Confira o resumo de todos os capítulos de A Usurpadora

Confira o resumo dos capítulos de A Usurpadora. A trama mexicana foi ao ar pela primeira vez no Brasil entre 22 de junho e 9 de novembro de 1999. Atualmente, está disponível no catálogo da Globoplay.

Capítulo 1 (22/06/1999) – ESTREIA

Pobre, Paulina vive com Dona Paula, sua mãe, em uma casa humilde e sem recursos. Os médicos desenganam Paula. Preocupada em deixar a filha só, ela pede que Paulina se case com Oswaldo. Longe dali, Paola é um mulher rica, fútil e gosta de viver a boa vida. Casada com Carlos Daniel Bracho, ela vive traindo o marido e inventando viagens para se distrair longe da família Bracho. Paola vive na mansão dos Bracho, onde também residem seus enteados, Carlinhos e Nilzete, com a avó de Carlos, Piedade, e os cunhados, Estephanie e Willy.

Durante a viagem, ela percebe que Paulina, a copeira do clube, tem o rosto idêntico ao seu e tem a ideia de trocar de postos com a possível sósia por um ano. A ideia é se divertir cada vez mais longe dos Bracho. Paulina não aceita. Todos na mansão percebem o jeito fútil e arredio de Paola, mas ela conta com o apoio do marido apaixonado e de Vovó Piedade. Paola dá álcool escondido à Piedade. Como Paola está viajando, Piedade suplica para que ela volte e lhe dê bebida. A fábrica da família Bracho vive um drama financeiro. Dona Paula fica cada vez mais doente, e Paulina se desespera por não ter dinheiro para comprar os medicamentos. Paulina pede um empréstimo ao patrão, que diz que não. Desta forma, ela decide pedir ajuda à Paola.

Capítulo 2

A família Bracho acredita que Paola está cuidando da saúde nos EUA, mas na verdade ela segue se divertindo. Estephanie odeia Paola, pois sabe que Willy, seu marido é amante da cunhada, e conta com Adelina, a governanta, para conspirar contra a mulher de Carlos Daniel. Daniel e Rodrigo decidem abrir o jogo com Vovó Piedade sobre a situação da fábrica. Paola aproveita a viagem com Alexandre Farina, um rico milionário com quem tem um caso extraconjugal. Paulina descobre que Oswaldo a abandonou e foi embora para a capital. Paola segue com a ideia da troca e vai até a casa de Paulina. Paula toma um choque ao perceber a semelhança entre Paola e Paulina. No clube, Paola obriga que Paulina troque de roupa com ela. A ideia é que as duas passem por um teste: Paola deve ir ao saguão de copeira, e Paulina de acompanhante de Alexandre. O resultado dá certo. Dona Paula decide escrever uma carta para Paulina, após ver Paola. Paula passa mal e é levada ao hospital. Sem convencer Paulina, Paola trama um plano para convencê-la da mudança das identidades. Paulina descobre que a mãe morreu e que Oswaldo lhe trocou por uma milionária. Paola põe uma das joias dadas por Alexandre nos pertences de Paulina. Ela diz ao gerente do clube que foi roubada. Paulina é revistada e todos pensam que ela roubou a joia de Paola.

Capítulo 3

Próxima de ver Paulina presa, Paola diz ao gerente do clube que não chame a polícia. A ideia é chantagear Paulina. Abandonada pelo namorado e órfã, Paulina é pressionada: ou vai presa ou troca de posto com Paola. Paulina aceita a chantagem. Estephanie fica irada ao saber que Paola voltará para a casa, sem saber que, na verdade, a Usurpadora assumirá a vaga. Paola leva Paulina ao aeroporto e diz que em um ano elas voltam a assumir as suas verdadeiras identidades. Paulinha embarca, mas não chega a ler a carta escrita pela mãe antes de morrer. Paola se recorda que não comunicou à Paulina que ela tem outros amantes na cidade onde mora. Mal

Capítulo 4

Paulina tenta escapar de Willy. Estephanie fica morta de ciúmes. Paola recebe muitas joias de Alexandre, seu amante. Paulina começa a se envolver com os problemas do Bracho. Carlos Daniel acha esquisito a esposa não querer ter relações íntimas com ele. Estephanie fala com Leda, uma prima distante e que não cansa de dar em cima de Carlos Daniel. Paulina pensa em agir com os problema de álcool de Vovó Piedade, as birras de Carlinhos e as dívidas da fábrica. Adelina acha esquisita a mudança de comportamento de quem pensa ser Paola. Paulina descobre a existência de Donato, um novo amante de Paola. De volta à mansão, ela é surpreendida com um beijo de Carlos Daniel.

Capítulo 5

A situação da fábrica dos Bracho só piora. Paulina está certa que Vovó Piedade precisa enfrentar um tratamento. Paola decide ligar para Paulina. Donato acha esquisito o comportamento de Paola e diz a Félix, seu amigo, que parece se tratar de outra mulher. Paulina tenta se desvencilhar de Willy e está cada vez mais apaixonada por Carlos Daniel. Vovó Piedade se recorda do segredo que tem com Adelina e firam um pacto de nunca revelá-lo. Paulina chama um médico para ver o caso de Vovó Piedade. O profissional diz que, em breve, ela voltará a ser mesma que antes. Rodrigo diz que a situação da fábrica é grave e precisa de muito dinheiro. Próximo da falência, ele acredita que Paola abandonará Carlos Daniel. Vovó Piedade tem nova recaída com o álcool, e Paulina procura o culpado. As preocupações de Paulina com a fábrica e com a família fazem Carlos Daniel acreditar que há uma Usurpadora no lugar de Paola.

Capítulo 6

Na mansão dos Bracho, todos ficam em choque com a mudança de “Paola”. Willy, além de surpreso, está irado porque “Paola” não quer mais nada com ele. Paulina nota que está cada vez mais apaixonada por Carlos Daniel e fica mal, pois sabe que é um amor proibido. A verdadeira Paola segue sua viagem ao lado de seu novo amante, o milionário Alexandre Farina. Enquanto isso, Paulina não tem ideia de como se livrar de Donato, o outro amante de Paola, que vive lhe ameaçando. Em Paris, Leda e Luciano Alcântara se conhecem e se tornam mais do que amigos. Ele toma conhecimento que ela é apaixonada por Carlos Daniel e que está retornando para tentar reconquistá-lo. A fábrica Bracho está passando uma terrível crise financeira e os funcionários ameaçam entrar em greve. Diante de tantos problemas na fábrica e na mansão, Paulina busca convencer Vovó Piedade a retomar a autoridade que sempre exerceu e ajudar os seus netos. Em Mônaco, Paola e Alexandre sofrem um gravíssimo acidente. Paulina vai se encontrar com Donato para terminar com ele. Donato não aceita e bate boca com Paulina. Donato arranca o vestido de Paulina e a questiona por não ter mais um sinal nas costas, o qual a verdadeira Paola tem.

Capítulo 7

Paulina busca enrolar Donato, mas ele está convencido de que ela não é Paola e sim uma substituta. Paola e Alexandre são internados. O estado de Paola é muito grave e deve ser operada de imediatamente ou entrará em um coma profundo. Carlos Daniel decide reunir a família para dizer a todos que a fábrica “Bracho” encerrará suas atividades, pois não tem mais salvação. Cada vez mais apaixonado, Carlos Daniel insiste com “Paola” para que eles retornem a ter um relacionamento íntimo. Ela, mais uma vez, consegue arranjar uma desculpa, que é óbvio não o convence, mas o afasta. Vovó Piedade toma conhecimento por Estephanie da situação da empresa e fica chocada. Paulina convence Dona Piedade a interferir na situação, recordando a ela o quanto é importante tentar salvar o patrimônio que seu marido e seu filho construíram. Os argumentos de Paulina são fortes e a matriarca dos Bracho convoca um conselho de família para decidir o futuro da empresa. Juntas, elas iniciam uma campanha para conseguir votos a seu favor. Vovó Piedade quer o apoio de Estephanie. Paulina visita Patrícia, esposa de Rodrigo. A preocupação de “Paola” com a fábrica deixa Patrícia espantada. Paulina está mesmo determinada a ajudar os Bracho, tanto que aparece na fábrica de surpresa e deixa Rodrigo furioso.

Capítulo 8

Paulina solicita a cooperação dos operários e garante que a fábrica não será fechada. Carlos Daniel não aceita a que a esposa se meta nos problemas da fábrica e solicita o divórcio. Seguindo no seu objetivo de ajudar a família Bracho, Paulina dialoga com Estephanie e a aconselha a mudar para reconquistar seu casamento com Willy. Estephanie a interpreta mal. Lalinha conta à “Paola” que Leda logo estará de volta e a previne sobre as intenções da moça, que deseja reconquistar Carlos Daniel. Vovó Piedade nota que o casamento de Carlos Daniel e Paola não vai bem e indica que eles avaliem ter um filho. Paulina fica sem ação pois não sabe mais o que inventar para que Carlos Daniel não chegue próximo dela. Ela sofre ao ver o desespero de um homem que não consegue entender a mudança tão repentina da esposa. Estephanie e Willy seguem em pé de guerra. Cansado das cenas de ciúmes, Willy pede a separação. Paulina já não consegue controlar seus sentimentos e está disposta a disputar com Leda o amor de Carlos

Capítulo 9

Paulina, com sua forma de agir, começa a conquistar os inimigos de Paola. Patrícia e Adelina já a veem com outros olhos. Enquanto todos se espantam com a total mudança de “Paola”, Vovó Piedade está certa de que a mulher que está na sua casa não é a verdadeira Paola. Leda e Luciano retornam. Ela só pensa em reconquistar Carlos Daniel e ele em tirar proveito da situação chantageando Paulina. Carlos Daniel fala de Leda para tentar enciumar a esposa e consegue, pois Paulina já está completamente apaixonada por ele. Paulina segue sendo ameaçada por Donato, que promete entregar o quadro, em que ela posou nua, a Carlos Daniel. A chegada de Leda tumultua ainda mais a vida de Paulina. Sem nenhum pudor, ela dá em cima de Carlos Daniel. Mas o que deixa Paulina mais assustada é ver que Leda é amiga de Luciano, o amante de Paola que estava junto com ela em Cancun. Na hora do almoço, quando toda a família está reunida, Donato surge com o quadro nas mãos, disposto a mostrá-lo a Carlos Daniel.

Capítulo 10

Paulina consegue segurar a situação com Donato e ele vai embora sem mostrar o quadro para Carlos Daniel. Durante o almoço, Carlos Daniel faz de tudo para deixa a esposa com ciúmes. Paulina compra uma briga com Leda proibindo que ela fique hospedada na mansão. No apartamento de Leda, Luciano recebe a informação do acidente sofrido por Paola e Alexandre Farina. Na reunião de família, convocada por Vovó Piedade para decidir o futuro da fábrica, Estephanie tenta impedir que “Paola” dê sua opinião. A atitude da neta deixa Vovó Piedade irritada e ela toma uma drástica e firme decisão: a fábrica não será fechada. Carlos Daniel, que até então era contra as idéias de “Paola”, diz que apoiará a mulher. Paulina vai atrás de Donato para dar um basta a uma situação que se complica cada vez mais. Só que Donato não está disposto a desistir tão fácil dela e ameaça novamente entregar seu quadro a Carlos Daniel. Paulina se revolta e destrói todo quadro, deixando-o tão chocado e surpreso que o faz dizer que ela não é a verdadeira Paola. Em Mônaco, Paola é operada, mas seu estado segue delicado. Leda vai até a fábrica e surpreende Carlos Daniel ao beijá-lo ali no escritório. Paulina recebe uma ligação de Luciano e fica em choque.

Capítulo 11

Cada vez mais nervosa com tudo que está se passando, Paulina se questiona porque se parece tanto com Paola. Rodrigo pega Carlos Daniel e Leda se beijando. Luciano insiste para que Leda o leve até a mansão dos Bracho. Na fábrica, os operários estão em greve, e Paulina enfrenta o problema com coragem, deixando Rodrigo e Carlos Daniel espantados com sua atitude. Ao tomar conhecimento do que está ocorrendo na fábrica, Vovó Piedade decide ir até lá. Em Mônaco, Paola segue na UTI, com sério risco de morte. Leda começa a desconfiar do grande interesse que Luciano tem de se apresentar aos Bracho. Paulina fica em choque ao tomar conhecimento que Leda pretende trazer Luciano para visitar os Bracho. Estephanie inicia uma campanha para desmoralizar “Paola” diante de Vovó Piedade e solicita o apoio de Rodrigo e Patrícia. Carlos Daniel se apresenta a Luciano.

Capítulo 12

Paulina checa o diário de Paola e fica em choque com os projetos de sua sósia e de tudo que ela realizou. Leda surge na mansão e Carlos Daniel aproveita a ocasião para humilhar “Paola” diante da prima. Após discutirem, ele sai com Leda e dorme em seu apartamento. Dona Piedade, como todos na mansão, percebe a mudança de Paola, mas ela está certa de que se trata de outra pessoa e acaba sendo imprudente de falar isso com a própria “Paola”. Luciano está ansioso para ver Paulina e chantageá-la. Ele propõe a Leda um “acordo”: o que ela lhe pagaria se ele conquistasse Paola Bracho?

Leda aceita a ideia e promete a ele um grande pagamento caso conquiste Paola. Dona Piedade faz uma festa de confraternização para os operários da fábrica e diz a eles que a fábrica não será fechada. Passam-se os dias e, devagar, os operários da fábrica vão deixando de lado a ideia de fazer greve e retornam ao trabalho. A fábrica segue entrando nos eixos de novo e se reergue. Paulina segue empenhada em conquistar o dinheiro que a fábrica necessita. Ela viaja para o interior atrás de novos clientes. Donato surge na mansão e se apresenta para Estephanie como um dos amantes de Paola. Carlos Daniel não aceita em seguir sendo rejeitado pela mulher e, após mais uma discussão, vai atrás de Leda em seu apartamento.

Capítulo 13

Paulina embarca, a contragosto de Carlos Daniel, para buscar novos clientes para a fábrica. Leda se aproveita da fragilidade emocional de Carlos Daniel para reconquistá-lo. Donato insiste em conversar com Carlos Daniel e, apoiado por Estephanie, vai atrás dele fábrica. Os dois têm uma briga forte e Donato termina levando a pior pois, apesar de seguir brigado com Paola, Carlos Daniel não crê que ela seja infiel. Em Mônaco, a verdadeira Paola se restabelece do grave acidente que sofreu e toma ciência pelo médico que Alexandre não voltará a andar. Paulina comunica que está voltando, mas Carlos Daniel não vai esperá-la no aeroporto. Ao chegar na mansão, Paulina começa a procurar por ele e ao telefonar para a casa de Leda, fica sabendo que ele está com ela.

Capítulo 14

Paulina e Carlos Daniel batem boca de forma séria e ela confirma que tem ciúmes de Leda. Carlos Daniel e Rodrigo vão atrás de Douglas Maldonado, um milionário excêntrico, em busca de um empréstimo. A recepção do milionário não é nada agradável e eles não conseguem nem ao menos conversar com Douglas. Paulina e Dona Piedade, a contragosto de Rodrigo e Carlos Daniel, tomam à frente nas negociações para a venda de uma parte da fábrica ao governo. As duas terminam se acertando, e os irmãos Bracho ficam sem respostas para criticá-las.

Luciano Alcântara não vê a hora de tirar proveito da situação e envia duas cartas à Paulina, onde força para encontrá-la. Paulina vai ao encontro e Luciano mente de forma descarada, informando a ela que a verdadeira Paola morreu em um acidente. Ele chantageia Paulina, obrigando que ela lhe dê parte da fortuna que Paola deixou ou contará a todos que ela é uma “usurpadora”.

Capítulo 15

Luciano solicita 100 mil dólares a Paulina para ficar quieto. Paulina fica sem rumo com a chantagem e com a informação de que Paola faleceu. Ela fica desestabilizada ao pensar que terá que passar o resto de sua vida no lugar da outra. Carlos Daniel faz aniversário e Dona Piedade decide dar uma festa em sua homenagem. Mais um problema para Paulina: Leda virá à festa, e o que é pior, na companhia de Luciano. Durante a festa, Leda, assedia Carlos Daniel diante de todos. Para conturbar ainda mais a festa, Félix, o amigo de Donato, telefona para provocar ciúmes em Carlos Daniel, falando a ele que sua mulher tem muitos amantes e que se for atrás de suas coisas, encontrará a prova da sua infidelidade.

Ao vasculhar nas coisas de Paola, ele vê uma foto de Osvaldo, o ex-namorado de Paulina. Paulina segue decidida a salvar os Bracho da falência e vai atrás de Douglas Maldonado, o milionário que negou-se a ajudar Rodrigo e Carlos Daniel. Ela consegue convence-lo a recebe-lo e ao que parece, ele fica muito encantado por ela e talvez lhe empreste os 2 milhões de dólares de que necessita para salvar a fábrica. Ao retornar para casa, Paulina tem uma terrível surpresa: Carlos Daniel, com a foto de Osvaldo nas mãos, questiona-lhe quem é esse homem e o que ele significa para ela.

Capítulo 16

Paulina fica muito apavorada ao ver Carlos Daniel com a foto de Osvaldo em suas mãos. Porém ela consegue contornar a situação ao falar que a foto é de Lalinha, que, para auxiliar a patroa, confirma a história. O milionário Douglas Maldonado começa a investigar os antecedentes financeiros da fábrica Bracho. Dona Piedade fica feliz com a nova “Paola” pela iniciativa de ir atrás do milionário para buscar equacionar o problema da fábrica e está cada vez mais certa de que essa não é a verdadeira Paola. Paulina não consegue agradar a Carlos Daniel, que não aceita que a mulher entre nos negócios da fábrica.

Rodrigo não se quer a intromissão da cunhada, põe em dúvida os artifícios usados por ela para conseguir o dinheiro e insiste com Carlos Daniel para que questione a ela sob que formas como conseguiu. Em Mônaco, a verdadeira Paola está quase que recuperada e se prepara para retornar e ocupar o seu lugar na mansão dos Bracho. Desconfiado pela visita a Douglas Maldonado, Carlos Daniel questiona à Paola e os dois acabam batendo boca de forma séria. Carlos Daniel vai atrás de Leda para desafogar as mágoas. Estephanie bate de frente com Adelina pois nota que ela começa a gostar de Paola, e Adelina quase fala para ela um grande segredo. Paulina consegue o empréstimo, mas o milionário Douglas Maldonado impõe uma condição que irritar os netos da família Bracho.

Capítulo 17

Paola liga para Paulina, que fica surpresa que a “sósia” não morreu. Paola revela que, em breve, reassumirá sua posição na casa dos Brachos. Leda força que Luciano conquiste “Paola” para afastá-la de Carlos Daniel. Vovó Piedade parabeniza Paulinha pelo empréstimo e critica os netos, sempre pessimistas. Willy ameaça “Paola” e diz que quer a parte de Estephanie. Douglas Maldonado reúne os Brachos para informar qual será sua condição para o empréstimo: “Paola” será sua representante na fábrica e todos terão que se reportar às suas ordens. Rodrigo se mostra contra. Douglas dá três dias para que a família tome a decisão. Luciano força um encontro com Paulina, que foge. Ele ameaça revelar que ela é uma Usurpadora. Encurralada, Luciano solicita US$ 200 mil pelo silêncio. Rodrigo diz à Patrícia que não vai se curvar à Paola e ameaça deixar a fábrica. Venenosa, Leda diz a Carlos Daniel que “Paola” ama Douglas Maldonado.

Capítulo 18

Sem saída, os Brachos aceitam o empréstimo de Douglas Maldonado e suas condições. Rodrigo não concorda, deixa a empresa e diz que buscará um novo emprego no interior. Luciano segue pressionando Paulina. Ele envia uma carta anônima a Carlos Daniel para que ele fique desconfiado de “Paola”. Paulina diz que pagará a chantagem, mas só dará US$ 20 mil. Oportunista, Luciano fica sem saída e aceita. Estephanie decide trabalhar na fábrica, espantando a todos. Patrícia fica mal com a ida de Rodrigo para o interior e vai conversar com Vovó Piedade, Estephanie e “Paola”. Estephanie diz que a culpada de tudo é “Paola”. “Paola” explica tudo o que fez à Patrícia e, por pouco, não revela ser uma usurpadora.

Capítulo 19

Luciano decide viajar e tenta que Leda deixe Carlos Daniel em Paz. Paulina vê os dois juntos. Na piscina, Carlos Daniel tem duas surpresas: ele vê “Paola” mergulhando (a esposa sempre teve medo de piscina e mar) e a pinta nas costas desapareceu. Contra a sua vontade, Carlos Daniel permite que Carlinhos vá ao sítio do amigo, Moisés, para montar a cavalo. Paola recebe alta em Mônaco e vai para a casa alugada por Alexandre. Ao ver o milionário em uma cadeira de rodas, ela decide abandoná-lo, já que não pretende passar o resto de sua vida ao lado de um portador de necessidades especiais. Pensando na parte de Estephanie na fábrica, Willy se reaproxima da esposa. Ela não acredita na fidelidade do marido. Paulina recebe uma ligação de Paola.

Capítulo 20

Paulina fica em choque ao saber que Paola voltará em breve. Viviana, prometida de Leandro, vai trabalhar na fábrica e Willy fica de olho nela. Carlinhos cai do cavalo e sofre um grave acidente. O menino é transferido para um hospital da capital. Estephanie põe a culpa em “Paola”, que fez força para que o enteado viajasse. Carlos Daniel se assusta com o caso do filho. Vovó Piedade conta a Chico, seu irmão jardineiro, que atendeu uma ligação da verdadeira Paola. A vilão volta para a capital para saber como a Usurpadora está lhe substituindo. Carlinhos piora e precisará ser operado emergencialmente.

Capítulo 21

Paulinha vai ao hospital ao saber que Carlinhos piorou e bate boca com Estephanie. Vovó Piedade dá força à “Paola”, ciente da crise do casamento. Willy joga charme para Viviana, que fica deslumbrada. Leandro chama a atenção dela. Os amigos de Leandro dizem que Viviana é muito oferecida. Estephanie fica sabendo do interesse de Willy em Viviana e exige a sua demissão. Patrícia fica intrigada ao saber que “Paola” decidiu seguir pagando o salário de Rodrigo, que segue afastado da fábrica. Carlos Daniel e Paulina descobrem que houve uma complicação no quadro de Carlinhos, que vai demorar a voltar a andar. Leda aproveita a situação para colocar Carlos Daniel contra “Paola”.

Capítulo 22

Leda assusta Carlos Daniel ao dizer que Carlinhos só poderá andar usando muletas. Carlinhos não aceita as muletas provisórias e tem convulsões. Willy volta a dar em cima de Viviana. Estela, a secretária, conta tudo o que vê de Willy à Estephanie. A loira pega um bilhete do marido e leva a Carlos Daniel, pedindo a demissão de Viviana. Em casa, Estephanie e Willy batem boca e ele pede o divórcio. Vovó Piedade diz à Estephanie que se ela não mudar o jeito de ser perderá Willy de vez. Willy e Leandro brigam feio por Vivana. Paulina volta para a casa e é surpreendida por Donato.

Capítulo 23

Paulina não consegue se livrar de Donato. Sem saída, ela diz que vai procurá-lo para contar um segredo. Luciano vai atrás de Paulinha pedindo dinheiro em troca de contar a verdade. Carlinhos segue internado e não quer comer, nem usar muletas. Carlos Daniel descobre que Willy mandou aumentar o salário de Viviana. Após saber que Willy brigou com Leandro por Viviana, Estephanie decide mudar seu visual para salvar seu casamento. Nos EUA, Douglas Maldonado está curado e não para de pensar em Paulina. Ele se recorda de um amor do passado, a quem lhe causou muita dor. Carlos Daniel quer que “Paola” vá ao médico junto dele para saber quais são os problemas que os deixam tão afastados. A verdadeira emite um cheque de US$ 1 mil e deixa Paulina em situação complicada. O banco entra em contato com Carlos Daniel para confirmar o cheque de US$ 20 mil dado por Paulina a Luciano. Irado, Carlos Daniel exige uma explicação de “Paola”.

Capítulo 24

Paulina tenta explicar o cheque, mas não convence Carlos Daniel. Ao chegar no banco, Paulina fica sabendo que Paola está próxima. Ela resolver escrever para Paola pedindo que a deixe em paz. Paulina tenta salvar Estephanie do inferno que é sua vida. Ela conversa com Willy e lhe oferece um carro em troca de reatar o casamento e fazer Estephanie voltar a trabalhar na fábrica. Estephanie não compreende bem o presente oferecido ao marido e diz a Vovó Piedade que Paola e Willy são amantes.

Capítulo 25

Ao saber do caso extraconjugal de Willy e Paola, Vovó Piedade diz que não há como Estephanie e o marido sigam morando na mansão dos Brachos. Paulina consegue fazer que a matriarca mude de ideia. Paulina fala com Estephanie que ela precisa mudar o jeito de ser e se vestir com feminilidade. Todos ficam espantados com a mudança de Estephanie, inclusive Willy. Eles tentam salvar o casamento. Cacilda surpreende Paulina durante um sonho, que pode comprometê-la. Rodrigo segue irredutível e não quer voltar à fábrica. Douglas Maldonado diz a seu funcionário que está apaixonado por “Paola”. Verônica é a nova secretária da fábrica. Linda, ela ameaça Paulina no coração de Carlos Daniel. Paulina vai atrás de Donato e confirma ser uma Usurpadora.

Capítulo 26

Donato fica chocado com a revelação de que Paulina é uma Usurpadora. Ela revela detalhes como tudo ocorreu e solicita ao pintor que mantenha o segredo. No litoral, Luciano Alcântara vai atrás da verdadeira Paola, apresenta-se como primo dela e envolve Alexandre em um plano maligno. Dona Piedade nota que Adelina também suspeita que “Paola” é uma outra mulher. Verônica e Carlos Daniel estão cada vez mais próximos. Paulina fica sabendo que ele a levou para casa e nota que está perdendo-o. A situação da fábrica melhora a cada dia, e Paulina se transforma na grande gestora da empresa. Patrícia recebe a notícia de que Rodrigo está internado e que seu estado necessita cuidados. Estephanie passa mal e desmaia. Ao tentar reanimá-la, Paulina fala que ela pode se encontrar grávida. Paulina e Verônica se encontram e a conversa não é nada amigável.

Capítulo 27

Rodrigo retorna para casa, mas se nega a voltar a trabalhar na fábrica dos Brachos. Apesar disso, ele acaba a admitindo “Paola” resolveu a maioria dos problemas da fábrica. Paulina tem uma séria conversa com Viviana e busca abrir os olhos da moça para que ela não se deixe levar por Willy. O interesse de Carlos Daniel por Verônica é tão notável que Dona Piedade logo nota o que está ocorrendo entre eles. A matriarca previne Paulina sobre o perigo que a secretária representa. Lalinha decide ler uma carta que Douglas Maldonado mandou para “Paola”, onde o milionário revela o quanto ela é importante para ele.

A data para que a verdadeira Paola retorne para ocupar o seu lugar na mansão dos Bracho está se aproximando, e Paulina está cada vez mais nervosa. O plano de Luciano Alcântara de tirar dinheiro do milionário Alexandre Farina fracassa e ele decide voltar a chantagear Paulina, exigindo dela US$ 200 mil para seguir calado. Carlos Daniel, que há muito tempo vem sentindo a falta do amor de “Paola”, termina se aproximando de Verônica, que não resiste ao charme do patrão e se deixa levar. Os dois se beijam.

Capítulo 28

Carlos Daniel e Verônica são surpreendidos por Leda quando estão se beijando de forma quente. Mais tarde as duas brigam por ele, e Leda faz ameaças à secretária. Paulina recebe outra carta de Douglas Maldonado e começa a desconfiar das intenções do milionário. Dona Piedade fica preocupada com a situação e como não consegue convencer o neto a encerrar esse romance, decide entrar em ação para tentar reaproximar Carlos Daniel de “Paola”. Luciano não consegue retirar um centavo de Paulina e decide falar toda a verdade a Carlos Daniel. O malandro envia uma carta ao empresário, onde o faz desconfiar de como “Paola” retornou mudada de sua viagem.

Capítulo 29

Carlos Daniel segue tentando conquistar Verônica, porém ela se sente muito mal por se envolver com um homem casado e busca, a todo custo, se afastar dele. Douglas Maldonado retorna ao país e telefona para a fábrica atrás de” Paola”. Luciano Alcântara comunica à Paulina que acaba de enviar uma carta anônima a Carlos Daniel. Depois de ler o conteúdo anônimo, Carlos Daniel fala com Rodrigo que segue preocupado com a mudança radical de “Paola”. Adelina fica mal quando Estephanie lhe questiona se nunca teve filhos. A governanta sai chorando e vai atrás de Vovó Piedade, a quem revela que nunca poderá falar para Estephanie o grande segredo da sua vida. Implicando com a mudança radical de “Paola”, Rodrigo começa a suspeitar de que a cunhada seja uma Usurpadora.

Capítulo 30

Luciano fica interessado quando Leda fala com ele que o primo pagaria o que fosse necessário para saber a realidade sobre Paola. O milionário Douglas Maldonado agenda um encontro com “Paola”, e Carlos Daniel fica enciumado. Paulina vai ao encontro sem imaginar que Douglas investigou tudo sobre a vida de Paola e acredita ser ela uma mulher fácil. Paulina é humilhada pelo milionário, que busca comprá-la a todo custo, e diz a Bráulio, o empregado de confiança de Douglas, que nunca o perdoará pelo que ele lhe fez. Patrícia fala para Dona Piedade que Rodrigo está decidido a checar toda a verdade sobre Paola, pois desconfia que ela seja uma Usurpadora.

Disposto a tirar suas dúvidas, Rodrigo vai até a fábrica fazer alguns questionamentos à “Paola” sobre seu casamento com Carlos Daniel. Paulina cai na armadilha e Rodrigo está convicto de que ela, de fato, é uma Usurpadora. Luciano não desiste de seguir chantageando Paulina e ao notar que não irá conseguir mais grana, decide ir atrás de Carlos Daniel e revela toda a verdade sobre a Usurpadora.

Capítulo 31

Carlos Daniel fala para Rodrigo que Luciano revelou que “Paola” é uma Ursupadora. Os dois decidem não revelar nada até identificarem onde se encontra a verdadeira Paola. Vovó Piedade chama a atenção de Paulina sobre as suspeitas e lhe dá apoio. A situação fica complicada para Paulina e ela fala para Rodrigo que a qualquer momento pode ocorrer algo que a obrigue a ir embora e pede a ele que siga seu trabalho na fábrica. Rodrigo fala para Estephanie a verdade sobre Paulina e a deixa muito nervosa, pois o retorno da verdadeira Paola é uma ameaça ao seu casamento.

A verdadeira Paola se prepara para voltar dentro de uma semana e assumir o seu lugar. Willy nota que alguma coisa está ocorrendo, pois sua mulher está muito esquisita e ela acaba lhe contando a farsa da Usurpadora. Carlos Daniel e Rodrigo decidem ir atrás de Luciano e exigem que ele fale tudo o que sabe sobre Paulina. Carlos Daniel tem uma forte discussão com Paulina por conta de Carlinhos. Por pouco, ele diz que já sabe de toda a verdade.

Capítulo 32

Ao notar que o irmão pode por tudo em risco, Rodrigo acerta a situação e não deixa que Carlos Daniel revele a verdade à Paulina. Carlinhos leva um tombo e Carlos Daniel, que não consegue mais esconder sua revolta, não deixa que Paulina se aproxime do menino. A atitude dele deixa Vovó Piedade desconfiada de que o neto já sabe de toda a verdade sobre a Usurupadora. No meio da crise na casa dos Bracho, o médico de Carlinhos deseja agendar a data da cirurgia do menino. Estephanie pensa em sair da mansão antes que a verdadeira Paola retorne. Por outro lado, o milionário Douglas Maldonado manda checar a vida de Paola e ao receber o relatório, julga Paulina como uma mulher fácil pois crê ser ela a Paola que ele conheceu.

Completamente desnorteado, Carlos Daniel decide se separar e faz uma proposta à Verônica. Na mansão, a situação fica complicada a cada dia. A verdadeira Paola decide solicitar à Paulina que fique mais um pouco, pois ela não está com saco para voltar a casa dos Brachoi. Vovó Piedade diz para Paulina que todos já têm conhecimento que ela não é Paola, mas sim uma Usurpadora.

Capítulo 33

Sem saída, Paulina não tem como negar e não sabe como se desculpar por ter ocupado o lugar de Paola. Ela fala a verdade para Vovó Piedade, que lhe dá total apoio e revela que lamentaria muito se ela fosse embora. Rodrigo e Carlos Daniel se encontram com Luciano para entregar US$ 100 mil ao chantagista, mas antes o fazem assinar um documento, onde revela sua cumplicidade no plano de Paola.

Carlos Daniel e Rodrigo decidem que no dia seguinte terão uma conversa com Paulina para esclarecer tudo o que está ocorrendo. Embora ainda não tenha sido desmascarada por Carlos Daniel, Paulina sente que ele já tem conhecimento de tudo, após ele chamá-la sem querer por seu verdadeiro nome e decide ir embora da mansão. Antes, entrega à Lalinha o diário de Paola e solicita que ela o entregue a Carlos Daniel. No dia seguinte, quando todos estão tomando café da manhã, Lalinha comunica que “Paola” foi embora.

Capítulo 34

A notícia da fuga de Paulina se espalha e logo os Bracho já tem conhecimento que ela já não vive mais na mansão. Dona Piedade fala seriamente com Carlos Daniel e diz a ele que Paulina o ama. Todos na mansão sentem a falta de Paulina e até Rodrigo admite que precisam trazê-la de volta. Leda toma conhecimento que Paulina foi embora e, como está certa de que a verdadeira Paola está morta, acredita que esse é o momento certo para fazer com que Carlos Daniel se case com ela. Paulina reencontra Célia, que trabalhava com ela no clube, e vai morar na pensão com a amiga. Ela sofre muito por ter se separado da família que aprendeu a amar.

Estephanie se assusta ao desvendar que Lalinha entregou a Carlos Daniel o diário de Paola e, às escondidas, arranca as páginas onde ela contava sobre seu romance com Willy. Carlos Daniel começa a ler o diário e sente ódio de Paola ao notar o quanto ela era cruel. Carlinhos escuta os empregados falarem que “Paola” foi embora e decide fugir de casa para ir atrás de “sua mãe”.

Capítulo 35

O desaparecimento de Carlinhos deixa todos preocupados. Rodrigo chega a cogitar que o menino foi sequestrado por Paulina. Carlos Daniel não crê nesta hipótese, mas os irmãos o convencem a aguardar que a Usurpadora telefone pedindo dinheiro em troca do menino. O menino segue andando pelas ruas da cidade e sofre um acidente. É encontrado e socorrido por duas irmãs, que o levam para uma favela, onde o menino diz não se lembrar quem seja sua família. Paulina começa a procurar trabalho e o destino vai colocá-la frente a frente com Osvaldo, o noivo que a trocou por outra. Osvaldo está casado com Lurdes, uma mulher rica, que agora está procurando alguém que possa cuidar de Zenaida, sua mãe doente. Paulina fala com Lurdes e aceita o emprego: agora é questão de tempo para que ela encontre Osvaldo. Lalinha se surpreende ao atender a ligação e escutar a voz de Paola questionando por Paola. Ao tomar conhecimento do telefonema, Rodrigo prepara um plano para desmascarar Paola e Paulina. A verdadeira Paola decide retornar imediatamente e telefona para Carlos Daniel.

Capítulo 36

Influenciado por Rodrigo, Carlos Daniel decide falar com Paola como se nada tivesse acontecido para que ela não suspeite que seu plano foi desvendado. Rodrigo tem um plano para desmascará-la mas necessita que todos, inclusive os empregados, sigam fielmente suas instruções. Carlinhos segue na casa de Dona Isabel, a mulher que o achou na rua. Ela acredita de que o menino não tem família pois os jornais não informam seu desaparecimento. Paulina começa a trabalhar na casa de Osvaldo, mas ainda eles não se encontraram. Paola retorna para mansão dos Brachos e age de forma todos acreditem que ela seja a verdadeira Paola Bracho. Ao falar com Lalinha, acaba dando vários foras: solicita um cigarro e fica espantada ao tomar conhecimento que Estephanie está trabalhando na fábrica e questiona se vovó Piedade segue bebendo. Arrogante, ela desce para o jantar e vê toda a família reunida.

Capítulo 37

No seu primeiro encontro com a família Bracho, Paola é contraditória. Ela se espanta com a transformação de Estephanie, questiona à Leda quando retornou e recebe como resposta: “Faz um ano queridinha! Será que você não percebeu a minha presença?”. O jantar na mansão dos Bracho segue em clima tenso. Paola é tratada com frieza por Carlos Daniel, que depois se tranca no quarto para ler seu diário. Carlinhos segue sumido. O menino está desmemoriado, mas se sente muito bem ao lado de seus novos amigos, e Isabel está decidida a ajudá-lo a achar sua família. Paulina segue trabalhando na casa de Osvaldo, com quem ainda não se encontrou. Através de uma das empregadas da casa, ela fica sabendo que Lurdes não é feliz ao lado de Osvaldo, que ele é viciado em jogo, que vive bêbado e que faz questão de falar que ela o comprou com o seu dinheiro. Na fábrica, todos ficam surpresos com a presença de Paola, pois ela age diferente de Paulina e demonstra de forma clara que está por fora de tudo que ali acontece. Na mansão, Paola visita Piedade e tenta leva-la de volta ao vício do álcool, mas falha em sua tentativa e fica muito triste. Quando Carlos Daniel chega, ela tenta novamente seduzi-lo, mas ele a rejeita. Isso deixa Paola irada porque ela não se conforma por Paulina ter mudando tanto sua vida. Paola ainda assedia Willy, que acaba lhe falando que Carlos Daniel quer se divorciar dela para se casar com Verônica.

Capítulo 38

Vovó Piedade está muito mal com o desaparecimento de Carlinhos e com a apatia de seus netos, que não fazem nada para achar o menino. Ela faz pressão por Carlos Daniel a dar queixa na polícia. Paralelamente, Carlinhos segue com uma profunda amnésia e não consegue se lembrar de nada. Douglas Maldonado toma ciência que Paola retornou e a chama para um almoço. Paola vai ao encontro de Douglas de forma provocante e usa seus encantos para seduzi-lo. O milionário logo nota que essa Paola é outra. Essa o faz lembrar a mulher que se fez passar por Noélia e a quem ele tanto amou. Por isso, aproveita do momento para propor a ela que abandone o marido e saia pelo mundo em sua companhia. Paulina segue em seu novo emprego e fica frente a frente com Osvaldo. A conversa é tensa. Ele deseja reconquistá-la e ela exige que ele se comporte como se não a conhecesse. Rodrigo e Carlos Daniel decidem dar queixa do sumiço de Carlinhos e terminam comprometendo Paulina. Eles falam para o delegado a história da usurpadora e a acusam de estar com o menino em seu poder. Paola vai até o quarto de Estephanie provocar a cunhada e termina desvendando que ela tem em suas mãos o seu diário íntimo.

Capítulo 39

Na casa de Dona Lurdes, Paulina é apresentada a Osvaldo e acaba percebendo como ele humilha a esposa. Na mansão, todos estão certas de que Paulina é uma delinquente, exceto Dona Piedade e Patrícia. Paola tem um sério diálogo com Carlos Daniel e nota que as coisas estão se complicando. Decide usar Lalinha, a fofoqueira da casa, para saber o que acontece. Ela oferece dinheiro e, é claro, a empregada passa todas as informações. Paola questiona se os Bracho desconfiam dela e Lalinha mais do que depressa responde: “desconfiar não, a senhora já foi desvendada”. Ao notar que os Bracho já tem conhecimento sobre a usurpadora e que ela está caindo em um golpe dos Brachos, Paola decide ir embora imediatamente, mas, é claro, a companhia de Alexandre Farina já não lhe interessa mais.

Paola está de olho em Douglas Maldonado, a quem envia uma mensagem informando que deseja estar com ele. Antes, deseja mexer um pouco com Carlos Daniel e inicia pedindo a ele que a leve até o internato para visitar Carlinhos. A polícia já está checando o caso de Carlinhos e enquanto isso o menino segue feliz ao lado de Isabel e Moacir. Leda pega Carlos Daniel beijando Verônica. Irada, ela dá um tapa na sua mais nova rival. Osvaldo segue tentando reconquistar Paulina e se aproveita da ausência de sua esposa para assediá-la.

Capítulo 40

Leda e Verônica batem boca em alto tom. Leda fala para Paola que Carlos Daniel tem um caso com a secretária. Paola fala para Rodrigo e Carlos Daniel que não deseja mais trabalhar na fábrica, pois, agora, seus planos são outros. Ela segue decidida a deixar Carlos Daniel para viver ao lado do milionário Douglas Maldonado. Antes, pensa em sacar todo o dinheiro de sua conta bancária. Pelos jornais, Paulina toma conhecimento que Carlos Daniel está procurando e decide telefonar para ele.

Capítulo 41

Paulina diz para Carlos Daniel que não se encontra com seu filho e agora, na mansão dos Bracho, todos acreditam que não encontrarão mais Carlinhos. Carlos Daniel está mal, e Estephanie continua segue culpando Paulina pelo sumiço do menino. Paola solicita a Douglas Maldonado que a dispense de seus compromissos na fábrica e promete que fugirá com ele.

Paulina garante a Carlos Daniel que não está com seu filho e agora, na mansão dos Bracho, ninguém tem mais esperanças de encontrar Carlinhos. Carlos Daniel está inconsolável e Estephanie continua culpando Paulina pelo desaparecimento do menino. Paola pede a Douglas Maldonado que a desobrigue de seus compromissos na fábrica e promete que fugirá com ele.

Capítulo 42

A foto de Carlinhos está em todos os jornais e o menino continua sendo o pivô das brigas entre Isabel e sua irmã Antônia. As intenções de Antônia não são das melhores e ela prepara um plano diabólico: vai entregar o menino para a família, mas só depois que eles lhe derem uma recompensa. Paola viaja com Douglas e diz que lhe dará tudo o que ele solicitar. Paulina chega à mansão dos Bracho e não é reconhecida por Lalinha, que lhe questiona se desistiu de fugir. É emocionante o encontro de Paulina com Vovó Piedade, que ao saber que a verdadeira Paola foi embora, pede a ela que mais uma vez se faça passar por Paola.

Leandro adia seu casamento até que Carlinhos surja, e Viviana ameaça terminar a relação. No jantar, Paulina se esforça por parecer Paola, mas Carlos Daniel nota que ela está muito diferente. Mais tarde ele entra de repente no quarto dela e a beija de forma quente.

Capítulo 43

Ao se deixar beijar por Carlos Daniel, Paulina faz com que ele se convença de que ela é mesmo Paola, pois Paulina não teria permitido que a beijasse. Por isso, Carlos Daniel agora nem desconfia que a mulher que está diante dele é Paulina e, acreditando ser Paola, fala a ela que não a ama mais.

Adelina questiona a Dona Piedade porque não conta ao neto que a usurpadora está de volta. A resposta é simples: caso tomem ciência da verdade, seus netos denunciarão Paulina. Enquanto isso, a verdadeira Paola está em Honolulu ao lado de Douglas Maldonado, mas de forma repentina ela tem uma forte dor de cabeça. Nessa mesma noite, ao ver o sinal em suas costas, Douglas está certa de que Paola e Noélia são a mesma pessoa. Osvaldo desvenda que Paulina já não trabalha em sua casa e que antes de partir, falou para Lurdes toda a verdade. Antônia e Marina entram em contato com Carlos Daniel e solicitam dinheiro para entregar o menino. Carlos Daniel, pensando ser um trote, desliga o telefone. Paulina vai atrás de Patrícia, confessa sua verdadeira identidade e solicita a ela que conte toda a verdade a Rodrigo. Ao chegar na mansão, Paulina atende uma ligação de Antônia e telefona para Carlos Daniel para lhe dar a notícia de que acharam Carlinhos.

Capítulo 44

Paulina convence Carlos Daniel de que a mulher que telefonou se encontra, realmente, com seu filho. Marina telefona de novo e, desta vez, consegue realizar um acordo com Carlos Daniel, que decide viajar para a Estância do Sol, local mais próximo do lugar onde prometeram lhe entregar Carlinhos. Patrícia fala para Rodrigo que é Paulina quem está na mansão dos Bracho e ele deseja denunciá-la à polícia. Dona Piedade tenta impedir que Rodrigo mande Paulina para a cadeia acusada de ser ser a Usurpadora. Paola segue com Douglas no Havaí, mas não se encontra com a saúde em bom estado. Depois de uma forte pontada na cabeça, ela desmaia.

Ao ficar de frente com Paulina, Rodrigo não consegue disfarçar e faça a ela que já tem conhecimento de tudo. O diálogo não é amistoso e ele só cogita denunciá-la, mas ao receber uma carta de Douglas Maldonado, onde ele afasta Paola de seu posto, toma conhecimento por Paulina que provavelmente Paola tenha fugido com o milionário. Envergonhado pela atitude da cunhada, aceita ficar calado e não desmascarar Paulina para não fazer seu irmão passar por essa humilhação. A verdadeira Paola vai a uma festa e não se inibe em flertar com outros homens, mesmo acompanhada de Douglas. Paulina revela à Adelina seu amor por Carlos Daniel.

Capítulo 45

Estephanie faz pressão para Rodrigo denunciar Paulina, mas ele opta aguardar que Carlos Daniel retorne. Carlinhos se nega a acompanhar Antônia e por isso ela não pode entregar o menino a Carlos Daniel e pegar a recompensa. Isabel fica sabendo das terríveis intenções de Antônia e decide levar o menino à delegacia.

Douglas nota o comportamento de Paola com o músico que conheceu na festa. Estephanie insiste para que Paulina revele que Carlinhos está em seu poder. Durante o diálogo, ela faz Paulina relembrar o seu passado. Ao falar que ela e Paola podem ser irmãs gêmeas, Paulina fica pensando em sua mãe, que morreu sem lhe falar algo muito importante.

Paola tem uma recaída em consequência do acidente que sofreu e o médico lhe recomenda que vá atrás do médico que a operou. Dona Piedade solicita à Paulina que viaje para se encontrar com Carlos Daniel e o ajude a achar Carlinhos. Ao chegar no hotel, ela termina contando a ele e a Leda que é a Usurpadora.

Capítulo 46

Paulina diz com sinceramente que Carlos Daniel crê no seu juramento. Leda joga veneno Carlos Daniel e ele muda imediatamente de ideia, exigindo que Paulina vá embora. Isabel decide deixar o menino na porta da delegacia, onde é encontrado por Paulina, que estava indo se entregar. O menino está desmemoriado e não reconhece a família. Carlos Daniel, ainda envenenado por Leda e Rodrigo, termina se convencendo de que Paulina se encontrava com Carlinhos. Mas no fundo ele não a culpa, pois antes de comunicar a polícia que seu filho apareceu, solicita a Paulina que fuja para longe e evite a cadeia.

Capítulo 47

Paulina não quer fugir e fala para Carlos Daniel que ela mesma se entregará à policia. Quando o delegado vai até o hotel para questionar ao menino, Paulina tenta falar tudo, mas Carlos Daniel não deixa. No litoral, Filomena está limpando a choupana onde Paulina vivia com sua mãe quando acha a carta que Dona Paula escreveu antes de morrer e suspeita que Paulina não chegou a lê-la.

Filomena entra em contato com Célia, a amiga de Paulina, e fala para ela que tem em seu poder uma carta da mãe de Paulina. Leda põe toda a família Bracho contra Paulina, menos Dona Piedade, que garante ao neto que ela poderá fazê-lo muito feliz. Os jornais publicam que Carlinhos retornou e que os Brachos pagaram o resgate.

A notícia traz uma enorme preocupação para Isabel e Moacir. Paola faz pressão contra Douglas Maldonado, que deseja saber se ela é Noélia e qual a diferença entre a Paola que pediu os 2 milhões de dólares e essa Paola. Carlos Daniel solicita, mais uma vez, à Paulina que fuja, pois chegará uma hora em que ele não poderá mais protegê-la. Os dois estão muito próximos e Carlos Daniel tem vontade de beijá-la.

Capítulo 48

Paulina não aceita o conselho de Carlos Daniel e fala a ele que assim que a presença dela não for mais importante, ela vai se entregar à polícia. Antônia e Moacir estão nervosos, pois a polícia pode chegar a qualquer momento, pois Isabel já foi detida acusada de sequestro. Leda inicia uma guerra contra Verônica, pois acredita ser uma rival muito perigosa.

Paola escuta de Bráulio falando mal dela para Douglas e sofre uma nova crise com fortes dores de cabeça. Carlos Daniel solicita mais uma vez à Paulina que não fuja e propõe que ela siga se fazendo passar por Paola Bracho. A decisão de Carlos Daniel deixa seus irmãos e Leda indignados. Carlinhos vê no jornal a foto de Isabel sendo acusada de sequestrar um menino. Ele começa a chorar e solicita ao pai que o leve até a delegacia para defender “Vovó Isabel”.

Capítulo 49

Paulina busca convencer Carlos Daniel de que Isabel é inocente. Merino manda trazer Moacir e Antônia até a delegacia. Estephanie reclama com Rodrigo por Carlos Daniel trazer Paulina de novo para a mansão. Paulina promete a Carlinhos que irá leva-lo para ver Isabel. Isabel e Moacir são presos. Patrícia busca convencer Rodrigo a deixar de lado seu ódio por Paulina e reconhecer o quanto ela é boa. O irmão de Carlos Daniel começa a admitir que a usurpadora faz falta. Carlinhos vai até a delegacia e conta ao delegado Merino tudo o que sabe. O menino se emociona ao rever Vovó Isabel. Willy cogita a possibilidade de substituir Leandro e se tornar o novo supervisor da fábrica.

Paulina fica grata à Isabel pelo que fez por Carlinhos e diz ter está certa que ela é inocente. Willy incita os operários da fábrica contra os Bracho e Leandro, indicando que ele seja um “manda-chuva” deles. Paola viaja com Douglas para Nova York e no jatinho, sente fortes dores. Douglas decide interná-la em uma clínica assim que chegarem aos EUA. Leandro fica sabendo que os operários desconfiam dele e, irritado, pede demissão. Isso deixa Estephanie e Willy radiantes. Carlos Daniel questiona à Paulina se ela seria capaz de se casar com ele.

Capítulo 50

Paulina fica em choque com a proposta de casamento feita por Carlos Daniel, mas não o responde. A Usurpadora conta ao amado que Paola fugiu com Douglas Maldonado. Paola sofre com sua insistente dor de cabeça. Carlinhos segue abatido na mansão e sente a falta de seus amigos. Amador checa o paradeiro de Paulina e vai atrás de Célia, que nega ter conhecimento da amiga, mas a defende. Na mansão dos Bracho, o jantar ocorre em um clima tenso. Os Bracho se reúnem para o conselho de família e Vovó Piedade exige a presença de Paulina. Durante o conselho, Estephanie indica o nome de Willy para ser novo supervisor, mas Paulina não acredita ser uma boa indicação e bate de frente com Estephanie.

Leda se une a Estephanie no bate boca, o que deixa Paulina irritada. Douglas chega com Paola a Nova York e a interna numa clínica. Leda e Estephanie tratam mal Paulina e acabam apanhando. Irada, Estephanie fala que ela e Willy irão embora da mansão. Antônia fala para Merino que Marina foi sua cúmplice. No dia seguinte, a polícia vai até a casa dela procurá-la. Paulina fala com os operários da fábrica, explica-lhes a situação que estão passando e solicita que tenham paciência. Rodrigo abre o jogo para Carlos Daniel: não tem mais nada contra Paulina. Carlos Daniel revela estar apaixonado pela Usurpadora.

Capítulo 51

Leda comunica a Willy que não retornará mais à fábrica. Ao tomarem ciência de que Paulina conseguiu convencer os operários e que Leandro seguirá na supervisão, os dois ficam indignados. Adelina se desespera ao tomar conhecimento, pela própria Estephanie, que ela vai embora para sempre da mansão dos Bracho. Vovó Piedade a aconselha a falar toda a verdade.

Em uma conversa franca com Verônica, Paulina revela que seu amor por Carlos Daniel é proibido e indica que ela se case com ele. Na mansão dos Bracho, todos estão muito preocupados com a situação de Carlinhos. O menino se isola cada vez mais e só pede para ver Isabel e Moacir. O caso se complica ainda mais quando ele escuta Carlos Daniel falando que vai interná-lo num sanatório. Vovó Piedade crê que somente Paulina pode tirar Carlinhos do estado em que se encontra. Nos EUA, Dr. Smith revela que o estado de Paola é muito grave e aconselha Douglas a ir atrás do médico que a operou. Estephanie e Willy vão embora da mansão e agora, longe da família, ele a convence a assinar uma procuração para que ele reclame sua parte na herança.

Estephanie confia cegamente no marido, mas ele não mudou em nada já que voltou a assediar Viviana. Paulina fala com Carlos Daniel e tanta fazê-lo compreender que Carlinhos necessita ver seus amigos e que ele tem que ter paciência com o menino. Ele fica grato a ela por tudo que tem feito pela família, diz que necessita muito dela e a fala acaba em um beijo apaixonado.

Capítulo 52

Paulina consegue que Carlos Daniel concorde em deixá-la levar Carlinhos para visitar Isabel e Moacir e, ao reencontrar os amigos, Carlinhos volta a sorrir de novo. Estephanie assina uma procuração dando plenos poderes a Willy para que seja seu representante legal.

Paulina acusa Willy de tudo que está ocorrendo na fábrica e de ter incitado os trabalhadores. Os dois batem boca seriamente. Rodrigo sai em defesa de Paulina e Willy ameaça denunciá-la à policia. Bráulio aconselha Douglas a não se responsabilizar pela doença de Paola e o milionário decide ir atrás da família Bracho para transferir o problema.

Paulina faz modificações no contrato coletivo de trabalho e consegue o apoio dos operários, terminando com a crise na fábrica. Willy e Viviana se encontram no lugar de sempre. Dona Abigail, madrinha da moça, comunica a Leandro que ela não deseja mais se casar com ele pois está saindo com outro homem, mas eles não sabem que é Willy. Leda fala para Estephanie que foi até a polícia e denunciou Paulina.

Capítulo53

Paulina revela à Célia que é virgem e após o “susto”, a amiga revela que Filó tem em seu poder uma carta da sua mãe. Douglas comunica à Paola que vão retornar para o seu país, mas ela não tem nenhuma reação, pois mal consegue balbuciar algumas palavras. Carlos Daniel e Rodrigo festejam a boa fase que a fábrica atravessa, mas ficam preocupados com o futuro da irmã, pois estão certos de que se derem a ela a parte a que tem direito, Willy, em pouco tempo, dará fim a todo o seu dinheiro. A polícia recebe uma carta anônima, enviada por Leda, onde ela revela que Paulina está muito mais perto do que eles cogitam.

Estephanie telefona para a fábrica e fica sabendo que Willy já saiu faz muito tempo e quando ele chega, batem boca de forma pesada, pois ela força saber com quem ele está saindo. Carlinhos passa o dia com seus amigos e chama Moacir para ficar uns dias com ele na mansão. Paulina faz o gosto do menino e recebe todo o apoio de Vovó Piedade. Willy exige que Carlos Daniel lhe dê uma grande quantia em dinheiro. Chega à casa de Célia a carta da mãe de Paulina, mas o investigador chega antes e pega a correspondência. Douglas retorna ao país em companhia de Paola. Ela chega numa cadeira de rodas e com a saúde muito abalada.

Capítulo 54

Verônica fala par a Carlos Daniel que Leandro não vai mais se casar com Viviana e que ele desconfia que seu cunhado, Willy, tem haver com todo o caso. Os dois conversam longamente e Carlos Daniel acaba admitindo que ama Paulina, embora um abismo os separe, e é aconselhado por Verônica a esquecer tudo e ficar com a Usurpadora, pois ela é muito importante para ele e seus filhos.

A carta da mãe de Paulina para nas mãos da polícia, que desvenda que Paola e Paulina são irmãs gêmeas. Dona Piedade e Adelina se preocupam com Estephanie e aguardam que ela se arrependa e retorne para a mansão dos Bracho. Patrícia e Paulina a procuram para alertá-la do erro que está cometendo ao confiar tão cegamente no seu marido, mas Estephanie não escuta ninguém.

Ao tomar conhecimento do diálogo entre Paulina e Estephanie, Willy fica irado e ameaça denunciar Paulina, caso os Bracho não lhe deem o dinheiro que ele deseja. Estephanie começa a desconfiar que Willy a engana com outra mulher e pede a Estela para vigiá-lo. Carlos Daniel nota que não consegue reconquistar Carlinhos e permite que Isabel e Moacir estejam a seu lado na hora da operação. Willy, na tentativa de seduzir Viviana, a presenteia com um anel caro. Mas, ao retornar para casa, e tentar esclarecer onde estava, acaba entrando em contradição, e para piorar Estephanie vê sua camisa com marcas de batom.

Capítulo 55

Estephanie e Willy batem boca e ele admite que tem outras mulheres, mas tenta convencê-la de que são aventuras temporárias. Estephanie vai atrás de Patrícia para desabafar, mas acaba não falando nada sobre a infidelidade de Willy. Dona Abigail fica sabendo que Willy deu para Viviana um anel muito valioso e as duas se desentendem.Um amigo conta a Leandro que viu Viviana com Willy. Carlinhos passa por uma cirurgia com sucesso e a preocupação com o menino aproxima ainda mais Paulina e Carlos Daniel.

Moacir e Isabel também estão ao lado do menino e Carlos Daniel, ao ver o carinho como eles tratam seu filho, admite que estava enganado no seu julgamento. Viviana e Willy seguem se encontrando, o que deixa Estephanie muito mal e revolta Leandro, que acaba brigando feio com o rival. Leda vai à delegacia e fala que Paulina se encontra na casa dos Bracho.

Capítulo 56

Verônica abre o olho Rodrigo sobre o perigo que Willy representa para os Bracho e fala que ele segue se encontrando com Viviana. A polícia decide checar a denúncia de Leda, mas termina se confundindo ainda mais sobre quem realmente está na casa dos Bracho. O investigador Amador vai até o hospital para se ter certeza sobre a denúncia de Leda e chama “Paola” de Paulina.

Paulina é pega de surpresa e responde. Mais tarde, informado por Lalinha sobre os amantes de Paola, Amador vai até o apartamento de Donato, mas o pintor não entrega Paulina e diz ao investigador que é Paola quem se encontra na casa dos Bracho. Leandro revela à Verônica que já não ama Viviana e que tem interesse em outra mulher.

Rodrigo vai atrás de Estephanie e tenta convencê-la a não confiar tanto em Willy e termina se irritando com a reação da irmã. Mas, não tem coragem de falar nada sobre Willy e Viviana. Depois da conversa com Estephanie, Rodrigo decide ir atrás de Viviana para falar o quanto seu relacionamento com Willy é prejudicial para ela e para sua irmã. Douglas decide internar Paola e solicita a Bráulio que revele o fato à família Bracho.

Aumenta a amizade entre Leandro e Verônica, e ela já admite que está gostando dele. O delegado Merino solicita à Leda que formalize sua denúncia contra a usurpadora. Carlos Daniel surpreende Paulina pensando alto e já não tem nenhuma dúvida de que ela o ama. A descoberta de Carlos Daniel termina em confissão e Paulina lhe revela todo seu amor.

Capítulo 57

Willy consegue, enfim, seduzir Viviana e os dois transam. Leandro fala para Dona Abigail que o homem com quem Viviana está saindo é Willy. Douglas interna Paola, quita a conta, manda Bráulio comunicar à família e deixa uma carta de identificação ao lado da cama de Paola.

Paulina, preocupada com o que Willy pode fazer com o dinheiro de Estephanie, decide dar aos poucos o dinheiro que é dela por direito, mas termina comprando uma briga com Willy, que ameaça denunciá-la. Leda vai até a delegacia assinar a denúncia contra a usurpadora e a polícia chega à mansão dos Bracho para prender Paulina. Mas Vovó Piedade diz que quem está na mansão é Paola e fica surpreendida ao tomar conhecimento que Leda é a denunciante.

No hospital, a verdadeira Paola continua como um vegetal e o Dr. Galícia, diante do mistério que envolveu sua internação, decide comunicar à polícia. Paulina vai atrás de Estephanie e fala para ela que Willy voltou a sair com Viviana e tenta alertá-la: ou ela anula a procuração que entregou ao marido ou vai acabar na miséria. O delegado Merino sai da mansão e vai até o hospital procurar por Paulina. Carlos Daniel nega as acusações, mas o delegado Merino não se convence. Ao chegar ao hospital onde está Carlinhos, Paulina recebe voz de prisão.

Capítulo 58

Carlos Daniel aciona um advogado e o delegado Merino não consegue prender Paulina pois o mandado de prisão está em nome de Paulina Martins e a mulher a quem ele deu voz de prisão tem seus documentos como Paola Bracho. Douglas lamenta ter se envolvido com Paola, já que ele ama Paulina, mas sente que a felicidade está fugindo das suas mãos pois está certo que não tem nenhuma chance com ela.

Lurdes nota que Osvaldo não pára de pensar em Paulina. Ela questiona a ele porque se preocupa tanto com ela e escuta o que não deseja: ele confessa que ainda gosta dela. Dona Piedade ganha uma carta anônima com a informação de que a verdadeira Paola está internada em estado grave. Estephanie surge na fábrica, bate em Willy e provoca um escândalo brigando feio com Viviana.

Depois da briga, os dois batem boca e Estephanie fala a Willy que ele não administrará mais o dinheiro dela. Willy fica descontrolado, agride Estephanie e ela vai parar no hospital com fortes dores, podendo até perder o filho que espera. A polícia recebe a denúncia e vai até a clínica onde Paola se encontra internada.

Em seguida, o delegado Merino volta à mansão dos Bracho para comunicar que a verdadeira Paola está internada com uma lesão cerebral e fala para Rodrigo e Vovó Piedade que Paola e Paulina são irmãs gêmeas. Sem provas suficientes para prender Paulina, os policiais vão embora e Vovó Piedade aconselha Paulina a fugir antes que seja tarde, mas ela não aceita e decide se entregar à polícia

Capítulo 59

Paulina está decidida a se entregar à polícia e terminar de uma vez por todas com essa pendência. Carlos Daniel revela seu amor, pede A Usurpadora que se case com ele e tenta convencê-la a fugir, mas Paulina está inflexível. O delegado Merino dá ordens ao investigador Amador para que siga todos os passos de Paulina Martins.

Após o escândalo na fábrica e da briga com Estephanie, Willy só pensa em se vingar de Paulina por ter falado a sua mulher sobre seu romance com Viviana e solicita à Leda que o acompanhe até a delegacia para denunciá-la. Estephanie piora e corre o risco de perder o bebê. Ao tomar conhecimento do estado de Estephanie, Paulina esquece seus planos e vai com Carlos Daniel até a clínica.

O destino prepara uma surpresa à Estephanie: após perder muito sangue, ela necessita de uma transfusão para tentar salvar o bebê e a única pessoa que pode fazer a doação é Paulina. Por uma grande coincidência, Estephanie foi levada para a mesma clinica onde está internada Paola. Carlos Daniel decide ir até o quarto dela e se espanta ao ver a situação em que a esposa se encontra. O médico não lhe dá esperança e fala que o caso é irreversível, mas ao ficar sozinho e tentar falar com ela. Paola começa a reagir.

Capítulo 60

Debilitada pela transfusão, Paulina retorna à mansão dos Bracho e toma conhecimento que Paola se encontra na mesma clinica que Estephanie. Viviana nota que entrou em uma fria e se encontra bem deprimida. Abigail, sua madrinha, insiste para que revele o que está ocorrendo, mas ela não fala nada.

Leda tenta jogar Carlos Daniel contra Paulina. Os dois batem boca, e Carlos Daniel a proíbe de entrar na fábrica e exige que se afaste dele e da sua família. Na manhã do dia seguinte, a polícia chega à mansão para levar Paulina. Carlos Daniel tenta impedir, mas ela não deixa. Carlos Daniel acompanha Paulina até a delegacia. O delegado Merino entrega a ela a carta de sua mãe, onde D. Paula revela que Paola é sua irmã gêmea, que as duas foram separadas ao nascer e que Paola foi adotada.

Inicia-se o depoimento de Paulina e o delegado Merino diz que Paola foi vítima das suas maldades. Carlos Daniel, indignado, sai para procurar seu advogado. O depoimento prossegue e Paulina fala como tudo ocorreu, mas o delegado é frio na sua decisão: ele fala para Paulina que se Paola pudesse falar e confirmar o que ela revelou, tudo se resolveria, mas é provável que Paola morra sem falar, e Paulina poderá ser condenada a, pelo menos, dez anos de prisão.

Capítulo 61

Acusada de sequestro e falsidade ideológica, Paulina está presa e incomunicável. Ela não poderá pagar fiança e ser solta. Enquanto Carlos Daniel contrata o Dr. Montezinos para ser advogado de Paulina, Leda e Willy festejam sua prisão.

Irados com Willy por ter denunciado Paulina, Rodrigo e Carlos Daniel proíbem sua entrada na fábrica e também se negam a lhe dar um centavo do dinheiro a que Estephanie tem direito. O advogado deseja que Paulina acuse Paola, mas ela se nega a colocar sua irmã numa situação difícil, pois ela não está em condições de se defender.

Após as duas se encontram, Paulina, diante da representante do ministério público, diz que obrigou Paola a deixá-la ocupar o seu lugar e se intitula culpada da troca de identidades. Ao tomar conhecimento da atitude de seus irmãos, Estephanie solicita ao marido que vá ao banco e, com a procuração que tem, retire todo o dinheiro de sua conta. O Dr. Montezinos se revolta com a confissão absurda de Paulina e ameaça abandonar o caso e não defendê-la nos tribunais. Ré confessa, Paulina é levada ao presídio feminino.

Capítulo 62

Paulina chega ao presídio e vai parar na mesma cela onde se encontra Antônia. Carlinhos retorna para casa e insiste que deseja ver “sua mãe”. Willy e Estephanie decidem retirar do banco uma enorme quantia em dinheiro, já que seus irmãos se negam a lhe pagar uma pensão, mas quando Willy chega ao banco, recebe a informação de que não poderá retirar nada sem a autorização de Rodrigo ou de Carlos Daniel.

O Dr. Montezinos fala para Carlos Daniel que Paulina se confessou culpada para sair em defesa de Paola e comunica a ele que abandonará o caso. Carlos Daniel vai até o presídio para conversar com Paulina e tenta convencê-la a alterar seu depoimento, mas Paulina se nega a entregar Paola e solicita a Carlos Daniel que não retorne mais à penitenciária.

Osvaldo vai atrás de Dr. Edmundo Serrano, um dos melhores advogados do país, para ser advogado de Paulina e solicita à Lurdes um cheque em branco para pagar honorários. Por coincidência, Leda e Edmundo se conhecem e ao tomar conhecimento que ele está prestes a defender Paulina, tenta convencê-lo a não aceitar o caso com o argumento de que Paulina é uma bandida.

Desesperado com a desistência do advogado e com a decisão de Paulina de não se deixar defender, Carlos Daniel decide ir atrás de outro advogado, que por coincidência é o Dr. Edmundo Serrano. Convencido por Osvaldo e Carlos Daniel, Edmundo vai visitar Paulina na penitenciária.

Capítulo 63

Paulina conversa com Dr. Serrano e se nega a ser defendida. Leda vai até a mansão e é expulsa por Vovó Piedade, mas antes de sair, tenta convencer a todos, e principalmente a Carlos Daniel, de que Paulina tem um cúmplice e que ele contratou um advogado para defendê-la.

Sem dinheiro nem para pagar a conta do hospital, Willy solicita à Estephanie que se curve diante de seus irmãos para sair da difícil situação financeira que atravessam, mas ela opta por entregar suas joias a Willy para que ele as venda. Estephanie visita Paola e mostra todo o ódio que sente por ela.

Carlos Daniel vai atrás de Dr. Edmundo Serrano e fica sabendo que alguém o contratou para defender Paulina, o que faz com que ele se convença de que ela tem um cúmplice. O Dr. Serrano sente-se atraído pela beleza de Paulina e insiste em defendê-la, mas Paulina segue se negando a aceitar.

Capítulo 64

O Dr. Serrano vai atrás de Paulina mais uma vez. Depois de conversar longamente com ela, tenta lhe mostrar as consequências da sua possível confissão, mas Paulina segue irredutível e dispensa os seus serviços. Sentido-se ao mesmo tempo atraído e desafiado, o advogado decide defendê-la à revelia.

Depois de falar com o advogado, Carlos Daniel está convencido de que Paulina tem um cúmplice e termina dando razão a Leda e Willy por a terem denunciado. Para reparar o que pensar um erro, diz a Rodrigo que vai pedir a Willy que retorne à fábrica, mas não é apoiado pelo irmão. Completamente perturbado com tudo que está ocorrendo, Carlos Daniel vai até o hospital e solicita perdão à Paola.

Dona Piedade vai visitar Paulina e fala para ela que Carlos Daniel desconfia que ela tem um cúmplice, pois o neto faz de tudo para defendê-la. Paulina revela que fez tudo para defender sua irmã e livrar os Bracho de um escândalo e solicita para que todos a esqueçam.

Irritado com tudo que ele agora pensa sobre Paulina, Carlos Daniel decide expulsar Isabel e Moacir de sua casa, pois crê que os dois são cúmplices de Paulina no sequestro de Carlinhos. Depois de escutar tudo que o pai acaba de dizer, Carlinhos cai da escada, na tentativa de defender seus amigos. No hospital, a enfermeira entra no quarto de Paola e se surpreende ao não vê-la na cama. Paola, mais uma vez, está fingindo e já voltou a andar.

Capítulo 65

Carlinhos retoma os sentidos e também a memória que havia perdido, mas agora só se lembra do dia em que saiu de casa para procurar “Paola” e não reconhece mais Isabel e Moacyr. Estephanie vai até a fábrica pedir 50 mil dólares e exige que o cheque seja feito em nome de Willy.

Mais uma vez, Paola estava fingindo e oferece muito dinheiro para que Elvira, a enfermeira, seja sua cúmplice no plano que vai levá-la de volta à mansão dos Bracho. Leda insiste com Dr. Edmundo para que desista de defender Paulina, mas ele segue firme no posto.

Adelina fala com Carlinhos e se convence de que Paulina não teve nada a ver com o seu sumiço. Paulina escreve uma carta para o diretor do presídio solicitando a ele que não permita a entrada de ninguém que venha visitá-la. Horas mais tarde, no refeitório, Antônia provoca Paulina e chega a agredi-la.

Capítulo 66

Verônica fala de forma séria com Carlos Daniel e descarta qualquer possibilidade de um romance entre eles, pois ela já está gostando de outro e ele ama Paulina, mesmo que não aceite. Verônica o orienta a falar com seu filho e busca saber como tudo ocorreu no dia em que ele fugiu.

Carlos Daniel escuta Carlinhos e nota o quanto foi injusto com Paulina. Dona Abigail nota que Viviana sempre se encontra enjoada e com vertigens e acredita que ela possa estar grávida, mas acaba responsabiliza Leandro por isso. Carlos Daniel decide ir até a penitenciária para pedir perdão à Paulina, mas ela se nega a recebê-lo.

Isabel conversa com Carlos Daniel e solicita a ele que auxilie sua irmã a sair da cadeia, já que ele está convencido de que não houve sequestro. O Dr. Serrano segue trabalhando para libertar Paulina e mais uma vez busca fazer com que ela o aceite como seu advogado.

Capítulo 67

Depois de recuperar a memória, Carlinhos deixa Isabel e Moacyr tristes pois não os reconhecem, já que sua memória parou no dia em que ele saiu de casa para procurar sua mãe. No presídio, o Dr. Edmundo busca, de todas as formas, convencer Paulina a retificar seu depoimento, mas ela se nega a acusar sua irmã e pede ao advogado para que desista do caso.

Mas além de interessado pela complexidade do caso, o Dr. Edmundo está encantado por ela e por isso se recusa a aceitar sua decisão e garante que vai defendê-la mesmo contra a sua vontade. Carlos Daniel fala com Rodrigo e Verônica que Carlinhos recuperou a memória e contou como tudo aconteceu, o que não deixa nenhuma dúvida de que Paulina não teve nada a ver com o desaparecimento do menino.

Carlos Daniel bate boca com Leda, defende Paulina e exige que ela suma da fábrica e de sua vida. Leandro pede Verônica em casamento. Estephanie bate boca com Willy e ameaça entregar as páginas do diário de Paola, onde ela conta sobre o romance dos dois. Elvira, a enfermeira de Paola, se converte em sua cúmplice e está disposta a ajudá-la em seu plano.

Paola dá o primeiro passo para retornar à mansão dos Bracho, começando o teatro de sua recuperação e deixando o médico em choque. Carlos Daniel retira a queixa e pede ao delegado que libere Antônia. Paulina arranja uma briga na prisão e acaba na sala do diretor. Só que ao invés de um castigo, ela leva uma cantada. Carlinhos vê a foto de Paola no jornal.

Capítulo 68

Carlinhos vê a foto de Paola no jornal e solicita ver a mãe. Carlos Daniel, sem tomar conhecimento como resolver o problema, solicita a ajuda da vovó Piedade que, para o bem do menino, decide falar a verdade sobre a prisão de Paulina. Carlinhos chora muito e convence sua bisavó a levá-lo até a prisão.

Willy briga com Estephanie, solicita o divórcio e exige metade de tudo que ela tem para receber da sua parte na herança dos Bracho, mas ela se nega a aceitar o divórcio. Viviana já não tem dúvida de que se encontra grávida, mas não tem conhecimento como vai irá dar a notícia a Willy. Dona Piedade leva Carlinhos até a prisão para ver Paulina.

A princípio, ela se nega terminantemente a recebê-los, mas depois de falar por telefone com o menino ela vai ao seu encontro. Dona Piedade fala longamente com Paulina e tenta fazê-la compreender que não pode se afastar dessa maneira das pessoas que gostam dela e que Carlos Daniel sofre muito com o seu desprezo. Paola, auxiliada por Elvira, põe em prática o seu plano diabólico e Carlos Daniel cai na armadilha.

Capítulo 69

Carlos Daniel fica espantado ao ver Paola reagir e até crê que ela possa ajudar Paulina. Mas Paola só quer fazê-lo sofrer e não tem a menor intenção de ajudar sua irmã. Verônica é a nova gerente da fábrica, promoção que a preocupa, pois pode esbarrar em sua relação com Leandro.

Ao tomar conhecimento da notícia, Leda fica furiosa, procura Rodrigo para mostrar toda sua indignação com a promoção de Verônica, mas se dá mal e é vetada de retornar à fábrica. Desesperada, Viviana vai atrás de Rodrigo e ameaça mandar Willy para a cadeia se ele não se casar com ela. Rodrigo, que já a havia prevenido contra Willy, irrita-se com o tom de ameaça da garota e a demite. Estephanie e Willy se mudam para a nova casa e ele solicita a ela que não dê o endereço a nenhuma pessoa.

Douglas Maldonado segue grato de sua recuperação por Paulina, decide ajudá-la doando-lhe os 2 milhões de dólares que emprestou à fábrica Bracho. Patrícia procura Willy para comunicá-lo das intenções de Viviana. Para se livrar de um castigo, Paulina começa a trabalhar na enfermaria do presídio e passa a ser assediada por Silvano, um diretor.

Capítulo 70

Paulina começa a trabalhar na enfermaria e não se livra do assédio de Silvano, o diretor do presídio. O escândalo que Viviana aprontou na fábrica deixa Willy irado e quando os dois se encontram, quem se dá mal é a garota, que ao falar que vai denunciá-lo à polícia, é esbofeteada e ameaçada de morte.

Os jornais informam que Paola Bracho começa a se recuperar e a notícia deixa a todos muito surpresos. Donato, o ex-amante de Paola, ao ler a notícia fala ao amigo que está disposto a depor em favor de Paulina pois crê ser uma testemunha chave para sua defesa. Carlos Daniel e Rodrigo vão até o hospital para ver Paola e ela, dando sequência a seu plano, solicita que a perdoem por tudo pois deseja morrer em paz.

Paola solicita ver Paulina. Viviana e sua madrinha, dona Abigail, denunciam Willy. Com a prisão decretada, a polícia vai buscá-lo e Willy recebe voz de prisão na frente de Estephanie. Paulina recebe permissão para visitar Paola no hospital e, no encontro entre elas, Paulina garante que nada ocorrerá com Paola pois ela é quem se sacrificará.

Capítulo 71

No hospital, o encontro entre Paola e Paulina é marcado pela emoção de Paulina e pelo cinismo de Paola. Paulina diz à irmã que se sacrificará por ela, e Paola, seguindo seu plano, mostra-se arrependida de tudo que fez.

Desesperada com a prisão de Willy, Estephanie vai atrás de Vovó Piedade e solicita a ajuda dos irmãos para libertá-lo. Retornando ao presídio, Paulina é convocada a comparecer à sala do diretor, onde volta a ser assediada e agarrada por ele. Paulina reage, dá-lhe uma bofetada e fica com medo de represálias.

Rodrigo e Carlos Daniel procuram um advogado para resolver o caso de Willy. Patrícia vai atrás de Viviana e tenta convence-la a retirar a denúncia que fez contra ele. Paulina chama Dr. Edmundo para falar que aceita que ele a defenda, mas põe como condição que ele não coloque Paola no meio, pois não quer vê- la envolvida em um escândalo.

Capítulo 72

Com o auxílio dos irmãos, Estephanie consegue tirar Willy da cadeia e ao notar que ela vai lhe solicitar o divórcio, Willy joga toda a culpa em Viviana e usa todo o seu cinismo para demonstrar seu “arrependimento” e pede perdão à esposa.

Estephanie, que faz de tudo para segurar Willy a seu lado, vai atrás da rival e lhe oferece dinheiro para que retire a queixa contra Willy e se afaste de seu marido para sempre. A garota não aceita a proposta e as duas têm uma séria discussão. Rodrigo recebe um envelope e se surpreende ao desvendar que Douglas Maldonado terminou de doar uma grande fortuna para Paulina e que também a transforma na sócia majoritária na fábrica Bracho.

A decisão de Douglas pega todos de surpresa e deixa Carlos Daniel cheio de dúvidas pois, na visão dele, nenhum homem daria uma fortuna como essa para uma mulher sem interesse e por isso crê que os dois tiveram um caso amoroso. Na prisão, Paulina também não consegue acreditar no que Douglas Maldonado acaba de fazer. Antônia finalmente recebe sua ordem de soltura e comemora a liberdade. Paulina vai ver Paola mais uma vez e Paola provoca a irmã falando de Carlos Daniel.

Capítulo 73

No encontro das irmãs, Paola mente muito para Paulina. Willy ameaça Viviana, mas ela se nega a retirar a denúncia que fez contra ele. Mais tarde, o mau caráter briga de forma forte com Estephanie e decide ir embora de casa levando todo o dinheiro que a mulher tem em seu poder.

A discussão com Willy provoca o parto prematuro do bebê de Estephanie, que é levada às pressas para o hospital por Patrícia. Isabel fica muito feliz ao ver sua irmã, Antônia, em liberdade. Carlos Daniel, depois de uma dura conversa com Paola, deixa bem claro que ela nunca voltará para a mansão dos Bracho. Paola comete um terrível deslize ao contar a Paulina quais são suas verdadeiras intenções assim que conseguir voltar para a casa dos Bracho.

Estephanie, na hora do parto, sente a falta do marido, que a essa altura dos acontecimentos, já deve estar fora do país. Verônica, ao ver a maneira como Leandro fala de Viviana, percebe que ele ainda ama a garota. Paulina chega a triste conclusão de que sua irmã não mudou em nada o seu caráter, mas mesmo assim não se atreve a abandoná-la. O Dr. Edmundo diz a Paulina que tem uma surpresa para ela.

Capítulo 74

Paulina fala de forma longa com o Dr. Edmundo, que fala ter provas suficientes para provar sua inocência. Paulina questiona se essas provas podem prejudicar sua irmã e, ao saber que sim, não aceita a proposta que poderia tirá-la da cadeia. Mas a atitude de Paulina já não é suficiente para proteger Paola pois o Dr. Edmundo diz a ela que a polícia já checou a vida de Paola.

Estephanie dá a luz a um lindo menino, mas Willy não se encontra ao seu lado. Mas Dona Piedade está certa de que ele retornará pois, ambicioso como é, não abrirá mão da sua parte na herança de Estephanie. Paola está decidida a não permitir que sua irmã fique com Carlos Daniel e por isso ao falar com Paulina, no telefone, diz que está cada vez mais apaixonada por seu marido.

Douglas Maldonado decide escrever uma carta a Paulina pois está estranhando que até agora ela não tenha se manifestado sobre a doação que ele lhe fez. Paola telefona para a fábrica e diz a Carlos Daniel que o ama e que está disposta a reconquistá-lo. Ao desligar, Paola confessa a Elvira que sabe que Carlos Daniel deseja se livrar dela, mas não vai conseguir pois ela vai se tornar uma sombra na vida dele.

Os amigos tentam fazer com que Leandro note o erro que está cometendo ao defender Viviana. O nascimento de seu filho faz com que Estephanie mude seu modo de pensar em relação a Willy e já não se importe mais com ele. Paola chama Carlos Daniel e Paulina e monta uma armadilha para eles.

Em tom ameaçador, ela fala de forma clara que se conseguir se recuperar por completo, vai sair viajando pelo mundo, mas se continuar inválida, vai para a mansão pois lá também é a sua casa. Comunica também que pretende comparecer ao julgamento e seu depoimento pode deixar Paulina por muito anos na cadeia. O Dr. Edmundo chega ao hospital e fala que o julgamento de Paulina será daqui a uma semana.

Capítulo 75

Paola insiste em assistir ao julgamento de Paulina. Carlos Daniel continua irredutível quanto à volta de Paola para a mansão, pois está convencido de que ela continua sendo a mesma mulher má e sem caráter e que nunca mudará seu jeito de ser.

Paulina se decepciona com Paola ao ouvir da irmã que ela não hesitará em acusá-la se isso lhe for conveniente. Preocupado com o que Paola possa dizer contra Paulina, Carlos Daniel procura o Dr. Edmundo para dizer que, se no dia do julgamento Paola se atrever a depor contra Paulina, ele entregará ao juiz o diário íntimo de sua mulher.

Ao chegar em casa, Carlos Daniel procura pelo diário, mas ele desapareceu misteriosamente. Paulina recebe uma carta de Douglas Maldonado, onde ele descreve todo o seu relacionamento com Paola e pede a ela que use a carta como uma prova em seu julgamento. Mas Paulina, obcecada pela idéia de defender sua irmã, esconde a carta para que ninguém possa lê-la.

Carlos Daniel vai até o presídio e Paulina mente para Carlos Daniel dizendo que está com o diário de Paola. Carlos Daniel tenta convencê-la a lhe entregar o diário, mas Paulina se nega dizendo que não quer que ele seja usado contra sua irmã. Paulina também acaba com as esperanças de Carlos Daniel ao dizer que mesmo ficando em liberdade não se casará com ele enquanto sua irmã estiver viva.

Verônica, cada vez mais convencida de que Leandro continua apaixonado por Viviana, rompe seu noivado com ele. Paola, com o objetivo de voltar o quanto antes para a mansão dos Bracho, liga para Paulina e ameaça ser uma testemunha de acusação implacável e de deixá-la por muitos anos na prisão caso ela não a ajude no seu plano. Paola quer que Paulina convença Carlos Daniel a aceitá-la de volta e acredita que ao sentir que pode ser condenada, conseguirá que a irmã faça o seu jogo.

Capítulo 76 – Segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Paulina agora está convencida de que Paola continua sendo a mesma mulher cruel e sem escrúpulos, capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos, mas mesmo assim não pretende fazer nada que possa prejudicá-la. Abandonada por Willy, Estephanie deixa o hospital, mas não quer retornar para a mansão dos Bracho.

Adelina decide acompanhar a filha. Leda admite que Paulina é muito melhor que Paola e se propõe a auxiliar Edmundo falando tudo o que tem conhecimento sobre Paola. Leda fala para ele que no diário de Paola podem conter as provas para inocentar Paulina. Paola contrata o Dr. Montezinos para defendê-la. Luciano Alcântara toma conhecimento, através dos jornais, que Paulina Martins irá a julgamento.

O ex-amante de Paola mudou de vida e agora vive no interior ao lado de Ester, sua esposa, e está próximo de pai. Ester deu um novo rumo à sua vida e, por isso, ao tomar conhecimento da situação de Paulina, decide auxiliá-la, indo ao julgamento na posição de testemunha de defesa. Filomena, amiga de Paulina, também segue disposta a depor a seu favor.

O Dr. Edmundo diz a Osvaldo que não cobrará para defender Paulina e revela estar apaixonado por ela. Paulina bate de frente com Paola e diz à irmã que tem seu diário íntimo, a prova que pode condená-la a ficar muito anos na cadeia. As duas batem boca.

Paulina revela que se encontra apaixonada por Carlos Daniel, e Paola diz que é sua inimiga, informando que irá aos tribunais: vai dizer que ela ameaçou matá-la, caso não deixasse ocupar o seu lugar. Carlos Daniel segue procurando pelo diário e dá ordem para que revistem o quarto de Paulina na tentativa de encontrá-lo.

Capítulo 77

Paola acerta a contratação de Dr. Montezinos para defendê-la e fala para a ele sua versão da história onde, é claro, se faz de vítima. O pior: o advogado crê em todas as suas mentiras. Carlos Daniel e o Dr. Edmundo se juntam para tentar insistir com Paulina a entregar o diário.

Apesar de saber que Paola pode prejudicá-la, se nega terminantemente a entregá-lo. Osvaldo vai até o presídio para pedir perdão para Paulina por todo o mal que ele lhe fez. Luciano Alcântara vai atrás dos irmãos Bracho para falar que está disposto a testemunhar em favor de Paulina.

Apesar de desconfiar do arrependimento dele, Rodrigo e Carlos Daniel levam Luciano até o Dr. Edmundo, que ao tomar conhecimento de toda a história, vê em Luciano a grande oportunidade de inocentar Paulina Martins. Paola conta os minutos para o julgamento e garante a Elvira que pretende acabar com a vida de Paulina e que não descansará até conseguir com que ela mofe cadeia.

Capítulo 78

Paola garante que no dia do julgamento vai cobrar de sua irmã o fato de ela ter se apaixonado por Carlos Daniel. Osvaldo pede perdão a Paulina e oferece ajuda, mas ela se nega a aceitar e diz que não quer vê-lo mais. Vovó Piedade pede a Carlinhos que no dia do julgamento, fale toda a verdade sobre o seu sumiço para colaborar com sua mãe.

Leda fica sabendo que Luciano Alcântara irá testemunhar a favor de Paulina e apesar de ter se comprometido com Edmundo a falar toda a verdade sobre Paola, ela não perde a chance de prejudicar Paulina. Leda vai atrás de Luciano para oferecer muito dinheiro para que ele desista de testemunhar a favor dela. Carlos Daniel decide falar com Paola e solicita que não vá ao julgamento, mas ao notar que não vai convencê-la, a ameaça, falando que existe uma testemunha que pode transformá-la de vítima em réu.

Chega o dia do julgamento: Carlinhos depõe a favor de Paulina. Willy retorna para casa para tentar tirar mais dinheiro de Estephanie, mas as coisas mudaram e os dois batem boca de forma violenta quando Estephanie comunica que cancelou a procuração que havia lhe dado. Revoltado, Willy ameaça ir ao julgamento e exigir duzentos mil dólares de Carlos Daniel para não depor a favor de Paola. Paola chega ao tribunal e fala para Carlos Daniel que está disposta a jogar Paulina, por muitos anos, na cadeia.

Capítulo 79

Paola chega com pose e ameaçadora. O Dr. Edmundo alerta Paulina e solicita que ela se defenda, pois Paola veio disposta a tudo para incriminá-la. Tola, Paulina segue irredutível em sua decisão. Inicia-se o julgamento. Paola é a primeira a depor e mente de forma deslavada ao mencionar sua versão dos fatos, bancando a vítima.

Ao ser interrogada, Paola fica em choque ao escutar o Dr. Edmundo questionar com quem ela estava na noite do acidente em Mônaco. Ao notar que as coisas podem se complicar, Paola simula um mal estar, que obriga o juiz solicitar a ela que se retire. Paulina depõe, e para espanto de todos, confirma tudo que Paola disse e se declara culpada diante do júri. Dr. Edmundo não desiste e convoca a entrada de Luciano Alcântara.

Capítulo 80

Paulina insiste em poupar sua irmã e se apavora ao ver que Luciano Alcântara é a testemunha que pode inocentá-la, pois está certa que ele pode complicar a vida de Paola. Na casa dos Bracho, todos os empregados procuram desesperadamente pelo diário de Paola pois tem conhecimento que em suas páginas pode estar a prova de inocência de Paulina.

Durante o depoimento de Luciano, a promotora põe em dúvida o seu testemunho e solicita provas de que ele realmente presenciou os fatos. Diante dessa exigência, o juiz suspende o julgamento por dois dias para que o advogado apresente as provas pedidas. Viviana e Leandro iniciam os preparativos para o casamento. Paola fica sabendo que Luciano Alcântara depôs a favor de Paulina e contra ela.

Ela pede ao Dr. Montezinos que ofereça dinheiro a ele para que mude o seu depoimento. Enquanto isso, Luciano e o Dr. Edmundo viajam para o litoral em busca das provas de que precisam. Paulina telefona para a irmã e se desconcerta diante da frieza com que Paola a trata. Enquanto não encontra Luciano Alcântara para tentar suborná-lo, Paola telefona para Carlos Daniel e fala a ele que tem uma proposta que interessa a eles dois.

Capítulo 81

Crendo que talvez Paola possa estar arrependida, Carlos Daniel vai até o hospital com a esperança de que a convencerá a auxiliar Paulina. Em alguns minutos de conversa para que ele se convença de que ela não mudou nada. Paola fala para Carlos Daniel que vai coagir sua própria irmã para que ela fique a seu lado para sempre.

Ao ser cobrada por Carlos Daniel sobre a proposta de que falou por telefone, Paola exige que ele faça com que Luciano Alcântara mude o seu testemunho e em troca lhe oferece o divórcio. Carlos Daniel não aceita e ela ameaça destruir Paulina e fala para seus filhos que ela é a verdadeira mãe deles. No litoral, Luciano Alcântara e o Dr. Edmundo vão até a casa onde viveu Paulina e lá conhecem Célia e Filomena.

As duas falam como tudo aconteceu e se comprometem a comparecer ao tribunal para testemunhar a favor de Paulina Martins. Assim que Carlos Daniel vai embora, Paola telefona para a irmã e, se fazendo passar por uma mulher sofrida, que vive atormentada com o medo da solidão, consegue arrancar de Paulina a promessa de que nunca se casará com Carlos Daniel.

Paola telefona para Luciano e oferece dinheiro para que ele mude seu depoimento, mas Luciano está mudado e não aceita o suborno. Osvaldo, muito apaixonado e arrependido, vai atrás de Paulina para falar que está disposto a se divorciar de sua esposa para se casar com ela. Paulina não topa e o manda embora. Muito preocupado com a ameaça de Paola de contar a seus filhos a verdade sobre a verdadeira mãe deles, Carlos Daniel dá ordens para que toda a correspondência vá direto para as mãos da vovó Piedade.

Com todo seu cinismo, Willy diz a Estephanie que só se casou com ela por conta do seu dinheiro, mas sua mulher não é mais a mesma e ao invés de um ataque de nervos, ela lhe dá um ultimato: ou arranja um emprego ou vai embora para sempre. Paola telefona para a Vovó Piedade e comunica que não sabe se retornará à mansão, quer eles queiram ou não.

Capítulo 82

Antes de ir para o tribunal, Paulina visita Paola no hospital e sai muito arrasada ao tomar conhecimento pela própria irmã que está disposta a retornar à mansão dos Bracho só para infernizá-los e pegar muito dinheiro. Reinicia no julgamento e o Dr. Edmundo apresenta novas testemunhas para o caso.

A primeira a depor é Célia, amiga de Paulina, que fala com detalhes tudo que ocorreu e aponta Luciano Alcântara e Alexandre Farina como amantes de Paola. O julgamento segue e os depoimentos das testemunhas trazem à tona o nome de todos os amantes de Paola, entre eles o de Donato D´Ángele. O pintor Donato D´Ángele é cotado como testemunha e comparece ao tribunal para depor.

Até Antônia, Isabel e Moacyr desejam testemunhar a favor de Paulina para tentar livrá-la da acusação de seqüestro. Osvaldo solicita o divórcio a Lurdes, que em uma atitude de destempero, ameaça matá-lo se ele a deixar. Carlos Daniel sofre um duro golpe ao ficar sabendo, em pleno tribunal, que Paola e Willy foram amantes. Lalinha acha o diário de Paola e toma uma decisão que pode inocentar Paulina.

Capítulo 83

O Dr. Edmundo questiona a Carlos Daniel sobre o romance entre Paola e Willy. Carlos Daniel conta tudo que Paola fez contra os Bracho, mas não revela o problema de alcoolismo de Vovó Piedade. Só que a matriarca interrompe o depoimento do neto e fala para todos que Paola a transformou em uma alcoólatra.

Novamente, Osvaldo tenta deixar a casa e Lurdes faz de tudo para impedi-lo, mas desta vez nada pode fazê-lo mudar de ideia, e Osvaldo vai embora. O Dr. Montezinos defende Paola e a põe como vítima de Paulina. Paola, por sua vez, fala para Elvira que se Paulina for inocentada, ela a mata. O julgamento chega a sua fase final. A expectativa é grande e Leda, que torce pela condenação de Paulina, não perde a oportunidade de assediar Carlos Daniel.

O juiz solicita a todos que se retirem e é nesse momento que Lalinha chega ao tribunal com o diário de Paola. Carlos Daniel, de posse do diário,

que se Paulina for condenada, ele entrega ao juiz a prova definitiva para inocentá-la. Paulina é inocentada, mas recebe o veredicto com tristeza pois não sabe o que vai ser de sua irmã. Reunida com a família Bracho, ela comunica que desse momento em diante vai se dedicar a cuidar de Paola.

Capítulo 84

Paulina sai da prisão e em uma reunião com a família Bracho, comunica que irá residir com sua amiga Célia, e que daqui pra frente, irá dedicar a cuidar de sua irmã Paola. Rodrigo questiona se ela não pretende assumir o seu lugar na fábrica e Paulina fala que tem que se afastar, pois não pode ocupar um lugar que é de Paola.

Ao tomar conhecimento que sua irmã foi inocentada, Paola briga feio com o Dr. Montezinos e o acusa de não ter feito nada para mudar a sentença. Paola convence o Dr. Galícia a lhe dar alta e manda Elvira levar suas malas para a mansão dos Bracho. Mas Vovó Piedade é firme na sua decisão e diz a Elvira que Paola não retornará à mansão. A imponente Elvira bate de frente com Vovó Piedade e fala que Paola consultou os advogados e que possui direitos adquiridos.

Portanto, o retorno de Paola é praticamente um fato consumado e deixa Carlos Daniel fora de si, a ponto de revelar ao irmão que está disposto a matá-la. A ação de Carlos Daniel preocupa Rodrigo e à Vovó Piedade. Ao notar que não existe nenhuma chance de reconquistar Carlos Daniel, Leda decide seduzir o Dr. Edmundo e mais uma vez se dá mal, pois Edmundo revela que também se encontra apaixonado por Paulina.

Paulina, apesar de tudo que sofreu por culpa da irmã, vai ao hospital e se põe à sua disposição. Paola fala que receberá alta e que retornará à mansão dos Bracho. Paulina busca fazer com que ela mude de ideia, mas a Paola não desiste de seu plano maligno.

Paola não crê que Paulina esqueceu Carlos Daniel e vê na irmã sua maior rival, por isso não perde a chance de humilhá-la. Paola não quer a sua ajuda e ainda lhe falar, sem rodeios, que ela não serve para nada e garante que ninguém vai tirá-la do seu objetivo de retornar à mansão dos Bracho. Rodrigo busca acalmar Carlos Daniel e tentar contê-lo de cometer uma loucura.

Capítulo 85

Rodrigo pede a Carlos Daniel que tente agir com calma, que aceite a presença de Paola e enquanto isso entre com o pedido de divórcio. Mas a preocupação de Carlos Daniel é com seus filhos pois não tem conhecimento como vai esclarecer quem é Paola. Depois de falar com a vovó Piedade, Carlos Daniel decide passar para Paulina a tutela de Carlinhos. Paulina, depois da conversa com sua irmã, vai atrás de Patrícia e fala que Paola pretende contar toda a verdade para o Carlinhos.

Patrícia a aconselha a ir atrás de Carlos Daniel, mas Paulina teme pelo encontro pois não sabe se conseguirá se manter distante dele. O casamento de Estephanie fica cada vez pior, e Willy não perde a chance de colocar a mulher contra seus irmãos. Ele ainda a provoca falando que um dia talvez ele e Paola possam unir suas fortunas.

Rodrigo vai atrás de Paola e tenta convencê-la a não retornar à mansão, mas é inútil. Carlos Daniel vai atrás de Paulina para solicitar que ela fique com Carlinhos e a fala acaba em um beijo apaixonado. Paola chega à mansão dos Bracho e, sempre altiva e provocativa, desafia quem vai se atrever a expulsá-la.

Capítulo 86

Paola chega mandando e desafiando a todos. Lalinha comunica à Vovó Piedade que Paola deseja conversar com ela. O encontro entre as duas gera uma forte discussão. Viviana e sua madrinha, Abigail, preparam tudo para o seu casamento com Leandro. Osvaldo fala com o Dr. Edmundo e fica sabendo que ele ainda está apaixonado por Paulina e que não desistirá da ideia de se casar com ela.

Estephanie vai até a fábrica e quer que Rodrigo entregue a sua parte na herança. Carlos Daniel fala com o filho e conta que de agora em diante ele vai morar com “sua mãe” em um hotel, mas o menino fica mal ao tomar conhecimento que seu pai não vai morar junto com eles. Paola abre guerra e se diverte ao ver a irritação de todos.

Adelina se revolta ao escutar Paola solicitando à Lizete que convença seu pai a nunca se separar dela. Dona Piedade bate boca de forma séria com Paola ao notar que ela está colocando a menina contra eles. Leandro e Viviana se casam. Carlinhos e Paulina já estão no hotel, onde vão viver, e o menino fica feliz ao ver seus pais se beijarem. Carlos Daniel retorna para casa e é recepcionado por Paola.

Capítulo 87

No encontro com Carlos Daniel, Paola não perde a oportunidade de jogar todo o seu charme na tentativa de reconquistá-lo, mas desta vez parece que ela não se dá bem, pois Carlos Daniel a menospreza e não consegue perdoá-la por tudo que fez. Leandro e Viviana se casam e vão morar no interior.

Willy decide pleitear o seu cargo de Leandro, e Estephanie se preocupa pois tem conhecimento que seus irmãos não o desejam na fábrica. Mas Willy não tem intenção de trabalhar, pois o que ele deseja é ganhar a confiança da esposa e assim poder administrar o dinheiro dela. Leda liga para Paola e as duas acertam um encontro.

Willy consegue reverter a situação e, mais uma vez, convence Estephanie a lhe dar uma procuração para que ele a represente na fábrica. Adelina previne Estephanie de que sua atitude irá provocar muitos problemas e conta a ela que durante o julgamento, Carlos Daniel descobriu que Willy e Paola foram amantes. Paola e Leda decidem se unir para destruir Paulina e a família Bracho.

Capítulo 88

A guerra está se encontra estabelecida entre Paola, Leda e Vovó Piedade. Carlos Daniel fica furioso pois, por uma determinação judicial, terá que engolir a presença de Willy na fábrica. Apesar de saber que terá que “engolir” o cunhado, ao ficar frente a frente com ele, a revolta fala mais alto e Carlos Daniel bate em Willy.

Na mansão, o clima segue tenso. Leda faz jogo duplo, mas dona Piedade não crê na pose de boa menina. Paola fala para Leda que deseja se divertir e solicita a ela que a leve até a fábrica. Vovó Piedade comunica a Rodrigo e ele e Paulina fazem de tudo para que Carlos Daniel e Paola não se encontrem, mas é inevitável. Paola chega para provocar e começa falando que deseja trabalhar na fábrica.

Estephanie está certa de que Willy mudou e quer lhe dar uma nova oportunidade, mas Adelina tenta abrir os olhos da filha falando a ela que ele só deseja o seu dinheiro. Paola segue na fábrica e deixa Rodrigo fora de si ao exigir que ele lhe dê um cargo, pois ela não vai desistir da ideia de trabalhar na fábrica.

Paulina, que ainda não se convenceu de que sua irmã é má, tenta convencê-la a mudar sua maneira de agir, mas é em vão. Paola vai atrás de Willy para conversar. Leda se aproveita do péssimo momento em que se encontra Carlos Daniel e tenta convencê-lo a mandar Carlinhos para um internato, pois assim Paulina se livrará dessa obrigação e possa viver a sua própria vida.

Paola bate boca com Paulina e fala que se Carlos Daniel insistir no divórcio, ela fará de tudo para jogá-lo nos braços de Leda, pois prefere isso a vê-lo junto com a sua irmã. Elvira, a enfermeira, nota tudo a forma atônita de Paola ao ver Leda e Carlos Daniel juntos. Enquanto isso, o Dr. Edmundo vai atrás de Paulina e volta a dizer que se encontra apaixonado por ela.

Capítulo 89

Paulina aceita o convite do Dr. Edmundo para jantar, mas diz que vai com Carlinhos. Willy escuta uma conversa entre a Vovó Piedade e Adelina, e descobre que Estephanie é sua filha. Durante o jantar, Edmundo fala para Paulina que não vai desistir dela. Dona Piedade tenta convencer Estephanie a não confiar tão cegamente em Willy, pois ele vai acabar com o seu dinheiro, mas tudo é em vão pois a neta acredita no arrependimento do marido.

Carlos Daniel, mais uma vez, crê em Leda e depois de pensar em tudo que ela lhe falou, decide dar um novo rumo a sua vida. Ao chegar à fábrica, fala ao irmão que vai mandar Carlinhos para um colégio interno e pede a Paulina que se afaste da sua família e da capital. Carlos Daniel conversa francamente com Paulina, fala para ela que não é justo que se sacrifique pelos Bracho e que deve ficar livre para viver a sua vida.

Paulina aceita e diz que sairá do país, a não ser que sua irmã necessite dela. Apesar de apaixonados, Carlos Daniel e Paulina tem conhecimento que é um amor impossível e decidem que tentarão refazer suas vidas, longe um do outro. Enquanto isso, na mansão, o Dr. Cabanhas vai atrás de Paola para que ela assine o pedido divórcio, mas ela se nega a assinar.

Mais tarde, Paola conversa com Carlos Daniel e faz uma série de exigências, as quais ele se nega a aceitar. Paulina janta com o Dr. Edmundo. Enquanto isso na mansão dos Bracho, o jantar transcorre em clima de guerra. Paola, ao notar que Leda segue dando em cima do seu marido, faz um escândalo, chama Leda de traidora e garante que nem ela nem Paulina ficarão com Carlos Daniel.

Capítulo 90

Paola e Leda seguem se insultando, o que obriga Carlos Daniel e a vovó Piedade a se retirarem da mesa. Paulina janta com o Dr. Edmundo, que fala do seu amor e a pede em casamento, mas ela não topa, diz que ama Carlos Daniel e que será difícil tirá-lo da cabeça. Ao retornar para o hotel, Paulina fala com Carlinhos e convence o menino a ir para ingressar em um colégio interno.

Decidida a romper de forma definitiva com os Bracho, Paulina busca ser firme diante de Carlos Daniel e quando ele vai até o hotel saber como foi o diálogo com seu filho, ela tenta terminar com as esperanças dele e fala que vai se casar. Paola compra um carro importado adaptado para deficientes e manda que Carlos Daniel pague.

Rodrigo recebe o vendedor e se nega a fazer o pagamento, mas Paulina chega e decide comprar o automóvel da irmã. Leda e Paola seguem se alfinetando, mas no fundo são iguais. Leda prepara uma cilada para Carlos Daniel: ela o chama para ir ao teatro e, em seguida, convida Paola para ir com eles. Mesmo contra o seu desejo, Carlos Daniel termina saindo com Leda e Paola. Após o teatro, eles vão jantar e no restaurante encontram Paulina jantando com Carlinhos e com o Dr. Edmundo.

Capítulo 91

Carlos Daniel tem suas suspeitas confirmadas ao ver com quem Paulina está jantando. Unidas com o objetivo de perturbar a família Bracho, Leda incendeia o ambiente e Paola ameaça fazer um escândalo na frente de Carlinhos.

Leda quase conta ao menino quem é a mulher que está na mesa com seu pai. Ao retornar do hotel, Paulina começa a pensar em tudo que sua irmã lhe fez e parece que começa a entender que não vale a pena abrir mão do amor que tem por Carlos Daniel por conta de Paola.

Carlos Daniel fala para Vovó Piedade que Paulina irá se casar com o Dr. Edmundo. Enfeitiçado pelo ciúme, Carlos Daniel muda radicalmente seu modo de pensar em relação a Paulina e fala para Rodrigo que está certo que Paulina e Paola são pessoas iguais.

Carlos Daniel revela para Paulina que ficou muito chateado ao vê-la, no restaurante, ao lado do Dr. Edmundo. Paola busca colocar Vovó Piedade contra Paulina e promete que vai lhe tirar até o amor do Dr. Edmundo. Paulina fala para Patrícia que Paola e Leda se uniram para destruí-la.

Estephanie se preocupa ao notar que Willy foi à fábrica carregando um revólver. Na fábrica, Carlos Daniel e Willy se encontram e a discussão é inevitável. Carlos Daniel fica irado e bate no cunhado. Willy decide atirar em Carlos Daniel, que cai ferido.

Capítulo 92

Estela telefona para Estephanie e fala que Willy atirou em seu irmão, Carlos Daniel, e que ele se encontra muito mal. Willy retorna para casa, e Estephanie, completamente alucinada pelo que ocorreu, briga de forma violenta com o marido.

Willy agride a mulher e Patrícia, fugindo e levando todas as joias de Estephanie. Verônica telefona para Paulina e comunica sobre o que ocorreu com o Carlos Daniel. Enquanto Paulina socorre Carlos Daniel, Rodrigo, atordoado com o que ocorreu, diz que vai matar Willy.

Paulina tenta acalmá-lo para evitar que ele faça uma loucura. Leda fica em choque ao ver a reação de Paola ao receber a informação de que Carlos Daniel se encontra ferido e corre risco de morte. Fria, Paola imagina como seria ótimo se Carlos Daniel morresse, pois assim ela seria a herdeira de sua fortuna.

A atitude covarde da qual Carlos Daniel foi vítima revolta a todos e enquanto os funcionários da fábrica Bracho querem linchar Willy, Carlos Daniel solicita que não o denunciem. Paulina retorna à fábrica e decide assumir o lugar de Carlos Daniel enquanto ele se restabelece. Lalinha entra no quarto de Paola e descobre que ela pode andar.

Capítulo 93

Ao ser surpreendida, Paola não perde o controle e simula que estava tentando andar e cai. Lalinha tenta levantá-la e Paola a ameaça de morte caso ela fale para alguém que a viu de pé. Paulina fala para Dr. Edmundo que mudou seus planos e que pretende assumir o lugar de Carlos Daniel, enquanto ele se encontrar impossibilitado de trabalhar.

A notícia de que ela não sairá da cidade traz novas esperanças a Edmundo, mas ao mesmo tempo o preocupa pois pode significar uma reaproximação entre Paulina e Carlos Daniel. Para evitar uma tragédia, Patrícia solicita à Estephanie que não fale para ninguém que Willy a agrediu, principalmente para o Rodrigo.

Rodrigo busca convencer Carlos Daniel a realizar uma viagem assim que receber alta, pois acredita que isso pode levar Paola a abandonar a mansão e assim acelerar o divórcio. Adelina, ao ver Paola torcendo para que Carlos Daniel morra, descontrola-se e enfrenta a patroa: diz que a odeia e que ela não passa de uma mulher à toa.

Willy começa a vender as jóias que roubou de Estephanie. Patrícia leva para Estephanie uma quantia em dinheiro para que ela possa sobreviver até que receba sua parte na herança e aproveita para abrir os olhos da cunhada, pois Willy pode retornar e roubá-la outra vez. Carlos Daniel segue internado, e Paola decide visitá-lo. Elvira começa a entender quem é Paola e do que ela é capaz. avisar Adelina.

Quando Paola chega ao hospital, é impedida de entrar no quarto onde está Carlos Daniel. Carlinhos vai para um colégio interno, mas antes, Paulina o leva até o hospital para que ele se despeça do pai. Leda deixa Paola furiosa ao contar que Carlos Daniel já recebeu alta e que viajou sem dizer para onde.

Capítulo 94

Com a viagem de Carlos Daniel, Paola sente que perdeu o controle da situação e decide ir atrás de seu advogado, mas o Dr. Maya não tem boas notícias. O advogado esclarece que ela não vai se sair tão bem após a partilha de bens, mas Paola insiste e solicita a ele que atrase ao máximo o processo de divórcio até que Carlos Daniel aceite lhe dar o que ela deseja.

Estephanie recebe uma carta de Willy onde ele, mais uma vez, mente de forma vergonhosa, conta que está passando por momentos muito difíceis e solicita para voltar. A notícia deixa Estephanie muito triste e, ao reconhecer que ainda o ama, ela decide ir atrás de seu irmão e solicita que ele a ajude. Rodrigo fica irritado com a atitude de Willy e principalmente com a reação da irmã.

Enquanto Estephanie sofre e se preocupa com Willy, ele se diverte nos braços de outra mulher. Paulina fala com Rodrigo para que se resolva o mais rápido possível a situação financeira de Estephanie. Paola suborna Lalinha para desvendar onde está Carlos Daniel.

O Dr. Edmundo volta a propor casamento para Paulina, mas ela não lhe dá nenhuma esperança. Paola exige 1 milhão de dólares para assinar o divórcio. Enquanto isso, Carlos Daniel, em seu refúgio, conhece Isabel, uma jovem que não perde tempo e começa a paquerá-lo. Paulina telefona para Paola para falar sobre o 1 milhão de dólares que ela tanto deseja.

Capítulo 95

Paulina oferece 500 mil dólares à irmã para que ela deixe os Bracho em paz, mas Paola não aceita, insiste em um milhão e está certa que conseguirá convencer sua irmã. Vovó Piedade recebe uma carta de Carlos Daniel e desvenda que Paola já sabe onde ele se encontra.

Lalinha solicita à Paola que a proteja pois desconfia que a vovó Piedade já descobriu que foi ela quem lhe deu o endereço onde está Carlos Daniel. Estephanie já notou que Willy não mudou em nada e chora copiosamente, sem tomar conhecimento o que fazer.

Carlos Daniel telefona para Paulina, fala que a ama e que não consegue esquecê-la, mas ela se mantém firme, diz a ele que deve esquecê-la e o aconselha a ir atrás de uma mulher que possa amá-lo. Leda está de viagem marcada e a Vovó Piedade crê que ela irá se encontrar com Carlos Daniel.

Sentido-se sozinho e abandonado, Carlos Daniel começa um romance com Isabel. Paola nota que Elvira mudou muito e lhe oferece um aumento de salário. Mais tarde, Paola ameaça matá-la caso ela se atreva a falar o que tem conhecimento dos Bracho. Willy segue no litoral levando uma vida de rei ao lado de Olívia, mas o dinheiro dele está próximo do fim e ao descobrir que ele não tem nada, ela o abandona.

Sem dinheiro, ele telefona para Estephanie e exige que ela lhe arrume mais dinheiro. Osvaldo está se divorciando de Lurdes e solicita à Paulina que lhe dê um emprego na fábrica. Paulina crê em suas boas intenções e o contrata como gerente de vendas. Estephanie pede dinheiro a Paulina para enviar a Willy. Carlos Daniel pede a mão de Isabel em casamento.

Capítulo 96

Isabel fala de forma séria com Carlos Daniel e tenta fazê-lo compreender que só a está pedindo em casamento para tirar Paulina da cabeça e propõe a ele que só fale em casamento quando estiver certificado de seus sentimentos. Paulina fala para Rodrigo que fez uma proposta a Paola para que ela dê o divórcio a Carlos Daniel, mas ele não aceita com a decisão que ela tomou.

Paulina fala sobre Osvaldo para Rodrigo e conta que ele foi seu namorado, mas não entra em detalhes. Willy retorna e faz pressão em Estephanie para que lhe dê mais grana. Novamente, Paola suborna Lalinha para que ela consiga o endereço de Willy e Estephanie. Rodrigo fala para a Vovó Piedade que o Dr. Edmundo pediu Paulina em casamento.

Paola vai atrás de Willy e propõe que os dois se unam para destruir Paulina e a família Bracho. Na fábrica, Estephanie, demonstrando estar completamente dominada por Willy, discute de forma violenta com Rodrigo e Paulina ao pôr em dúvida a lisura com que eles estão comandando a auditoria que se realiza na empresa.

A atitude de Estephanie deixa os Bracho muito preocupados pois eles creem que ela esteja abalada. Leda vai ao encontro de Carlos Daniel e tem uma surpresa agradável ao encontrá-lo em um restaurante jantando com Isabel. Cansada de fingir, Paola decide acabar com a farsa e surge na sala andando de forma normal. Dona Piedade, Patrícia e Adelina veem a cena.

Capítulo 97

Irada com a farsa, Dona Piedade expulsa Paola da mansão, mas ela reage bravamente, nega-se a ir embora e recorda à Vovó Piedade que ela tem direito, por lei, de habitar na casa dos Bracho. Carlos Daniel solicita à Leda que não fale nada à Paulina sobre Isabel.

Leda diz que não contará. O Dr. Edmundo não desiste de seu amor e telefona de Miami para Paulina apenas para lhe dizer que a ama. Dona Piedade fala para Rodrigo e Paulina que Paola não está impossibilitada de andar e que tudo não passou de mais uma farsa de Paola. A revelação deixa Paulina muito feliz, pois ela não crê que sua irmã seja capaz de fingir a esse ponto.

Leda, que não perde a chance de criar situações difíceis para os Bracho, fala para Paola que Carlos Daniel tem uma amante. Paola surge na fábrica e fala para Rodrigo e Paulina o que acaba de tomar conhecimento e aproveita para comunicar que o adultério de Carlos Daniel vai complicar o divórcio. Paulina busca resolver a situação oferecendo, novamente, os 500 mil dólares, mas Paola chantageia a irmã e exige que ela lhe dê os 2 milhões de dólares que recebeu de Douglas Maldonado.

Mais tarde, Paola se encontra com Willy e propõe a ele que incendeiem a fábrica Bracho. Na mansão, Elvira decide desmascarar Paola e fala toda a verdade para Vovó Piedade, sem pensar que Paola está escutando tudo. No dia seguinte, Elvira chega e fala para Paola que não deseja mais ser sua enfermeira. Fingindo não ter conhecimento de nada, Paola sai com Elvira, com a intenção de se vingar dela por sua traição, mas no caminho, ela perde o controle do carro e sofre um gravíssimo acidente.

Capítulo 98

Certa de que Carlos Daniel ama Paulina, Isabel decide terminar seu relacionamento com ele. Os dois falam de forma séria e ela o faz ver que ele necessita enfrentar os seus problemas e lutar por seus objetivos e, especialmente, por seu amor. Carlos Daniel toma conhecimento, através de Rodrigo, que Paola esteve simulando sempre.

Mais do que nunca, Carlos Daniel está cero de enfrentar seus problemas, decide retornar para enfrentar Paola e resolve definitivamente a questão do divórcio. Enquanto Carlos Daniel inicia sua viagem de volta, Paulina recebe a notícia de que sua irmã sofreu um terrível acidente e que está internada em estado grave.

Leda desiste de tentar conquistar Carlos Daniel e embarca para a Europa. Estephanie vibra ao tomar conhecimento que Paola está quase morrendo. No hospital, o médico previne Rodrigo para que a família se prepare para o pior pois o estado de Paola é extremamente grave. Paulina se desespera ao ver a irmã entre a vida e a morte e se culpa por ter comprado o automóvel e não ter lhe dado o dinheiro que ela exigiu.

Carlos Daniel chega ao hospital e tenta fazer Paulina entender que não é culpada de nada e fala a ela que a morte de Paola significará a felicidade deles, mas Paulina termina com suas esperanças ao dizer que caso sua irmã morra, o túmulo dela será uma barreira intransponível entre eles. Ao tomar conhecimento do acidente, Willy vê seus planos se arruinarem, mas garante à Estephanie que, só, levará à diante o que ele e Paola haviam acertado para acabar com os Bracho.

Enquanto Willy vai atrás de um cúmplice para incendiar a fábrica, Paola, em seu delírio, fala do que ela e Willy tinham planos para incendiar a fábrica Bracho. Paulina escuta tudo e talvez agora se convença do que sua irmã é capaz. Willy faz Maurício ficar bêbado e se aproveita da situação para convencê-lo a participar do seu plano maligno de incendiar a fábrica Bracho.

Desesperada com o estado de Paola, Paulina reza muito e promete a Deus que se ele salvar sua irmã, ela se tornará freira. Embora seu estado seja muito grave, Paola está lúcida e ao sentir que não terá muito tempo de vida, muda bruscamente seu comportamento, arrepende-se de tudo que fez e solicita à Paulina que se case com Carlos Daniel e o faça um homem feliz.

Capítulo 99

Enquanto na mansão, a vovó Piedade busca convencer Carlos Daniel a perdoar Paola, no hospital, Paola faz dois pedidos para Paulina: solicita se confessar; e ver Carlos Daniel, pois ela necessita pedir desculpas. Willy é visto por várias vezes bebendo na companhia de Maurício. A notícia chega aos ouvidos de Carlos Daniel, que fala com Rodrigo sua preocupação com Estephanie, pois teme que Willy lhe faça algum mal.

Carlos Daniel decide ir ao hospital e, ao ver Paola inconsciente, diz à Paulina que a perdoa por tudo que ela fez de mal a ele e a sua família. Depois, os dois conversam, Carlos Daniel toca mais uma vez no assunto do casamento, e Paulina promete que se sua irmã morrer eles voltarão a falar no assunto.

A promessa de Paulina deixa Carlos Daniel cheio de esperanças, mas ela confessa para sua irmã que só prometeu para que ele não se recusasse a ouvi-la no seu leito de morte. Paola desperta e sente que a morte se aproxima. Ela está muito mudada, arrependida e ao se recordar do que havia acertado com Willy, fala tudo para Paulina e solicita a ela que o vigie e evite que chegue a incendiar a fábrica.

Paola pede a presença de um padre e volta a pedir para a irmã que se case com Carlos Daniel. Willy chega em casa totalmente bêbado e ainda traz o amigo Maurício. Estephanie desperta com o barulho, bate boca violentamente com ele e o expulsa de casa. O Dr. Varella conta que Paola entrou em coma e que sua morte pode ocorrer a qualquer momento.

A notícia de que Paola entrou em coma deixa Paulina desesperada e ela comunica imediatamente os Bracho. Carlos Daniel chega ao hospital acompanhado pela vovó Piedade e, a pedido de Paulina, que crê que sua irmã poderá ouvi-lo, pede a ele que diga que a perdoa. Antes de morrer, Paola é perdoada por Carlos Daniel e por toda a família Bracho.

Capítulo 100

Por determinação da vovó Piedade, o velório ocorre na própria mansão. O Dr. Edmundo vai ao velório e consola Paulina sob o olhar ciumento de Carlos Daniel. Willy retorna para casa e fala para Estephanie sobre a morte de Paola.

Estephanie critica a família por realizar o velório na mansão, pois considera uma hipocrisia após tudo que Paola fez contra todos eles. Willy busca se reaproximar e Estephanie, mais uma vez, cai no papo do marido. Agora que Paola está morta, Rodrigo crê que Willy seja uma terrível ameaça contra os Bracho.

Após o funeral, Paulina começa a pensar no que fará de sua vida e fica dividida entre duas possibilidades: sair do país ou casar-se com o Dr. Edmundo, já que não deseja aceitar o pedido de casamento de Carlos Daniel. Pressionada por Willy, Estephanie vai atrás de Rodrigo e exige a sua parte na herança dos Bracho.

Carlos Daniel sabe que a recordação de Paola seguirá sendo um obstáculo entre ele e Paulina e é aconselhado pela vovó Piedade a não pressioná-la e deixar que ela escolha o que for melhor para sua vida. Enquanto isso, no hotel, o Dr. Edmundo vai atrás de Paulina e os dois têm uma conversa muito importante. Paulina revela que não o ama, mas diz que ele lhe faz falta e que pode ajudá-la a tirar Carlos Daniel da cabeça.

Capítulo 101

Edmundo aproveita a chance e pede Paulina em casamento. Enquanto não recebe sua parte na herança, Estephanie solicita um adiantamento de 200 mil dólares, mas ela não faz ideia o que a aguarda em sua casa. Ao chegar com o dinheiro, Willy exige que ela lhe dê tudo.

Estephanie se nega a entregar e Willy pega o bebê e ameaça: “despeça-se dele porque eu vou dá-lo”. Carlinhos, que segue no colégio interno, fica doente e é trazido para a mansão. Ao chegar, Carlinhos chama por Paulina. Paulina vai ver o menino e se reencontra com Carlos Daniel. Novamente, Carlinhos reaproxima Paulina de Carlos Daniel, mas ela segue irredutível e diz que só ficará enquanto o garoto precisar dela.

Enquanto isso, Estephanie vive o pior pesadelo da sua vida. Willy busca fugir com o bebê. Ela sai desesperada atrás dele e implora para que ele lhe devolva o filho. Desesperada, ela entrega todo o dinheiro e mais um cheque em branco. E, já com o filho nos braços é ameaçada por ele: “muito cuidado, não vá dizer nada para os seus irmãos, eles podem me denunciar e então eu retorno e levo ele, aí sim você morre”.

Mais tarde, Willy se encontra com Maurício e prepara tudo para incendiar a fábrica dos Bracho, mas o que Willy não faz ideia é que seu cúmplice não aceita com os seus planos e tenta fazer com que ele mude de ideia, mas não consegue.

Na mansão, Carlos Daniel tenta convencer Paulina a esquecer a irmã e a aceitar o seu amor, mas Paulina segue obcecada com a ideia de que a lembrança de Paola sempre será um obstáculo entre eles e, para tentar que Carlos Daniel a esqueça de uma vez, fala para ele que irá se casar com Edmundo Serrano.

Capítulo 102 – Terça-feira, 15 de novembro de 2022

Na hora combinada para incendiar a fábrica, Maurício não aparece e Willy decide pôr fogo na fábrica. Uma denúncia anônima põe a polícia em alerta e o fogo é controlado, mas Willy consegue escapar. Na delegacia, Maurício fala todo o plano para o delegado Merino.

Estephanie está a horas trancada no quarto e a empregada decide comunicar a família. Patrícia e Paulina tentam fazer com que ela saia, mas como ela não responde, arrombam a porta e encontram Estephanie inconsciente. Willy decide fugir do país levando todo a grana que roubou de Estephanie, mas é preso no aeroporto.

Estephanie recebe todo o apoio da família, pede desculpa a todos, incluindo Paulina. Ela decide denunciar Willy por roubo e tentativa de sequestro. Chega o dia do casamento de Paulina e Edmundo. Carlos Daniel não se conforma em perder o grande amor da sua vida. Estephanie vai visitar o marido na cadeia. Ele tenta convencê-la a retirar a queixa, mas ela se nega. Cheio de ódio, Willy fala para a esposa que Adelina é sua mãe. Paulina e Edmundo estão prestes a oficializar seu casamento.

Capítulo 103

No cartório, Paulina e Edmundo estão na frente do juiz para firmar o casamento, mas na hora de assinar, Paulina nota o equívoco que está prestes a cometer e decide cancelar a cerimônia. A revelação de Willy deixa Estephanie sem chão e ela vai até a mansão cobrar de Adelina e de Vovó Piedade o porquê de terem escondido por tanto tempo a verdade.

Após escutar as explicações, ela abraça a mãe emocionada. Célia fala para Vovó Piedade que Paulina não se casou. A informação a deixa muito feliz, especialmente a Carlos Daniel. Estephanie retorna para sua casa e de uma hora para outra começa a apresentar sinais de desequilíbrio. Adelina corre para o lado da filha e sofre muito ao vê-la ser levada para o hospital com uma forte crise nervosa.

Enquanto isso, Carlos Daniel vai atrás Paulina, declara-se e pede a ela que se case com ele. Paulina resiste, mas termina ouvindo o seu coração e topa se casar com Carlos Daniel. O quadro clínico de Estephanie é preocupante e os médicos dizem que talvez ela deva ser internada em um hospital psiquiátrico.

Rodrigo e Patrícia passam a tomar conta do bebê de Estephanie. Verônica começa a sair com Osvaldo, o ex da Paulina. Nascem os gêmeos de Leandro e Viviana. Estephanie é internada em um hospital para pessoas com problemas psicológicos. Ela não consegue nem reconhecer o próprio filho. Paulina e Carlos Daniel se casam.

PENÚLTIMO CAPÍTULO 104

Um ano após do casamento de Paulina e Carlos Daniel, a paz e a felicidade toma conta da família Bracho. Paulina e Carlos Daniel estão felizes com o nascimento de Paulinha, a primeira filha do casal. Rodrigo e Patrícia realizam o sonho da paternidade cuidando do filho de Estephanie.

Estephanie segue internada num hospital psiquiátrico, mas dá sinais de recuperação. A fábrica Bracho saiu da crise e agora vive um de seus melhores momentos, exportando seus produtos para o mundo. Paulina começa a sentir umas vertigens e o médico solicita que ela realize alguns exames. Mas no dia em que vai buscar os resultados, Paulina recebe uma notícia que a deixa péssima.

O diagnóstico não poderia ser pior: o médico fala que ela um câncer terminal e que só lhe restam seis meses de vida. Após pedir a ele que não comente nada com ninguém de sua família, Paulina retorna para casa e tenta disfarçar o seu desespero. Ela não consegue se conformar com o que está lhe acontecendo e se preocupa muito com Carlos Daniel, pois tem conhecimento que ele sofrerá muito com a sua morte.

Paulina pensa então em uma maneira de arranjar as coisas para que seu marido não sinta sua falta e decide ir atrás de uma mulher que possa ocupar o seu lugar na vida de Carlos Daniel e de seus filhos. A primeira pessoa em quem Paulina pensa é Raquel, a babá de seus filhos, uma mulher bonita e dedicada às crianças e que ela crê que possa amar Carlos Daniel e preencher o vazio que sua morte provocará.

Mas o que Paulina nem imagina é que Raquel já está apaixonada por Carlos Daniel, não gosta das crianças como faz parecer e pior: não é uma pessoa de boa índole. Os dias passam e por mais que Paulina tente se comportar naturalmente, todos notam que ela se encontra estranha, triste, ausente e ao ser pressionada pela vovó Piedade, decide contar a verdade, mas solicita a ela que não diga nada a Carlos Daniel.

Enquanto isso, na casa de Patrícia e Rodrigo um outro drama afeta o casal. A visível melhora da irmã deixa Rodrigo mal, pois ele ama aquela criança como se fosse seu filho e por mais que Patrícia tente fazê-lo entender que eles não possuem nenhum direito sobre ela, Rodrigo se nega a entregar o filho a Estephanie.

A devolução não está longe, pois Estephanie acaba de recobrar a razão e solicita ao médico que a deixe retornar para casa. Com objetivo de fazer de Raquel sua substituta, Paulina começa a ensinar a jovem a agir como uma verdadeira dama e em um diálogo franco, conta a ela o seu plano de transformá-la na nova senhora Bracho.

ÚLTIMO CAPÍTULO 105 – 9 de novembro de 1999

Estephanie se mostra ansiosa para tomar conhecimento quando poderá deixar a clínica, mas depois de falar com o médico, Adelina lhe fala que ela necessitará ficar ainda mais uns dias em observação. Ela questiona pelo filho e ao tomar conhecimento que ele está sendo criando por Rodrigo e Patrícia, fica muito preocupada pois seu coração de mãe lhe fala que seu irmão não vai querer devolvê-lo.

Patrícia, que foi ao hospital psiquiátrico com Adelina, chega em casa desesperada, fala para o marido como encontrou Estephanie e fala a ele que logo terão que entregar a criança. Decidido a lutar pela guarda da criança, Rodrigo decide falar com a irmã e falar a ela que não pretende devolver seu filho. A revelação deixa Estephanie desesperada.

Na mansão dos Bracho, Raquel já sente a senhora Bracho descuidando do seu trabalho. Dona Piedade nota o jogo da garota, a põe em seu lugar e ameaça despedi-la se ela não cumprir com sua obrigações. Tudo isso ocorre quando Carlos Daniel e Paulina estão prestes a completar o primeiro ano de casados e ela, que faz de tudo para que seu marido não note o que está ocorrendo, prepara uma festa comemorar o dia mais importante de suas vidas.

Raquel é uma mulher muito perigosa e inicia seu plano para conquistar Carlos Daniel. Ela decide contar a ele a verdade sobre a doença de Paulina e assim ganhar sua confiança. Carlos Daniel vai desesperado ao encontro de Paulina; ela confirma a história que Raquel lhe falou e pede a ele que não sofra com a sua morte pois ela deixará em seu lugar alguém que possa fazê-lo feliz, mas Carlos Daniel nem imagina o que ela está preparando.

Enquanto os dois choram pelo que está acontecendo, Raquel festeja e pensa numa maneira de apressar a morte de Paulina. Chega o dia do aniversário de casamento de Paulina e Carlos Daniel e, apesar dos conselhos de Adelina e da vovó Piedade, Paulina segue determinada a jogar o marido nos braços de Raquel e compra um vestido muito sensual para que sua substituta vá à festa.

Enquanto isso, Raquel começa a pôr em prática seu plano para eliminar Paulina e compra um poderoso veneno. Anoitece e os convidados começam a chegar. Paulina pede a Carlos Daniel que vá buscar Raquel em seu quarto; ele resiste, mas termina atendendo ao pedido da esposa. Mas entrar no quarto de Raquel, é surpreendido pela atitude dela.

Sem pudor algum, ela se insinua e sem que ele espere, o beija de forma apaixonada. Carlos Daniel reage e solicita à funcionária que nunca mais faça isso. Sua fidelidade irrita Raquel, que vai para a sala determinada a terminar com a vida de Paulina. Enquanto acontece a festa na mansão dos Bracho, Estephanie foge do hospital psiquiátrico, vai até a casa de seu irmão e leva seu filho com ela.

Raquel põe veneno na taça de vinho e chama Paulina para um brinde. Mas, sem que ela note, Carlinhos troca as taças, e Paulina bebe a com champanhe puro, e Raquel, a envenenada. Minutos depois, Paulina desmaia e é levada às pressas ao hospital. Misteriosamente, Raquel também passa mal e termina indo na mesma ambulância que Paulina.

Enquanto Paulina e Raquel são levadas de ambulância, Estephanie chega à mansão dos Bracho com o filho nos braços e acusa a família de tentar afastá-la de seu filho. Adelina fala com calma com a filha e a faz entender que os Bracho nunca lhe fizeram mal e que Rodrigo e Patrícia apenas cuidaram de seu filho, enquanto ela se encontrava em tratamento.

No hospital, Paulina já recuperou os sentidos e o Dr. Varella tem uma ótima notícia para o casal. Ele fala que por um acidente, seus exames foram trocados, que ela não está doente e que as vertigens que está sentindo é porque está grávida outra vez. Felizes com a notícia, Paulina e Carlos Daniel tomam conhecimento que Raquel está entre a vida e a morte por ter ingerido uma grande dose de um veneno letal.

Agonizante, Raquel fala tudo que fez e pede perdão a Paulina. Algum tempo depois, Raquel sai do hospital e Paulina e Carlos Daniel decidem não entregá-la à polícia, ao contrário, lhe dão uma quantia em dinheiro para que ela possa reiniciar sua vida em outra cidade.

Agora a felicidade é completa na mansão dos Bracho. Paulina e Carlos Daniel comunicam que mais um herdeiro está a caminho. Recuperada, Estephanie está com seu filho. Patrícia e Rodrigo viajam em segunda lua de mel e esperam retornar com a notícia de que finalmente serão pais. Os Bracho se reúnem. Estephanie está feliz com seu filho e sua mãe. Todos tiram uma foto. Fim.

Saiba tudo sobre A Usurpadora

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31