A Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou nesta terça-feira (22) a criação do “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, em homenagem à cantora e empresária. Preta morreu no último domingo (20), em Nova York, aos 50 anos, vítima de câncer no intestino. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, foi publicado no Diário Oficial do Município.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
O circuito será realizado no centro da cidade, com concentração na Rua 1º de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor. De lá, os blocos seguirão até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre. Apenas blocos autorizados pela Riotur e pela Secretaria Municipal de Cultura poderão desfilar no percurso, conforme planejamento anual.
Preta Gil fez parte da história do Carnaval de Rua do Rio
Na justificativa do decreto, a prefeitura destacou a importância de Preta Gil na retomada do carnaval de rua na região central do Rio e sua contribuição para transformar o espaço em um ambiente de cidadania cultural. Criado em 2009, o “Bloco da Preta” é considerado uma das maiores manifestações do carnaval carioca, reunindo milhões de foliões no centro da cidade ao longo dos anos.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Gil também era sócia da empresa de marketing digital Mynd, uma das maiores do país. Como intérprete, lançou quatro álbuns de estúdio, além de dois CDs e DVDs ao vivo. Ela deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Por fim, a família informou que o corpo da artista será velado na cidade do Rio de Janeiro, mas ainda não há previsão para o traslado ao Brasil.
Preta Gil: carreira em resumo
Preta Gil construiu uma carreira marcada pela irreverência, diversidade artística e ativismo social. Iniciou sua trajetória musical em 2003 com o álbum Prêt-à-Porter, que unia pop, MPB, samba e funk. Desde então, lançou outros trabalhos e consolidou o “Bloco da Preta” como um dos maiores do Carnaval carioca.
Além da música, atuou no cinema, televisão e se destacou como apresentadora e empresária, sendo uma das fundadoras da agência Mynd, voltada para marketing de influência com foco em diversidade.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Ao longo dos anos, tornou-se uma voz ativa em pautas como combate ao racismo, gordofobia e homofobia, aliando arte e militância. Em 2023, enfrentou um câncer no intestino, compartilhando publicamente sua luta e recebendo grande apoio popular.
Por fim, com uma trajetória marcada por autenticidade, Preta Gil se firmou como uma figura relevante da cultura e da representatividade no Brasil.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga-nos no Facebook, Instagram, Youtube e Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Instagram