disposta a tudo. Dois homens mal encarados assaltam Amelinha na saída da boate. Amelinha solicita socorro a Edu. Clara insiste que ele não vá, mas ele sai. Lipe fica irado porque Clara não quer chamar a sua mãe. Lígia se angustia ao saber da consulta de João. Mateus deseja terminar tudo com Rafa, que não entende. João confirma para Esmeralda que perdoou a dívida.

Pati faz Baú carregá-la. Edu acerta de sair com Clara, mas um jogo de futebol no qual Lipe é o capitão do time atrasa-o. Mariana vai também ver o futebol. Clara chega sozinha na reunião das ex-colegas. Lipe insiste que Edu jogue a partida dos pais. Nélio beija Amelinha, que o empurra barranco abaixo. Clara odeia o diálogo das amigas que questionam o tempo todo pelo noivo dela. Edu fica indignado quando Mariana diz que vai entrar na justiça e que Lipe vai morar com ela.

Capítulo 77

Lipe fica ansioso ao ver os pais brigando. Edu garante que nenhum juiz dará a guarda para Mariana. Ela promete que não aguenta mais ser humilhada por ele. Cláudio Augusto, um velho companheiro de Clara, aproxima-se e faz charme. Lígia suplica que João desista de reconhecer Clara. Fábio e Rafaela se agarram com desejo. Edu marca um gol e Lipe festeja. Nélio dá uma medalhinha de Nossa Senhora do Bom Parto à Amelinha, que ironiza. João manda que Nélio não seja capacho da filha.

Baú fica exausto de empurrar a cadeira de Pati. Edu chega no fim da festa. Clara deixa claro todo o seu descontentamento e vai embora. Pati apresenta à Amelinha que voltou a andar, mas pede segredo. Fábio e Rafa transam muito. Clara e Amelinha saem no tapa. João não deixa que Amelinha encoste o dedo mais uma vez em Clara. Mateus vê Rafa e Fábio no maior clima. Nélio deseja que Clara entre com uma liminar para não deixar que Amelinha tire o bebê. Amelinha insiste que João se encontra apaixonado por Clara, e ele termina contando que as duas são irmãs.

Capítulo 78

 Amelinha acusa o pai de ter protegido Clara quando ela tomou Edu dela. Clara convence Nélio que é impossível fazer com que Amelinha não tire o filho, através da justiça. Entretanto, ela diz que se todos na cidade soubessem da gravidez, podem fazer com que Amelinha fique intimidada. Mateus e Rafa batem boca em baixo nível. Edu tenta acalmar o filho: diz que o juiz não vai afastá-los. Nélio pinta uma faixa solicitando que Amelinha não tire o filho, chamando a atenção de todos. Amelinha berra, diz que é mentira e derruba com o automóvel a escada onde Nélio está pendurado.

Ligia desvenda que Pati está andando, mas ela solicita segredo. Bruna e Lu jogam charme Nélio e inventam um conserto na pia para ele ir à república, deixando-o sem graça. Mariana pede que Clara seja a sua advogada; ela esclarece que não pode aceitar. Forte, Mariana indica que Clara aconselhe a Edu a fazer um acordo. Baú pede Pati em casamento. João vai atrás de um advogado e solicita sigilo: quer deixar parte de sua herança para Clara, sua filha. Amelinha, Nélio, Clara e Edu se reúnem no escritório-modelo para saber o resultado do exame de DNA. Lipe vai atrás de Mariana para conversar.

Capítulo 79

Mariana esclarece porque deseja morar com Lipe. Amelinha confirma que o filho que espera é de Edu. Nélio fica desolado. O advogado promete preparar o testamento deixando para Clara uma parte de tudo o que João Mourão possui. Pati aceita o pedido de Baú. Lipe comunica à mãe que não irá deixar que o pai sofra. Amelinha fala para Lipe que o filho que ela está esperando é mesmo seu irmão. Mariana pede emprego no bar e garante que necessita deste desafio para saber se é uma pessoa recuperada.

Lígia se espanta com a vingança de Pati, que pretende terminar tudo com Baú só no dia do casamento. Edu vai atrás do filho. Leandro revela tudo o que fez e jura estar realmente apaixonado por Mariana. Bêbado, Nélio procura uma mulher para ter um filho, faz strip-tease no bar e termina preso. Amelinha bate em Sofia quando ela prevê que o filho não vai nascer. Edu e Mariana dão queixa do desaparecimento do filho. Lipe pede carona para um caminhão, mas, ao se assustar com a cara de mau do motorista, se agarra nas pernas de Leandro solicitando ajuda.

Capítulo 80

O caminhoneiro vai embora, Leandro faz pressão e Lipe acaba falando que estava fugindo de casa. Leandro decide levá-lo para casa, ele foge, pondo-o para correr atrás dele. Bia, Rita, Bruna e outras universitárias se unem para soltar Nélio. O delegado encerra o inquérito. Mariana encontra Leandro e Lipe esperando-a. Leandro indica que ela fuja da cidade com o menino. Esmeralda dá uma bronca em Nélio e manda-o para o quarto.

Edu põe Lipe de castigo, que, enfezado, manda o pai cuidar do filho de Amelinha. Baú larga um jogo no meio porque Pati solicita que ele leve-a para casa. Amelinha adora saber que Pati vai dar o fora em Baú em pleno altar. Edu cai no choro pelas besteiras que fez e é consolado por Lipe. Clara se lembra do dia em que Júlio prometeu que ia tomar uma decisão e acabou morrendo em um desastre de carro. Amelinha faz pressão em Edu para saber o que ele pretende fazer quando a criança nascer.

Capítulo 81

Edu e Amelinha falam sobre a criança que vai nascer. Lígia apoia Clara que se sente culpada pela morte de Júlio. De ressaca, Nélio é amparado por Bruna, Laura e Rita. João acaricia Amelinha, que acorda assustada de um pesadelo. Esmeralda se enfia no meio do mato para encontrar Caio e solicitar desculpas. Ele não topa. Amelinha solicita perdão a Raimunda e propõe que ela retorne para cuidar do filho dela. Pedro Guerra pára no posto com a sua possante motocicleta e solicta informações para Baú, Cardosinho e Fábio. Um carro segue a moto.

Eneida comunica Clara que o novo promotor está chegando à cidade. O carro bate, Pedro cai e os homens partem levando a moto. Pedro faz Baú parar, vai atrás dos bandidos, termina com os homens e pega a sua moto de volta. Entrando na cidade, Pedro, por pouco, atropela Clara e os dois começam a discutir. Nélio pede que Amelinha se case com ele. Clara dá de cara com Pedro no tribunal e ele se apresenta como o novo promotor.

Capítulo 82

Clara e Pedro trocam insultos. O juiz exige compostura dos dois. Clara joga um código penal no novo promotor, quando ele vai ao seu escritório e segue com gracinhas. Amelinha fala para Nélio que não existe a menor chance de os dois se casarem. Ele solicita, então, que ela o deixe criar o filho dela e de Edu. Baú inventa uma desculpa para não entregar o automóvel amassado para Pati. Edu e Lipe ficam impressionados com o ódio que Clara está sentindo por Pedro. João bufa ao tomar conhecimento que o promotor se referiu a Clara como “aquela gostosa”.

O bar se enche de mulheres: todas suspiram pelos dotes de Nélio. Mariana fica preocupada quando sabe que Lipe está só e deixa o trabalho para ver o filho. Edu vai atrás deixando Clara sozinha. Baú, Cardosinho e Fábio morrem de medo do promotor. Lipe implora para que os pais interrompam a briga. Clara solicita que Edu pare de falar dos seus problemas com outras mulheres. Pedro cai na rua, após beber no bar. Nélio pede a mão de Amelinha para João. Edu recebe a citação da ação que Mariana está movendo contra ele.

Capítulo 83

Edu fica irritado com o processo. Ao tentar fechar o zíper da calça, Nélio sofre um “acidente”. Clara faz a defesa de seu cliente. Pedro chega atrasado e fazendo barulho, mas a surpreende quando desiste da acusação. João manda Amelinha arranjar algum marido, senão terá que casar com Nélio. Patti faz Baú carregá-la no colo por uma trilha. Pedro disputa com Clara uma mesa no Império, mas acaba chamando-a para se sentar com ele. Amelinha acerta com Lipe de levá-lo aum passeio na corredeira, sem que Edu tenha conhecimento.

Amelinha solicita que Nélio vá na fazenda de noite, mas ele se nega. João entrega à Lígia o documento onde reconhece Clara e a põe em seu testamento, para que seja usado no caso de sua morte. Amelinha telefona para o peão informando que está perdendo sangue. Quando ele chega, ela o seduz e Nélio não resiste. Bêbado, Pedro tenta dormir, mas a festa da garotada impede. Pedro quebra o som e ameaça dar voz de prisão a todos. João fica em choque ao flagrar Amelinha e Nélio na mesma cama.

Capítulo 84

Amelinha grita e acusa Nélio de ser tarado. O peão pula da janela pelado para fugir da arma do fazendeiro. João demonstra claramente que compreendeu que Amelinha está dando um golpe. Ela banca a ressentida com o pai , alegando que ele mudou com ela desde que descobriu ser pai de Clara. Edu leva o café da manhã na cama e canta parabéns para Clara. Sofia pressente que Amelinha não deve ir ao passeio. Amelinha vomita ao descer as corredeiras. Lipe vibra.

Edu fica irado quando o filho volta para casa. Nélio promete que irá tratar as mulheres, agora, “no chicote”. Lígia planeja uma festa surpresa para a filha. Ela fica sem ação quando Pedro chega com um presente. Nélio agarra Bruna. Clara e Edu se arrumam para um jantar a dois. Amelinha solicita ajuda a Edu, pois está se sentindo mal e ele sai correndo. Clara acende as velas e dá os últimos retoques na mesa.

Capítulo 85

Edu solicita que Lipe comunique a Clara que ele vai até a casa de Amelinha. Mariana e Leandro veem Edu saindo. Amelinha diz que está perdendo seu bebê e Edu a socorre, levando-a ao posto médico. Baú tentar agradar Pati, que banca a irritada. Pedro surge na casa de Clara, que fica tentando expulsá-lo. Armando comunica a Edu que a situação de Amelinha pode ser complicada. Nélio agarra Bruna, que banca a difícil, mas acaba cedendo. Lipe assiste a um vídeo com Mariana e Leandro. Edu se preocupa com Clara, mas Amelinha não o deixa ir embora. Pedro indica que Clara use-o para fazer ciúmes em Edu. Ela se irrita e ele vai embora. João surge na casa de Clara e lhe dá uma caixinha de música. Nélio se nega a sair do quarto com Bruna, deixando todos incomodados. Edu busca se desculpar, mas Clara acaba o noivado com ele.

Capítulo 86

Edu solicita que Clara não termine o noivado, mas ela segue firme na decisão. Os dois ficam mal. Nélio incomoda os meninos da República, que não tem ideia como expulsá-lo. Lipe dá a Mariana um presente que fez para ela de dia das mães, deixando-a encantada. Edu fala para Lipe que Clara terminou com ele. Lígia apoia Clara. Caio vai até o bar de Esmeralda. Mateus fica irritado com o sucesso que Nélio faz com as mulheres. Raul fala com João que Clara terminou com Edu. Pedro ouve e fica interessado.

Clara bate de frente com Pedro e acaba chorando por conta de Edu, deixando-o sem jeito. Leandro garante a Mariana que não se encontra mais apaixonado por Clara. Lipe propõe a Clara ir morar com a mãe para que ela volte com Edu. Clara fica emocionada, mas nega. Rafaela busca ser simpática com Mateus, que se irrita com ela. Rita se insinua para Nélio, que a agarra. Edu busca conversar com Clara. Pedro manda Edu parar de importuná-la e os dois começam a brigar.

Capítulo 87

A platéia faz apostas. Os dois seguem se estapeando, mas Edu leva a melhor. João busca conversar com Clara, mas ela responde com grosseria. Lipe cuida do pai, que está com o olho roxo. Edu solicita que Clara não termine com um amor tão lindo. Ela insiste que não deseja um sentimento que a faça sofrer. Rita deixa Nélio no bar, agradecendo o conserto. Os homens de Nova Aliança jogam contra os universitários e a violência é grande no campo. Bruna e Laura cuidam da virilha de Nélio, para irritação de Baú, Cardosinho, Fábio e Carlos.

Amelinha fica em pânico quando Sofia fala que João falou em outra irmã. Nélio agarra Esmeralda e é demitido. João expulsa Amelinha de casa, quando ela levanta a mão para bater em Sofia. Pedro acena com a bandeira de paz e oferece uma carona para Clara, que topa. Amelinha bate na casa de Edu. Clara soca Pedro que faz loucuras com a moto em uma trilha. Ele a beija.

Capítulo 88

Clara sai do beijo e dá um tabefe na cara de Pedro. Ele o larga no meio do nada e vai embora. Amelinha chora insistindo que não tem para onde ir, e Edu promete decidir depois. Sorrindo, ela decide ficar. João oferece carona para Clara, que, relutante, aceita. Rita contrata Nélio para ser o seu segurança. Clara bufa porque Pedro pediu adiamento para o processo de usucapião. João busca levar Amelinha de volta para casa, mas ela não vai. Nélio vê que Esmeralda está atrapalhada e começa a ajudar no bar, mesmo ela não desejando.

Clara ofende Pedro ao ver que ele ganhou uma caixa de uísque de João. Lipe fica preocupado ao saber que Mariana está gripada e leva comida para ela. Lineu chega de revólver na mão no Império procurando por Rita. Edu briga com Lipe por ter ido visitar a mãe sem avisar, acusa Mariana de ter bebido e o garoto manda que ele vá embora. Clara acusa João de ter comprado o promotor. Ao notar que esqueceu a chave do carro, volta e encontra João caído, passa muito mal.

Capítulo 89

João solicita que ela não o deixe sozinho. Clara insiste que eles têm que ir ao posto de saúde e carrega-o até o automóvel. Lipe enfrenta o pai, decidido a cuidar da mãe. Lineu esbraveja de revólver na mão. Amelinha acusa Clara de ter feito João passar mal e faz questão de contar que está morando com Edu. Quando Lineu arromba a porta, encontra Nélio e Esmeralda na cama. Rita está escondida embaixo da cama. Emocionado demais, João fica grato com Clara por ter salvado a sua vida. Edu e Lipe conversam e se abraçam.

Lígia se preocupa ao ver como Pati vem manipulando Baú. Clara envia bilhete para Edu avisando que não poderá mais cuidar do seu processo contra Mariana. Lipe solicita que Clara não abandone a causa. Amelinha não gosta de saber que Nélio está sendo disputado pelas as alunas e vai à república. Pati desvenda um envelope nas coisas de sua mãe e gela ao ler. Edu solicita que Clara não deixe de ser a sua advogada. Baú não deseja cortar o cabelo, mas Pati insiste. Raul lê o documento que a Pati lhe entrega, no qual João deixa uma parte de sua fortuna para Clara.

Capítulo 90

Raul checa os papéis, recorda-se do diálogo com o João Mourão sobre o reconhecimento de filhos e compreende tudo. Pati lê que Clara é filha biológica de João Mourão. Raul sai correndo e ela não consegue acompanhá-lo. Lígia é acusada pela filha. Edu convence Clara a não abandonar a causa. Nélio debocha de Amelinha, que tem uma crise de ciúmes ao vê-lo na cama com Bruna. Laura chega logo depois solicitando massagem, para irritá-la ainda mais. João se preocupa ao tomar conhecimento que Raul sabe de toda a verdade e põe uma arma em baixo do travesseiro. Caio e Esmeralda namoram. Clara visita João para saber como ele está passando. Lígia chora quando Raul questiona se Clara é filha de João.

Fábio, Baú e Cardosinho dão tarefas domésticas para Nélio e se surpreendem quando ele deixa a república impecável. Raul vai atrás de Clara para falar que a ama muito e que tem o maior orgulho dela ser sua filha. Yeda, a estudante mais bonita da faculdade, também deseja massagem de Nélio, o que irrita os rapazes estudantes. O promotor Pedro Guerra sonha com Clara. Fábio e Cardosinho amarram Nélio e simulam que estão interessados nele. Amelinha deseja ir embora quando Edu leva-a para conviver com crianças com Síndrome de Down. Raul vai à casa de João.

Capítulo 91

Raul acusa João de traição, que saca uma arma. Raul exige que ele nunca se aproxime de Clara e ameaça: se ele revelar algo, irá para a cadeia. Edu apresenta para Amelinha um menino com Síndrome de Down: Nestor, que é colega de Lipe na escola. Nélio não sabe o que fazer com o assédio de Fábio e Cardosinho e implora para voltar para o Império. Lipe auxilia Amelinha, que tenta cozinhar. Bêbado, Raul fala para Pedro que Clara é filha de João. A panela de pressão, na cozinha de Edu, explode.

Mariana acusa Edu de pôr uma louca dentro de casa, que está colocando a vida de Lipe em risco. Baú, Cardosinho e Fábio ficam emocionados com a despedida de Nélio. Clara vai buscar o pai no quarto de Pedro e acusa-o de ter dado bebida a Raul. Esmeralda fala ao filho que Caio irá morar com eles. Mateus manda que a mãe escolha: ou ele ou o namorado. Nélio vai pedir uma camisa emprestada a Edu e descobre que Amelinha está morando na casa. Edu pega Pedro e Clara se beijando.

Capítulo 92

Clara empurra Pedro e se justifica para Edu, que vai embora. Ela tenta ir atrás, mas sua blusa se prende na roupa de Pedro e acaba rasgando. Caio acha melhor sair, mas Esmeralda banca sua permanência. Mateus bate a porta, irado. Amelinha volta a humilhar Nélio. Edu e Nélio bebem cachaça juntos no Império. Rafa encontra Mateus na rodoviária e o acusa de achar que o mundo gira em torno dele. Clara fica irritada porque pensa no beijo. Na cama, Pedro jura que Clara ainda será dele.

Amelinha fica irada ao tomar conhecimento que João mudou o testamento e garante que Clara não irá receber nada. Ele passa mal e manda chamar o seu advogado. Edu vai atrás de Clara e vê mais um beijo. Clara comunica a Pedro que beijou-o só para afastar Edu de vez. Uma companhia de rodeios chega à cidade. Nélio reconhece Zeca Estrela, um antigo amigo e fica mal ao ver Amelinha cheia de sorrisos para ele. Clara vai atrás de Vanderléa, a mulher de um cliente, e encontra Pedro em sua casa.

Capítulo 93

Clara e Pedro brigam por conta de uma testemunha. Ela engana o promotor e se tranca com Vanderléa. Nélio se aproxima de Zeca, que faz pose para Amelinha e jura ter nascido no Texas. Nélio tira as calças e os seguranças partem para cima dele. Pedro entra pela janela e segue disputando a testemunha com Clara.

Pati obriga Baú a cortar o cabelo, ameaçando não vai ter casamento. Vanderléa foge dos dois e Pedro não consegue ir atrás, porque Clara furou o pneu de sua moto. Lipe se encontra com Mariana sem avisar Edu, que aparece de surpresa. Sofia vai atrás do amigo, que sai correndo quando os pais começam a brigar. O carro de Clara atola, Pedro simula que vai dar uma carona, mas deixa-a sentada na lama.

João não suporta Zeca Estrela e suas exigências. Nélio quer ser peão de rodeio, mas é humilhado por Zeca. Lipe simula estar com febre. Pedro cai da moto. Caio solicita que Esmeralda se case com ele e se mude para Curitiba. Mariana dorme na casa de Edu para ficar perto de Lipe. Baú surge de cabelo cortado. Nélio se inscreve no rodeio. Fugindo de um temporal, Clara e Pedro se abrigam em um celeiro.

Capítulo 94

Clara tenta ir embora, mas não consegue. Esmeralda aceita se casar. Mateus fica irado com a decisão. Lipe fica feliz ao ver que os pais estão se acertando. Pedro e Clara tiram as roupas molhadas. Pedro se insinua , mas Clara dá-lhe uma prensa. Edu propõe a Mariana que eles se entendam fora do tribunal. Ela sente o cheiro de alho e acredita que Edu armou para ela cair na sua conversa. Nélio vigia o colóquio de Amelinha e Zeca no carro, o alarme dispara várias vezes e em seguida uma freada brusca ele termina no chão.

Pedro desperta gritando, fragilizado e Clara o conforta. Ele olha a foto dos filhos, que não vê há muito tempo, pois o consideram culpado da morte da mãe. De manhã, Pedro volta a ser o grosso de sempre, para nervosismo de Clara. Zeca Estrela fica em cima do cavalo por oito segundos. Amelinha tenta que Nélio desista. Ele, porém, vence o desafio e a galera festeja. Zeca propõe que Nélio caia do cavalo e, em troca, ganhará um emprego de ajudante em sua caravana. Inicia-se a audiência de Edu e Mariana.

Capítulo 95

O juiz Bonifácio deixa que Leandro permaneça na sala. Pedro comunica que Clara vai se atrasar por conta de uma noite muito plena. Lígia solicita que Clara ajude-a a tirar da cabeça de Raul a ideia de sair de casa. O juiz deseja suspender a audiência, mas Pedro simula uma dor de barriga para esticar um pouco mais. Nélio fica mal com a proposta do velho amigo. Doutor Carrasco solicita que seja ouvida Guilhermina, mãe de uma antiga aluna de Edu. Pedro aconselha João a falar a verdade para Clara.

Guilhermina acusa Edu de assédio e ele se defende irado. Zeca fica quinze segundos em cima do cavalo. Ele comunica a Nélio para cair aos 7 segundos, mas o peão se anima em cima do cavalo chegando aos 13 segundos. A galera torce. O olhar do peão cruza com o de Amelinha, que sorri, ele se desconcentra e cai. João comunica a Raul e Lígia que não vai esperar mais e falar no dia mesmo que é o pai de Clara. O depoimento de Guilhermina é forte. Edu, temeroso, pergunta à Clara se vai perder a guarda do filho.

Capítulo 96

Leandro vibra com a audiência. Mariana sente-se um pouco culpada pois tem total certeza que Edu nunca assediou a aluna. Clara comunica a Edu que as coisas irão piorar. Ele se nega, porém, a jogar com a mesma moeda contra a ex-mulher. A advogada adverte que ele pode perder a guarda de Lipe. João espera por Clara. Raul ameaça-o de todos os jeitos. Estrela se gaba para Amelinha que comprou Nélio. Furiosa, Amelinha vai atrás do peão, que nega tudo. Eles se beijam, caem na cama, mas Nélio recua e pede que ela saia. Edu abraça Lipe, com medo de perdê-lo. Vai ao escritório de Clara e entrega uma lista com tudo o que Mariana fez.

Zeca Estrela aparece decidido a levar Nélio, mas faz mil exigências, inclusive que ele terá que parecer um homossexual. Após a condição, Estrela leva um soco na cara. Pedro nega que Raul tenha lhe contado algo importante no dia do porre. Cardosinho, Baú e Fábio chamam Nélio para retornar à república. Clara fica sem chão quando Amelinha conta que é sua irmã. A advogada exige uma resposta de Lígia, que apenas pede desculpas. João passa mal, cai no chão, não consegue falar e nem se mexer e é amparado por Clara.

Capítulo 97

João é internado na UTI do hospital. Armando comunica à Clara que o quadro é de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Nélio obriga Baú a dar a notícia com calma à Amelinha. Ela chega histérica ao hospital e leva um tapa de Clara. Os rapazes começam a cobrar pelas massagens de Nélio. Esmeralda solicita que Mateus se mude com ela. Lipe critica Mariana por ter falado mal do pai no tribunal.

Raul fica irado por Clara já ter conhecimento que é filha biológica de João. Caio manda Mateus largar o pé da mãe e deixá-la ser feliz. Clara chora no ombro de Pedro. Amelinha fala para Edu que Clara é sua irmã. Em seguida, arruma as suas malas e retorna para a fazenda. Edu corre para o hospital e dá de cara com Pedro. Rita chama Nélio para ser o seu guarda-costas. Os rapazes ficam com medo em perder a nova fonte de renda. Pedro entrega para Clara o documento, onde João lhe doou em vida para ela um terço dos bens.

Capítulo 98

Clara comunica que não deseja ter nada de João. Baú convence Nélio a não pegar o emprego. João está fora de perigo. Lineu fala para Amelinha que a única coisa que impede a hidrelétrica é a casa de Raimunda. Mateus comunica à mãe que não vai mais atrapalhar a vida dela. Esmeralda nota que Caio conversou com o filho e termina o namoro. Amelinha solicita que Raimunda retorne a morar na fazenda, oferece dinheiro pela casa dela e garante terra para os outros moradores. Nélio descobre a armação dos rapazes e fica irado. Lipe chora porque os colegas falam sobre o assédio.

Edu comunica à Mariana que também irá jogar pesado. Pedro invade a república com a polícia. Edu toma ciência que Leandro se mudará para Paris. Irado, acusa Mariana de desejar levar o filho para longe. Clara manda Amelinha desistir de comprar a casa de Raimunda, senão ela vai tomar conta das terras que já são dela e apresenta o documento no qual João doou-lhe os bens.

Capítulo 99

Amelinha fica irada mas Clara garante que não tem interesse no patrimônio de João. Insiste ainda que ela não enrole Raimunda. Edu esclarece para Mariana e Leandro que não deixará Lipe ir para França com eles. Amelinha bate de frente com João, ainda em coma. No retorno da fazenda, é surpreendida com a presença de Clara, que decidiu ocupar a cabana de caça. Pedro manda que Nélio comprove ser massagista, senão irá preso, já que a casa foi denunciada como um bordel.

Do lado de fora do quarto, todos escutam os gritos do promotor, que dorme, na sequência. Segura, Clara deixa claro para Raul que ele sempre será o pai que ela admira. Nélio sai da república e vai trabalhar com a primeira-dama. Baú corta o cabelo para agradar Pati. Clara abre o olho de Edu que é necessário investigar no Rio e contar a vida de Mariana no tribunal. Lipe, que escuta a conversa, fica revoltado. Lolô, filha de Lineu e Rita, pega Nélio sem roupa e deitado na cama do pai. Pedro comunica à Clara que irá com ela ao Rio de Janeiro.

Capítulo 100

Clara garante que não necessita de companhia, mas Pedro comunica que fará com que ela mude de ideia. Ela mente que só irá viajar na próxima semana, mas prepara as malas para embarcar. Rita inventa que Nélio é sonâmbulo, e Lolô crê. Pati faz Baú experimentar um fraque cor de rosa para o casamento. Clara fica chocada ao desvendar que a irmã está andando e pretende se vingar de Baú na beira do altar. João segue em coma. Clara não deseja conversar sobre reconciliação com Edu, mas ele termina a beijando.

Lipe chora e solicita que Mariana pare de falar mal de Edu. Amelinha contrata Edu para combater uma praga que surgiu na fazenda. Pedro fica nervoso ao tomar conhecimento que Clara já viajou e segue-a na estrada. Edu passa mal e Lipe não sabe o que fazer. Lolô banca a virgenzinha e faz charme para Nélio. Clara denuncia que está sendo seguida por Pedro em um posto da polícia rodoviária, mas o promotor é amigo do policial. Pedro comunica que o carro de Clara está sem luz de freio e ele fica retido. Clara pilota a moto e Pedro vai abraçado de carona. Lipe solicita socorro para Mariana.

VEJA AQUI: confira o resumo de todos os capítulos de Coração de Estudante: 101 ao fim

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31