A Globo optou por ser cautelosa durante a transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói, neste domingo (15). A agremiação, que venceu a Série Ouro em 2025, trouxe para a avenida o enredo que conta a história do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Primeiramente, a emissora optou por não mostrar o esquenta comandado pelo interprete Émerson Dias. Aliás, houve uma gafe na transmissões quando confundiram o filho de Dias com o próprio. Caracterizado de Lula, o interprete pouco apareceu na transmissão da Globo.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Além disso, o repórter Pedro Bassan, que rotineiramente faz pautas polícias no RJ1, ganhou longos minutos de tela na abertura da transmissão. Ele explicou que sete ações tramitam em diversas esferas da Justiça acusando a Niterói de fazer campanha eleitoral antes do período de disputa.
Lula já confirmou que é pré-candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores. Todas as liminares foram negadas com a justificativa que poderiam ser caracterizadas como censura. No entanto, a Presidente do Superior Tribunal da Justiça Eleitoral, Cármem Lúcia, salientou que as decisões judiciais não serviriam de salvo conduto para as partes envolvidas e que possíveis irregularidades poderiam punidas mais à frente.
Transmissão aquém do padrão Globo de qualidade
Diferentemente de outras escolas, a Globo optou por imagens aéreas e um som mais baixo do que o de costume com o samba-enredo. A efetiva transmissão do desfile só começou após 15 minutos da Niterói já tomada na avenida. O homenageado da noite não foi entrevistado mesmo estando na pista ao lado de autoridades, como o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves.
Além disso, pouco se viu a letra do samba na tela. Quando foi ao ar, o conteúdo de caracteres foi retirado no momento em que se dizia “sem mitos falsos, sem anistia”, em clara alusão à prisao do ex-presidente Jair Bolsonaro e atuantes no 8 de janeiro de 2023, todos condenados por conta da trama golpista contra o Estado Democrático de Direito.
A transmissão foi alvo de questionamentos nas redes sociais. Apoiadores do Presidente Lula criticaram a postura da Globo em não manter seu padrão de qualidade durante o desfile da Niterói. Enquanto isso, outros internautas, especialmente os mais críticos a Lula, apoiavam a decisão da emissora em tentar escapar de uma possível retaliação de campanha política em TV aberta antes da hora.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Facebook, Instagram, Youtube e Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br
Imagem: TV Globo
