SBT acusa PRF de confiscar material de cinegrafista, e imagens vão parar na Record

Uma situação no mínimo inusitada aconteceu no jornalismo local do Rio de Janeiro. O SBT Rio da última segunda-feira (30) exibiu uma matéria acusando um agente não identificado da Polícia Rodoviária Federal de confiscar o material do cinegrafista Francisco Vidal. O câmera estava a serviço da emissora durante a operação no Complexo da Penha, na última terça-feira (30), quando morreram 23 pessoas após um intenso tiroteio.

Sem ter o material devolvido até a última segunda-feira (30), o SBT recuperou as imagens através de um sistema de nuvem da câmera e as exibiu no telejornal de Isabele Benito. Diego Sangermano, diretor de jornalismo do SBT Rio, questionou a ação da PRF nas redes sociais:

“A Polícia Rodoviária Federal CONFISCOU um material feito pelo cinegrafista Francisco Vidal, do tiroteio na Vila Cruzeiro, feitas para o SBT Rio. Só conseguimos dar essas imagens depois de recuperar na nuvem. O card até agora NÃO FOI DEVOLVIDO”, escreveu Sangermano.

RECORD TAMBÉM EXIBE AS IMAGENS

O curioso é que horas após o material ir ao ar no SBT Rio, a Record Rio mostrou o mesmo conteúdo em seu jornal local. Ainda não se sabe como as imagens do SBT foram parar na mão da concorrente. Ao tomar conhecimento que as imagens pertenciam à concorrente, a Record decidiu não mais exibi-las.

“O jornalismo da Record TV Rio recebeu, na segunda-feira (30/05), de uma fonte fidedigna, imagens da operação policial realizada na Vila Cruzeiro, captadas na semana passada. A emissora exibiu as cenas em dois programas locais, Balanço Geral Rio e Cidade Alerta Rio, de forma absolutamente legítima. Entretanto, a Record TV tomou conhecimento de que teriam sido originalmente gravadas para o SBT, por um cinegrafista amador que alega ter tido o cartão de memória da câmera apreendido durante a operação. Uma informação que não havia como ser obtida até então. Após ser inteirada do caso, a emissora optou por interromper a veiculação das cenas, que não serão novamente levadas ao ar”, informou a Record, em nota.

O Audiência Carioca procurou a assessoria da PRF-RJ para comentar o caso. Até o fechamento desta nota, não recebemos respostas. Caso ocorra, este espaço será atualizado.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31