Encontro: Globo destaca Patrícia Poeta e deixa público confuso sobre posto de Manoel Soares

Desde que Fátima Bernardes foi anunciada como nova apresentadora do The Voice Brasil, a Globo anunciou Patrícia Poeta e Manoel Soares como novos apresentadores do Encontro. Entretanto, a função de Manoel, até aqui, vem causando dúvidas ao público de casa.

Em seus releases e textos nos portais da Globo, Manoel Soares é tratado como apresentador, mas sempre em uma condição de destaque favorável à Patrícia Poeta. Manoel vem sendo citado com termos “ao lado” ou “na companhia”.

Pela letra fria das palavras adotadas, os dois aparentam ter a mesma posição na nova fase do Encontro. Acrescente-se também o fato de que nas ausências de Fátima Bernardes, que não foram poucas nos últimos dois anos, Manoel e Patrícia eram apresentadores sem que um deles tivesse mais destaque que o outro.

“As mudanças estreiam no dia 4 de julho, quando Patrícia Poeta assume a apresentação do ‘Encontro’, ao lado de Manoel Soares, e o programa passa a ser exibido mais cedo, logo após o ‘Bom Dia Brasil’, direto de São Paulo”, informou o release de ontem (27).

Imagem: Globo – Release de 27/06/2022

Em 13 de abril, data em que houve a confirmação da saída de Fátima do Encontro, o texto no portal Gshow também destacava Patrícia Poeta, mas dizia que ela teria a companhia de Manoel Soares.

Imagem: Gshow, em 13 de abril

Vale lembrar que nessa nova fase, o programa não ganhará o complemento “com”, como ocorre atualmente: “Encontro com Fátima Bernardes”. Apesar dos textos dúbios, os termos “ao lado” e “na companhia” sugerem que Manoel Soares terá funções similares a de Poeta no programa.

Entretanto, na prática, a Globo vem fazendo todo um trabalho de divulgação nos programas da casa apenas com a participação de Patrícia Poeta, até aqui.

No Domingão de 18 de julho, apenas Patrícia Poeta foi convidada para o quadro Dança dos Famosos. A disputa conta com dois convidados famosos para o júri, só que em vez de Manoel Soares, Maisa Silva fez dupla com Patrícia.

É preciso destacar que Ana Furtado, atual colega de Manoel e Patrícia no É de Casa, encontra-se na disputa do quadro. Entretanto, como quase todos os convidados dão notas 10 para os participantes, este não seria um fator problemático para reunir a nova dupla do Encontro.

A chamada das novas manhãs da Globo, gravada em São Paulo na semana passada, dentro dos estúdios do Mais Você, também não contou com a presença Manoel Soares. Apenas foram convidadas Ana Maria Braga, apresentadora solo do Mais Você, Patrícia Poeta e Maria Beltrão. Assim como Manoel, também ficaram de fora Talitha Morete, Thiago Oliveira e Rita Batista.

Neste conteúdo, que foi ao ar no último domingo (26), Patrícia Poeta leu o seguinte texto de divulgação: “O Encontro agora é comigo e é mais cedo, às 9 e meia da manhã, após o Bom Dia do Brasil”, sem mencionar Manoel Soares na chamada.

A chamada polemizou no Twitter, onde internautas se dividiram se Manoel será apresentador ou coapresentador do formato. Nesta segunda-feira (27), a Globo lançou nas redes sociais uma segunda chamada das novas manhãs, incluindo Manoel, Talitha, Thiago e Rita.

Ainda sobre o ‘tour’ de divulgação do Encontro em programas da casa, o Conversa com Bial recebeu apenas Patrícia Poeta para um bate papo na madrugada desta terça-feira (28). Mais uma vez, Manoel Soares ficou de fora. No fim da reportagem, Bial desejou sorte à Patrícia e citou Manoel como seu “fiel escudeiro”.

Pedro Bial referiu-se a Patrícia como a “nova protagonista do Encontro” e anunciou a nova fase do Encontro como “Encontro com Patrícia Poeta”, embora, neste momento, o nome de Patrícia não conste no título.

Atualização: Nesta quarta-feira (29), Manoel Soares foi entrevistado no Conversa com Bial, após a repercussão das chamadas da Globo nas redes sociais.

Diferente da TV, Manoel Soares foi apresentado ao lado de Patrícia Poeta durante o evento de divulgação do Encontro para a imprensa nesta segunda-feira (28), em São Paulo. Os quatro novos apresentadores do É de Casa e Ana Maria Braga também compareceram à coletiva.

O Audiência Carioca procurou a Globo para perguntar se a titular do formato será apenas Patrícia Poeta e se Manoel Soares terá a função de apresentador ou coapresentador do Encontro. A assessoria da emissora repassou o caso a uma profissional direta do programa, que está como assessora responsável pelo atendimento do Encontro. Entretanto, até o fechamento desta nota, não tivemos resposta. Caso seja feito, este espaço será atualizado.

Vale lembrar que Manoel Soares é apresentador do É de Casa na mesma função de Patrícia Poeta. Caso ele tenha um função secundária a de Patrícia, Manoel ocupará uma função abaixo do que vem desenvolvendo no programa das manhãs de sábado, onde era titular.

Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do portal Em Off, o anúncio dos substitutos de Fátima Bernardes ocorreu por conta de um impasse entre Patrícia Poeta e Manoel Soares. Em abril, quatro dias antes de confirmar a mudança, a jornalista revelou que corre nos bastidores do É de Casa que os dois não se dão bem.

No fim da edição do programa no último sábado (25), Poeta informou que aquela foi sua última apresentação. Manoel Soares, que estava de frente para Patrícia, não se despediu definitivamente do formato.

Enquanto não há uma posição concreta sobre o caso, a Globo segue confundindo o público até que a estreia ocorra para ver como a dupla se comportará, ao vivo.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução / TV Globo

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31