O jornalista Felipe Diniz, apresentador do programa Troca de Passes, do Sportv, tornou-se o centro de uma polêmica nas redes sociais após cometer uma série de erros factuais graves ao vivo.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Durante a edição da quinta-feira (23), Diniz tentou listar cinco viradas históricas na Taça Libertadores onde um time conseguiu reverter uma desvantagem de três gols no jogo de ida. No entanto, a lista apresentada pelo âncora era composta por jogos que, na verdade, nunca existiram ou tiveram resultados completamente diferentes.
Relembre o que o apresentador do Sportv disse
A gafe foi rapidamente notada e exposta por Alexandre Perin, jornalista e criador do perfil Almanaque Esportivo no X, especializado em estatísticas de futebol. Perin apontou todos os equívocos e ironizou a situação, sugerindo um possível uso de ferramentas de inteligência artificial sem a devida checagem.
“A importância de não usar o ChatGPT pra tudo sem revisar: Felipe Diniz, do Troca de Passes, ontem enumerou cinco vezes em que um time perdeu o jogo 1 por 3 gols de diferença na Libertadores, e depois virou. Porém, nenhum dos jogos existiu!”, disse o jornalista, um dia depois.
Entre os exemplos citados por Diniz e desmentidos por Perin, estava o confronto entre River Plate e Argentinos Juniors na semifinal de 1986, que na realidade foi um triangular, e o embate de 2002 entre São Caetano e América, onde o adversário era o do México, e não o de Cáli, com placares que não configuravam a grande virada mencionada.
Em seguida, Diniz faz pedido de desculpas
Na sexta-feira (24 de outubro), Felipe Diniz utilizou suas redes sociais para se desculpar publicamente pela imprecisão.
“Cometi um erro e peço desculpas aos telespectadores e colegas. Fui impreciso nas informações e já me retratei internamente. Na ânsia de a gente querer informar o torcedor, e o jogo tinha acabado de terminar, o Palmeiras tinha tomado 3 a 0. Numa pesquisa rápida aqui, acabei sendo traído pela imprecisão das ferramentas”, justificou o apresentador.
O episódio levanta um alerta sobre a necessidade da checagem rigorosa de informações no jornalismo, especialmente em um cenário onde a velocidade da notícia e o uso de novas ferramentas de pesquisa podem comprometer a precisão factual.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga-nos no Facebook, Instagram, Youtube e Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br
Imagem: Sportv

