CBF veta ‘lives’ de TVs a pedido da Globo, que já foi punida por ato similar na Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) jogará duro contra as emissoras de televisão que não tiverem os direitos de transmissão de seus campeonatos e promovam ‘lives’ ou entradas por ‘link’, ao vivo, dentro dos estádios, onde ocorrem seus jogos.

Segundo informações do colunista Rodrigo Mattos, do UOL, a medida será tomada após um pedido da Globo. Atualmente, a emissora carioca detém a maioria dos direitos de transmissão de jogos da entidade, como o Brasileirão das séries A e B, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil.

Vale lembrar que é a CBF quem tem controlado o acesso e o credenciamento da imprensa em jogos de seus torneios, deixando federações locais e associações de cronistas em segundo plano.

A Globo entende que o aquecimento e o encerramento do jogo, com imagens de dentro do estádio, fazem parte do pacote dos direitos esportivos adquiridos pela emissora. Ou seja, apenas ela poderia utilizar do espaço para este tipo de serviço ao seu telespectador.

A medida é similar ao que é feita, atualmente, na Taça Libertadores da América. No atual contrato, com encerramento no fim do ano, apenas SBT e ESPN têm os direitos de exibir o pré e o pós-jogo dentro dos estádios e exibir ao vivo as coletivas de imprensa. O mesmo acontece com a FIFA durante seus eventos, como a Copa do Mundo.

GLOBO RECLAMA, MAS JÁ “BEBEU DA FONTE”

No ano passado, a Globo foi vetada da final da Libertadores, entre Palmeiras x Flamengo, após exibir sem autorização uma entrevista coletiva do técnico Abel Ferreira, campeão da competição pelo alviverde, em 28 de setembro, dois meses antes da decisão. O conteúdo foi mostrado no Troca de Passes, do SporTV, no pós-jogo.

A punição fez com que o Grupo Globo não tivesse acesso ao estádio Centenário, em Montevideo, local que também mostrou a final da Copa Sul-Americana entre Atlhetico-PR x Bragantino.

A cobertura jornalística da emissora das finais da ‘Sula’ e da Libertadores ocorreu com imagens da Conmebol TV, SBT e ESPN e entrevistas feitas do lado de fora do estádio uruguaio.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31