Após uma dura onda de críticas nas redes sociais, a Globo decidiu suspender a exibição de uma reportagem que foi ao ar no Jornal Nacional. A pauta, veiculada em 3 de julho, trazia a avalanche de críticas contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB) e deputados da extrema direita, após votarem contra a redução da conta de luz e de alimentos da cesta básica, proposta enviada pelo Presidente Lula (PT), além de barrarem a taxação de IOF contra os super-ricos. As palavras-chaves “Congresso da Mamata” e “Congresso Inimigo do Povo” ganharam força nos últmos dias na internet.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
A reportagem foi assinada pela jornalista Zileide Silva e teve cerca de sete minutos. O conteúdo deixava no ar que militantes de esquerda estariam utilizando inteligência artificial para criticar os deputados, especialmente Motta. A emissora associou as críticas contra o Congresso Nacional poderia fomentar uma onda de ‘fake news’, no entanto não apresentou nenhum indício evidente neste sentido.
Dentre os entrevistados estavam Armínio Fraga, economista e ex-Ministro da Economia no governo Fernando Henrique Cardoso. Fraga é sócio e fundador de uma empresa de investimentos situada no Leblon, um dos bairros mais caros do Brasil. A emissora ainda ouviu dois deputados do PL, partido de oposição que vem apoiando a derrubada do projeto envolvendo o aumento do IOF para quem recebe mais: Rogério Marinho (PL/RN) e o deputado Luciano Zucco (PL/RS). O ministro Fernando Haddad, da economia, também teve declarações exibidas.
Globo decidiu recuar: inesperadamente detonada por matéria
Segundo informações do portal Na Telinha, através do jornalista João Paulo Dell Santo, a Globo pretendia seguir com a reportagem em telejornais como o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e produtos da GloboNews ao longo da sexta-feira (4). No entanto, a pauta foi abortada após a repercussão negativa no JN. O conteúdo do JN foi ao ar no Jornal da Globo do dia 3 de julho e no Hora 1, no dia 4.
Conforme relevados por fontes do NT, a emissora não esperava a enxurrada de críticas. Após a matéria do JN, novos vídeos em tom de ironia foram inseridos nas redes insinuando que a Globo apoia os super-ricos, inclusive usando imagens dos apresentadores Renata Vasconcellos e William Bonner, que também é editor-chefe do telejornal de maior audiência do Brasil.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga-nos no Facebook, Instagram, Youtube e Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Instagram